Promater inaugura UTI pediátrica

27 de junho de 2016 por Eliana Lima

A direção do Hospital e Maternidade Promater anuncia  inauguração, hoje (27) de uma UTI pediátrica com oito leitos, com “equipamentos de ponta no suporte à vida dos pacientes pediátricos, como monitores cardiorrespiratórios e de pressão arterial, respiradores e incubadoras, entre outros”.

A equipe de profissionais da área é composta por pediatras, enfermeiros, fonoaudiólogos, fisioterapeutas e nutricionistas especializados em cuidados intensivos.

“A necessidade de internação de uma criança sempre gera apreensão e angústia nos pais. A estrutura da nossa UTI, aliada aos profissionais altamente capacitados para o atendimento a esses pacientes, nos permite assegurar cuidados médicos integrados”, desta o diretor José Mendonça.

Azul lança voo semanal entre Fortaleza e Caiena

27 de junho de 2016 por Eliana Lima

A capital cearense vai ganhar a partir de agosto um novo destino da Azul Linhas Aéreas Brasileiras: Caiena, capital da Guiana Francesa. A companhia aguarda aprovação das autoridades brasileiras e francesas para operar o voo, que será semanal, aos sábados, operada pelo jato Embraer 195, de 118 assentos e com 40 canais de TV SKY ao vivo. A duração do voo é de aproximadamente três horas, saindo de Fortaleza ao meio-dia, e de Caiena às 15h15

“O novo destino servido pela Azul a partir de Fortaleza atenderá a uma demanda local e reforçará nossas operações na capital cearense. Com o olhar voltado a todo o Nordeste no âmbito da ligação com a Caiena, ajustamos horários de voos para que possamos ‘casar’ conexões com a maioria dos estados da região”, informa Marcelo Bento, diretor de Planejamento e Alianças da Azul.

Os voos da Azul que ligam Recife e Salvador a Fortaleza passarão por ajustes de horário para ampliar a conectividade da nova rota da companhia. Fortaleza recebe ainda voos provenientes de Belo Horizonte, João Pessoa, São Luís, Teresina e Campinas (SP).

Pesquisa Ipea aponta que crise começa a perder fôlego

27 de junho de 2016 por Eliana Lima

O Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) divulgou hoje (27) pesquisa realizada por seu Grupo de Conjuntura (Gecon) sobre o comportamento da atividade econômica no Brasil.

Apontou que o desempenho recente de alguns indicadores de atividade econômica sugere que a crise passou a perder fôlego. Os primeiros sinais deste possível início de recuperação cíclica têm se concentrado na indústria.

Além do aumento na competitividade, nota-se também que a desvalorização da moeda pode estar estimulando alguma substituição de importações, principalmente na produção de bens intermediários.

O desempenho da produção da indústria ainda ainda continua volátil, mesmo com resultados positivos mais frequentes. Apesar disso, após duas altas consecutivas, o indicador de produção industrial do Ipea aponta uma queda de 1,6% da produção industrial física na passagem entre abril e maio, no comparativo com ajuste sazonal, o equivalente a uma queda de 6,5% sobre o mesmo período de 2015.

Enquanto o setor industrial dá indícios de melhora, pelo lado da demanda espera-se uma recuperação mais lenta do consumo de bens e serviços, cujo desempenho está fortemente associado à dinâmica do mercado de trabalho. Além disso, a queda continuada na demanda doméstica gerou uma forte redução no grau de utilização da capacidade na indústria, o que poderá retardar a recuperação dos investimentos.

Outro fator negativo para o crescimento do consumo aparente de bens de capital é a desvalorização do real frente ao dólar, que encarece a importação de máquinas e equipamentos. Ainda assim, de acordo com estimativas próprias do Ipea, o bom desempenho dos indicadores da construção civil e do consumo aparente de máquinas e equipamentos no mês de abril indica que os investimentos tiveram um bom início de segundo trimestre, com alta de 2,8% em abril, na comparação com ajuste sazonal.

Cuidado! Mar revolto no RN

27 de junho de 2016 por Eliana Lima

Todo cuidado é pouco para os navegantes dos mares potiguares. O alerta é da Marinha do Brasil, que avisa previsão de ressaca, com ondas de 2,5 a 3 metros, na área entre as cidades de Natal e Jericoacara, no Ceará, até às 9h de quarta-feira (28).

A Capitania dos Portos “recomenda que as embarcações de pequeno porte evitem navegar no mar nestes dias e que as demais embarcações redobrem a atenção quanto ao material de salvatagem, estado geral dos motores e casco, bomba de esgoto do porão, equipamentos de rádio e demais itens de segurança”.

Russomano diz que amigos estavam no helicóptero que caiu em São Paulo

27 de junho de 2016 por Eliana Lima
A aeronave divulgada por Russomano

A aeronave divulgada por Russomano

O helicóptero modelo Bell 407, que decolou de São Paulo e caiu antes de chegar ao destino, a cidade paulista de Americana, foi localizado por bombeiros na manhã de hoje (26), na região de Cajamar, Grande São Paulo Segundo a FAB (Força Aérea Brasileira) não há sobreviventes. A ANA (Agência Nacional de Aviação Civil) informou que a documentação do monomotor estava em dia.

Em sua página no Facebook, o deputado federal Celso Russomano (PRB-SP), pré-candidato a prefeito de São Paulo, informou que amigos dele estavam na aeronave, entre eles o proprietário do helicóptero, o empresário Geraldo Vagner de Oliveira, que comprou a aeronave de Alexandre Costa, fundador da Cacau Show.

URGENTE, POR FAVOR COMPARTILHEM!
Amigos de Caieiras e Região. Hoje às 8h07 da manhã, o helicóptero em que meus amigos estavam desapareceu e até o momento não tivemos nenhuma notícia, estava próximo ao pedágio da Bandeirantes, nesta região de Caieiras. Se vocês ouviram algum barulho, viram algum sinal de fumaça, ou movimento diferente na região, por favor entrem em contato com as autoridades e me avisem o quanto antes. Peço que compartilhem com todos que puderem. As famílias estão desesperadas. Segue a foto do modelo do helicóptero e nomes da piloto e passageiros. Helicóptero Bell 407, matrícula PR CBB. Piloto Jovilde, Vagner Oliveira, Vagner Lanzoti, Oscar Marchini e Francisco Rebolo.

Wilma e Robinson rumo às urnas

27 de junho de 2016 por Eliana Lima
Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O governador Robinson Faria ensaia reaproximação com a  ex-governadora Wilma de Faria. Nas intenções, união no barco das eleições de outubro, principalmente na capital dos magos-eleitores.

Na noite do sábado (25), ele foi ao apartamento da presidente estadual do PTdoB, como se uma visita de cortesia em razão de seu tratamento de saúde.

Maaasss…certamente, veio ao som harmonioso o eco das conjunturas política e econômica…sintonizados com as eleições municipais de outubro. Uníssonos, “a vontade de trabalharmos pelo Rio Grande do Norte”.

Ministro Kassab no Motores do Desenvolvimento

24 de junho de 2016 por Eliana Lima

Ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab desembarca na capital dos magos-empreendedores para participar, segunda-feira (27), do 27º Seminário Motores do Desenvolvimento do RN (MDRN), no auditório da Fiern, que terá como foco a “UFRN e os parques tecnológicos, inovação para o desenvolvimento”.

o ministro abordará sobre os parques tecnológicos e seu impacto para o desenvolvimento econômico e social. Além de Kassab, participam do seminário o diretor-presidente do Parque Tecnológico de Belo Horizonte (BHTEC), Ronaldo Tadêu Pena, e o engenheiro Cláudio Marinho, da consultoria Porto Marinho, localizada no parque tecnológico do Recife, o Porto Digital.

O governador Robinson Faria e o presidente desta Tribuna do Norte, Henrique Eduardo Alves, vão falar sobre as perspectivas para o estado e discutir a viabilidade desses espaços e os benefícios para a economia local.

Beto Rosado e Hermano Morais em defesa do cajú

24 de junho de 2016 por Eliana Lima
Os deputados potiguares entregaram documento ao ministro Blairo Maggi - Foto: Divulgação

Os deputados potiguares entregaram documento ao ministro Blairo Maggi – Foto: Divulgação

O deputado federal Beto Rosado (PP) e o  deputado estadual Hermano Morais (PMDB) se uniram em defesa da cultura do cajú, que passa por dificuldades de produção e exportação, diante da castigante seca que atinge o RN.

Os dois tiveram audiência com o ministro Blairo Maggi (Agricultura), que assinou documento entregue em mãos em favor da causa.

Ezequiel caminha com Gustavo Soares em Assu

24 de junho de 2016 por Eliana Lima
Ezequiel ao lado de Gustavo em cumprimentos pela festa - Foto: Laurivan de Sousa

Ezequiel ao lado de Gustavo em cumprimentos pela festa – Foto: Laurivan de Sousa

Presidente da Assembleia Legislativa, o deputado Ezequiel Ferreira (PSDB),  participou da programação religiosa da Festa de São João Batista, padroeiro de Assu, ao lado do deputado estadual George Soares (PR), vereadores e do pré-candidato a prefeito Gustavo Soares (PR), adversário do prefeito Ivan Júnior.

A edição 2016 da festa do padroeiro da cidade comemora 290 anos. A paróquia de São João Batista é administrada pelo padre Raimundo Alexandre de Oliveira, Padre Netinho, com quem Ezequiel e George Soares conversaram após a celebração.

“O São João em Assu é conhecido como o mais antigo do mundo. Além de promover a nossa cultura, a festa é importante para a economia local. Muita gente aproveita o evento para trabalhar no próprio negócio, criando uma renda adicional”, destacou Ezequiel.

E teceu elogios ao colega George Soares: “O Vale do Açu é uma região importante. O deputado George Soares usa seu mandato para ser a voz em defesa dos interesses desta região. Ele honra seu povo por isso é digno do nosso respeito e da nossa atenção, quando apresenta pleitos na Casa Legislativa”.

Petrobras anuncia avaliação atuarial do Plano Petros

24 de junho de 2016 por Eliana Lima

O Conselho Deliberativo da Petros aprovou a avaliação atuarial do Plano Petros Sistema Petrobras (PPSP) referente ao exercício de 2015, evidenciando a situação deficitária do Plano acima do limite de tolerância estabelecido na Resolução nº 22/2015 do Conselho Nacional de Previdência Complementar (CNPC).

O déficit total do PPSP em 2015, no valor de R$ 22,6 bilhões, deverá ser excluído o limite de tolerância denominado Limite de Déficit Técnico Acumulado – LDTA, de R$ 6,5 bilhões, resultando em um montante a ser equacionado de R$ 16,1 bilhões, dividido igualitariamente entre os patrocinadores (50%) e os participantes e assistidos do Plano (50%), conforme regra paritária estabelecida na Constituição Federal pela Emenda Constitucional nº 20/1998.

Assim, a Petros deverá elaborar, ao longo de 2016, um Plano de Equacionamento de Déficit, que aumentará as contribuições dos patrocinadores, dos participantes e assistidos do PPSP a partir de 2017.

Será apresentado um estudo atuarial, que evidenciará as causas do déficit, bem como estabelecerá a forma e o prazo de pagamento. No equacionamento serão determinados percentuais adicionais de contribuições a serem cobrados, ao longo do tempo, até o prazo máximo de aproximadamente 18 anos.

MP afirma que processo da Operação Judas segue inalterado

23 de junho de 2016 por Eliana Lima

As gravações em que Carla Ubarana e o marido George Leal conversam sobre estratégias para o depoimento ao Ministério Público Estadual não vão alterar o processo em torno da Operação Judas, que desbaratou esquema fraudulento no setor de precatórios do Tribunal de Justiça do RN.

Eis a nota emitida pelo MPE:

1) Os trechos das mídias divulgados recentemente nas reportagens sobre a Operação Judas não alteram absolutamente nada na instrução do processo envolvendo os ex-desembargadores Osvaldo Cruz e Rafael Godeiro, não causando qualquer reviravolta no caso;

2) Tais mídias foram fruto de uma gravação ambiental, realizada com autorização da Justiça, que monitorou o diálogo entre Carla Ubarana e George Leal, momentos antes da celebração do acordo de colaboração premiada, no dia 20 de março de 2012. Mesmo sendo praticamente inaudível, o arquivo resultou em relatório, que foi devidamente juntado aos autos do processo cautelar, através do qual foi possível comprovar, posteriormente, no que foi possível se extrair, em confronto com as demais provas já coletadas, a veracidade dos fatos relatados pelos colaboradores em seus depoimentos, não havendo, vale destacar, por parte do Ministério Público, qualquer direcionamento ou ajuste com os colaboradores do que iria ser falado;

3) Ademais, em momento algum, o Ministério Público “escondeu”, “suprimiu” ou “omitiu” a referida gravação ou criou algum óbice para o pleno exercício da defesa dos Réus. Como dito acima, tal gravação está em processo judicial que tramitou perante a 7ª Vara Criminal de Natal, o que era de conhecimento da defesa dos ex-desembargadores desde o início da Ação Penal que tramita na 8ª Vara Criminal de Natal, tanto que o próprio advogado de defesa requereu, ainda por ocasião da sua resposta à acusação, em 25/07/2014, a disponibilização na íntegra do vídeo/áudio da “escuta ambiental”, tendo o Juiz da 8ª Vara Criminal de Natal deferido todos os pedidos formulados, em 04/08/2014, não podendo ser imputado ao Ministério Público o fato deste conteúdo só ter sido formalmente juntado aos autos do processo recentemente.

4) Vale registrar, ainda, que a referida gravação ambiental não foi utilizada, em momento algum, nos autos da Ação Penal ajuizada em face dos ex-Desembargadores, justamente em face da baixíssima qualidade de áudio, bem como por conter vários trechos de conversas entre advogado e clientes, o que é expressamente vedado por nosso ordenamento jurídico;

5) Por fim, quanto à suposta existência de “dinheiro enterrado”, vale ressaltar que essa e todas as demais informações sobre a possível ocultação de outros valores foram checadas pelo Ministério Público por ocasião das investigações, contudo, algumas delas não foram confirmadas, tendo o casal Carla Ubarana e George Leal, inclusive, logo após a ciência por parte do Ministério Público desses possíveis valores ainda não entregues à Justiça, devolvido somas em dinheiro no montante aproximado de R$ 200.000,00, ao Juízo da 7ª Vara Criminal de Natal, ainda em 2012, em decorrência do acordo de colaboração premiada celebrado com o Ministério Público.

PROMOTORIAS DE JUSTIÇA DE DEFESA DO PATRIMÔNIO PÚBLICO DE NATAL

 

Azul lança parceria com o BNB para acúmulo de pontos

23 de junho de 2016 por Eliana Lima

A Azul Linhas Aéreas Brasileiras e o Banco do Nordeste lançaram parceria para transferência de pontos do programa de vantagens Nordeste Mais para o TudoAzul.

Os clientes do banco podem creditar a partir de cinco mil pontos no programa de vantagens da Azul, e, até sexta feira (24), o TudoAzul oferece bônus de 50% sobre todas as transferências a partir do Programa de Vantagens Nordeste Mais – o que representa, por exemplo, que 10 mil pontos do Nordeste Mais valem 15 mil pontos no TudoAzul no período da promoção. Os Clientes TudoAzul podem emitir passagens a partir de 5 mil pontos.

TCE faz acordo de cooperação com MPF

23 de junho de 2016 por Eliana Lima

O conselheiro Carlos Thompson Fernandes, presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), e o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, assinaram acordo de cooperação técnica com o Ministério Público Federal para utilização do Sistema de Investigação de Movimentações Bancárias (Simba), que auxilia a análise de quebras de sigilo bancário e agiliza os procedimentos investigativos, duração de 60 meses.

A cooperação inclui suporte técnico por parte da Secretaria de Pesquisa e Análise da PGR para o uso do Sistema de Investigação. O Simba é um conjunto de processos, módulos e normas para tráfego de dados bancários entre instituições financeiras e órgãos governamentais, que envolve sistemas de validação, transmissão e processamento de dados.

Além de disponibilizar os módulos de transmissão e validação bancária, o MPF realizará as adaptações necessárias à realidade do Tribunal de Contas e o treinamento dos usuários, além da assessorar a implantação do Sistema.

Inscrições para estágio em Direito no MPF

23 de junho de 2016 por Eliana Lima

As inscrições para seleção de estágio em Direito no Ministério Público Federal (MPF) terminam amanhã (24). Os selecionados poderão atuar em Natal, Assú, Mossoró ou Pau dos Ferros.

Os interessados precisam estar matriculados em uma das instituições de ensino superior listadas no edital; ter concluído pelo menos 40% do curso; e não concluir a faculdade no segundo semestre de 2016. Os inscritos vão participar do processo seletivo no município escolhido no ato da inscrição.

Os inscritos serão submetidos a uma prova, prevista para ser aplicada no dia 24 de julho, com 40 questões objetivas e uma discursiva. Apenas os que obtiverem a pontuação acima de 5,0 na objetiva passam de fase e terão a discursiva corrigida.

A aprovação não garante o preenchimento da vaga. Os estudantes serão chamados de acordo com a necessidade, conveniência e oportunidade do serviço. O resultado definitivo deverá ser divulgado no dia 26 de agosto.

A bolsa é no valor de R$ 850, além de auxílio-transporte de R$ 7 por dia estagiado.

Endereço e telefone das procuradorias

PR/RN (Natal) – Av. Deodoro da Fonseca, 743 – Tirol – Natal/RN – 3232-3995

PRM Mossoró – Av. Jorge Coelho de Andrade, 960 – Costa e Silva – Mossoró/RN – 3312-0487

PRM Assu – Rua Sinhazinha Wanderley, 912 – Centro – Assu/RN – 3331-7256

PRM Pau dos Ferros – Av. Getúlio Vargas, 1911 – Centro – Pau dos Ferros/RN – 3351-3600

STF nega retirar de Moro processo contra mulher e filha de Cunha

23 de junho de 2016 por Eliana Lima

O STF (Supremo Tribunal Federal) rejeitou recurso para retirar do juiz federal Sérgio Moro, da 13ª Vara Federal em Curitiba, a competência para julgar a mulher e a filha do presidente afastado da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ). O julgamento ocorreu durante a sessão que julga abertura de ação penal contra o parlamentar, informa a Agência Brasil.

A defesa alegou que, apesar de não terem foro por prerrogativa de função no STF, Cláudia Cruz e Danielle Cunha, mulher e filha do deputado, respectivamente, devem responder às acusações na Corte, devido à ligação dos fatos. De acordo com a denúncia, Claudia Cruz e Danielle Cunha são citadas como beneficiárias das contas atribuídas ao deputado na Suíça.

No dia 15 de março, o ministro Teori Zavascki atendeu a um pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR) e desmembrou a investigação, deixando somente a parte do inquérito referente ao presidente da Câmara no Supremo.

No dia 9 de junho, Moro recebeu denúncia apresentada pela força-tarefa de procuradores da Operação Lava Jato contra Cláudia Cruz e outros investigados que viraram réus. Com informações da Agência Brasil.

PF na sede no PT

23 de junho de 2016 por Eliana Lima

Em São Paulo, a Polícia Federal cumpriu hoje (23) mandado de busca e apreensão na sede do Partido dos Trabalhadores (PT), como parte da Operação Custo Brasil.

Oito homens armados do Grupo de Pronta Intervenção da Polícia Federal fazem a segurança na parte de fora da sede do PT, auxiliados por policiais militares. A Rua Silveira Martins está interditada para o trânsito de veículos, informa a Agência Brasil.

A investigação é para apurar o pagamento de propina, proveniente de contratos de prestação de serviços de informática, no valor de R$ 100 milhões, entre os anos de 2010 e 2015, a pessoas ligadas a funcionários públicos e agentes públicos no Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.

Os policiais federais cumprem mandados também no Paraná, Rio Grande do Sul, Pernambuco e no Distrito Federal. Às 11h terá coletiva de imprensa.

A Custo Brasil é um desdobramento da Operação Lava Jato. As ações são feitas de forma conjunta com o Ministério Público Federal e a Receita Federal.

PF faz busca e apreensão na Ribeira

23 de junho de 2016 por Eliana Lima
Foto: PF

Foto: PF

A Polícia Federal deflagrou hoje (23) a Operação Marlin, em Natal e Macaíba, para desbaratar esquema de corrupção e lavagem de dinheiro operado por um funcionário do Ministério da Agricultura (MA) na capital.

Cerca de 30 policiais federais cumpriram oito mandados de busca e apreensão em residências, propriedades rurais e empresas na Ribeira.

A investigação começou há dois anos, quando o Ibama inspecionou mercadoria enviada à Espanha, mas devolvida ao Brasil, por não apresentar certificado internacional emitido pelo Ministério da Agricultura.

A partir dessa inspeção, foram diversos autos de infração, após constatação da presença de pescados cuja comercialização é proibida, dentre os quais, o “agulhão negro”.

Com os indícios de que a saída ilícita dos produtos exportados foi intermediada por servidor do Ministério da Agricultura, este passou a ser investigado pela PF. Durante a investigação, também foram identificados repasses financeiros em favor do investigado, efetuados por diversas empresas, algumas, inclusive, sob fiscalização do MA.

Além disso, surgiram evidências da incompatibilidade do patrimônio do investigado com os seus rendimentos mensais, bem como a existência de patrimônio oculto, o que configura lavagem de capital.

Para baixar o preço, Temer libera importação de feijão

22 de junho de 2016 por Eliana Lima

O presidente interino Michel Temer liberou a importação de feijão de países vizinhos do Mercosul (Argentina, Paraguai e Bolívia) para baixar o preço do produto nos supermercados brasileiros.

O ministro Blairo Maggi (Agricultura) disse que também está sendo estudada a possibilidade de trazer o produto do México, após a assinatura de um acordo sanitário, e da China.

O quilo do feijão subiu devido ao clima, que ocasionou a perda de praticamente todas a safra no Centro-Oeste, explicou o ministro, levando a uma queda na oferta e um aumento na demanda, fazendo com que os preços subissem.

Outra medida é negociar com grandes redes de supermercado para que busquem o produto onde há maior oferta. “Pessoalmente tenho me envolvido nas negociações com os cerealistas, com os grandes supermercados, para que eles possam fugir do tradicional que se faz no Brasil, e ir diretamente à fonte onde tem esse produto e trazer. E à medida que o produto vai chegando no Brasil, nós temos certeza que o preço cederá à medida em que o mercado for abastecido”, declarou o ministro.

CMN inicia votação da LDO

22 de junho de 2016 por Eliana Lima

Na contagem regressiva para o recesso parlamentar, os vereadores de Natal iniciaram hoje (22) a votação das emendas propostas ao projeto de Lei das Diretrizes Orçamentárias (LDO). Das 138 emendas apresentadas, 31 já foram apreciadas em caráter consensual com o governo municipal.

A LDO tem a finalidade de orientar a elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA) para o exercício financeiro de 2017, traçando as metas e estabelecendo predefinições de objetivos a serem alcançados através de projetos e ações.

Das já aprovadas, os vereadores aumentam o percentual de 1% para 1.5% referente a receita destinada ao Orçamento Participativo, e ampliaram de 1% para 2% o percentual para execução de serviços indicados pelos parlamentares no que se enquadra no “Orçamento Impositivo”.

Também aumentaram a meta para construção, reforma e ampliação de escolas, equipamentos e material escolar, fardamento para contemplar todos os estudantes da rede municipal, além da inclusão digital nas unidades de ensino. Mias a previsão de aumento de investimentos para urbanização de feiras livres e mercados públicos e autorizam a inclusão do Plano de cargos e salários dos auxiliares de campo da Secretaria de Serviços Urbanos (Semsur).

O presidente da CMN, vereador Franklin Capistrano (PSB), disse que a expectativa é terminar a votação ainda neste mês. “Amanhã daremos continuidade. Começamos de forma produtiva, com as emendas consensuais e um debate sadio. É importante a participação dos vereadores para que possamos agilizar a votação. Ainda iniciaremos as emendas não consensuais onde o debate demora um pouco mais, mas só poderemos entrar em recesso parlamentar após concluir a votação”.

Detran compra veículos adaptados para testes de direção

22 de junho de 2016 por Eliana Lima

O Detran iniciou o novo sistema de testes práticos de direção, em que os candidatos a motorista utilizam veículos adaptados com equipamentos que monitoram todo o percurso e as ações no momento do exame.

“Estamos investindo em tecnologia para proporcionar mais transparência e segurança para os usuários e o resultado disso são testes mais rápidos, em que os motoristas poderão ter total acesso dos registros do seu desempenho”, explicou o diretor-geral Marco Medeiros.

São 51 veículos para Natal e Mossoró, sendo 18 motocicletas, dois caminhões, dois ônibus, duas carretas e 27 carros (dois desses adaptados para pessoas com deficiência física). O contrato prevê também mais três vans equipadas com a estrutura similar de monitoramento que as sedes de Natal e Mossoró possuem, para realizar testes móveis pelo interior.

Os veículos têm computador de bordo e sensores internos para detectar, por exemplo, se o condutor ajustou os retrovisores e está fazendo uso do cinto de segurança, além de quatro câmeras para registrar o desempenho dos candidatos – uma no para-choque traseiro, uma no retrovisor direito e duas no interior do veículo: uma voltada para o candidato e outra filmando o percurso.

Com o novo sistema, os testes de direção para as categorias A e B estão sendo marcados diretamente na sede do Detran, no setor de Habilitação, sala 2, guichê 7. Em 15 dias, também poderão ser agendadas as categorias C, D e E. Atualmente, a sede em Natal realiza diariamente uma média de 180 exames práticos. Com a implantação do monitoramento, os candidatos têm conseguido agendar os testes cada vez mais rápido, até para o mesmo dia, dependendo da oferta de vagas.