HGT, UFRN e UnP na campanha contra hepatites virais

22 de julho de 2014 por Eliana Lima

Celebra-se no dia 28 de julho o Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais. Em Natal, o Hospital Giselda Trigueiro (HGT), referência no RN no tratamento de infecto-contagiosas, desenvolverá ações de prevenção junto aos pacientes, acompanhantes e funcionários da unidade, de 28 de julho a 1º de agosto, sob o tema “I Campanha contra Hepatites Virais no HGT”.

A doença que afeta o fígado pode ser causada por vírus, uso de alguns remédios, álcool e outras drogas, além de doenças autoimunes, metabólicas e genéticas.

“As hepatites são doenças silenciosas que nem sempre apresentam sintomas, mas quando aparecem podem ser através do cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras. Por serem sintomas comuns a outras doenças, muitas pessoas podem estar com hepatite e não sabem. Por isso vamos distribuir material informativo sobre a prevenção a doença, realizar aconselhamentos sobre a importância da vacinação contra hepatite B e falar dos testes que detectam os vírus das hepatites B e C”, explica Milena Martins diretora geral do HGT.

A campanha organizada terá  participação de alunos do curso de medicina da UFRN e da UnP. No Brasil, as hepatites virais mais comuns são as causadas pelos vírus A, B e C. Existem, ainda, os vírus D e E, esse último mais freqüente na África e na Ásia. Segundo o Ministério da Saúde milhões de pessoas no país são portadoras dos vírus B ou C e não sabem.

De acordo com o Programa Estadual DST/Aids e Hepatites Virais da Sesap, em 2012, no Rio Grande do Norte, houve 300 casos de hepatites virais, sendo 57% hepatite A, 22% hepatite B e 21% hepatite C. Normalmente, a hepatite A é a mais predominante, pois sua forma de transmissão se dá através de alimentos e água contaminados, esgotos a céu aberto e falta de saneamento. A hepatite B é considerada uma doença sexualmente transmissível, onde a pessoas mais acometidas são os adultos jovens de 25 a 29 anos. Já a hepatite C acomete mais as pessoas acima de 50 anos. Entre as suas principais causas de transmissão estão a transfusão de sangue e o compartilhamento de material para uso de drogas (seringas, agulhas, cachimbos, entre outros), higiene pessoal (lâminas de barbear e depilar, escovas de dente, alicates de unha ou outros objetos que furam ou cortam) ou para confecção de tatuagem e colocação de piercings.

Mais notícias no Twitter da Abelhinha

Justiça Eleitoral lança aplicativo sobre candidatos

22 de julho de 2014 por Eliana Lima

O grupo de trabalho da Justiça Eleitoral responsável pelo desenvolvimento de aplicativos móveis (GT Mobile) finalizou a construção do aplicativo chamado “Candidaturas”, destinado à divulgação de candidaturas.

Por meio do aplicativo, o usuário terá acesso a informações detalhadas sobre todos os candidatos que pediram registro para as urnas de outubro, gratuito, compatível com os sistemas Android e iOs e já está disponível para download no Google Play e iTunes.

Mais notícias no Twitter da Abelhinha

Paciente sem identificação no Hospital Walfredo Gurgel

21 de julho de 2014 por Eliana Lima

O Núcleo Interno de Regulação (NIR) do Hospital Walfredo Gurgel informa sobre a permanência do paciente solicita  João Maria da Silva, internado na unidade desde o último dia 16, vítima de um acidente com moto, e pede que familiares ou amigos compareçam ao hospital.

Quando foi socorrido pelo Samu e levado para o Pronto Socorro Clóvis Sarinho (PSCS), João não tinha nenhuma identificação legal. Ele afirma morar no loteamento Paraíso, na zona norte de Natal, e trabalhar como servente de pedreiro.

Qualquer informação que possa levar a identificação de conhecidos ou familiares deve ser repassada ao NIR, pelos telefones: 3232-7611 ou 3232-7525.

Mais notícias no Twitter da Abelhinha

MARCCO sugere lei para criar símbolos imutáveis em Natal

21 de julho de 2014 por Eliana Lima

O ofício enviado pelo coordenador do Movimento Articulado de Combate à Corrupção do RN (MARCCO), Carlos José Cavalcanti de Lima, endereçado ao prefeito Carlos Eduardo, para que seja criada uma lei que crie símbolos únicos para a Prefeitura Municipal e, assim, evite que novos gestores lancem marcas a cada governo:

Ofício nº 013/2014 – MARCCO

Natal/RN, 15 de julho de 2014.

A Sua Excelência o Senhor

Carlos Eduardo Nunes Alves

Prefeito Municipal de Natal

Assunto: Criação de símbolos oficiais do município de Natal imutáveis

Senhor Prefeito,

Cumprimentando Vossa Excelência, inicialmente cumpre esclarecer que o Movimento Articulado de Combate à Corrupção do RN – MARCCO/RN é um fórum que articula entidades públicas/privadas e pessoas físicas, unidas mediante termo de compromisso de cooperação, firmado em dezembro de 2007, com a missão de propiciar o debate sobre a corrupção, seus efeitos e mecanismos de controle de forma contínua, democrática e propositiva na sociedade, bem como de cooperar para a implementação, com base no diálogo contínuo entre instituições governamentais, entidades civis, empresas e cidadãos, de uma Política Pública de Prevenção à Corrupção em todo o Estado do Rio Grande do Norte e em cada um de seus municípios.

Uma das grandes preocupações deste movimento é a busca pelo efetivo respeito por parte da administração pública, estabelecida no território potiguar, de qualquer dos Poderes da União, do Estado do Rio Grande do Norte, e dos Municípios, às disposições gerais contidas na Constituição Federal, no que se refere à obediência aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência.

Nesse contexto, o MARCCO deliberou em reunião do seu Colegiado por sugerir a Vossa Excelência que elabore projeto de lei visando a criação de símbolos oficiais do município de Natal imutáveis, ou seja, não sujeitos a alteração pelo governante da vez, o que propiciará, além da observância aos princípios constitucionais acima referidos, significativa economia para os cofres públicos, em razão dessa medida não permitir a alteração de símbolos em documentos e demais meios da máquina administrativa municipal, por ocasião da mudança de governo.

Esperando o acatamento dessa sugestão por Vossa Excelência, uma vez que atende princípios republicanos, renovo os protestos de consideração e apreço.

Atenciosamente,

Carlos José Cavalcanti de Lima

Mais notícias no Twitter da Abelhinha

STJ nega liberdade ao diretor da Match

21 de julho de 2014 por Eliana Lima

Presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), o ministro Felix Fischer negou pedido de liberdade feito pela defesa do britânico Raymond Whelan, diretor da empresa Match Services AG, autorizada oficial da Fifa para promover a venda de ingressos para os jogos da Copa do Mundo.

O pedido de liminar negado era contra outras duas decisões também liminares de magistradas do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ), que negaram a liberdade. Fischer justificou com a Súmula 691 do Supremo Tribunal Federal (STF), não cabe habeas corpus contra decisão liminar de outro tribunal antes que este julgue o mérito, sob pena de supressão de instância.

O mérito será analisado pela Sexta Turma do STJ. A relatora é a ministra Maria Thereza de Assis Moura.

Raymond Whelan foi preso temporariamente no último dia 7, no Rio de Janeiro, sob acusação de crime de cambismo, previsto no artigo 41-F do Estatuto de Defesa do Torcedor (Lei 10.671/03).

Mais notícias no Twitter da Abelhinha

Pois é

21 de julho de 2014 por Eliana Lima

O tempo passa e o trecho na Praia de Areia Preta, próximo à Praça da Jangada, continua impróprio para o banho, por causa dos esgotos que despejam seus dejetos.

Mais notícias no Twitter da Abelhinha

Juiz determina que Estado estruture PM em Baraúna

18 de julho de 2014 por Eliana Lima

O Cláudio Mendes Júnior, da comarca de Baraúna, acatou ação do Ministério Público Estadual e determinou que o governo implante melhorias na infraestrutura do Pelotão da Polícia Militar do município, com aumento do efetivo – dos atuais 12 policiais para 42 -, fornecimento de materiais bélicos (armas e munições) e instrumentos necessários ao policiamento.

Na ação civil pública, o MP afirma que o sistema de segurança pública do RN “padece de uma terrível chaga que impede o seu eficaz funcionamento, destacando-se dentre os principais problemas do município, o reduzido quadro de policiais militares.”

Atenta que “o Pelotão da Polícia Militar de Baraúna funciona em local impróprio, insalubre e inseguro, inclusive os presos são mantidos no mesmo prédio; as viaturas são em número reduzido e funcionam em péssimo estado de conservação e sem manutenção necessária; faltam materiais essenciais como armas, coletes, algemas, computadores e impressoras.”

Mais notícias no Twitter da Abelhinha

Funcionamento do Juizado do Aeroporto foi prorrogado

18 de julho de 2014 por Eliana Lima

O funcionamento da unidade do Juizado Especial Cível e Criminal do Estado instalada no Aeroporto Internacional Governador Aluízio Alves, em São Gonçalo do Amarante, foi prorrogado, pelo menos por mais 30 dias.

“A princípio vamos trabalhar com esse tempo, mas, seria mais adequado que esse prazo de trabalho fosse por, pelo menos, dois meses”, avaliou a coordenadora dos juizados, juíza Sulamita Pacheco.

Inicialmente, o Juizado do Aeroporto teria prazo para até esta sexta-feira (18). A postergação foi autorizada pelo TJRN, mas a instalação definitiva ainda dependerá de vários fatores na avaliação da magistrada.

“É preciso ouvir quais servidores teriam interesse em continuar na unidade, já que eles foram cedidos para esse serviço em caráter temporário e também verificar qual juiz teria condições de ceder definitivamente o servidor. Mas, de antemão, parabenizo os serviços prestados, porque eles vieram de áreas diferentes do Judiciário e prestaram um excelente atendimento aos passageiros que precisaram”, aponta a magistrada.

Mais notícias no Twitter da Abelhinha

Desaceleração preocupa mercado varejista no RN

17 de julho de 2014 por Eliana Lima

O dados divulgado nesta quarta (16) pelo IBGE reforçaram a preocupação dos empresários do comércio varejista no RN. De acordo com os números, houve um leve aumento nas vendas durante o  mês de maio, em 4,9%, levando o acumulado do ano a registrar alta de 4%. Maaasss…, o resultado mostra clara desacelaração no aumento das vendas no Estado.

Quadro: em maio de 2013, as vendas cresceram 10,3% e no acumulado do mesmo período (janeiro a maio) o varejo norte-rio-grandense emplacou alta de 10,8% no ano passado.

“Vimos fazendo este alerta há alguns meses. De fato, o momento é de desaceleração no consumo. Estamos crescendo, mas em ritmo menor, e isto se deve a fatores como juros mais altos (que tem, como consequência o crédito mais caro), aumento do endividamento e preços em alta. Este resultado de maio e, sobretudo, o acumulado do ano, na comparação com 2013, refletem muito claramente este cenário. O crescimento específico de maio se deu basicamente na esteira da força que tem o Dia das Mães para o comércio, tanto que os setores de lojas de departamentos (que o IBGE classifica como ‘Outros Artigos de Uso Pessoal e Doméstico’) e de Perfumaria estão entre os que mais cresceram suas vendas”, avalia o presidente da Fecomércio RN, Marcelo Queiroz.

Nos resultados de maio, sobre o mesmo mês do ano anterior, os setores que registraram as maiores altas foram: Outros Artigos de Uso Pessoal e Doméstico – Lojas de Departamentos (12,4%), Móveis e eletrodomésticos (10%); Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (1,9%).

Apesar da Copa do Mundo ter ajudado no incremento das vendas, a greve dos motoristas de ônibus prejudicou o mercado. Para Marcelo Queiroz, “um bom caminho pode ser atacar o emaranhando tributário, fiscal e burocrático que tolhe a competitividade de nossas empresas e criar mecanismos eficazes de estímulo aos diversos setores da economia. Desta forma, o mercado reagirá naturalmente”.

Mais notícias no Twitter da Abelhinha

Fim da decoração da Copa em Natal

17 de julho de 2014 por Eliana Lima

A Secretaria de Serviços Urbanos (Semsur) iniciou nesta quarta-feira (17) a retirada da decoração montada para os jogos da Copa do Mundo em Natal.

A remoção começou pela Via Costeira, BR-101 e Avenida Roberto Freire, com a retirada dos galhardetes (cartazes presos aos postes) e bandeiras. Segundo a assessoria da Semsur, “as estruturas de ferro dos aparatos serão guardadas para serem utilizados em outras oportunidades. O prazo estipulado para desmontagem completa é de trinta dias”.

Para evitar congestionamentos, a maior escala de retirada do material acontece no período noturno. Os refletores verde e amarelo que iluminaram as árvores no Parque da Cidade e nas avenidas Prudente de Morais e Hermes da Fonseca ficam até setembro, devido ao projeto Setembro Cidadão. Também continuarão expostas as luzes da torre na árvore de Mirassol e o painel instalado no viaduto de Ponta Negra.

Mais notícias no Twitter da Abelhinha

Ressaca no litoral potiguar

16 de julho de 2014 por Eliana Lima

 

A Marinha alerta aos navegantes da área do litoral do Rio Grande do Norte previsão de “Aviso de Ressaca”, com ondas de SE de 2,5 metros, na área oceânica entre as cidades de Ilhéus (BA) e João Pessoa (JP) até  às 12 do dia 18.

A Capitania dos Portos recomenda que as embarcações de pequeno porte evitem navegar no mar nestes dias e que as demais embarcações redobrem a atenção ao material de salvatagem, motores, casco, bomba de esgoto do porão, equipamentos de rádio e demais itens de segurança.

Mais informações sobre previsões meteorológicas no site do Centro de Hidrografia da Marinha – CHM www.mar.mil.br/dhn/chm/meteo/index.htm

 

Mais notícias no Twitter da Abelhinha

Nobel Mario Vargas Llosa se diz envergonhado com o Brasil, desnuda Copa, Seleção, Lula, Dilma, enaltece FHC

16 de julho de 2014 por Eliana Lima

O artigo está publicado no espanhol El País, sob o título “A máscara do gigante”:

O mito da seleção Canarinho nos fazia sonhar formosos sonhos. Mas no futebol, assim como na política, é mau viver sonhando e sempre preferível se ater à verdade, por mais dolorosa que seja

Fiquei muito envergonhado com a cataclísmica derrota do Brasil frente à Alemanha na semifinal da Copa do Mundo, mas confesso que não me surpreendeu tanto. De um tempo para cá, a famosa seleção Canarinho se parecia cada vez menos com o que havia sido a mítica esquadra brasileira que deslumbrou a minha juventude, e essa impressão se confirmou para mim em suas primeiras apresentações neste campeonato mundial, onde a equipe brasileira ofereceu uma pobre figura, com esforços desesperados para não ser o que foi no passado, mas para jogar um futebol de fria eficiência, à maneira europeia.

Nada funcionava bem; havia algo forçado, artificial e antinatural nesse esforço, que se traduzia em um rendimento sem graça de toda a equipe, incluído o de sua estrela máxima, Neymar. Todos os jogadores pareciam sob rédeas. O velho estilo – o de um Pelé, Sócrates, Garrincha, Tostão, Zico – seduzia porque estimulava o brilho e a criatividade de cada um, e disso resultava que a equipe brasileira, além de fazer gols, brindava um espetáculo soberbo, no qual o futebol transcendia a si mesmo e se transformava em arte: coreografia, dança, circo, balé.

Os críticos esportivos despejaram impropérios contra Luiz Felipe Scolari, o treinador brasileiro, a quem responsabilizaram pela humilhante derrota, por ter imposto à seleção brasileira uma metodologia de jogo de conjunto que traía sua rica tradição e a privava do brilhantismo e iniciativa que antes eram inseparáveis de sua eficácia, transformando seus jogadores em meras peças de uma estratégia, quase em autômatos.

Não houve nenhum milagre nos anos de Lula, e sim uma miragem que agora começa a se dissipar

Contudo, eu acredito que a culpa de Scolari não é somente sua, mas, talvez, uma manifestação no âmbito esportivo de um fenômeno que, já há algum tempo, representa todo o Brasil: viver uma ficção que é brutalmente desmentida por uma realidade profunda.

Tudo nasce com o governo de Luis Inácio ‘Lula’ da Silva (2003-2010), que, segundo o mito universalmente aceito, deu o impulso decisivo para o desenvolvimento econômico do Brasil, despertando assim esse gigante adormecido e posicionando-o na direção das grandes potências. As formidáveis estatísticas que o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística difundia eram aceitas por toda a parte: de 49 milhões os pobres passaram a ser somente 16 milhões nesse período, e a classe média aumentou de 66 para 113 milhões. Não é de se estranhar que, com essas credenciais, Dilma Rousseff, companheira e discípula de Lula, ganhasse as eleições com tanta facilidade. Agora que quer se reeleger e a verdade sobre a condição da economia brasileira parece assumir o lugar do mito, muitos a responsabilizam pelo declínio veloz e pedem uma volta ao lulismo, o governo que semeou, com suas políticas mercantilistas e corruptas, as sementes da catástrofe.

A verdade é que não houve nenhum milagre naqueles anos, e sim uma miragem que só agora começa a se esvair, como ocorreu com o futebol brasileiro. Uma política populista como a que Lula praticou durante seus governos pôde produzir a ilusão de um progresso social e econômico que nada mais era do que um fugaz fogo de artifício. O endividamento que financiava os custosos programas sociais era, com frequência, uma cortina de fumaça para tráficos delituosos que levaram muitos ministros e altos funcionários daqueles anos (e dos atuais) à prisão e ao banco dos réus.

As alianças mercantilistas entre Governo e empresas privadas enriqueceram um bom número de funcionários públicos e empresários, mas criaram um sistema tão endiabradamente burocrático que incentivava a corrupção e foi desestimulando o investimento. Por outro lado, o Estado embarcou muitas vezes em operações faraônicas e irresponsáveis, das quais os gastos empreendidos tendo como propósito a Copa do Mundo de futebol são um formidável exemplo.

O governo brasileiro disse que não havia dinheiro público nos 13 bilhões que investiria na Copa do Mundo. Era mentira. O BNDES (Banco Brasileiro de Desenvolvimento Econômico e Social) financiou quase todas as empresas que receberam os contratos para obras de infraestrutura e, todas elas, subsidiavam o Partido dos Trabalhadores, atualmente no poder. (Calcula-se que para cada dólar doado tenham obtido entre 15 e 30 em contratos).

As obras da Copa foram um caso flagrante de delírio e irresponsabilidade

As obras em si constituíam um caso flagrante de delírio messiânico e fantástica irresponsabilidade. Dos 12 estádios preparados, só oito seriam necessários, segundo alertou a própria FIFA, e o planejamento foi tão tosco que a metade das reformas da infraestrutura urbana e de transportes teve de ser cancelada ou só será concluída depois do campeonato. Não é de se estranhar que o protesto popular diante de semelhante esbanjamento, motivado por razões publicitárias e eleitoreiras, levasse milhares e milhares de brasileiros às ruas e mexesse com todo o Brasil.

As cifras que os órgãos internacionais, como o Banco Mundial, dão na atualidade sobre o futuro imediato do país são bastante alarmantes. Para este ano, calcula-se que a economia crescerá apenas 1,5%, uma queda de meio ponto em relação aos dois últimos anos, nos quais somente roçou os 2%. As perspectivas de investimento privado são muito escassas, pela desconfiança que surgiu ante o que se acreditava ser um modelo original e resultou ser nada mais do que uma perigosa aliança de populismo com mercantilismo, e pela teia burocrática e intervencionista que asfixia a atividade empresarial e propaga as práticas mafiosas.

Apesar de um horizonte tão preocupante, o Estado continua crescendo de maneira imoderada – já gasta 40% do produto bruto – e multiplica os impostos ao mesmo tempo que as “correções” do mercado, o que fez com que se espalhasse a insegurança entre empresários e investidores. Apesar disso, segundo as pesquisas, Dilma Rousseff ganhará as próximas eleições de outubro, e continuará governando inspirada nas realizações e logros de Lula.

Se assim é, não só o povo brasileiro estará lavrando a própria ruína, e mais cedo do que tarde descobrirá que o mito sobre o qual está fundado o modelo brasileiro é uma ficção tão pouco séria como a da equipe de futebol que a Alemanha aniquilou. E descobrirá também que é muito mais difícil reconstruir um país do que destruí-lo. E que, em todos esses anos, primeiro com Lula e depois com Dilma, viveu uma mentira que seus filhos e seus netos irão pagar, quando tiverem de começar a reedificar a partir das raízes uma sociedade que aquelas políticas afundaram ainda mais no subdesenvolvimento. É verdade que o Brasil tinha sido um gigante que começava a despertar nos anos em que governou Fernando Henrique Cardoso, que pôs suas finanças em ordem, deu firmeza à sua moeda e estabeleceu as bases de uma verdadeira democracia e uma genuína economia de mercado. Mas seus sucessores, em lugar de perseverar e aprofundar aquelas reformas, as foram desnaturalizando e fazendo o país retornar às velhas práticas daninhas.

Não só os brasileiros foram vítimas da miragem fabricada por Lula da Silva, também o restante dos latino-americanos. Por que a política externa do Brasil em todos esses anos tem sido de cumplicidade e apoio descarado à política venezuelana do comandante Chávez e de Nicolás Maduro, e de uma vergonhosa “neutralidade” perante Cuba, negando toda forma de apoio nos organismos internacionais aos corajosos dissidentes que em ambos os países lutam por recuperar a democracia e a liberdade. Ao mesmo tempo, os governos populistas de Evo Morales na Bolívia, do comandante Ortega na Nicarágua e de Correa no Equador – as mais imperfeitas formas de governos representativos em toda a América Latina – tiveram no Brasil seu mais ativo protetor.

Por isso, quanto mais cedo cair a máscara desse suposto gigante no qual Lula transformou o Brasil, melhor para os brasileiros. O mito da seleção Canarinho nos fazia sonhar belos sonhos. Mas no futebol, como na política, é ruim viver sonhando, e sempre é preferível – embora seja doloroso – ater-se à verdade.

Mais notícias no Twitter da Abelhinha

TCE audita RN Sustentável

16 de julho de 2014 por Eliana Lima

Na sessão do Pleno do Tribunal de Contas do Estado, a conselheira Adélia Sales apresentou o relatório final de auditoria financeira elaborado pela Comissão de Auditoria de Operações de Crédito Externo sobre a aplicação dos recursos destinados ao Projeto RN Sustentável, decorrente de empréstimo obtido junto ao Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD), relativo ao período de 4 de outubro de 2012 a 31 de dezembro de 2013.

Lupas sobre áreas de com trole interno, orçamento, aquisições, diárias e análise das demonstrações financeiras, conclui-se que a Unidade de Gerenciamento do Projeto mantém controles e procedimentos contábeis-financeiros-gerenciais razoáveis para a implementação das atividades do projeto RN Sustentável em seus aspectos gerais, com algumas exceções.

Mais notícias no Twitter da Abelhinha

TCE condena mais ex-gestores municipais

16 de julho de 2014 por Eliana Lima

Realização de despesas não foram comprovadas, o que acarreta a presunção de que ocorreu destinação irregular, levou o conselheiro Poti Júnior a considerar irregular a prestação de contas do ex-prefeito Adilson Pereira, de Senador Eloy de Souza, referente aos 1° e 2° semestres de 2001. Resultado: terá que ressarcir o erário em R$ 127.847,00.

Do processo de documentação comprobatória de despesas dos meses de janeiro a abril de 2000, sob a responsabilidade do ex-prefeito de João Câmara, Ariosvaldo Targino, o conselheiro em substituição legal Marco Montenegro votou pela desaprovação das contas, com a restituição de 27.308,00 referente à devolução de cheques e saques, o que acarretou a cobrança de juros, multas e taxas em favor do banco credor, além da aplicação de multas ao ordenador da despesa.

Da prestação de contas referente ao exercício de 2011 da prefeitura de Marcelino Vieira, o voto foi pela aplicação de multa de R$ 30.584,00, por atraso na entrega das referidas prestações de contas.

Mais notícias no Twitter da Abelhinha

Graça Foster receberá homenagem internacional dos engenheiros de petróleo

16 de julho de 2014 por Eliana Lima

Pela primeira vez uma engenheira brasileira receberá o prêmio máximo da Sociedade dos Engenheiros do Petróleo Mundial – Society of Petroleum Engineers – SPE. Esta brasileira é a poderosa presidente da Petrobras, Graça Foster, que receberá o Distinguished Lifetime Achievement Award 2014, concedido a profissionais que deram contribuição excepcional para a indústria mundial de petróleo e gás.

A SPE é a maior organização profissional do mundo voltada para o segmento de Exploração & Produção da indústria de petróleo e gás, com cerca de 123 mil membros de 135 países. O prêmio será entregue durante o encontro anual da organização, SPE Annual Technical Conference and Exhibition 2014, no dia 28 de outubro em Amsterdã, Holanda.

Mais notícias no Twitter da Abelhinha

Governo paga amanhã 1ª parcela do 13º

15 de julho de 2014 por Eliana Lima

O Governo do Estado informa que depositará nesta quarta-feira (16) na conta dos servidores a 1ª parcela (equivalente a 20%) do 13º salário de 2014.

Segundo a Secretaria de Planejamento, o volume de recursos será de R$ 55 milhões.

A 2ª parcela (20%) será depositada no dia 18 de agosto e a 3ª (60% restantes), no dia 20 de dezembro.

Mais notícias no Twitter da Abelhinha

ABIH entregará resultado à governadora, prefeito e candidatos

15 de julho de 2014 por Eliana Lima

A ABIH-RN) vai entregar à governadora Rosalba Ciarlini, ao prefeito Carlos Eduardo e aos candidatos ao governo do Estado cópia da pesquisa que encomendou sobre o perfil do turista que esteve em Natal durante a Copa do Mundo, produzida pelo Instituto Consult.

Os números levantados, segundo a Associação, servem de instrumento para planejar o turismo ainda para este ano e, principalmente, para os próximos. A data para entrega do documento aos candidatos será definida pela diretoria da nos próximos dias.

Mais notícias no Twitter da Abelhinha

Senac abre processo seletivo para cursos gratuitos

15 de julho de 2014 por Eliana Lima

O Sistema Fecomércio RN, por meio do Senac, abre nesta quarta (16) processo seletivo para 1.317 bolsas de estudos gratuitas em 38 opções de cursos para os municípios de Natal, Mossoró, Parnamirim, Macaíba, Caicó e Assú, com inscrições pelo site www.rn.senac.br/psg, até o dia 22 de julho. A capacitação para os selecionados começa em agosto.

Estão disponíveis formações nas áreas de informática, gestão e negócios, saúde, beleza, turismo e hospitalidade. Técnico em Guia de Turismo, Técnico em Logística, Cabeleireiro, Editor Gráfico e Operador de Computador.

Para participar, o candidato deve apresentar renda familiar mensal de até dois salários mínimos, por pessoa, e atenda aos requisitos exigidos pelo curso escolhido, que variam de acordo com a modalidade selecionada.

Mais notícias no Twitter da Abelhinha

Eleitor fora do domicílio eleitoral poderá votar para presidente

15 de julho de 2014 por Eliana Lima

O eleitor que estiver fora do domicílio eleitoral no primeiro ou no segundo turno das eleições, com situação regular no cadastro eleitoral, poderá votar para presidente e vice. Para isso, deve se habilitar na Justiça Eleitoral no período de 15 de julho a 21 de agosto, informando o local em que pretende votar, apresentando documento oficial com foto.

Cadastrado, ficará automaticamente apto a votar no local onde informou que estará no dia do pleito, mas será desabilitado para votar na sua seção de origem. A alteração ou o cancelamento da habilitação poderão ser requeridos até o término do prazo para o pedido.

Além das capitais, municípios com mais de 200 mil eleitores estarão aptos a oferecer voto em trânsito, totalizando 92 cidades brasileiras.

Nas eleições gerais de 2010, a possibilidade desse voto ficou restrita às capitais.

Mais notícias no Twitter da Abelhinha

PRE vai à Justiça contra 86 candidatos

15 de julho de 2014 por Eliana Lima

A Procuradoria Regional Eleitoral no RN (PRE) ingressou até o último domingo (13) com 89 ações de impugnação de registro de candidatura contra 86 candidatos, duas coligações e um partido que não apresentaram todos os requisitos exigidos pela legislação eleitoral para concorrerem às Eleições 2014. São um candidato a vice, dois ao Senado, dois à suplência, 17 candidatos a deputado federal e 64 a estadual.

Mas, parte das irregularidades apontadas poderão ser sanadas no decorrer do processo, por meio de diligências e da apresentação de comprovantes e documentos.

O procurador regional Eleitoral Gilberto Barroso Júnior e a procuradora Eleitoral substituta Cibele Benevides apontam mais de um tipo de irregularidade nos requerimentos de registro, seja por desincompatibilização dos cargos públicos que exerciam antes do prazo legal (três meses antes do início do pleito) e falta de comprovação dos requisitos para filiação partidária (para concorrer em 2014 é necessário estar filiado à legenda pela qual pretende se candidatar desde 5 de outubro de 2013). Também tem implicações por desrespeito à Lei da Ficha Limpa, por falta de quitação junto à Justiça Eleitoral, etc e mais.

 Na lista enviada pelos procuradores:

Deputados estaduais:

Abraão Dutra Dantas; Afrânio de Souza Amorim; Agnelo Alves; Airton Pereira da Silva; Albert Dickson de Lima; Alexasandra da Rocha; Alisson Ferreira do Nascimento; Álvaro Manuel Ferreira Monteiro; Amaro Alves Saturnino; Ana Carolina da Silva Dias; Antônio Marcelino de Souza Martins Neto; Araken Batista Araújo da Silva; Bernardino de Sena Fonseca; Edilson Carlos de Souza; Eleázaro Damião de Carvalho; Eliana Torres dos Santos; Eliane de Araújo Lourenço; Eson Queiroz Guerra; Ezequiel Galvão Ferreira de Souza; Fabíola Pereira da Silva; Fernando de Lima Fernandes; Fernando Wanderley Vargas da Silva; Francisco Bento de Moura Júnior; Francisco de Assis José dos Santos; Francisco Djailton; Francisco José Lima Silveira; Francisco Moacir Soares; Hermano da Costa Moraes; Ivanilda de Araújo Neri; João Cláudio Oliveira de Farias; João Maria Ricardo de Andrade Lima; Jocelin de Lima Bezerra; Jorge Luiz da Silva; José Amazan Silva; José Cosme de Oliveira; José Vander de Araújo de Maria; Josmar Rocha do Espírito Santo; Kerginaldo Venâncio e Silva de Souza; Larissa Daniela da Escóssia Rosado; Lourival Ribeiro da Silva; Lucilene Paulina de Melo Dantas; Lucinéia Florêncio de Oliveira Miranda de Lima; Lúcio Flávio Cavalcanti; Luís Soares Gomes; Márcio Bezerra de Azevedo; Marcos Antônio Araújo Pereira; Maria da Conceição Cesário; Maria das Graças da Silva Lucas; Maria do Socorro Mariano da Cunha; Maria Goreth Orrico; Marisa Eunice Noia de Lima; Miguel Salviano do Nascimento; Milton Teixeira Filho; Nelter Lula de Queiroz Santos; Nilson Araújo; Paulo Pacheco da Silva; Raimundo Antônio de Oliveira Neto; Raimundo Nonato Pessoa Fernandes; Ranilton Silva da Cunha; Rogério Pessoa Diniz; Rômulo Estânrley Souza de Medeiros; Rudson Raimundo Honório Lisboa; Samyr Silva Bezerra Jácome; e Sidney Elias Benigno.

Deputados federais:

Betinho Rosado; Edson Bezerra de Oliveira; Francisca Marília Soares da Silva; Hugo Manso; José de Brito Sobrinho; Josenildo Martins de Souza; Luiz Gonzaga de Pontes Lucena; Paula Fernanda da Silva Santos; Rachel Ribeiro de Oliveira Alves; Revil Alves; Risolange Tito da Costa; Rivaldo Felix de Lima; Rogério Marinho; Ronaldo Joaquim da Silva; Rui Barbosa de Araújo; Sérgio Menezes Pastel; Vital Nogueira de Souza.

Segundos suplentes de senador

Moacy Silvério da Silva e Theodorico Bezerra Netto.

Senadores

Lailson de Almeida e Wilma Maria de Faria.

Vice-governador

João da Silva Maia

Mais notícias no Twitter da Abelhinha