Sindipostos adere ao “Dia sem Imposto”

23 de abril de 2014 por Eliana Lima

O Sindicato do Comércio Varejista dos Derivados de Petróleo do RN Sindipostos) participará da campanha “Dia sem Imposto”, que será promovida em todo o Brasil no dia 24 de maio.

No RN, a campanha é organizada pela Câmara de Dirigentes Lojistas. “Como a carga tributária é alta e nem todos os comerciantes têm um lastro financeiro para conseguir absorver o custo de comercializar o produto, durante um dia, sem qualquer imposto, estamos identificando quais os postos que irão participar”, explica o presidente do Sindicato, Antonio Sales.

Mais notícias no Twitter da Abelhinha

MP oferece denúncia contra ex-diretor da Penitenciária João Chaves

23 de abril de 2014 por Eliana Lima

Ex-diretor da Penitenciária João Chaves autuado em flagrante, no dia 12 de abril, pela solicitação do trabalho de três apenados em obras na sua própria residência, Rondinelle Victor dos Santos foi alvo do Ministério Público do RN, que ofereceu denúncia à Justiça contra ele, pela prática de corrupção passiva.

Os detentos teriam executado o serviço entre o início da manhã e até o final da tarde, quando foram surpreendidos com a chegada de força policial enviada para averiguar denúncia. De acordo com o MP, a “conduta configura vantagem indevida e está tipificada no Código Penal Brasileiro (CPB), no artigo 337, caput – solicitar ou receber, para si ou para outrem, direta ou indiretamente, ainda que fora da função ou antes de assumi-la, mas em razão dela, vantagem indevida, ou aceitar promessa de tal vantagem. A pena estipulada para o ato ilegal é reclusão de dois a 12 anos e multa”.

Mais notícias no Twitter da Abelhinha

UFRN seleciona professores para autoria de material didático dos cursos técnicos do IMD

23 de abril de 2014 por Eliana Lima

O Instituto Metrópole Digital (IMD) da UFRN abriu inscrições – até o dia 5 de maio – para seleção de professores pesquisadores conteudistas para elaboração de material didático auxiliar, para Ensino a Distância (EaD), dos Cursos Técnicos. São 27 vagas, o que corresponde ao mesmo número de disciplinas.

Disciplinas: Inglês Técnico II; Banco de Dados; Desenvolvimento Desktop; Dispositivos Móveis, Desenvolvimento Web; Autoria Web; Sistemas de Conectividade; Infraestrutura de Redes; Redes de Computadores; Segurança de redes; Circuitos Eletrônicos; Sistemas Digitais; Técnico de Instalação e Manutenção; Prototipagem e Montagem de Placa Circuito Impresso; Projetos de Sistemas Multi-Controlados; Projetos de Sistemas RF; Sensores Atuadores; Controle e Servomecanismo; Matemática Aplicada a Jogos; Design de Jogos Digitais; Introdução a Jogos Digitais; Criação de Personagens e Narrativas de Jogos; Desenvolvimento de Jogos Web; Desenvolvimento de Jogos para Dispositivos Móveis; Inteligência Artificial para Jogos; Física Aplicada a Jogos I; e Modelagem 2D.

Link do edital aqui.

Mais notícias no Twitter da Abelhinha

Fecomércio RN oferecerá aulões gratuitos para o Enem

23 de abril de 2014 por Eliana Lima

O Sistema Fecomércio do RN oferecerá “aulões” gratuitos de revisão para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), por meio do Programa de Comprometimento e Gratuidade (PCG), que serão realizados pelo Sesc, com 540 vagas para Natal, Mossoró e Caicó.

As inscrições ficam abertas até a próxima segunda-feira (28), das 8h às 16h (exceto no fim de semana), nas unidades Sesc das respectivas cidades. O edital completo e mais informações estão disponíveis no site www.sescrn.com.br/.

Para as aulas, o Sesc RN firmou parceria com os melhores professores e instituições de ensino dos três municípios potiguares. Tudo é gratuito, da inscrição ao material didático, com abordagens das disciplinas de Ciências Humanas (História, Geografia, Filosofia e Sociologia), Ciências da Natureza (Física, Química e Biologia), Linguagens, Códigos e suas tecnologias (Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Língua Espanhola e Artes) e Matemática.

A lista com os selecionados será divulgada dia 2 de maio, no site do Sesc RN, e as aulas começam serão de 5 de maio a 31 de outubro.

Mais notícias no Twitter da Abelhinha

TCE vai fiscalizar portais da transparência de prefeituras do RN

23 de abril de 2014 por Eliana Lima

O Tribunal de Contas do Estado jogou as lupas sobre os municípios que não estão atualizando os “portais da transparência com dados devidamente atualizados e acessíveis a todos os cidadãos”.

Os municípios que estiveram irregular não terão as Certidões de Atendimento à Transparência da Gestão Fiscal – documento exigido para a celebração de convênios – liberadas pela Corte do Contas.

A decisão foi tomada após reunião com representante do Movimento Articulado de Combate à Corrupção – MARCCO, onde foi acatada a formação de um grupo de trabalho para fazer análise detalhadas dos portais. Atualmente, em analise preliminar, observou-se que apenas 35% dos municípios disponibilizam seus dados na Internet.

Mais notícias no Twitter da Abelhinha

UFRN treinará voluntários da Copa em Natal

22 de abril de 2014 por Eliana Lima

A UFRN treinará, a partir de sábado, cerca de mil voluntários que vão atuar durante a Copa do Mundo como recepcionistas, que irão orientar torcedores em Natal. Também para atuar em situações de atendimento rápido, indicando sinalização e colaborar em situações de tumulto.

A Universidade de Brasília (UnB) é responsável pela formação de voluntários em nível nacional e em Natal fica a cargo da professora Conceição Fraga, pró-reitora adjunta de Extensão da UFRN (PROEX).

Os mil voluntários selecionados pelo site Brasil Voluntários, do governo federal, vão ser divididos em quatro grupos, cada um com 250 pessoas.

A primeira formação será sobre mobilidade, com participação da Secretaria municipal de Mobilidade Urbana (Semob), a segunda abordará segurança, com participação do Corpo de Bombeiros. Os outros dois temas serão educação física e teatro, com colaboração de docentes do DEF/UFRN e do DEART/UFRN. Todos com o trabalho de 40 monitores capacitados por professores da UnB.

Calendário e locais do curso

26 e 27 de abril: no prédio da reitoria da UFRN;

3 e 4 de maio: em 15 salas no Setor II de aulas do Campus Central;

17 e 18 de maio: no prédio da reitoria;

24 e 25 de maio: no Setor III de aulas.

Mais notícias no Twitter da Abelhinha

Reunião com cúpula da Sesed termina sem resultados

22 de abril de 2014 por Eliana Lima

Representantes das associações de praças e de oficiais da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros do RN se reuniram com a cúpula da Segurança Pública, na tarde de hoje (22). Presidente da Associação dos Cabos e Soldados da PM, o soldado Roberto Campos disse que o Governo não apresentou, novamente, nenhum posicionamento concreto sobre a pauta de reivindicações da categoria.

Foi agendada uma nova reunião para o dia 5 de maio, em torno dos outros 11 pontos da pauta de reivindicações. “Mais uma vez saímos sem uma definição para nossa luta e, agora, os policiais e bombeiros serão informados do resultado e vão deliberar se continuam a paralisação”, lamenta o policial. Agora, vão se reunir em assembleia e decidir se mantêm ou não o movimento grevista.

Pauta de reivindicações das duas categorias: Lei de Promoção de Praças; Reajuste de 56,7% do subsídio e a inclusão da database ao texto da leu; Devido enquadramento dos níveis remuneratórios; Pagamento das férias; Integralização dos vencimentos dos que foram promovidos e ainda não recebem de acordo com a graduação; Revisão da lei e reajuste da Diária Operacional; Admissão de etapa alimentação com verba indenizatória; Revisão do estatuto da Polícia Militar (Carga horária); Substituição do RDPM por código de ética; Complementação dos efetivos de acordo com o previsto nas leis de fixação do efetivo e convocação dos 824 suplentes; Assistência à saúde psíquica do PM e do BM.

Mais notícias no Twitter da Abelhinha

BNB aplicará 2,5 milhões em patrocínios

22 de abril de 2014 por Eliana Lima

O Banco do Nordeste abriu seleção pública de projetos para patrocínio em 2014 com orçamento de R$ 2,5 milhões, que será distribuído de acordo com critérios estabelecidos no edital disponível na página da instituição na Internet.

As inscrições começam nesta terça (22) e seguem até às 23h59 (horário de Brasília) do dia 16 de maio, exclusivamente pela Internet, nno endereço bnb.gov.br/patrocinio. O resultado final será divulgado em 18 de julho. Os projetos deverão ser realizados entre 1º de agosto e 31 de dezembro.

Os projetos deverão ser desenvolvidos na área de atuação do Banco do Nordeste, que abrange os nove Estados do Nordeste (Rio Grande do Norte, Maranhão, Piauí, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia), o norte de Minas Gerais (incluindo os Vales do Mucuri e do Jequitinhonha) e o norte do Espírito Santo.

Mais notícias no Twitter da Abelhinha

PMs entram em greve por tempo indeterminado

22 de abril de 2014 por Eliana Lima
Policiais acampados no Centro Administrativo - Foto: ACS

Policiais acampados no Centro Administrativo – Foto: ACS

A informação é da Associação dos Cabos e Soldados da Polícia Militar do RN. Afirma que policiais militares, acampados desde o último dia 8 na frente à Governadoria, vão permanecer no local e “iniciam nova paralisação, desta vez por tempo indeterminado, a partir das 7h desta terça-feira (22). A decisão foi tomada após uma assembleia realizada na semana passada no mesmo local do acampamento”.

Justificam que da com o procurador-geral do Estado, Miguel Josino, ontem (21), onde apresentaram detalhes da pauta de reivindicação, receberam “como resposta o compromisso do procurador em formar uma mesa de negociação com a governadora ainda na manhã desta terça”. Assim, decidiram que vão “aguardar o resultado dessa mesa de negociação”.

“A expectativa é de uma grande participação de praças vindos também do interior do Estado para somar a esta luta que só têm um motivo, garantir ao cidadão um melhor serviço de segurança pública”, disse Roberto Campos, presidente da ACS.

Nova barracas foram montadas para acolher os PMs durante paralisação, com uma cozinha improvisada.

Mais notícias no Twitter da Abelhinha

Feriadão: governo lança campanha educativa para evitar acidentes no trânsito

16 de abril de 2014 por Eliana Lima

detran1

Para prevenir acidentes durante o feriadão, a Secretaria de Comunicação do Governo e o Detran lançaram nesta quarta (16) a segunda fase da campanha educativa “Mais Gentileza, Menos Acidentes”, que há um mês incentiva gentileza que gera gentileza e evita acidente no trânsito.

Até domingo (20), peças estão em exibição para chamar a atenção dos condutores em torno da necessidade de dirigir com segurança nas estradas.. “Tradicionalmente, é um dos feriados onde, ironicamente, mais acontecem acidentes nas estradas”, alerta o diretor do Detran, Willy Saldanha.

Além de vídeo e spot em rádio, a Assecom, com assinatura da Executiva Propaganda, preparou duas peças para compartilhamentos nas redes sociais. “É uma forma de agilizar a informação”, diz o secretário Paulo Araújo (Comunicação). “A própria peça alerta para o cuidado de não utilizar o smartphone ao dirigir, como é cada vez mais comum”.

O Governo também leva ao ar, neste período, campanha educativa de incentivo à doação de sangue, além do aplicativo na internet que que o Hemonorte lançou para modernizar e agilizar o gesto de solidariedade de doadores de sangue no RN. Mais informações sobre o aplicativo em instantes.

Mais notícias no Twitter da Abelhinha

Plantão da Caern durante o feriadão

16 de abril de 2014 por Eliana Lima

 A Caern montará plantão durante o feriadão que juntará Semana Santas e Dia de Tiradentes, de quinta (17) à segunda (21). Técnicos e operadores escalados ficarão divididos em sete regionais. Em Natal, as solicitações podem pelo telefone 115 e 0800-084-0195, 24 horas.

A Regional Natal Sul atende os bairros da zonas Sul, Leste e Oeste da capital. Na Regional Natal Norte, que atende à zona Norte, alguns municípios e praias, entre eles Caiçara e São Bento do Norte, equipes ficarão de prontidão para atender as demandas de água e esgoto, além de técnicos que ficarão de sobreaviso em caso de problemas graves.

A Regional Mossoró terá até três equipes para manutenção de água e esgoto, que podem aumentar de acordo com a demanda. Para as cidades atendidas pela Regional Assú, será uma equipe de plantão. Em Macau, também uma equipe de água e uma de esgoto. Nas demais cidades da regional, São Rafael, Santana do Matos, Paraú, Fernando Pedrosa, Ipanguaçu, Pendências, Angicos, Afonso Bezerra, Pedro Avelino, Carnaubais, Alto do Rodrigues, Guamaré e Porto do Mangue, serão mantidas a mesma sistemática de plantões de fim de semana.

Na Regional de Pau dos Ferros, nos dias 19 e 21 terão três equipes de plantão, na sexta (18) e no domingo (20), as equipes ficarão de sobreaviso. Na Regional Caicó, equipes de plantão de água e esgoto para atender os municípios seridoenses Currais Novos, Parelhas e Acari. Além de operadores de sobreaviso. A Regional Litoral Sul atende vários municípios e praias, como Parnamirim, Barra de Maxaranguape, Cotovelo, Pipa e Tibau do Sul, a exemplo das outras regionais terá equipes de plantão e técnicos em sobreaviso.

Mais notícias no Twitter da Abelhinha

Centro de Distribuição de Ingressos da Fifa abre dia 18 em Natal

16 de abril de 2014 por Eliana Lima

Com exceção de Brasília e Porto Alegre, que não serão abertos até o início do maio, as demais cidades-sede da Copa do Mundo terão centros de Distribuição de Ingressos da FIFA abertos na próxima sexta (18), ao meio-dia (horário local), somente para a retirada de ingressos.

Durante as primeiras três semanas, estarão disponíveis ao público de sexta-feira a domingo. As informações sobre os locais e os horários de funcionamento dos centros estão no site Fifa.com.

Na abertura, a imprensa não terá acesso ao interior dos centros. A entrada será permitida apenas para fotógrafos e cinegrafistas.

Mais notícias no Twitter da Abelhinha

Juiz condena por crime de corrupção envolvidos na Operação Assepsia

15 de abril de 2014 por Eliana Lima

O juiz José Armando Ponte Junior, da da 7ª Vara Criminal, condenou o advogado e procurador do Município de Natal Alexandre Magno Alves de Souza e os empresários Rosimar Gomes Bravo e Antônio Carlos de Oliveira Júnior, representantes da Associação Marca, na primeira sentença em denúncia oferecida pelo Ministério Público do RN por esquema criminoso montado nas gestões das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e Ambulatórios Médicos Especializados (AMEs), desbaratado com a investigações da Operação Assepsia, deflagrada no final de junho de 2012.

Alexandre Magno Alves de Souza foi condenado pelo crime de corrupção passiva, com pena definitiva fixada em quatro anos e oito meses de prisão, mais 160 dias-multa, com o valor do dia multa fixado em metade do salário mínimo vigente em junho de 2011. Cumprirá inicialmente em regime semi-aberto, e poderá recorrer em liberdade. O juiz determinou também  a perda do cargo efetivo de Procurador do Município de Natal, por reconhecer “sua inteira incapacidade moral para o exercício de funções públicas”.

Rosimar Bravo e Antônio Carlos foram condenados por corrupção ativa. Rosimar teve pena definitiva de três anos e seis meses de reclusão,  120 dias-multa , com o valor do dia multa também fixado em metade do salário mínimo vigente em junho de 2011. Com pena menor, o magistrado substituiu a pena privativa de liberdade aplicada à Rosimar por duas penas restritivas de direito, sendo uma delas à prestação de serviços a ser cumprida junto à entidade escolhida pela competente Vara de Execuções Penais da Comarca do Rio de Janeiro, onde reside a acusada. Também, à prestação pecuniária em favor de entidade filantrópica sediada em Natal, no valor de R$ 20 mil. O juiz também permitiu que ela recorra da sentença em liberdade.

Antônio Carlos foi condenado a três anos de reclusão e 100 dias-multa, também fixando o valor do dia-multa em metade do salário mínimo vigente em junho de 2011. Também substituiu a pena privativa de liberdade por duas restritivas de direito, sendo a prestação de serviços à comunidade junto à entidade escolhida pela Justiça no Rio, e a prestação pecuniária no valor de R$ 15 mil para entidade filantrópica de Natal. Também poderá recorrer em liberdade.

Aos três acusados, a condenação do pagamento de custas processuais, no prazo de dez dias.

Mais notícias no Twitter da Abelhinha

PT, SDD e PCdoB se unem para as eleições deste ano

15 de abril de 2014 por Eliana Lima

Presidentes dos PT, PCdoB e Solidariedade se reúnem na noite desta terça-feira (15) para traçar sobre alianças rumos às urnas de outubro no RN.

União para não serem engolidos pelos gigantes, em coligações proporcionais e majoritárias.

À frente, Heraldo Paiva (PT), Kelps Lima (Solidariedade), Fábio Dantas e Antenor Roberto (PCdoB).

É aguardar se vão migrar para as candidaturas de Henrique Alves, Robinson Faria ou Rosalba Ciarlini. Ou.

Mais notícias no Twitter da Abelhinha

Hermano Morais é reeleito presidente da CCJ

15 de abril de 2014 por Eliana Lima

Com presenças dos deputados Kelps Lima (eleito vice-presidente), George Soares (PR), Agnelo Alves (PDT), Getúlio Rego (DEM) e membros da Associação dos Delegados de Polícia Civil do RN (Adepol), o deputado estadual Hermano Morais (PMDB) foi reeleito na manhã de hoje (15) o presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa do RN.

Das atividades da CCJ, a avaliação de projetos de lei encaminhados pelos deputados, de matérias relativas a direito constitucional, penitenciário e processual, e em torno da divisão e organização judiciárias; redação final das proposições em geral, etc e mais.

O mandato é de um ano.

Mais notícias no Twitter da Abelhinha

Caicó ganhará fábrica de sorvetes SterBom

14 de abril de 2014 por Eliana Lima
A governadora, o secretário Sílvio Torquato (Desenvolvimento, o empresário Pedro Jales - Foto: Elias Elsie

A governadora, o secretário Sílvio Torquato (Desenvolvimento, o empresário Antônio Jales – Foto: Elias Elsie

A governadora Rosalba Ciarlini segue o roteiro de agenda positiva e, na manhã desta segunda (14),, assinou o protocolo de intenções para a instalação de uma fábrica de sorvetes SterBom no Distrito Industrial de Caicó, com a rubrica também do prefeito da cidade, Roberto Germano, e pelo presidente da empresa, Antônio Jales.

A de 50 hectares já foi desapropriada. O novo distrito será construído próximo ao contorno rodoviário no sentido Caicó-Jucurutu, com a produção do masterplan, uma modalidade de divisão do terreno em lotes que segue especificações técnicas.

Mais notícias no Twitter da Abelhinha

Itaú Unibanco é condenado a pagar R$ 5 mi por dano moral coletivo no RN

14 de abril de 2014 por Eliana Lima

A sentença do juiz Carlos Eduardo Marcon, substituto da 5ª Vara de Trabalho de Natal, foi favorável à ação do Ministério Público do Trabalho no RN (MPT) e condenou o Itaú Unibanco a pagar R$ 5 milhões por dano moral coletivo diante de metas abusivas, quadro insuficiente de bancários, jornadas excessivas e discriminação.

Na ação civil pública movida pelo MTP, o procurador Fábio Romero atenta que “o objetivo do lucro não pode atropelar a proteção à saúde física e mental do trabalhador”, mas, mesmo assim, o banco praticou “ao reduzir o quadro de empregados, o banco não levou em conta a qualidade de vida dos bancários que permaneceram nos postos de trabalho, obrigados a exercerem jornadas extenuantes em busca de metas inatingíveis, sem sequer receberem pelas horas extras, chegando a sacrificar a vida pessoal e a própria saúde”.

Em decisão liminar, o banco já estava obrigado a cessar as irregularidades, sob pena de multa de R$ 20 mil por dia de descumprimento, medida que foi mantida na condenação, mas continuou e os representantes do banco sequer compareceram ao julgamento, assim, a empresa é considerada revel e confessa.

Denunciou Fábio Romero: –  “Os bancários eram vítimas de verdadeiro assédio moral coletivo, com repercussão inclusive no convívio familiar”.

 O juiz considerou que “a reclamada, de forma clara, consciente e deliberada, pratica condutas com nítido interesse de obter vantagem econômica, reduzindo o número de funcionários, aumentando as metas, exigindo forças superiores dos trabalhadores, com vistas a incrementar seu lucro desmedidamente”.

Mais notícias no Twitter da Abelhinha

Patrícia Abravanel fala da sua relação com Fábio Faria e da gravidez

14 de abril de 2014 por Eliana Lima

A informação é o blog  Celebridades, do Yahoo:

“Grávida de 4 meses do deputado federal Fábio Faria, 36, Patrícia Abravanel, 36, revelou que já estava cansada de esperar o príncipe encantado.

“Não quis mais esperar o príncipe encantado, com o tempo você percebe que isso não existe. Relacionamento é construído no dia a dia e, cada vez mais, tenho certeza de que fiz uma escolha acertada”, confessou a famosa ao jornal “Extra”.

Namorando há cerca de 9 meses com o político, a filha de Silvio Santos, 83, comentou que eles não planejaram a chegada de um herdeiro. “Não acho que foi precipitado, mas também não foi planejado. Aconteceu e estava na hora”.

Patrícia ainda disse que está curtindo muito essa fase em sua vida. “Estamos montando o quartinho, o enxoval está ficando pronto. É uma fase gostosa”, afirmou a mamãe de primeira viagem”.

Mais notícias no Twitter da Abelhinha

Alunos da UnP vão realizar protesto por segurança em Natal

14 de abril de 2014 por Eliana Lima

O  organizada pelo Diretório Central dos Estudantes da Universidade Potiguar (DCE-UnP) e os Centros Acadêmicos de diversos cursos da Instituição vão realizar um mobilização em frente à UnP Salgado Filho, nesta segunda-feira (14), a partir das 18h, para cobrar mais segurança pública para os universitários e moradores das regiões próximas ao Campus.

A decisão partiu da situação insustentável de constantes assaltos, furtos e até mesmo sequestro relâmpago nos arredores da Universidade. Os estudantes empunharão faixas, cartazes e usarão roupa preta. Garantem que a manifestação será pacifica e que as vias não serão interditadas.

“A expectativa é que mais de 500 estudantes participem do ato, que cobrará das autoridades mais segurança pública” informa Tony Robson, presidente do Diretório.

Mais notícias no Twitter da Abelhinha

Eleika Bezerra para governadora do RN

14 de abril de 2014 por Eliana Lima

A vereadora-professora Eleika Bezerra vem recebendo insistentes incentivos para se candidatar à sucessão da governadora Rosalba Ciarlini.

Tanto que ela não descarta e analisa a possibilidade de entrar na disputa.

Provavelmente esta semana, ela se reunirá com representantes do seu partido, o PSDC, para discutir juntos a decisão.

Mais notícias no Twitter da Abelhinha