País rico, povo desempregado

22 de maio de 2015 por Eliana Lima

charge

 

Charge do Brum – Tribuna do Norte

Farmácia do Hospital Walfredo Gurgel está 70% abastecida

22 de maio de 2015 por Eliana Lima

A diretoria do Hospital Walfredo Gurgel (HWG) informa que chegaram ao estoque caixas de gaze, soro, ataduras, esparadrapo, luvas e diversos outros itens de uso diário da farmácia central da unidade, após falta causada por trâmites burocráticos para compra emergencial que levaram à suspensão por parte dos fornecedores.

Até o momento o estoque foi reabastecido em 70%. “Ainda não é o ideal, pois, o correto é termos os 100% de todo o material que precisamos a disposição dos pacientes. Porém, como estamos recebendo regularmente nossos pedidos, inclusive da Unicat, estamos bastante confiantes que a situação de 15 dias atrás não volte a se repetir”, disse a diretora-geral do hospital, Fátima Pinheiro.

Diz que também chegaram outros itens importantes como antibióticos, medicações utilizadas em pacientes internados em Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs) e em Parada Cardiorrespiratória (PCR), anticonvulsivantes e anticoagulantes.

SMS promove ações de prevenção no trânsito durante Maio Amarelo

22 de maio de 2015 por Eliana Lima

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio do Departamento de Vigilância Sanitária (DVS) e o Núcleo de Doenças e Agravos não Transmissíveis (DANT’s), realiza nesta sexta (22) mais uma ação da  Campanha Maio Amarelo, em todos os Distritos Sanitários do município, com orientações sobre trânsito a motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres, além de distribuição de adesivos para carros, flanelas, lixeirinhas para carros e panfletagem.

As ações aconteceram nas avenidas Capitão Mor Gouveia, próximo do Terminal Rodoviário, Senador Salgado Filho, próximo à UnP. No Distrito Leste, a ação educativa foi realizada no Centro da cidade, na Avenida Rio Branco. “O objetivo é de alertar a população sobre a segurança no trânsito, com ênfase na prevenção de acidentes nas vias de tráfego veicular e avaliação de comportamento dos motoristas. Queremos chamar a atenção para a segurança e mobilizar a sociedade no sentido de reduzir os acidentes”, destacou a chefe do setor, Edmilda Amador.

As ações do Maio Amarelo, foram executadas pela Comissão Intersetorial de Segurança no Trânsito do Projeto Vida no Trânsito. “O Maio Amarelo é um movimento internacional de conscientização para redução de acidentes no trânsito e tem como objetivo colocar em pauta para a sociedade o tema trânsito, estimulando a participação da população, empresas, o poder público, entidades e associações em ações voltadas para segurança no trânsito”, explica Edmilda.

Rogério Marinho diz que PSDB terá candidato a prefeito de Natal

22 de maio de 2015 por Eliana Lima

Em entrevista no programa RN no Ar, TV Tropical, nesta sexta (22), o deputado federal Rogério Marinho disse que o objetivo do PSDB no RN é ter candidatura própria para prefeito de Natal nas eleições municipais de 2016.

“Time que não jogar não tem torcida. O projeto do PSDB é ter uma candidatura própria para a Prefeitura de Natal em 2016, mas esse é um tema que só será discutido pelo partido no próximo ano. Agora é hora de trabalhar por melhorias para nossa cidade e Estado, de fiscalizar esse desgoverno do PT e de cobrar soluções para os problemas do país”, disse o parlamentar.

Sobre se seria ele o candidato, disse que está a disposição do PSDB, partido que ele preside no estado, e que aceitaria o desafio, mas ponderou que os tucanos só definirão seu posicionamento com relação as próximas eleições no primeiro semestre de 2016.

A crise do governo da presidente Dilma Rousseff também foi abordada durante a entrevista e ele reafirmou defesa à abertura do processo de impeachment da petista, considerando a “sequência de denúncias de corrupção envolvendo a gestão do PT”.

Fiern e BNB lançam cartão de crédito para indústrias do RN

22 de maio de 2015 por Eliana Lima

Em solenidade marcada para as 16h desta sexta (22), o Banco do Nordeste e a Federação das Indústrias do RN (Fiern) assinam termo de cooperação para implantação do Cartão de Crédito Empresarial Capital de Giro – Visa, que concederá empréstimos na forma de limite de crédito rotativo pré-aprovado, aberto a fornecedores de todo o Brasil, com prazos de parcelamento de três a 36 meses e taxas de juros que estão entre as melhores do mercado.

O produto é destinado à cobertura de eventuais necessidades de caixa para aquisição de matérias-primas, insumos, bens e serviços destinados ao empreendimento industrial. Não é cobrada taxa de anuidade e o limite, de até R$ 200 mil, é restituído após o pagamento da fatura, via débito em conta. Há também a possibilidade de o cartão ser atualizado anualmente ou a pedido do cliente. À facilidade e rapidez no acesso ao crédito soma-se à adoção de taxas de juros mais baixas que as praticadas por outras instituições financeiras.

O Cartão de Crédito Empresarial Capital de Giro – Visa, que sairá também com a logomarca da Fiern é uma ferramenta de crédito voltada prioritariamente para micro e pequenas indústrias.

Vem aí o Dia do Desafio em três cidades potiguares

22 de maio de 2015 por Eliana Lima

Na próxima quarta (27) acontece simultaneamente no Brasil e em mais de 23 países ao redor do mundo a 21ª edição do Dia do Desafio, evento para estimular a prática de exercícios. No RN, o projeto está na 4ª edição e será realizado pelo Sistema Fecomércio, por meio do Serviço Social do Comércio (Sesc RN). As cidades selecionadas foram Caicó, Currais Novos e Mossoró, com programação gratuita nos três turnos em vários locais das cidades, e conta com diversas atividades físicas.

Nas competições saudáveis entre cidades, Caicó vai disputar com Aquiraz (CE); Currais Novos com La Unión (El Salvador), e Mossoró com Barinas (Venezuela). No ano passado, Caicó, veterana na competição, foi tricampeã, mobilizando mais de 70% da população. Mossoró, que participou pela 1ª vez do projeto, venceu sua rival com uma margem de quase 55%. Já Currais Novos, embora não tenha ganhado, fez bonito e movimentou 81,22% de sua população.

Realizado em parceria com as prefeituras municipais, o evento deve mobilizar mais de 200 mil potiguares em torno da prática de exercícios, das 5h às 20h, com aulas de dança, alongamento, ginástica laboral, torneios esportivos, gincanas, aulas de Zumba e muitas outras atividades, ministradas por educadores físicos do Sesc e das prefeituras.

A ideia é que em escolas, unidades Sesc, faculdades, praças públicas, bancos, empresas, asilos, áreas rurais, indústrias e muitos outros locais das três cidades, o projeto motive as pessoas a aderir ao seu slogan: “Você se mexe e o mundo mexe junto”.

Governo concede Proadi e assina termo para criação dos distritos industriais de Goianinha e Parelhas

21 de maio de 2015 por Eliana Lima

Em solenidade no auditório da Governadoria, o governador Robinson Faria assinou, na manhã desta quinta (21), benefícios do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Industrial do RN (Proadi) para seis empresas. O Proadi oferece incentivos econômicos às empresas e indústrias que se instalam ou querem ampliação no Rio Grande do Norte.

Na ocasião,  também de assinou dois Termos de Cooperação para a criação dos distritos industriais nos municípios de Parelhas e Goianinha, na presença dos prefeitos Francisco de Assis Medeiros (Parelhas) e Júnior Rocha (Goianinha).

Em discurso, Robinson afirmou que seu governo que vai estimular competitividade.  “Seremos um Governo que tornará o Estado mais competitivo, inclusive no setor privado, de quem queremos ser parceiros. O Governo tem regras claras e a garantia de segurança jurídica para quem quiser se instalar aqui e, com isso, gerar mais emprego e renda. Com a concessão desses benefícios e a criação dos Distritos Industriais, vamos gerar mais de dois mil empregos”.

Titular do Desenvolvimento Econômico (Sedec), o secretário Paulo Roberto Cordeiro disse que o Proadi é a concessão exemplar juridicamente. “Um modelo que não sofre nenhum tipo de inconstitucionalidade”. Ao governador, entregou o documento que faz 15 alterações no Proadi, para ser apreciado e depois enviado para votação na Assembleia Legislativa.

Os empresários beneficiados foram representados vice-presidente da Vale Verde, Arlindo Farias, que falou em novo paradigma nas relações entre Governo e empresários. “O Governo Robinson está antevendo o futuro e poderemos trabalhar de mãos dadas e garantir melhorias para quem está chegando e também para quem já está instalado aqui”.

Foram beneficiadas as seguintes empresas: JPS Indústria, Comércio e Representação LTDA; Trevo Embalagens LTDA; Patrícia Soares Lima (filial), todas em Mossoró; Vale Verde Empreendimentos Agrícolas LTDA, em Baía Formosa; Indústria de Massas Nutricracker LTDA, em Carnaúba dos Dantas; Ceará-Mirim Agro Industrial LTDA, em Ceará-Mirim.

Também no evento, foi dado o licenciamento ambiental à empresa Thor Granitos, cuja instalação em Parelhas será ponto de partida para a criação do distrito industrial no município.

A solenidade também contou com a presença dos secretários  Tatiana Mendes Cunha (Gabinete Civil) e Hudson Brito (Relações Institucionais); do presidente da Fiern, Amaro Sales; deputados estaduais Dison Lisboa e Fernando Mineiro.

Hub: Jaime Calado e Carlos Eduardo na TAM

21 de maio de 2015 por Eliana Lima

Os prefeitos Carlos Eduardo, da capital dos magos-viajantes, e Jaime Calado, de São Gonçalo do Amarante, sede do Aeroporto Aluízio Alves, confirmaram presença na reunião em que serão recebidos pela diretoria da Latam – união da LAN e TAM – para tratar do ”hub” (centro de conexões de voos), que será implantado no Nordeste para ampliar a atuação das empresas do grupo entre a América do Sul e a Europa. O aeroporto de SGA concorre com os de  Fortaleza (CE) e Recife (PE) para receber o investimento.

O encontro será na sede do grupo em São Paulo, marcado para as 11h desta sexta-feira (22). A bancada federal potiguar foi convidada para participar. A deputada federal Zenaide Maia (PR) confirmou presença.

Jaime Calado embarca nesta quinta (21), acompanhado dos secretários municipais Mário David (Tributação) e Leonardo de Paula (Desenvolvimento Econômico e Turismo). A Fecomércio será representada pelo hoteleiro George Gosson. A Fiern também vai enviar representante.

Ministros confirmam presença no seminário da Arquidiocese de Natal sobre o NE

21 de maio de 2015 por Eliana Lima

O ministro Mangabeira Unger (Assuntos Estratégicos), o secretário-geral da Presidência da República, Miguel Rossetto, e a ministra Tereza Campello (Desenvolvimento Social e Combate à Fome) confirmaram presença, como palestrantes, no Seminário Regional “Nordeste 60 anos depois – mudanças e permanências”, que a Arquidiocese de Natal e Observatório Social do Nordeste realizam de 27 a 29 de maio, na Escola de Governo Cardeal Eugênio Sales, no Centro Administrativo, em Natal.

Mangabeira Unger participará da solenidade de abertura e Miguel Rossetto será expositor do tema “Os sentidos da democracia: participação e desenvolvimento”, na manhã do dia 28. Tereza Campello falará sobre “Convivência com o Semiárido: um novo paradigma, um novo jeito de pensar e viver”.

O evento contará também com a participação de especialistas em questões sociais, como Rosa Furtado, do Centro Internacional Celso Furtado de Políticas para o Desenvolvimento; a mestre e doutora em economia Tânia Bacelar (UFPE), Antônio Divino Moura, diretor do Instituo Nacional de Meteorologia/INMET e vice presidente da Organização Meteorológica Mundial, além de dom Guilherme Werlang, bispo de Ipameri (GO)e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para o Serviço da Caridade, Justiça e Paz, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), entre outros.

O Seminário terá como foco os desafios e as perspectivas de construir uma agenda de trabalho para 2016, em vista aos 60 anos do primeiro encontro dos bispos da Região Nordeste, realizado em 1956, na cidade de Campina Grande (PB).

A saudação de abertura, às 19h do dia 27, será feita por dom Jaime Vieira, arcebispo Metropolitano de Natal. Terão voz na cerimônia de abertura o governador Robinson Faria e o ministro Mangabeira Unger.

20hs – LANÇAMENTO DE LIVROS

Apresentação das Obras

Professor Cidoval Morais – UEPB

Doutora Rosa Freire d’Aguiar (Rosa Furtado) – Centro Internacional Celso Furtado de Políticas para o Desenvolvimento

.Reedição dos Anais do I e II Encontro dos Bispos do Nordeste

. Anais do III Encontro dos Bispos do Nordeste

. Obra Autobiográfica de Celso Furtado

. Anos de formação (1938– 1948)

. A saga da Sudene

21hs30min – COQUETEL DE ABERTURA

QUINTA-FEIRA — 28/05

08h às 09h – Café da manhã

9h às 9h45 – I CONFERÊNCIA – Nordeste: 60 anos depois – Mudanças e Permanências.

Conferencista – Profª. Drª. Tânia Bacelar – UFPE/CEPLAN

Mediadora – Profª. Drª. Iris Oliveira – UFRN

09h45 – Debate

10h30 às 12h – II CONFERÊNCIA – Os sentidos da democracia: Participação e desenvolvimento.

Conferencista – Miguel Rossetto – Ministro de Estado da Secretaria Geral da Presidência da República

Debatedor: Prof. Dr. Marcos Costa Lima – UFPE

Mediadora – Profª. Drª. Maria Conceição Almeida – UFRN/GRECOM-UFRN

12h15 – 13h30 – Almoço

14h às 15h – MESA REDONDA – O legado de Celso Furtado para o desenvolvimento do Nordeste.

Palestrante – Drª. Rosa Freire D’Aguiar – Presidente do Conselho Deliberativo do Centro Internacional Celso Furtado de Políticas para o Desenvolvimento.

Debatedor – Prof. Dr. Luiz Felipe de Alencastro – Prof. Emérito da SORBONE

Debatedor – Prof. Dr. Hermes Magalhães Tavares – IPPUR – UFRJ

Mediador – Roberto Jefferson Normando – Diretor Executivo do OBSERNE

15h – Debate

15h20 às 16h – MESA REDONDA – Trajetória das relações Igreja e sociedade no Nordeste - Perspectivas e Desafios atuais.

Palestrante – Pe. Pedro Rubens Ferreira Oliveira, S.J. – Reitor da Universidade Católica de

Pernambuco /UNICAP

Palestrante – Dom Guilherme Werlang – Bispo de Ipameri/GO e Presidente da Comissão

Episcopal Pastoral para o Serviço da Caridade, Justiça e Paz (Pastorais Sociais) da CNBB.

Mediador – Pe. José Valquimar Nogueira do Nascimento – Diretor Geral da Faculdade Católica

Dom Heitor Sales/Arquidiocese de Natal

16h10 – Debate

16h30 às 17h45 – MESA REDONDA – Impactos das Mudanças Climáticas no Nordeste Brasileiro. Palestrante – Antônio Divino Moura – Diretor do Instituto Nacional de Meteorologia/INMET e Vice Presidente da Organização Meteorológica Mundial.

Palestrante – Pedro Ribeiro – UFMG/ISER assessoria

Mediador – Prof. Dr. Cezar Sanson – UFRN

SEXTA-FEIRA — 29 DE MAIO

08h às 08h30 – Café da manhã

8h30 às 9h30 – MESA REDONDA – Convivência com o Semiárido: Um novo paradigma, um novo jeito de pensar e viver.

Palestrante – Tereza Campello – Ministra de Estado do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) Palestrante – Naidison de Quintella Baptista- Presidente da ASA Brasil

Palestrante – Ana Guedes – Coordenadora do RN SUSTENTÁVEL

Mediador – Prof. Dr. Cidoval Morais – EDUEPB / UEPB

09h às 10h40 – MESA REDONDA – Sustentabilidade do Programa de Integração do São Francisco: modelo de gestão da água e gerenciamento do sistema.

Palestrante – Ministério da Integração Nacional

Palestrante – Roberto Malvezzi – Comissão Pastoral da Terra

Mediador – Prof. Dr. Severino Lima – UFCG/OBSERNE

10h45 às 12h: MESA REDONDA – Ano Internacional do solo – Situação do uso, manejo e conservação dos solos do Nordeste. Palestrantes – Alan Jorge Bojanic – Representante da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação / FAO no Brasil - Representantes da FAO/INSA/DCD/ EMBRAPA

Palestrantes – Ignacio Hernán Salcedo – Diretor do Instituto Nacional do Semiárido – INSA e Correspondente Cientifico do Brasil na Convenção das Nações Unidas para o Combate à Desertificação / UNCCD Palestrantes – Francisco Barreto Campello – Diretor do Departamento de Combate à Desertificação do Ministério do Meio Ambiente Mediação – Prof. Ms. Laudicéia Araújo – IFPB – FACISA – Diretora Financeira do OBSERNE

12h às 13h30 – Almoço

14h às 15h – MESA REDONDA – Urbanização no Nordeste: causas, potencialidades e suas consequências.

Palestrante – Profª. Drª. Maria do Livramento Clemente – UFRN

Palestrante – Movimento Ocupe Estelita – Recife/PE

Mediação – Profª. Drª. Rosilene Dias Montenegro – UFCG

15 às 16h15 – MESA REDONDA – Juventudes, Participação e Cidadania.

Palestrante – Ana Patrícia Sampaio de Almeida – Socióloga do CENTRAC

Palestrante – Maria Divaneide Basílio – Secretária Extraordinária da Juventude do RN

Palestrante – Hélio Silva Barbosa – PROCASE/Governo da Paraíba

Mediação – Prof. Ms. Geraldo Medeiros – UEPB

16h30 – ENCERRAMENTO – Mesa de Encerramento e Abertura oficial do ano alusivo aos 60 anos do Primeiro Encontro dos Bispos do Nordeste.

Coordenação – Dom Jaime Vieira Rocha – Arcebispo Metropolitano de Natal e Presidente do OBSERNE.

Salvem os imigrantes à deriva

21 de maio de 2015 por Eliana Lima

O alerta é do maior rede de ativistas do mundo para mobilização social global através da Internet:

Os povos mais perseguidos de nosso planeta estão embarcando em verdadeiros “navios da morte” para fugir da violência e encontrar um lugar seguro para suas famílias. Em vez de responder com humanidade, porém, nossos governos estão fechando as fronteiras, deixando que essa gente morra de fome e se afogue no mar.

O Mediterrâneo e mar de Andamão estão se tornando cemitérios.

Mianmar está expulsando o povo da etnia Rohingya e, com isso, milhares de famílias estão à deriva no mar, impotentes, forçadas a beber sua própria urina porque haviam sido rejeitadas pela Malásia, Tailândia e Indonésia. Todas as semanas, cidadãos sírios e africanos também correm o perigo de morrer afogados na costa sul da Europa ao arriscar a travessia assustadora, tida como a última esperança de escapar de tortura, fome e traficantes.

Estamos enfrentando a maior crise de refugiados desde a Segunda Guerra Mundial, mas até agora os governos estão permitindo que pessoas morram em meio a um clima crescente de xenofobia. Agora que a crise chegou, nossa comunidade tem uma oportunidade única de trocar a cultura do medo por uma onda de compaixão.

Se cada um de nós fizer uma pequena doação agora, vamos ajudar a financiar operações de resgate no mar; criar uma equipe com foco em refugiados na Avaaz para apoiar essas missões e reassentamento; fazer pressão para forçar líderes políticos a abrir as fronteiras; e lançar anúncios para combater o racismo.

Juntos, podemos ajudar no resgate de refugiados, como também no resgate de nossa humanidade comum.

Se não agirmos rápido, o ano de 2015 pode vir a ser o ano da “gente dos barcos”!

Comprometa-se com uma doação para lançarmos urgentemente a campanha de refugiados da Avaaz – a sua doação só será processada se arrecadarmos o suficiente para começar a salvar vidas:

SIM, EU DOAREI R$7,, suficiente para um cobertor com aquecimento

SIM, EU DOAREI R$13, suficiente para um lanche para uma criança resgatada

SIM, EU DOAREI R$33, suficiente para fornecer água para seis refugiados

SIM, EU DOAREI R$65, suficiente para dez cartazes de combate ao racismo contra refugiados

SIM, EU DOAREI R$163, suficiente para alugar um telefone por satélite para os refugiados a bordo compartilharem suas histórias com os jornalistas

Para se comprometer com outra quantia, clique aqui.

Os membros da Avaaz no Reino Unido já deram o pontapé inicial nesta campanha. O governo britânico permitiu que apenas 143 cidadãos sírios dentre 4 milhões de refugiados entrassem no país! Em resposta, mais de mil membros da Avaaz uniram forças para desafiar esta política vergonhosa e ofereceram ajuda para reassentar essas pessoas em suas próprias comunidades, exigindo que governos locais oferecessem, cada um, abrigo para 50 refugiados sírios. Quatro distritos já concordaram e esperamos que muitos outros façam o mesmo.

Mas não se trata de um problema apenas do Reino Unido e da Síria. Quando as pessoas mais vulneráveis ​​do nosso planeta são tratadas como criminosas e largadas à morte, trata-se de uma crise de humanidade. Temos um plano com cinco ações fundamentais que a Avaaz pode implementar se arrecadarmos o suficiente juntos:

Apoiar organizações que estão bravamente resgatando refugiados no mar.

Lançar flotilhas humanitárias, juntando barcos privados para auxiliar nas operações de resgate.

Montar uma equipe focada em refugiados na Avaaz para pressionar os governos, a União Europeia e a Associação de Nações do Sudeste Asiático (ASEAN), exigindo operações de busca e salvamento eficazes e o aumento das vagas para refugiados.

Apoiar grupos locais na Europa e no Sudeste da Ásia para prestar assistência a refugiados que chegam em centros de acolhimento e nas comunidades.

Executar campanhas fortes em outdoors e anúncios em jornais para combater a cultura da xenofobia.
Trinta mil refugiados poderão morrer afogados apenas no Mediterrâneo neste ano. Estas famílias, que estão fugindo do terror e da miséria, têm como única opção escolher embarcar nestes barcos perigosos. Vamos unir forças para pôr um fim a tragédias no mar. Comprometa-se agora:

SIM, EU DOAREI R$7, suficiente para um cobertor com aquecimento

SIM, EU DOAREI R$13, suficiente para um lanche para uma criança resgatada

SIM, EU DOAREI R$33, suficiente para fornecer água para seis refugiados

SIM, EU DOAREI R$65, suficiente para dez cartazes de combate ao racismo contra refugiados

SIM, EU DOAREI R$163, suficiente para alugar um telefone por satélite para os refugiados a bordo compartilharem suas histórias com os jornalistas

Para se comprometer com outra quantia, clique aqui.

Nossa comunidade é uma das únicas no mundo com milhões de cidadãos tanto nos países dos quais essas famílias estão fugindo quanto naqueles para onde tentam chegar em busca de vidas melhores. Nós já financiamos ações extraordinárias para enfrentar o vírus do ebola e apoiar o trabalho humanitário no Nepal. Agora vamos assumir essa emergência e catalisar a mudança com atos inspirados no amor e na bravura.

Com esperança e determinação,

Alice, Ben, Oli, Diego, Mais, Emily, Dalia, Ricken e equipe Avaaz

Tomba defende não pagamento de contrapartida do governo para bilionária Arena das Dunas

21 de maio de 2015 por Eliana Lima

Por diversas vezes, o blog e coluna do blog alertaram para a contrapartida financeira do Governo do RN na PPP para possibilitar a construção da Arena das Dunas, pela OAS. Até maio de 2031, prazo do contrato, o Executivo tem a obrigação da contraprestação mensal, inicialmente em cerca de R$ 10 milhões, que este ano de 2015 já passou para 12 milhões. Segundo o procurador-geral do Ministério Público de Contas, Luciano Ramos, no final do contrato, o governo terá duas projeções de cálculo sobre desembolso do erário: o mínimo superior a R$ 1,13 bilhão, e o máximo que ultrapassará R$ 2,151 bilhões.

Em caso de atraso do pagamento da contraprestação por mais de 30 dias, será acionado o Fundo Garantidor, que compreende R$ 70 milhões de royalties e os maiores e bem avaliados imóveis do Estado, que somam mais de R$ 412 milhões. A Agência de Fomento (AGN) é responsável pelo FG, e tem prazo de até 48 horas, após a comunicação do atraso, para efetuar o pagamento à construtora.

É lembrar que os recursos dos empréstimos feitos pelo BNDES são do Tesouro Nacional, que toma emprestado no mercado financeiro a uma taxa de juros superior a 12% ao ano. Mas, todavia, os financiamentos para os estádios da Copa tiveram juros equivalentes à metade dessa taxa. Ou seja: o Tesouro paga a outra parte. Ou seja: financiamento com o pobre-rico-dinheiro dos contribuintes brasileiros.

Bem, na tarde desta quarta-feira (21), o deputado Tomba Farias (PSD) discursou no plenário da Assembléia Legislativa pedindo que o governo estadual não mais pague os R$ 12 milhões mensais de contrapartida para a Arena das Dunas e, assim, economize cerca de R$ 144 milhões por ano para investir em áreas críticas, como saúde e segurança pública.

“É preciso que o governador Robinson examine esse momento de dificuldade. A quantia de R$ 12 milhões por mês significa R$ 144 milhões por ano e cerca de 600 milhões durante os quatro anos de seu governo”, assinalou, acrescentando que R$ 600 milhões é um valor tal ao montante do empréstimo aprovado pela AL no ano passado.

“Já pensou 12 milhões todo mês em caixa? Em vez de pagar o Arena das Dunas, a gente poderia investir esses recursos nas estradas do Rio Grande do Norte, na saúde e na segurança pública”, defendeu.

E Fachin venceu dilmais

20 de maio de 2015 por Eliana Lima

fachin

Charge do Brum – Tribuna do Norte

SMS implanta controle de ponto biométrico

20 de maio de 2015 por Eliana Lima

Com a justificativa de organizar e dar transparência à jornada de trabalho dos servidores públicos municipais, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Natal começou a implantar, a partir desta quarta-feira (20), no Nível Central, o Sistema de Ponto Eletrônico por biometria. A partir de agora, o ponto biométrico passa a ser o comprovante da presença de cada funcionário.
A

Diretora do Departamento de Gestão Trabalho e Educação na Saúde (DGTES), Isabelle Grilo explica que o sistema foi implantado devido a uma demanda do Ministério Público Estadual (MPRN).

“O sistema foi implantado pelo Setor de Gestão de Tecnologias de Informação e Comunicação, que é responsável pela informática da SMS, devido as necessidades dos serviços para garantir o cumprimento da carga horária, consequentemente o andamento das atividades, sem prejudicar os serviços”, destacou o chefe do setor, Diego Felipe.

O sistema está em fase de testes no Nível Central, mas posteriormente será implantado nos demais serviços de saúde do município. “Estamos no período de aquisição de leitores. Quando concluirmos essa fase, iniciaremos a implantação da biometria nos demais serviços,” afirmou Diego.

Prefeitura de Extremoz assina contratos de 60 unidades habitacionais

20 de maio de 2015 por Eliana Lima

A Secretaria de Trabalho, Habitação e Assistência Social de Extremoz, em parceria com a Companhia Estadual de Habitação do RN (Cehab), Banco Economiza e Bic Banco, assinou na manhã desta quarta-feira (20) contratos de 60 unidades habitacionais do Programa de Subsídio Habitacional (PSH).

As 60 famílias beneficiadas assinaram seus contratos juntamente com o prefeito Klauss Rêgo e a secretária de Habitação do município, Renata Rêgo. As unidades habitacionais estão sendo construídas em localidades distintas do município – de acordo com o local de moradia do beneficiário -, devidamente cadastrado na Secretaria de Habitação do Município. “Alguns dos beneficiários aqui presentes são do loteamento São Miguel Arcanjo, que tiveram suas casas desabadas e que recebidas em gestão anterior”, explicou Renata Rêgo.

De acordo com o prefeito Klauss Rêgo, existia um grande déficit habitacional em 2008 e atualmente prefeitura já atendeu cerca de duas mil famílias nos serviços de cheque reforma, aluguel social e entrega de novas moradias. “Fizemos um plano de trabalho logo no início da gestão e conseguimos cumpri-lo porque planejamos com responsabilidade. Ultrapassamos as metas previstas no nosso Plano de Governo”, disse o prefeito.

Presentes na ocasião, o superintendente da Cehab, Sueldo Florêncio de Medeiros Costa, acompanhado da assessoria jurídica da secretaria e o representante da Construtora Mirage construções, Adonias Almeida.

Petrobras registra maior produção de petróleo e gás em abril

19 de maio de 2015 por Eliana Lima

A Petrobras informa que sua produção de petróleo e gás natural, no Brasil e no exterior, em abril de 2015, foi de 2,785 milhões  de óleo equivalente por dia (boed), 0,8% superior ao volume registrado em março, que foi de 2 milhões 764 mil boed.

Desse total, 2,596 milhões boed foram produzidos no Brasil e 189 mil boed no exterior. A produção de 2 milhões 785 mil boed é superior em 8,8% ao volume produzido em abril de 2014, que foi de 2 milhões 560 mil boed.

Produção de óleo e gás no Brasil

A produção total de petróleo e gás natural da Petrobras no Brasil, em abril, foi de 2 milhões 596 mil barris de óleo equivalente por dia (boed), 0,8% superior ao volume registrado no mês anterior (2 milhões 574 mil boed).

A produção total de óleo e gás natural operada pela Petrobras no Brasil – que inclui a parcela produzida para as empresas parceiras – foi de 2 milhões e 886 mil boed, 1,8% superior ao patamar registrado em março (2 milhões 834 mil boed).

A produção exclusiva de petróleo da Petrobras no Brasil em abril foi de 2 milhões 134 mil barris por dia (bpd), 1,2% acima da produção de março, que foi de 2 milhões 108 mil bpd. Esse aumento se deve, principalmente, ao crescimento da produção dos FPSOs Cidade de Mangaratiba, localizado no campo de Sapinhoá Norte, e Cidade de Ilhabela, em Iracema Sul – ambos no pré-sal da Bacia de Santos – além da menor quantidade de paradas programadas de plataformas para manutenção.

A produção de petróleo operada no país foi de 2 milhões 346 mil de bpd, 2,1% superior à do mês anterior (2 milhões 297 mil bpd).
A produção própria de gás natural no Brasil, excluído o volume liquefeito, foi de 73 milhões de m³/d, em abril, mantendo o mesmo patamar do mês anterior.

A produção de gás natural sem liquefeito operada pela Petrobras no Brasil, incluindo a parcela das empresas parceiras, foi de 86 milhões de metros cúbicos por dia.
O aproveitamento do gás produzido atingiu 96,1% no mês de abril.

Novos recordes no pré-sal

No dia 11 de abril, a Petrobras bateu recorde de produção própria diária na camada pré-sal das bacias de Santos e Campos, com um volume de 590 mil barris de petróleo por dia (bpd). Além disso, naquele mesmo dia, a produção operada pela companhia no pré-sal atingiu o pico diário de 802 mil bpd.

Outros destaques de abril foram os recordes de produção mensal própria no pré-sal, de 503 mil bpd, e de produção operada de 715 mil bpd.
Produção no exterior

No exterior foram produzidos, no mês de abril, 189,5 mil barris de óleo equivalente por dia (boed), 0,2 % abaixo dos 189,8 mil boed produzidos no mês anterior.
A produção média de óleo em abril foi de 102,2 mil barris de óleo por dia (bpd), 0,2% acima dos 101,9 mil bpd produzidos no mês anterior. Esse aumento se deve, principalmente, ao ramp-up (crescimento) de produção dos novos poços produtores nos campos de Saint Malo e Lucius nos EUA e da maior produção do campo de Akpo, na Nigéria. Esse crescimento da produção foi compensado pela venda dos campos da Bacia Austral, na Argentina.

A produção média de gás natural no exterior foi de 14,8 milhões m³/d, 0,6% abaixo dos 14,9 milhões m³/d produzidos no mês anterior. A entrada em produção do campo de Hadrian South, nos EUA foi compensada pela venda dos campos da Bacia Austral, na Argentina.

Agricultores organizam Grito da Terra em Natal

19 de maio de 2015 por Eliana Lima

Nove sindicais pela Federação dos Trabalhadores na Agricultura do RN (Fetarn) programa para esta quarta (20) a 17ª edição do Grito da Terra, no Centro Administrativo de Natal, com expectativa de reunir aproximadamente dois mil agricultores e agricultoras familiares, trabalhadores e trabalhadoras rurais.
A pauta de reivindicações já foi entregue ao governador Robinson Faria, ao secretário Raimundo Costa (Reforma Agrária) ao adjunto de Esporte e Lazer, Canindé de França, ao secretário José Mairton (Meio Ambiente e Recursos Hídricos) e à secretária da Juventude, Maria Divaneide Basílio, no último dia 10 de abril, durante uma audiência no auditório da Governadoria.

Das principais reivindicações: ações emergenciais como a reativação do Comitê Estadual de Acompanhamento Permanente das Ações de Convivência com o semiárido; abastecimento de água para municípios em estado de emergência, implementação do fundo de convivência com o semiárido, construção de 8 mil cisternas de placas e 6 mil do tipo calçadão, perfuração, instalação ou recuperação de 300 poços tubulares e atendimento de 75 mil cotas do Programa Garantia Safra.

Mais a conclusão e o funcionamento da Central de Comercialização de Produtos da Agricultura Familiar, recuperação de estradas imprescindíveis para o escoamento da produção, isenção fiscal de ICMS para insumos agrícolas e ração animal para os pequenos agricultores, reestruturação da assistência técnica e contratação por meio de concursos públicos de novos profissionais, regularização fundiária de 13 municípios das regiões do Mato Grande e Alto Oeste, ratificação dos títulos de propriedades da Serra de Santana, além de ações relacionadas à habitação rural, jovens e mulheres, segurança, recuperação e construção de escolas no campo, creches e centros de inclusão digital.

O governador se comprometeu a comparecer ao evento no final da manhã com respostas concretas para as principais reivindicações da categoria.

Prefeitura abre consulta à população para o plano de saneamento de Natal

19 de maio de 2015 por Eliana Lima

A Prefeitura publicou aviso de abertura de consulta pública para a fase de proposições à elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico de Natal, que corresponde ao 3º produto do plano.

A partir do dia 20 de maio, a população em geral tem um prazo de 30 dias para participar do processo, por meio do preenchimento de formulário específico para as contribuições, disponibilizado na página da prefeitura na internet: www.natal.rn.gov.br.

Na mesma página virtual, estão disponíveis os estudos até agora desenvolvidos e que retratam o “diagnóstico” da atual situação dos sistemas de: Abastecimento D’Água; Esgotamento Sanitário; Drenagem Urbana e Coleta e Tratamento de Resíduos Sólidos, para melhoria dos quais deverão ser destinadas as propostas formuladas.

Providências que a seca urge

18 de maio de 2015 por Eliana Lima

Confirmado mais um ano de seca no Nordeste, é passada a hora de providências que urgem. Na manhã desta segunda (18), o governo deu um passo para trabalhar os problemas ocasionados pela cruel estiagem. Instituiu o Gabinete de Gestão Integrada (GGI) de Recursos Hídricos, para acompanhar pontos críticos e não deixar a sede matar.

“O gabinete de gestão será responsável por acompanhar as iniciativas que estão em curso, a captação de recursos para as obras hídricas e as ações emergenciais, para assegurar a continuidade do abastecimento no interior do estado, diante da não confirmação das chuvas que eram esperadas para este ano”, disse o governador Robinson.

As reuniões do gabinete serão semanais, com definição de metas de trabalho para 30, 60 e 90 dias. ”Nessa reunião, apresentamos ao governador os encaminhamentos das ações que começaram a ser planejadas desde janeiro desse ano. Em termos de ações gerais, estamos fazendo o acompanhamento dos reservatórios; perfuração de poços e pequenas obras para melhorar a captação de água. Essas ações são aquelas mais emergenciais para que a gente possa chegar com respostas à população o mais rápido possível”, detalhou o secretário Mairton França (Recursos Hídricos).

A prioridade no momento é garantir o consumo humano, o que poderá  comprometer alguns sistemas de irrigação na agricultura familiar. “Infelizmente alguns sistemas de irrigação já foram restritos só para a noite, mas é porque nesse momento nossa prioridade é o consumo humano”, disse o secretário.

Como realização emergencial, ficou definida obra de soleira de nível para melhorar a captação de água para abastecimento em Jardim de Piranhas, que servirá para garantir a manutenção do abastecimento de Caicó, e o aporte de recursos para a instalação de poços e pequenas adutoras em São Miguel, no Alto Oeste.

Nos próximos dias, Robinson deverá receber, em Natal, a direção da Agência Nacional de Águas (ANA), responsável pela gestão hídrica no Brasil.

Também participaram do encontro desta segunda, os secretários Haroldo Abuan (Agricultura, Pecuária e Pesca) e Gustavo Nogueira (Planejamento e Finanças), presidente da Caern, Marcelo Toscano, e equipe técnica; diretor do Igarn (Instituto de Gestão das Águas do RN), Josivan Cardoso Moreno; diretor do Emater, César Oliveira, e Idema, Rondinelle Silva Oliveira, além do deputado estadual Fernando Mineiro (PT).

Procuradores decidem entregar cargos de chefia

18 de maio de 2015 por Eliana Lima

Depois da intensa campanha que mobilizou 80% da carreira dos Procuradores da Fazenda Nacional, lideranças decidirão nesta segunda-feira (18) pela entrega definitiva de aproximadamente 300 cargos de confiança.

Cerca de 400 advogados públicos, entre diretores, delegados e demais procuradores, participarão da reunião na tarde de hoje, no auditório da Procuradoria-Regional da Fazenda Nacional da 3ª Região, em São Paulo (SP).

O encontro será fechado. Após o término da reunião, programada para as 18h, deve haver coletiva de imprensa.

Ps procuradores justificam que a “medida extrema é tomada pela falta de servidores de apoio e pela assimetria remuneratória com as demais carreiras que exercem as funções essenciais da Justiça como Defensoria Pública e Ministério Público”.

Mais de R$ 1 mi para escolas do RN selecionadas no PIP

18 de maio de 2015 por Eliana Lima

O governador Robinson Faria assina nesta terça-feira (19) convênio com as 111 Escolas Estaduais selecionadas no Projetos de Inovação Pedagógica, às 9h, no auditório Professora Angélica Moura, térreo da secretaria de Educação do Estado, com presenças dos secretários Francisco das Chagas Fernandes (Educação), Gustavo Nogueira (Planejamento), diretores das DIRECs, técnicos e gestores envolvidos no PIP – Projeto de Inovação Pedagógica e Projeto RN Sustentável.

Os recursos da ação estão previstos no segundo componente de atuação do RN Sustentável, que contempla a melhoria dos serviços públicos. O repasse financeiro derá de R$ 1.794.678,45, destinado aos Caixas escolares das escolas contempladas. Os recursos que cada escola irá receber variam entre R$ 10 mil e R$ 25 mil.

O apoio técnico, pedagógico e financeiro a Projetos de Inovação Pedagógica apresentados pelas escolas visa o fortalecimento dos processos educacionais e de aprendizagem para os estudantes de 6º ano do Ensino Fundamental e 1ª série do Ensino Médio.

“Todos os projetos foram produzidos pela própria escola e visam contribuir para resolução de problemáticas e melhoria da aprendizagem através de propostas. As unidades escolares contempladas, serão realizados acompanhamentos in loco pelos orientadores PIP, nas escolas participantes do Projeto, bem como, monitoramento sistemático (à distância e presencial) durante todo ano letivo”, explica o secretário Francisco das Chagas.

O PIP – Projeto de Inovação Pedagógica é um projeto piloto desenvolvido pela secretária de Educação com apoio do RN Sustentável e acompanhamento do Banco Mundial previsto no acordo de empréstimo. O processo de escolha das escolas selecionadas foi por sorteio na presença Diretores e Técnicos Pedagógicos de cada Diretoria Regional de Educação, representantes do Tribunal de Contas do Estado, representante do Banco Mundial e da Secretaria de Educação e Cultura. 223 Escolas participaram da seleção; 126 escolas submeteram seus projetos para análise e dessas 111 foram aprovadas, de acordo com os critérios de elegibilidade constantes no Edital de seleção dos Projetos, para receber apoio técnico, pedagógico e financeiro.