Praia Shopping recebe Projeto Samba Negra 2021

21 de janeiro de 2021 por ulyssesfreire
Divulgação

Divulgação

Nos próximos dias 24 e 31 de janeiro, o Praia Chopp Natal, localizado na parte alta da praça de alimentação do Praia Shopping, será palco da terceira edição do Projeto Samba Negra, iniciativa que busca enaltecer esse ritmo tipicamente brasileiro. Essa edição irá reunir grupos de samba e pagode que estão em destaque na cena dos barzinhos natalenses e prometem dar um tom musical ao verão 2021.

O evento terá acesso gratuito e seguirá todos os protocolos de segurança como: uso de máscara no local, distanciamento das mesas, uso do álcool 70, além de ser realizado em espaço com ventilação natural.

O Samba Negra é uma realização da Idearte Produções e Atividade Promoções, com o apoio do Praia Shopping, Itaipava e Sicoob e patrocínio da Prefeitura do Natal e Governo Federal através da Lei Aldir Blanc de Emergência Cultural.

PROGRAMAÇÃO | SAMBA NEGRA 2021

Domingo (24/01)
14h D’Breque
17h30 Tornado do Samba

Domingo (31/01)
14h Pagode Seis na Mesa
17h30 Soanata

emailEntre em contato: ulyssesfreire@tribunadonorte.com.br

insta Siga o ULYSSES FREIRE no Instagram: @ulyssesfreire

Coletivo artístico lança vídeo performance nas redes sociais com narrativas sobre o centro histórico de Natal

20 de janeiro de 2021 por ulyssesfreire
Divulgação

Divulgação

Conversar, contar causos, dançar e performar pelas ruas do Centro Histórico de Natal. Essa é a proposta do vídeo performance  “Entre: Nós, o Centro Histórico e a Rua!”, desenvolvido pelo grupo potiguar Entre Nós Coletivo de Criação, que estreia, em duas partes, nos dias 20 e 21 de janeiro, sempre às 19h, no Youtube e nas redes sociais do coletivo.

O vídeo mostra uma intervenção urbana na Cidade Alta, primeiro bairro do município de Natal, através da dança performática, e mescla com um tom documental ao narrar a história sobre vários pontos emblemáticos da cidade como a Igreja do Galo, Santa Cruz da Bica, Palácio Felipe Camarão, dentre outros.

A obra tem direção de Diana Fontes, com texto de João Pinheiro, Racine Santos, Marcos Medeiros e Alderico Leandro. Performam no vídeo, João Alexandre Lima, Thaíse Galvão e Thazio Menezes.

Entre as principais motivações que levaram o grupo a construir o trabalho, está o desejo de promover, principalmente aos cidadãos e cidadãs natalenses, um olhar sensível e afetivo para as memórias da cidade de Natal. “Esperamos que esse trabalho amplie o universo de significações e de importâncias de nós natalenses (e também de não-natalenses) com relação a esse lugar, que nos deu vida e nos une”, conta Thazio Menezes.

Segundo Diana Fontes, diretora da intervenção artística, a ideia foi fazer um passeio entre pessoas, prédios e veículos, dando um novo sentido aos espaços já conhecidos. “De forma poética e singular, os personagens do vídeo nos convidam a conhecer Natal. Redescobrir com um novo olhar a cidade que ‘se veste de sol’, como diz um dos textos de Racine Santos citados na obra”, explica Diana.

O vídeo performance foi contemplado na Lei Aldir Blanc e tem patrocínio da Prefeitura de Natal e do Governo Federal. O grupo vai disponibilizar o vídeo em duas etapas, 20 e 21 de janeiro, através do Youtube, no perfil @entrenoscoletivodecriacao e também pelo Facebook.

emailEntre em contato: ulyssesfreire@tribunadonorte.com.br

insta Siga o ULYSSES FREIRE no Instagram: @ulyssesfreire

Janeiro Branco ressalta importância de zelar pela saúde mental para cuidar bem da vida

19 de janeiro de 2021 por ulyssesfreire

Já pensou em ter a oportunidade de escrever um novo livro e recebê-lo com páginas preenchidas pelo que você não deseja? Certamente, não ficaria satisfeito. Sabendo que a partir do branco, diversas outras cores podem surgir e, permeando a simbologia referente às novas oportunidades para repensar as razões de nossa existência, um grupo de psicólogos mineiros idealizaram, no ano de 2014, a campanha Janeiro Branco. O objetivo é evidenciar questões relacionadas à saúde mental, chamando a atenção tanto dos indivíduos, quanto das instituições, para os universos subjetivos individuais e coletivos.

Neste ano, que a população mundial atravessa um período marcado por mudanças estabelecidas pelas medidas preventivas ao contágio da covid-19 (coronavírus), a campanha destaca também que todo cuidado conta. Segundo a psicóloga Raiany Barbosa, a iniciativa é fundamental, principalmente, por impulsionar reflexões basilares para iniciar o ano com assertividade, superando o coronavírus e ressaltando que a saúde mental pede políticas públicas.

“A ação visa conscientizar a humanidade, assim como as autoridades governamentais e legislativas de todo o mundo, no que se refere à importância de estratégias e de políticas públicas voltadas para a promoção da saúde mental nas sociedades, nas vidas dos indivíduos e das instituições sociais”, pontua. A psicóloga Raiany Barbosa esclarece ainda que saúde mental é um direito de todos e que precisa ser encarada com seriedade no âmbito público institucional.

A adesão à campanha se dá de forma voluntária e pode ser acompanhada por meio do site: janeirobranco.com.br e das redes sociais @janeirobranco. O contato com a psicóloga Raiany Barbosa pode ser feito por meio do e-mail: raianybarbosapsi@gmail.com ou WhatsApp, no número: (84) 98113-0609.

emailEntre em contato: ulyssesfreire@tribunadonorte.com.br

insta Siga o ULYSSES FREIRE no Instagram: @ulyssesfreire

ENEM: Alunos do Mundial Colégio e Curso comemoram tema da redação dado em sala de aula

18 de janeiro de 2021 por ulyssesfreire
Divulgação

Divulgação

O primeiro dia de provas do ENEM foi comemorado pelos alunos do Mundial Colégio e Curso. O tema da redação, que esse ano trouxe “o estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira, foi discutido bastante em sala de aula durante o ano pela professora Mailana Dantas.

“Fiquei muito feliz com o tema da redação porque foi bastante discutido em sala de aula com a gente. Pertinho do ENEM fizemos uma redação com o tema. A professora Mailana trabalhou bastante com nossa turma”, comemorou a estudante Ana Beatriz, do 3º ano.2

A aluna Laura Maia, do 3º ano, também ficou feliz. “Trabalhamos uma gama de temas durante o ano. Antes de fazer o ENEM nós tivemos vários temas trabalhados em sala de aula e a saúde mental foi um deles que a professora Mailana discutiu com a gente. Quando eu vi a proposta da redação, adorei”.

Na rede social da escola, a professora Mailana vibrou com os alunos. “Se vocês estão felizes, imagina eu. Meu coração está cheio de alegria. Mais uma vez o Mundial conseguiu trabalhar em sala de aula o tema da redação do ENEM”.

3Primeiro lugar no ENEM, na Zona Norte, e referência na região quando o assunto é educação de qualidade, o Mundial Colégio e Curso conta com projetos inovadores e multidisciplinares que estimulam o ensino-aprendizado, além de promover relações interpessoais entre colegas, funcionários, fortalecendo o respeito às diferenças.

A escola possui educação bilíngue a partir do nível II, salas de aula com multimídia, formação integral voltada ao desenvolvimento humano, musicalização e ensino de robótica, incentivo ao esporte e educação física, Sistema Positivo de ensino, curso preparatório para o IFRN, oficinas de redação, aulas preparatórias para olimpíadas de conhecimento, carga horária ampliada para o ensino médio, mostra de profissões e orientação vocacional.

emailEntre em contato: ulyssesfreire@tribunadonorte.com.br

insta Siga o ULYSSES FREIRE no Instagram: @ulyssesfreire

FIART terá 26ª edição em abril

18 de janeiro de 2021 por ulyssesfreire

A 26ª edição da Feira Internacional de Artesanato – FIART vai acontecer! O tradicional evento, realizado sempre nos meses de janeiro, teve sua data adiada por conta da pandemia. A edição 2021 acontece de 28 de abril a 02 de maio, no Centro de Convenções. Em seu 26º ano, a FIART traz uma programação totalmente inovadora, inclusive na versão digital.  Além disso, na versão presencial seguirá todas as regras sanitárias. Nas duas versões, a feira contará com a participação dos artesãos potiguares e expositores de outros estados e países. A feira transformará o Centro de Convenções em mais um grande atrativo para turistas e visitantes locais, através da diversidade de produtos, da programação cultural e da gastronomia.

A FIART é uma realização do Governo do Estado do Rio Grande do Norte, com o patrocínio e apoio do Sebrae/RN e Prefeitura de Natal, e organização da Espacial Eventos. Toda a programação cultural será realizada com o incentivo da Lei Municipal Djalma Maranhão, com patrocínio da Unimed Natal.  “A 26ª edição da FIART vai movimentar a economia local promovendo o trabalho dos artesãos, especialmente do artesão potiguar, seguindo todos os protocolos de segurança sanitária”, conta o idealizador e organizador da Fiart, Neiwaldo Guedes.

Fique por dentro de mais informações através do site: feirafiart.com.br

emailEntre em contato: ulyssesfreire@tribunadonorte.com.br

insta Siga o ULYSSES FREIRE no Instagram: @ulyssesfreire

Alan Persa lança música sobre orgulho de ser potiguar

15 de janeiro de 2021 por ulyssesfreire
Divulgação

Divulgação

O cantor e compositor potiguar Alan Persa lança nesta sexta-feira, dia 15 de janeiro, a canção “Comedor de Camarão”, que traz na letra o orgulho de ser potiguar. A música foi composta pelo próprio artista e destaca bairros de Natal, cidades do Rio Grande do Norte e também cita outros artistas potiguares como a atriz Titina Medeiros e os cantores e compositores Babal e Dorgival Dantas.

“Eu sentia falta de uma música que tivesse como temática principal o Rio Grande do Norte como um todo, falando não só dos locais mais conhecidos e turísticos, mas também valorizando o interior do nosso estado .O RN também é recheado de municípios com nomes curiosos, e eu quis fazer uma brincadeira com esses nomes, usando trocadilhos e construindo uma história descontraída e leve, passeando pelos 4 cantos do território potiguar”, disse Alan sobre a ideia de escrever a canção e o processo de criação da obra. Alan de Melo Trindade, de 33 anos, é potiguar nascido em Natal e desde 2015 vive exclusivamente da música. Esse foi o ano em que o artista começou a carreira solo dele, depois de ter atuado como guitarrista da banda de rock “2Polos”. Alan é formado em arquitetura, mas foi a música que virou a carreira do artista, que é conhecido por realizar shows com hits do pop rock, reggae e MPB, além de trabalhar também o lado autoral, apresentando músicas escritas e produzidas por ele.  Em 2016, o grande público potiguar passou a conhecer Alan Persa depois que a foto de uma criança atenta ao artista se apresentando em frente ao maior shopping de Natal viralizou nas redes sociais. As apresentações gratuitas em frente ao Midway e aos domingos no deck da Praia de Ponta Negra se tornaram marca do cantor.

A música “Comedor de Camarão” foi lançada na plataforma Spotfy, Deezer e outras plataformas digitais de música nesta sexta-feira, 15 de janeiro. “Comedor de Camarão” cita 36 destinos potiguares, entre bairros de Natal e cidades do Rio Grande do Norte, além de fazer referência ao estilo de vida do natalense, como as idas à Praia da Redinha para saborear a ginga e a tapioca, o tradicional banho de mar, os passeios pelo litoral, o suco de caju e o cuscuz com carne de charque. Um clipe para a canção já está nos planos do cantor. “Agora que lançamos “Comedor de Camarão” em todas as plataformas de música, o próximo passo é começar a trabalhar na produção do clipe dela, mostrando toda a beleza e costumes que o RN tem a oferecer.”, afirma Alan.

emailEntre em contato: ulyssesfreire@tribunadonorte.com.br

insta Siga o ULYSSES FREIRE no Instagram: @ulyssesfreire

Cantora Dani Cruz realiza projeto “Nos Bastidores da Música Potiguar”

14 de janeiro de 2021 por ulyssesfreire
Divulgação

Divulgação

Que saudade de uma conversa sem grandes pretensões na calçada, né?  O projeto “Nos Bastidores da Música Potiguar” traz esse papo descontraído para bem pertinho do público: Dani Cruz convida as artistas CLARA, Gabriela Mendes, Liz Rosa e Dodora Cardoso para uma típica conversa de camarim, dividindo histórias sobre suas carreiras, curiosidades, novos trabalhos e documentando parte da história viva da cultura potiguar. Os encontros acontecerão nas segundas-feiras, de 25/01 a 15/02, às 19h30, ao vivo, no canal do YouTube de Dani.

“Nos Bastidores da Música Potiguar” consiste em mais uma ação do projeto “Dani Cruz convida”, que nasceu no início de 2019 em meio ao isolamento social devido à pandemia mundial do coronavírus. Buscando se aproximar do seu público, em um momento em que distâncias são necessárias, a artista (e também psicóloga) lançou uma série de conteúdos em suas redes sociais com temáticas envolvendo saúde mental, autocuidado, artes, além de lives, proporcionando um contato mais direto com as pessoas.

Entre as convidadas estão CLARA, com o recém lançado CD “Volte e pegue”, apresentando a temática do resgate da sua ancestralidade negra; Gabriela Mendes, de Mossoró, com sua experiência enquanto compositora; Liz Rosa, que carrega na bagagem histórias de trocas culturais levando a música brasileira a festivais de jazz pelo mundo e Dodora Cardoso, que com 43 anos de carreira tem sido expoente da música potiguar em suas várias fases. Cada convidada contribui com sua trajetória pessoal e com peculiaridades dos seus percursos artísticos.

O projeto é uma realização da DC Iltda, com recursos da Lei Aldir Blanc Rio Grande do Norte, Fundação José Augusto, Governo do Estado do Rio Grande do Norte, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal.

emailEntre em contato: ulyssesfreire@tribunadonorte.com.br

insta Siga o ULYSSES FREIRE no Instagram: @ulyssesfreire

Filipe Toca lança novo single “Jack Jonhson”

13 de janeiro de 2021 por ulyssesfreire
Divulgação

Divulgação

Após participar da última edição do Programa The Voice Brasil, Filipe Toca segue com o seu trabalho autoral. Nesta sexta-feira, 15 de  janeiro, o cantor potiguar lança em todas as plataformas digitais o single “Jack Johnson”, composição própria que traz o clima leve e “good vibes”, com aquele toque de reflexão característico das suas letras.

O clipe gravado no início de 2020 no bairro da Ribeira e nas praias de Pirangi e Jenipabu, tem o clima descontraído do verão, e promete agradar ao público que acompanha o trabalho do artista e estava ansioso por novidades.

O clipe “Jack Jonhson” tem patrocínio do Governo do Estado do RN e da Fundação José

Augusto, através do edital de Fomento à Cultura Potiguar 2019.

Pré-save single: bitly.com/filipetoca-jackjohnson

emailEntre em contato: ulyssesfreire@tribunadonorte.com.br

insta Siga o ULYSSES FREIRE no Instagram: @ulyssesfreire

Cine Verão divulga filmes selecionados para edição virtual

12 de janeiro de 2021 por ulyssesfreire
Divulgação

Divulgação

O Cine Verão – Festival de Cinema da Cidade do Sol realizará a sua quarta edição nos dias 20, 21 e 22 de janeiro, com programação totalmente gratuita composta por mostras de filmes e debates. Após três edições presenciais de sucesso, com 57 filmes exibidos, este ano o Festival acontecerá no formato on-line, devido a pandemia da COVID-19. Com realização da Pinote Produções, o projeto segue com o objetivo de ampliar as plataformas de difusão do cinema independente com foco na produção potiguar e brasileira.

O Festival teve mais de 350 filmes inscritos nas duas mostras: a Mostra Cine Verão Poti exibirá obras de realizadores potiguares e rodados no estado do RN, e a Mostra Cine Verão Brasil exibirá obras realizadas por brasileiros de diversas regiões do país. Após a análise criteriosa da curadoria – composta por Marana Torrezani, Rafaela Bernardazzi e Raildon Lucena na Mostra Cine Verão Poti, e Arlindo Bezerra, Carito Cavalcanti e Heloísa Sousa na Mostra Cine Verão Brasil – foram selecionados 10 curtas potiguares e 30 curtas nacionais.

Ter tantos filmes inscritos é uma prova de que o movimento audiovisual continua atuante, e que a cultura segue resistindo apesar dos obstáculos. Heloísa Sousa considera os Festivais de cinema movimentos de resistência necessários: “Tenho percebido a curadoria de festivais como um exercício do olhar sobre as obras artísticas promovendo descentralizações e subversões das estéticas e éticas comuns. É também nesse sentido que se desdobra a seleção dos curtas-metragens que integram a programação da mostra nacional desta edição do Cine Verão, entre propostas documentais e de ficção advindas de diferentes cidades do Brasil, que com muita qualidade técnica e através de explorações consistentes na linguagem do audiovisual propõe outros protagonismos para as obras. Diante de um cenário tão devastador para o país, seja pela situação da pandemia, agravada pelas políticas de genocídio e de desmonte vividos, ter a oportunidade de apreciar e dialogar com tantas obras do cinema brasileiro e observar esse movimento de resistência e nossa capacidade de elaboração de múltiplas poesias é o que torna os festivais encontros tão necessários”.

Raildon Lucena ressaltou a satisfação de participar mais uma vez do Festival: “Uma grande satisfação participar mais uma vez do Cine Verão, dessa vez na curadoria do Festival, que teve grandes produções inscritas esse ano. A seleção final é um panorama do que vem sendo produzido em nosso estado e mostra a evolução do audiovisual potiguar. O Cine Verão é um Festival que vem crescendo e se consolidando a cada edição, promovendo o audiovisual do RN e do Brasil.” Marana Torrezani destacou a quantidade de curtas de ficção: Nos últimos anos houve um certo domínio dos documentários, aliás temos documentaristas maravilhosos aqui no Estado, mas é muito empolgante observar essa produção de ficção na cena potiguar. Sinto que especialmente esse ano, a mostra vai agradar não só o público, mas também a todo mundo que trabalha com audiovisual no estado.”

Na mostra nacional Arlindo Bezerra destacou a qualidade dos filmes selecionados: “Os perfis dos filmes apresentam uma diversidade de narrativas e discursos que mostram um recorte dos múltiplos protagonismos desse país. Acredito que o público irá conferir uma mostra de filmes de excelente qualidade técnica e artística, e preenchidos por afetividades.” E a linguagem poética de Carito Cavalcanti retrata essa diversidade: “As câmeras chegando com os índios em Mato Grosso do Sul na luta pelos seus direitos, sua terra, existência; resistência também no olho do Vidigal – olho do furacão pandêmico onde corre o Rio de janeiro a dezembro refletido-refletindo em sua diversidade e desigualdade; a Paraíba futurista-psicodélica e o Ceará em viagem interior-cosmopolita em suas várias histórias-representatividades humanas contra o preconceito; e o Paraná em charge e verso e reverso; e a Bahia nos dando mais que régua e (des)compasso; alguma coisa acontece no meu coração desvairado na Paulicéia; na cinematografia de tradução-tradição poética em outro Rio Grande, do Sul; nos documentários-ficções-fricções do cinema-curta, do cinema curto e grosso e delicado e poético e visionário e catártico e meta-eufórico! O cinema de guerrilha revelando ilhas-urgentes nesse país-continente.”

O Cine Verão tem realização da Pinote Produções e conta com o patrocínio da Lei Aldir Blanc de Emergência Cultural, Prefeitura do Natal e Governo Federal.

emailEntre em contato: ulyssesfreire@tribunadonorte.com.br

insta Siga o ULYSSES FREIRE no Instagram: @ulyssesfreire

Pittsburg tem espaço na praia de Pirangi com 800m2 ao ar livre

11 de janeiro de 2021 por ulyssesfreire
Divulgação

Divulgação

Em tempos de coronavírus, os espaços a céu aberto têm cada vez mais valor e quando o assunto é veraneio, o Pittsburg sai na frente mais uma vez com sua loja com 800m2 ao ar livre na praia de Pirangi.

O espaço é muito amplo e tem 40 mesas espalhadas com bastante distanciamento para os clientes aproveitarem o melhor sabor com segurança e uma área kids para receber toda a família. O funcionamento é todos os dias, das 17h às 01h.

No local, os clientes podem encontrar o melhor do cardápio da rede que já é tradição em Natal quando o assunto é um bom lanche e um divertido bate-papo com os amigos.

O Pittsburg oferece aos clientes um cardápio variado de sanduíches, beirutes, linha de sanduíches leves, saladas, pratos executivos, petiscos, bebidas, sucos e sobremesas, tudo feito com produção artesanal e na hora – um dos seus grandes diferenciais.

A rede tem 8 lojas no Rio Grande do Norte e atende mais de 90 mil clientes por mês, vende mais de 100 mil sanduíches mensalmente e é responsável por mais de 300 empregos diretos.

emailEntre em contato: ulyssesfreire@tribunadonorte.com.br

insta Siga o ULYSSES FREIRE no Instagram: @ulyssesfreire