Luz para o Carnaval

4 de fevereiro de 2016 por Eliana Lima

Além de reforço na estrutura de praças e canteiros localizados no entorno dos polos do Carnaval Multicultural de Natal 2016, a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur) colocou iluminação extra nos polos da Redinha, Ribeira, Rocas, Centro Histórico, Atheneu e Ponta Negra, com revisão geral de postes e luminárias e a implantação de novos postes com refletores e cordões de luz, para, também, proporcionar mais segurança à população.

Nos locais de concentração de público e passagens de blocos e foliões – como praças, ruas e avenidas -, estão sendo revitalizados os canteiros centrais com pintura e manutenção. Praças tradicionais como a Praça do Cruzeiro, na Redinha, e as Praças André de Albuquerque e Sete de Setembro, na Cidade Alta, passaram por pintura geral, revisão da iluminação e limpeza. Agentes do departamento de Limpeza e Paisagismo também reforçaram a limpeza geral em todos os seis polos do Carnaval.

“A Prefeitura do Natal não mediu esforços para garantir uma iluminação especial das áreas de folia e suas vias de acesso. As equipes também vão trabalhar em regime de prontidão para assegurar a eficiência na iluminação”, afirma Antônio Fernandes, titular da Semsur.

Na Câmara, Fábio Faria critica morosidade do Ibama e interferência de Bonilha

4 de fevereiro de 2016 por Eliana Lima
Foto: ED

Foto: ED

O deputado federal Fábio Faria (PSD) usou a tribuna da Câmara, nessa quarta (3), para criticar a demora na emissão de licenças ambientais por parte do Ibama (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente) no RN, que atrasa e impede grandes investimentos imobiliários na região litorânea potiguar.

O parlamentar destacou as constantes críticas de diversos setores produtivos do Estado ao Ibama por “interpretações equivocadas da legislação ambiental”. Lembrou artigo do vice-presidente da Federação das Indústrias do RN, empresário Sílvio Bezerra, foi um deles, ao afirma que a “percepção é que os dirigentes locais do instituto trabalham sistematicamente para não licenciar nada. (…) de dois anos para cá, nosso mercado imobiliário não tem visto praticamente nenhum projeto novo”.

E não poupou a possível interferência de um servidor nesse: “O que se diz com frequência é que o funcionário Eduardo Bonilha, a quem a superintendência permite conduzir todo órgão, de fato, tem criado dificuldades para aprovar os projetos e, pasmem, se orgulha de travar todo e qualquer novo empreendimento no estado”.

 Ele afirmou que grandes grupos estrangeiros e brasileiros demonstram interesse em investir na instalação de resorts, de hotéis de grande porte no litoral. Projetos estimados em dezenas de milhões de reais, no entanto, esbarram na lentidão da análise dos documentos apresentados. “Estamos, lamentavelmente, observando a migração de vultosos investimentos para estados vizinhos, como Pernambuco, Paraíba e Ceará”.

 O deputado elogiou a atuação do Idema, órgão ambiental estadual que, no último ano, expediu mais de 2000 licenças ambientais, observados todos os critérios técnicos legais e os cuidados com o meio ambiente.

Ministério do Turismo aconselha contratação de guia para o Carnaval

3 de fevereiro de 2016 por Eliana Lima
Fotos: MTur

O ministro Henrique Alves conversa sobre a importância do guia de turismo com o vereador Felipe Alves e o presidente do Singtur, Júnior Lima – Fotos: MTur

Para evitar problemas durante viagens no Carnaval, o Ministério do Turismo aconselha passeios acompanhados de um guia de turismo. “Assim o viajante folião não corre riscos de fazer passeios furados e ainda fica por dentro dos melhores atrativos da cidade a ser visitada, festas de carnaval, belezas naturais, restaurantes ou museus. O guia sabe o melhor dia e horário para o passeio, qual o meio de transporte mais adequado, além de conhecer as pessoas da comunidade e os locais onde é mais seguro para levar a família”, alerta o MTur.

No RN existem cerca de 800 guias habilitados para acompanhar os turistas que visitam Natal e região, principalmente. Segundo Júnior Lima, presidente do Sindicato dos Guias de Turismo (Singtur-RN) , o trabalho de uma guia devidamente habilitado faz muita diferença na experiência de quem viaja. “O turista se sente seguro e recebe informações de um profissional qualificado”, argumenta.

Boa parte da categoria que atua no estado foi formada através do Pronatec Turismo. “Os guias formalizados passam por um curso de qualificação de 800 horas que inclui temas sobre o turismo nacional e regional. Por isso, o turista deve exigir que o guia porte a credencial fornecida pelo Ministério do Turismo”, recomenda o ministro Henrique Eduardo Alves. “São profissionais que ajudam o turista a aproveitar melhor a viagem com dicas para todos os públicos e gostos”, afirma.

Presidente da Federação Nacional dos Guias de Turismo (Fenagtur),  Irma Karla Barbosa atenta que com o guia o turista pode visitar os atrativos pouco conhecidos por quem não é da região. “Há locais que, infelizmente, nem os moradores conhecem bem, mas o guia poderá mostrar. O visitante também aprende sobre o significado histórico e o contexto do lugar visitado”, explica.

Alerta que é preciso observar bem, pois há muitas falsificações espalhadas pelo país. Para não cair em uma cilada, o viajante pode checar se o profissional está inscrito no Cadastur no site www.cadastur.turismo.gov.br.

Irma Karla Barbosa, presidente da Fenagtur

Irma Karla Barbosa, presidente da Fenagtur

Funcionamento do comércio em Natal durante o Carnaval

3 de fevereiro de 2016 por Eliana Lima

O comércio da capital-potengi vai funcionar de forma diferenciada durante o Carnaval, segundo a Câmara de Dirigentes Lojistas de Natal (CDL). Na segunda-feira (8), o comércio fecha, pois se comemora o Dia do Comerciário.

O comércio de rua funcionará normal até o sábado (6), retomando suas atividades na quarta (10). Os shoppings terão abertura diferenciada, já as salas de cinema funcionarão normalmente durante os dias de folia.

Os supermercados funcionam em expediente normal, exceto na segunda (8), quando fecham em função do dia do comerciário, retomando as atividades normais na terça (10).

Os bancos também permanecerão fechados no Carnaval. As agências fecham após expediente no dia 5 de fevereiro (sexta-feira) e reabrem ao meio-dia da quarta-feira de Cinzas (10), mas fecham em horário normal.

Segue o funcionamento dos principais pontos em Natal:

Comércio de Rua

Sábado (06/02) – Funcionamento normal.

Domingo (07/02), segunda-feira (08/02) e terça-feira (09/02) – Fechado.

Quarta-feira (10/02) – Funcionamento normal a partir das 12h, com abertura de alguns pontos já pela manhã.

Os grandes magazines abrem no sábado (06/02) até às 18 h

Domingo (07/02) – Segunda-feira (08/02) e Terça-feira (09/02) fechado,

Quarta-feira (10/02) – Funcionamento normal das lojas a partir das 12h.

Midway Mall

Sábado (06/02) – Funcionamento normal, das 10h às 22h.

Domingo (07/02) lojas e quiosques aberto das 12 às 22h, demais lojas em regime facultativo. Segunda-feira (08/02) e Terça-feira (09/02) lojas e quiosques aberto das 12 às 22h, Lazer e alimentação das 12 às 22h

Quarta-feira (10/02) – Funcionamento normal das lojas a partir das 12h.

O Cinemark funcionará normalmente no período de carnaval, e o Supermercado Extra abrirá normalmente no Domingo e na Terça-feira.

Natal Shopping

Sábado (06/02) – Funcionamento normal, das 10h às 22h.
Domingo (07/02) – Lojas e quiosques abrem das 14 às 21h. Alimentação e lazer abertos das 11h às 22h; Cinema conforme programação. 13hs bailinho infantil animado por Khystal, Camila Masiso e Alessandra Macêdo.
Segunda-feira (08/02) -Lojas e quiosques fechados; Alimentação e lazer abertura facultativa das 11 às 22hs; Cinema conforme programação. 13hs Axé Retrô com Bruno Josuá.
Terça-feira (09/02) – Lojas e quiosques fechados, exceto as Lojas Americanas que abre das 12 às 21h; Alimentação e Lazer facultativo (11h às 22h); Cinema conforme programação. 13hs carnaval das antigas com Rodolfo Amaral.
Quarta-feira (18/02) – Lojas e quiosques abertos das 11h às 22h; Alimentação e lazer abertos das 11h às 22h; Cinema conforme programação.

Praia Shopping

Sábado (6/02) – Funcionamento normal das 10h às 22h.

Domingo (07/02) – Lojas e Quiosques das 15h às 21h e praça de alimentação a partir das 11h.

Segunda-feira (08/02) – Lojas e Quiosques Fechado; Praça de alimentação abre a partir das 11hs.

Terça-feira (09/02) Lojas e Quiosques das 15h às 21h e praça de alimentação a partir das 11h.

Quarta-feira (10/02) – Funcionamento normal a partir das 12h das lojas e quiosques. Praça de alimentação abre a partir das 11hs.

Shopping Cidade Jardim

Sábado (06/ 02) – Funcionamento normal das 09hs às 21h.

Domingo (15/02), segunda-feira (16/02) e terça-feira (17/02) – Lojas e quiosques fechados. Praça de alimentação e lazer facultativo das 11 às 22hs.

Quarta-feira (18/02) – Funcionamento normal a partir das 12h.

Via Direta

Sábado (06/02) – Funcionamento normal, das 10h às 22h.

Domingo (07/02) – Segunda-feira (08/02) e Terça-feira (09/02) fechado

Quarta-feira (18/02) – Funcionamento normal das lojas a partir das 12h.

Partage Norte Shopping Natal

Sábado (06/02) – Funcionamento normal, das 10h às 22h.

Domingo (07/02) _-Segunda-feira (08/02) e Terça-feira (09/02) Facultativo
das 12h às 22h,

Na quarta-feira de cinzas (10), o shopping funcionará normalmente das 12h às 22h (abertura obrigatória).

Supermercados

Sábado (09/02) – Funcionamento normal das 07 às 22hs

Domingo (10/02) – Funcionamento normal das 07 às 22hs

Segunda-feira (11/02) – Fechados em razão do dia do comerciário.

Terça-feira (12/02) – Funcionamento normal das 07 às 22hs

Quarta-feira (13/02) – Funcionamento normal das 07 às 22hs

Bancos

Segunda-feira (08/02) – Fechados.

Terça-feira (09/02) – Fechados.

Quarta-feira (10/03) – Funcionamento normal a partir das 12h.

Idema emite nota sobre licença ambiental da empresa Potiporã

3 de fevereiro de 2016 por Eliana Lima

Diante da grande repercussão, principalmente no meio empresarial, de revolta e indignação à ação do Ibama de multar em R$ 2 milhões a empresa Fazenda Itaporã, em Touros, mesmo com licença estadual, o Idema emitiu hoje (3) a nota abaixo:

A diretoria do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema) informa que ainda não foi comunicada oficialmente por nenhum órgão em relação às notificações feitas à empresa de carcinicultura Potiporã, localizada no município de Touros.

A empresa que pertence ao Grupo Queiroz Galvão tem licença de operação emitida pelo Idema desde 2003, sendo renovada sucessivas vezes. Em outubro de 2015, foi emitida mais uma vez a renovação da licença ambiental do empreendimento após análise realizada em processo administrativo de licenciamento ambiental. Essa licença está em vigor e tem validade até outubro de 2019.

Delegado bonitón vai para Divisão de Homicídios

3 de fevereiro de 2016 por Eliana Lima

O delegado-bonitón Ben-Hur Cirino de Medeiros foi nomeado para assumir a Divisão de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP), da Polícia Civil do Rio Grande do Norte (PCRN).

Governo faz ajustes no Portal de Transparência do RN

3 de fevereiro de 2016 por Eliana Lima

A intenção do governo do estado é elevar sua avaliação no ranking da transparência, que obteve nota 7,14 na última avaliação do Ministério Público Federal (MPF). O controlador-geral do Estado, Alexandre Varella, disse que foi acertado um prazo de 120 dias para concluir as alterações solicitadas pela entidade fiscalizadora.

“Na verdade, 80% das demandas já foram atendidas, mas há algumas questões que precisam ser analisadas”, explicou, salientando que este modelo de transparência deve ser adotado por todas as secretarias. Na avaliação mais recente do MPF, o RN aparece na 11ª colocação entre os governos estaduais. “Estamos trabalhando para aumentar ainda mais esta nota e obter uma colocação melhor na próxima avaliação”, disse o controlador.

Em outro ranking de cumprimento da Lei de Acesso à Informação elaborado pela Controladoria Geral da União (CGU), o governo do RN saltou da nota zero para 8.19, alcançando a 15ª posição do ranking. Agora, o estado vai iniciar um novo ciclo de treinamento com a CGU visando a nota 10.

“É uma recomendação do governador que se mantenha a qualidade do nível de transparência do estado. O objetivo é obter transparência impar em relação aos outros governos que passaram pelo estado”, pontuou Alexandre Varella.

José Agripino diz que DEM segue contra CPMF

3 de fevereiro de 2016 por Eliana Lima
Foto: Mariana Di Pietro

Foto: Mariana Di Pietro

Presidente do DEM, o senador José Agripino engrossou o coro contra a volta da CPMF, o imposto sobre transações financeiras, durante a presença da presidente Dilma Rousseff, ontem (2), após a abertura dos trabalhos legislativos de 2016, onde fez a leitura anual do seu governo.

O democrata cobrou do governo propostas que consigam realmente tirar o país da crise e descartou qualquer possibilidade do seu partido apoiar a recriação da CPMF, como propôs a presidente, sob vaias de alguns parlamentares.

“Fui a pessoa que mais lutou pela não prorrogação da CPMF, eu e meu partido sustentamos essa bandeira e derrubamos em 2007 a proposta que prorrogava a sua vigência. Seria uma insensatez votar a favor do imposto”, alertou o senador.

“Não vamos votar a favor da CPMF porque não é interessante para economia brasileira. É um imposto injusto, cumulativo, complicador de negócios e travador da geração de empregos. E o Brasil está precisando estimular quem gera empregos para reverter esses índices desastrosos estabelecidos pelo governo do PT”, afirmou.

Para Agripino, o governo precisa mostrar unidade de suas forças no Congresso Nacional e apresentar propostas que não sobrecarreguem o cidadão. “O que for de interesse da sociedade terá nosso apoio. A oposição jamais ficará contra o país”.

TAM flexibiliza regras para clientes durante paralisação de aeronautas

2 de fevereiro de 2016 por Eliana Lima

Diante da recursa de acordo na negociação salarial, aeroviários e aeronautas anunciam paralisação das decolagens entre 6h e 8h (horário de Brasília) nessa quarta (3) em 12 aeroportos nacionais: Congonhas, Guarulhos (São Paulo); Santos Dumont e Galeão (RJ); Porto Alegre (RS), Florianópolis (SC), Curitiba (PR), Brasília (DF), Salvador (BA), Recife (PE) Fortaleza (CE) e Campinas (SP).

Para tentar evitar impactos aos passageiros, a TAM informa que para os voos domésticos agendados entre 6h e 18h ou voos internacionais entre 6h e 8h do dia 3 estão liberadas as taxas de remarcação e diferença de tarifas para que antecipem seus voos ou posterguem sua viagem em até 15 dias a partir da data do voo original, mediante disponibilidade. Também está disponível o reembolso dos bilhetes marcados para voar entre 6h e 8h, isento de multa, quando assim solicitado pelo cliente.

Basta entrar em contato com a Central de Vendas (4002-5700 – capitais e 0300 570 5700 – todo o Brasil), ir a uma loja TAM nos aeroportos ou entrar em contato com a agência emissora de seu bilhete. Ultrapassada a data para remarcação e/ou fora das condições acima, o passageiro permanece sujeito às condições normais de compra e utilização dos bilhetes.

Robinson diz que vai “devolver o Estado aos cidadãos de bem”

2 de fevereiro de 2016 por Eliana Lima
Foto: Rayane Mainara

Foto: Rayane Mainara

Na leitura da mensagem do segundo ano da sua gestão, nesta terça (2), na Assembleia Legislativa, o governador Robinson Faria anunciou as metas para o ano de 2016 e prestou contas sobre as realizações da gestão em 2015.

Sobre segurança pública, enfatizou: “Olhamos para o futuro conectados com o presente. Travamos batalhas diárias. Sinto-me desafiado pelo problema da segurança pública. Mas também solidário às família que perderam entes queridos. Como cidadão e pai presto solidariedade, como governador mantenho o compromisso de lutar por novos tempos”, afirmou acrescentando que a redução no índice de assassinatos ainda é pouca. “Trabalhamos regime de plantão para reduzir mais em 2016. Minha ordem é de tolerância zero. Vamos devolver o Estado aos cidadãos de bem. A eles toda liberdade prevista na Constituição”.

Sobre contenção de despesa com pessoal, afirmou“Anuncio neste momento a redução de R$ 20 milhões da folha de pagamento dos servidores como resultado da auditoria e do censo do servidor que corrigiu distorções e privilégios indevidos. Significa uma queda no comprometimento da despesa de pessoal com a Receita Corrente Líquida do Estado, de 2,54%, passando de 53,11% para 51,57%. É o início da colheita de resultados”, afirmou o governador no plenário do Poder Legislativo.

De acordo com o governador, o estado está hoje “diante do maior projeto de modernização da administração pública no RN. A Governança Inovadora implantada a partir de 1º de janeiro de 2015 adotou novos paradigmas que dotou o Estado de planejamento estratégico, oferecendo mais e melhores serviços à população. Estamos substituindo um Estado que sempre gastou errado, por outro que oferece mais e melhores serviços”.

Para exemplificar os novos paradigmas, citou medidas como a renúncia à residência oficial, corte no custeio em mais de R$ 200 milhões, realização do censo previdenciário e dos servidores ativos para corrigir possíveis distorções e privilégios no quadro de pessoal.

E elevou os deputados estaduais: “Agradeço o espírito republicano de todos desta Casa Legislativa, a liderança forte, serena e tranquila do presidente Ezequiel Ferreira de Souza, que permitiu a aprovação do realinhamento tributário para garantir aporte de R$ 220 milhões até dezembro e qualificação dos gastos para chegar ao equilíbrio fiscal numa mentalidade estratégica que não se limita ao curto prazo, tudo discutido previamente com a sociedade. Essa é a nova forma de governar”.

Destacou a participação social na administração: “Pela primeira vez um governo montou equipe técnica, que dialoga com a sociedade civil organizada. Nunca isso aconteceu no RN, inclusive com a sociedade participando diretamente do governo, sem leilão partidário, quebramos paradigmas e demos vez à sociedade civil participar da construção do novo modelo de governança para o RN”.

Confirmou o “Transporte Cidadão”: “Prometi que iria governar para os últimos. Entrego agora proposta de Lei para apreciação desta Casa, de um programa audacioso, o Transporte Cidadão. Se destina a oferecer deslocamento gratuito à população abaixo da linha da pobreza, doentes crônicos, idosos e portadores de deficiências, através de linhas de ônibus intermunicipais. Essas linhas sairão às 7 horas e retornarão às 17 horas. Serão 20 ônibus partindo de municípios da região Metropolitana de Natal para locais como Hospitais, Centrais do Cidadão, órgãos da Justiça. Queremos beneficiar os mais carentes que precisam se deslocar a cidades maiores para resolver problemas do dia a dia”.

Investimentos

Para este ano de 2016, Robinson Faria lembrou que o ano começa sob forte frustração de receitas federais. “Mas mantenho a disposição de enfrentar os problemas. Sou otimista, mas de um otimismo com o vigor da esperança, como o de Nelson Mandela que sonhou anos dentro da prisão com a liberdade do seu povo. Como Mahatma Gandhi, que, ao lado do povo, resistiu, enfrentou canhões com as armas do pacifismo e da resistência. Faço do otimismo o combustível para resistir e enfrentar as dificuldades. Diante do quadro difícil, aposto no trabalho, refuto a comodidade. Diante de todas as dificuldades agimos com austeridade, parcimônia e inteligência, preferimos o avanço ao recuo”, afirmou Robinson Faria citando que em 2015, o RN teve uma frustração de receitas de R$ 613 milhões. “Estados maiores e mais ricos da federação estão pagando os salários dos servidores com atraso. Aqui estamos superando esta dificuldade”.

O adeus de Wilma de Faria ao PSB

2 de fevereiro de 2016 por Eliana Lima

Como era esperado, a vice-prefeita e ex-governadora Wilma de Faria vai se desfiliar do PSB, três dias depois da vinda do presidente nacional do partido, Carlos Siqueira, na última sexta-feira (29), a Natal para comunicar a guerreira que o comando do partido passará para as mãos do deputado federal Rafael Motta.

No final da manhã desta terça (2), Wilma usou seus perfis nas redes sociais para desabafar e se pronunciar sobre sua saída do PSB, partido ao qual comandava há 22 anos.

Eis a nota:

“A perda trágica e repentina de Eduardo Campos, em 2014, deixou um vazio político no país – e o PSB acéfalo. A nova direção nacional do partido, composta sem muita discussão, não tem conseguido manter a estatura a que tínhamos chegado.

Os últimos acontecimentos, voltados para a recomposição do partido no Rio Grande do Norte e em outros estados, demonstram que o PSB que eu ajudei a construir em uma trajetória de 22 anos – aquele PSB de Eduardo Campos, de Miguel Arraes, de Roberto Amaral, de Luiza Erundina e de tantos outros companheiros valorosos, não existe mais. Deu lugar a uma sigla pautada por práticas antidemocráticas com as quais não me identifico e em que não vejo respeitadas suas próprias afirmações programáticas.

Sempre fui a favor da vinda de novos quadros e novas lideranças para o partido. Eu mesma ajudei a promover o crescimento que nos levou a ser um dos maiores partidos do estado. E nunca fechei questão sobre a permanência na direção estadual.

O que não se pode aceitar é a forma `kafkiana’ – desrespeitosa, sem diálogo, com atropelos e com imposições inimagináveis com que um grupo local armou, com inexplicável respaldo da presidência nacional, para apropriar-se do partido no nosso estado. Pessoas sem qualquer identidade programática nem compromisso com as nossas bases e que agiram de forma oportunista, aproveitando o exato momento em que me submeti a um tratamento de saúde.

Diante dessa situação, não me resta alternativa a não ser retirar-me do partido e conclamar meus companheiros a fazerem o mesmo.

Se os atuais dirigentes do PSB não têm compromisso com a sua história, eu tenho com a minha. Nunca fui de ceder a arranjos nem de aceitar imposições.

Deixo o partido que ajudei a construir – com 4 mandatos de prefeito em Natal e 2 de governador do estado – para preservar uma história de vida dedicada ao bem comum dos norte-rio-grandenses.

Nos próximos dias estarei em entendimentos com os nossos companheiros de luta, com as lideranças de todo o estado, e com os diversos partidos que respeitosamente nos abrem as portas.

Após isso, anunciarei o caminho que vamos seguir, cujo rumo será, sempre, o da correção, da lealdade e da construção de um Rio Grande do Norte melhor para se viver.

Estou tranquila e convicta de que estamos tomando a melhor decisão para meus correligionários, meus companheiros e para o povo do Rio Grande do Norte.

2016 será um ano de muitas lutas. E essa decisão é um primeiro passo, ousado, de independência e de reafirmação da nossa coragem para seguir em frente.

Obrigada a todos”.

 

Wilma de Faria
02/02/2016

Águas das chuvas chegam à Barragem Armando Ribeiro Gonçalves

2 de fevereiro de 2016 por Eliana Lima

São José ouviu as preces e as chuvas começam a levar água para as barragens no interior potiguar. A Barragem Armando Ribeiro Gonçalves, por exemplo, já começa a receber as águas das chuvas pelo Rio Piranhas.

A informação foi confirmada pelo presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica Piancó/Piranhas/Açu, José Procópio de Lucena. De acordo com ele, a reserva hídrica da barragem hoje é de 20,61%, que representa um volume de 494 mil, 618 mil e 800 m3 d’água.

Mas, ainda são necessários 16,06 metros para atingir a cota de sangria.

Novo vice-diretor para a Penitenciária de Alcaçuz

2 de fevereiro de 2016 por Eliana Lima

O governador Robinson Faria nomeou Juciélio Barbosa da Silva o novo vice-diretor de Unidade Penal da Penitenciária Estadual de Alcaçuz “Dr. Francisco Nogueira Fernandes”, no município de Nísia Floresta, comandada pela Secretaria de Estado da Justiça e da Cidadania (Sejuc).

O novo painel da Assembleia Legislativa

2 de fevereiro de 2016 por Eliana Lima
Fotos: Rodrigo Rafael

Fotos: Rodrigo Rafael

A abertura dos trabalhos legislativos de 2016, nesta terça-feira (2) será marcada também pelo funcionamento do painel eletrônico, que irá possibilitar mais transparência às atividades parlamentares, proporcionar mais clareza sobre os votos de cada um dos 24 deputados.

“A instalação do painel eletrônico faz parte do processo de modernização da nossa gestão da Assembleia e irá garantir mais transparência ao Legislativo”, destaca o presidente da casa, deputado Ezequiel Ferreira, que ontem (1º) participou de treinamento com a equipe técnica e aprovou tudo.

Com a instalação do painel eletrônico, o público presente e os telespectadores da TV Assembleia vão poder acompanhar a frequência dos parlamentares que estão no plenário.

al painel 2

Governo do RN antecipa pagamento de salários de janeiro

1 de fevereiro de 2016 por Eliana Lima

Além dos servidores da Prefeitura de Natal, segunda-feira (1º) de boa notícia também para o funcionalismo estadual. No final da tarde de hoje, o governador Robinson Faria anunciou que autorizou a antecipação em um dia a data de pagamento dos salários referente ao mês de janeiro, que estava previsto para os dias 4 e 5 deste mês. Agora, aposentados e pensionistas terão os vencimentos depositados no dia 3, e os ativos terão os salários creditados no dia 4.

O governo explica que o pagamento dos servidores no mês subsequente foi adotado em diante da frustração de receitas federais nos repasses da União para o Rio Grande do Norte, devido à crise econômica que afeta o país. Com a antecipação, o carnaval será de dinheiro no bolso e injeção na economia potiguar.

Prefeitura de Natal paga salários de janeiro

1 de fevereiro de 2016 por Eliana Lima

O pagamento dos salários dos funcionários da Prefeitura de Natal referente aos salários do mês de janeiro de 2016 será feita nesta terça-feira (2). Inicialmente o pagamento estava previsto para o dia 5 de fevereiro, quinto dia útil do mês.Mas os salários dos servidores da Urbana foram pagos hoje (1º).

“Nós estamos no prazo. O prefeito Carlos Eduardo achou por bem antecipar para o dia 2 de fevereiro o pagamento de janeiro para que o servidor possa pagar suas contas e brincar o carnaval”, declarou a secretária Jandira Borges (Administração).

De acordo com a secretária, a folha de servidores ativos gira em torno de R$ 54 milhões. De inativos, cerca de R$ 11 milhões. Serão beneficiados servidores da administração direta, indireta, aposentados e pensionistas. O quadro funcional do município gira em torno de 17 mil servidores efetivos.

TJRN economizou mais de R$ 6 milhões

1 de fevereiro de 2016 por Eliana Lima

O Tribunal de Justiça do RN informa que o corte nos gastos com despesas de pessoal alcançou uma economia de R$ 6,171 milhões no 3º quadrimestre de 2015 em relação ao período anterior, considerando os critérios de apuração da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).

Ao todo, o Judiciário potiguar economizou em 2015 cerca de R$ 91 milhões, em relação ao ano de 2014. O limite prudencial definido pela LRF para o TJ é de 5,70%, enquanto que o limite máximo de despesa com pessoal é de 6% em relação à Receita Corrente Líquida.

Potigás amplia fornecimento de gás canalizado

1 de fevereiro de 2016 por Eliana Lima

A Potigás (Companhia Potiguar de Gás) passa a fornecer Gás Natural Canalizado (GNC) a 11 novos clientes dos segmentos hoteleiro, gastronômico e residencial, resultado da integração dos setores da companhia no desenvolvimento dos projetos, desde o planejamento da expansão da rede, interligações e manutenções, até um arrojado plano de captação de clientes nas áreas de desenvolvimento residencial e comercial, como Petrópolis e Ponta Negra.

Eis os novos clientes: Petrópolis Restaurante, Fogo & Chama (filial Ponta Negra), Hotel Costa do Atlântico, Residencial Tirol Way Residence, Condomínio Atlântico Master, Residencial Class Alonso Bezerra, Residencial Portalmaris, Pizzaria Cipó Brasil, Fogo & Chama Steak House (Ponta do Morcego), Condomínio Club Paradise Village e o Cabanas Praia Hotel.

Além de economia em relação ao Gás de Petróleo Liquefeito (GPL), o GNC oferece maior comodidade e conforto, pois substitui os depósitos de gás combustível. O abastecimento é contínuo, 24h por dia e 365 dias por ano.

Também pode ser utilizado na refrigeração de ambientes, aparelhos de ar condicionado e refrigeradores a gás e motores. O Gás Natural também é mais seguro, pois como é mais leve que o ar, em caso de um eventual vazamento, se dissipa mais facilmente que o GPL, além de não ser tóxico.

Sinduscon apresenta pesquisa sobre mercado imobiliário

1 de fevereiro de 2016 por Eliana Lima

O Sindicato da Indústria da Construção Civil no Rio Grande do Norte (Sinduscon) divulgará nesta terça-feira (2), às 8h30, em sua sede, resultado de pesquisa realizada pela Consult sobre o mercado imobiliário da Grande Natal.

O levantamento abrange o último trimestre de 2015. Na coletiva de imprensa, o presidente do Sinduscon, Arnaldo Gaspar Júnior, fará um balanço sobre os números do segmento ao longo do ano passado e perspectivas para 2016.

Paralisação no Hospital Walfredo Gurgel

1 de fevereiro de 2016 por Eliana Lima

 Os médicos da Cooperativa Médica do Rio Grande do Norte (Coopmed) ampliaram a paralisação dos atendimentos no Hospital Walfredo Gurgel. Afirmam que, sem pagamentos, a partir desta segunda-feira (1º) aderem à paralisação da Clínica Médica, a Cirurgia Geral, a Vascular e a Ortopedia.

Informam que a alta/média complexidade estão com os serviços paralisados devido ao atraso no pagamento do mês de setembro. A decisão ocorreu na assembleia extraordinária realizada no dia 25 de janeiro.

Os médicos asseguram que estão com salários atrasados desde outubro de 2015 e que decidiram pela suspensão dos atendimentos após várias negociações frustadas com o governo.