Grupo Clowns de Shakespeare leva espetáculo virtual para as escolas

19 de abril de 2021 por ulyssesfreire
Divulgação

Divulgação

“As caçadoras de Histórias” é um espetáculo do Grupo de Teatro Clowns de Shakespeare, estreado em 2015. A obra caracteriza-se por seu hibridismo, mesclando contação de histórias a um espetáculo teatral dirigido especialmente ao público infantil: se por um lado a obra é composta pela narração e interpretação de histórias, estas são apresentadas ao público por duas personagens de inspiração clownesca, que, através de suas intervenções e improvisações, criam uma dramaturgia paralela àquela das histórias narradas.

O projeto foi pensando inicialmente para circular presencialmente por 10 escolas públicas com o espetáculo “As Caçadoras de Histórias”, com o agravamento da pandemia, a circulação precisou migrar para o formato virtual, o que amplia o número de escolas de alcance do projeto. O Grupo desenvolveu uma adaptação do espetáculo para que as atrizes pudessem realizá-lo de modo a seguirem todos os protocolos de saúde. Ao incorporar a situação do isolamento social na dramaturgia da obra, o Grupo visa também uma maior identificação junto ao público, uma vez que todos estamos vivendo momento tão delicado para a humanidade. A versão virtual do espetáculo será disponibilizada no site http://www.clowns.com.br/historiasnasescolas/ em uma versão exclusiva para professores e professoras levarem o espetáculo para suas aulas virtuais.

“As Caçadoras de Histórias nas Escolas”, nesta versão virtual, tem como objetivo adentrar os territórios da escola, produzindo uma intersecção entre o teatro e a educação. Para acessar o conteúdo basta o professor ou professora preencher um formulário e automaticamente receberá um e-mail com todo o conteúdo do espetáculo e outras informações. A proposta é aproximar o teatro da educação, mesmo que nesse momento tão difícil a relação aconteça através de uma tela de computador ou smartphone.

“Este projeto foi pensado em levar para os alunos de escolas públicas, que muitas vezes não tem oportunidade e acesso a bens culturais, uma obra do nosso repertório. Em especial “As Caçadoras de Histórias”, que estimulam a prática da contação de histórias, da imaginação, da tradição oral. Diante da atual situação em que vivemos da pandemia, tivemos que buscar uma forma de adaptar o projeto. É uma pena realmente não poder estar presencialmente nas escolas, mas estamos confiantes que em um próximo momento o projeto possa ser realizado em outra edição da forma como foi planejado. Mas ainda assim é uma felicidade poder estar atuante, criando novas possibilidades para manter o teatro vivo em tempos onde o virtual é a principal ferramenta de comunicação”, destaca Renata Kaiser – produtora e atriz do Grupo Clowns de Shakespeare.

A obra tem como base a ludicidade e o uso de elementos expressivos do teatro, como a música e a manipulação de objetos. O espetáculo retoma e valoriza o costume de contar, escutar e inventar narrativas, contribuindo para o desenvolvimento cultural das crianças, incentivando seu universo imaginário e cativando-as através da narração de histórias. Ainda que voltada ao público infantil, o espetáculo dirige-se à variadas idades, fazendo com que todos os espectadores se encantem e se divirtam. Na versão virtual são contadas três histórias: A sorte do Coró-coró; Um mistério do barulho e Sob a luz do Luar. Essa versão possui ainda tradução em LIBRAS.

Camille Carvalho conta um pouquinho do universo das histórias: “Em uma relação de mestra e aprendiz, Suricate e Jiboia contam histórias que foram caçadas por elas no mundo animal. Suri já é uma mestra caçadora de histórias, apaixonada pela sua profissão de contar histórias caçadas por ela. Jibóia é meio atrapalhada, mas está firme no seu desejo de aprender e contar histórias para afastar o tédio. A relação entre mestre e aprendiz se estabelece de um jeito leve e divertido trazendo o universo dos contos e a liberdade da criar histórias brincando.”

Paula Queiroz destacou como o projeto pode colaborar com professores e alunos: “O espetáculo das caçadoras parte do princípio de que caçar histórias é uma coisa boa! As caçadoras vêm disso, desse resgate e dessa busca pela oralidade. Mesmo vivendo essa pandemia a gente sente falta de escutar histórias, de escutar o outro contar histórias. No espetáculo a Jiboia liga para a Suricate justamente para porque ela já fez tanta coisa dentro de casa, mas ela gostaria de escutar uma história. E a história faz a gente viajar, então acho que no diálogo entre professor e aluno o professor também faz isso, ele convida o aluno seja por qual matéria for a viajar por outros lugares a experimentar outros universos. Por exemplo, a história do coró-coró traz a questão da amizade e através de uma história pode falar de algo que a biologia traz; o mistério do barulho fala desse universo das cobras de uma região geográfica e a última história vai falar de respeito de aceitação de si e do outro, da diversidade, então o professor pode trabalhar vários temas. E a gente busca provocar na criança que está escutando e também no professor também esse lugar de também querer criar a sua própria história. Eu conto eu escuto, mas eu também posso criar e inclusive escrever a minha própria história.”

O projeto “As caçadoras de Histórias” – versão virtual tem o patrocínio da Prefeitura do Natal e Colégio CEI, através da Lei Djalma Maranhão.

emailEntre em contato: ulyssesfreire@tribunadonorte.com.br

insta Siga o ULYSSES FREIRE no Instagram: @ulyssesfreire

Sucesso em Natal, Forneria 1121 tem muito mais que pizza. Entradas e Pratos Principais também chamam atenção no cardápio

16 de abril de 2021 por ulyssesfreire
Rogério Vital

Rogério Vital

Localizada no coração gastronômico de Ponta Negra, na Av. Praia de Ponta Negra, 8852, a unidade potiguar da Forneria 1121 tem ganhado destaque em Natal com suas pizzas famosas (destaque para a falada Deep Dish), mas o seu cardápio tem muito mais delícias que estão ganhando o coração – e o paladar – dos potiguares.

Além dos diversos estilos de pizza (napolitana; de farinha italiana 00 e longa fermentação), o restaurante oferece diversos produtos exclusivos (entradas e pratos principais) como o Camarão La Fonduta, Massa no Grana Padano, Dueto de Mignon, seus famosos Pães de Alho americanos cheios de queijo, Provoleta Fries e muito mais. A casa está funcionando no momento; devido ao decreto estadual, de segunda a sábado, das 17h às 20h (o cliente podendo ficar no salão até às 21h30) e o delivery todos os dias, das 12h às 15h e das 17h às 23h.

Para pedir as delícias da Forneria 1121 pelo delivery o cliente pode falar diretamente no Whatsapp 84 2030-6746 ou através do iFood. O restaurante conta com decks externos e jardim interno ao ar livre. À frente do projeto estão os irmãos Fernando e Otávio Bandeira de Melo que trouxeram para Natal uma culinária moderna e arrojada, cervejas diversas (inclusive uma própria, chamada 1121 Invasion Lager, fabricada em colaboração com a cervejaria pernambucana Ekaut), vinhos selecionados e drinks exclusivos.

Siga o perfil do restaurante no instagram @forneria1121 e acompanhe as novidades!

emailEntre em contato: ulyssesfreire@tribunadonorte.com.br

insta Siga o ULYSSES FREIRE no Instagram: @ulyssesfreire

Marcelo Miranda é destaque da playlist ‘Melhores Sertanejos 2021’ no Spotify

15 de abril de 2021 por ulyssesfreire
Divulgação

Divulgação

O músico, cantor e compositor Marcelo Miranda segue fazendo sucesso na internet. O paulista, que adotou Natal como a sua cidade do coração, entrou como um dos destaques da Playlist “Melhores Sertanejos 2021”, no Spotify, com o hit “Vou Cair na Bebedeira”, um dos seus grandes sucessos, e Pequi, sua atual música de trabalho.

No último mês, Marcelo lançou o seu novo CD autoral. Intitulado “Do Modão ao Piseiro”. O novo álbum é formado por uma mistura do sertanejo com o piseiro, ritmo que vem fazendo muito sucesso no Nordeste. Músicas como ‘De tanto beber’, ‘Dois fardos’ e muito mais estão no repertório. São 14 faixas misturando Forró e Sertanejo em músicas autorais. O trabalho está agradando muito os fãs e baladeiros de todo o Brasil.

Em 2020, ano desafiador para todos com a pandemia da Covid-19, o cantor se aproximou ainda mais dos seus fãs na internet, com a realização de Lives e produção de novas músicas. Acompanhe o trabalho de Marcelo Miranda nas redes sociais. Siga o cantor no instagram @marcelomirandaf e se inscreva no canal do Youtube @marcelomiranda.

emailEntre em contato: ulyssesfreire@tribunadonorte.com.br

insta Siga o ULYSSES FREIRE no Instagram: @ulyssesfreire

Inscrições para o Curta Caicó seguem até domingo e festival ultrapassa marca de 400 filmes inscritos

14 de abril de 2021 por ulyssesfreire
Divulgação

Divulgação

Em uma semana de inscrições, o Festival de Cinema Curta Caicó já ultrapassou a marca dos 400 curtas-metragens inscritos, com produções de todas as regiões do Brasil. A 4ª edição do Festival está prevista para agosto de 2021 e as inscrições para os filmes que participarão das mostras seguem até domingo, 18 de abril.

O regulamento e o formulário para inscrição estão disponibilizados no site www.curtacaico.com.br e estão aptos para inscrição os curtas-metragens de até 20 minutos de duração, feitos por brasileiros ou estrangeiros residentes no país, com data de finalização a partir de janeiro de 2019.

Os filmes selecionados serão distribuídos em duas mostras competitivas e seis mostras paralelas. Serão competitivas: Mostra Nacional, para filmes de qualquer região do país; e Mostra Potiguar, para curta-metragem de qualquer município do RN. Já as mostras paralelas serão: Nordeste (filmes da região Nordeste); Seridó (curtas do Seridó potiguar); Cine Alvorada (produções com linguagem fantástica ou futurista); Cine Pax (filmes de diversidade de gênero, sexualidade e raça/etnia); Cine Rio Branco (animação); e Cine São Francisco (curta-metragem universitários).

O Festival é uma realização da agência Referência, que em 2021 comemora 10 anos no mercado. “Na edição anterior, o Curta Caicó teve 662 filmes inscritos e a expectativa é superarmos essa marca”, comemora Raildon Lucena, diretor do Festival.

Nas três primeiras edições, o Curta Caicó totalizou 1612 filmes inscritos. Com a pandemia, o Festival aconteceu em 2020 por meio de plataforma virtual, com streaming próprio, e teve mais de 4000 expectadores inscritos. O evento caicoense já se posiciona entre os festivais audiovisuais do Nordeste com maior alcance de curtas inscritos e de público.

emailEntre em contato: ulyssesfreire@tribunadonorte.com.br

insta Siga o ULYSSES FREIRE no Instagram: @ulyssesfreire

GACC-RN lança novo vídeo da campanha “Motivos Para Fazer O Bem Todo Mundo Tem”

13 de abril de 2021 por ulyssesfreire

O GACC-RN está lançando seu novo vídeo institucional, dando continuidade à campanha “Motivos Para Fazer O Bem Todo Mundo Tem”. A campanha foi idealizada pelos profissionais da comunicação e marketing do GACC-RN, em parceria com a Dois.A publicidade, e mais uma vez reforça o protagonismo dos assistidos de forma leve e lúdica, trazendo uma reflexão para o momento desafiador que estamos passando.

“A nossa causa já traz o peso de um enfrentamento de uma doença muito injusta e cruel, principalmente quando atinge crianças e adolescentes, é por isso que na campanha buscamos uma linguagem colorida e com palavras motivadoras. O nosso desafio é sensibilizar nossos parceiros e apoiadores com suavidade e verdade, trazendo o olhar do nosso assistido que lida com a doença de modo leve e corajoso. Queremos desmistificar que o diagnóstico e o tratamento é o fim , já aprendemos com eles que é o começo de uma luta, e nesses mais de 30 anos temos muitas vitórias para celebrar!”, ressalta Nathy Passos – Coordenadora de Comunicação e Marketing do GACC-RN.

A campanha comtempla várias peças de comunicação, atualizando toda a identidade visual, e reforça a importância da ajuda recebida no último ano, que devido a pandemia foram vivenciadas muitas situações de dificuldades, que só foram superadas com a colaboração de parceiros, doadores, funcionários e voluntários. É por isso que a palavra GRATIDÃO está sendo destacada em todas as peças, como uma forma de reconhecimento e valorização de todos esses colaboradores .

O vídeo tem a participação da Banda Plutão já foi Planeta, Natália Noronha, Camila Pedrassoli e Felipe Toca. O material foi todo executado no estúdio da TV GACC, desde a captação das imagens até a edição do VT, isso é motivo de orgulho e um grande ganho para a Instituição, proporcionando mais autonomia para a execução de projetos futuros. A TV GACC vem possibilitando a produção de conteúdo, não só institucional, como também conteúdo de terceiros, tornando-se mais uma fonte de captação de recursos para a Instituição e ampliando a visibilidade institucional.

Veja

https://youtu.be/eeTmnI-_XTw

emailEntre em contato: ulyssesfreire@tribunadonorte.com.br

insta Siga o ULYSSES FREIRE no Instagram: @ulyssesfreire

Brahma sorteia geladeira de cerveja com autógrafo de Jorge e Mateus

12 de abril de 2021 por ulyssesfreire
Divulgação

Divulgação

A cerveja Brahma mostrou que entende Sertanejo e sabe conectar realmente os fãs com os artistas. O primeiro episódio do #BastidoreBrahmaJeM , websérie com cenas inéditas e curiosas da carreira da dupla Jorge & Mateus , ficou tão ON, que impactou mais de 1 milhão de pessoas no canal do youtube da Brahma.

Agora, o episódio dois já está engatilhado para ir ao ar nesta quinta-feira, dia 08, e a galera dos Bastidores Brahma ainda chega mais próximo dos fãs. Está rolando uma promoção no twitter da @brahmacerveja convidando o público para decifrar uma música nova lançada no primeiro episódio através da leitura labial. O prêmio será uma geladeira Brahma autografada pela dupla Jorge e Mateus.

Para participar basta comentar no Twitter com #BastidoresBrahmaJeM, sobre o que eles tão cantando no vídeo. O tweet mais criativo vai levar esse prêmio. Cada participante pode quantos comentários desejar, mas apenas a frase mais criativa será premiada. Qualquer pessoa com idade igual ou superior a 18 (dezoito) anos pode concorrer. Não serão permitidas imagens de menores de idade, ingestão ou sugestão de bebida alcoólica, sob pena de desclassificação.

Bastidores Brahma

A websérie Bastidores Brahma contém cinco episódios e mostra o dia a dia real dos artistas, um lado que poucos conhecem e vai além dos palcos. Cada episódio promete novidades, surpresas e um bate papo honesto da dupla mostrando o processo criativo de suas canções, shows e lives.

A relação entre Brahma e o Sertanejo se fortalece mais a cada ano. A parceira de longa data coloca a Brahma como a marca Nº1 no entretenimento, já que a cerveja vem contribuindo para o crescimento do ritmo no País. O Circuito Brahma Lives até o Arena Brahma, passando pelo o Próximo Nº1 VillaMix, Brahma vem proporcionando momentos únicos de conexão entre as pessoas e seus artistas preferidos, além de se tornar referência nacional em ações voltadas para a diversão dos consumidores.

O programa Bastidores Brahma é um projeto feito em parceria com a agência Africa. Os próximos episódios do Bastidores Brahma entram no ar nos dias 8, 12 e 15 de abril. Os fãs podem acompanhar este conteúdo através do: https://www.youtube.com/user/CervejaBrahmaOficial e participar do sorteio através do: https://twitter.com/BrahmaCerveja

emailEntre em contato: ulyssesfreire@tribunadonorte.com.br

insta Siga o ULYSSES FREIRE no Instagram: @ulyssesfreire

Domingo é dia de espetáculo e música com o Bosque Encena e Som da Mata

8 de abril de 2021 por ulyssesfreire

A próxima edição do Bosque Encena virtual, inspirado no livro “Mar Doce Lar”, de Liana F. Mendes e Fernando Suassuna, busca sensibilizar sobre a pesca predatória e os descartes de resíduos no mar. O grupo de teatro “Facetas, Mutretas e Outras Histórias” criou um espetáculo pensando em questionar e refletir sobre o comportamento humano, sobre o meio ambiente e a preservação do planeta.

Sal é uma criança apaixonada pelo mar. Vive numa prainha, passa o tempo livre banhando-se nas águas e conhecendo os seres que vivem naquele ambiente. Um dia ele ouve a voz de uma concha lhe pedindo ajuda, porque as profundezas do oceano estão cheias de lixo. De repente, a praia em que vive começa a ser invadida por um monte de lixo. Então, Sal, para descobrir o que está acontecendo, aventura-se
nas águas e, no encontro com os seres marinhos, descobre que a mudança que queremos para o nosso planeta depende de nossas atitudes na terra, no mar e, principalmente, na nossa consciência.

O Som da Mata que será publicado no próximo final de tarde do domingo (11) contará com a presença do saxofonista Renato Carvalho apresentando o seu show “Urbano Jazz”. Em formato quarteto, ao lado dos músicos Emerson de Oliveira (piano), Daniel Ribeiro (contrabaixo) e Anderson Melo (bateria), o concerto consiste em um espetáculo com músicas autorais e de grandes mestres como Moacir Santos, Freddie Hubbard e Weldon Irvine.

Os projetos Bosque Encena e Som da Mata acontecem graças à renúncia fiscal da Prefeitura do Natal, por meio da lei Djalma Maranhão. E contam com o apoio do Governo do Estado, através do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente – Idema, que cede o espaço do Parque das Dunas, onde estão sendo gravados os eventos.

Evento: Bosque Encena – 10h
-Youtube: Bosque Encena
– Instagram: @bosqueencena
– Facebook: bosqueencena

Evento: Som da Mata – 16h30
– Youtube: Som da Mata
– Instagram: @somdamata
– Facebook: somdamata

emailEntre em contato: ulyssesfreire@tribunadonorte.com.br

insta Siga o ULYSSES FREIRE no Instagram: @ulyssesfreire

Dani Cruz lança clipe da música “Peles Noites” nesta sexta-feira

7 de abril de 2021 por ulyssesfreire
Divulgação

Divulgação

Diante do contexto de isolamento social, a cantora potiguar Dani Cruz lançou no mês de março o projeto “Compor: imersões digitais”, para a criação de obras colaborativas, a partir de encontros virtuais, não se atendo apenas à música, mas abrangendo o olhar para outras linguagens artísticas.

Uma dessas linguagens é o audiovisual, e nesta sexta-feira (9 de abril), às 20h, Dani lança no seu canal do YouTube o clipe da música “Peles Noites”, composição em parceria com Mônica Michelly, que faz parte do EP recém-lançado “Suporte a Sorte”. O clipe conta com a direção de Mylena Sousa, que também assina a direção de fotografia ao lado de Ian Rassari.

Dani fala sobre as parcerias nesse trabalho: “Há muito tempo eu desejava trabalhar com Mylena, que além de profissional incrível é também minha amiga há mais de 20 anos. Sua direção no clipe de “Peles Noites”, junto com Ian Rassari na direção de fotografia, trouxe um olhar muito sensível e íntimo pro público e com certeza essa collab fecha com maestria o projeto “Compor: imersões digitais”. Estou muito orgulhosa dos produtos finais, dos encontros com esses artistas talentosos. Juntos, sem dúvida, chegamos mais longe!”

O “Compor: imersões digitais” é uma realização da Caruru Produções, com recursos da Lei Aldir Blanc Rio Grande do Norte, Fundação José Augusto, Governo do Estado do Rio Grande do Norte, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal.

emailEntre em contato: ulyssesfreire@tribunadonorte.com.br

insta Siga o ULYSSES FREIRE no Instagram: @ulyssesfreire

Inscrições abertas para o 4º Curta Caicó

6 de abril de 2021 por ulyssesfreire

A organização do Curta Caicó abriu convocatória de filmes para a sua quarta edição, que será realizada no segundo semestre de 2021. Os realizadores interessados podem inscrever curtas-metragens de qualquer região do país, com duração máxima de 20 minutos e data de finalização a partir de janeiro de 2019.

O formulário para inscrição dos filmes está disponibilizado no website www.curtacaico.com.br, no período de 05 a 18 de abril de 2021.

Com mais de 1.600 filmes inscritos em três edições, o Curta Caicó vem se consolidando no cenário nacional como importante vitrine do audiovisual contemporâneo. “Ano passado, além da edição digital, realizamos pela primeira vez em nossa região duas sessões de cinema Drive-In com exibição dos filmes ‘Frei Damião: o Santo do Nordeste’ e ‘Bacurau’”, afirmou Raildon Lucena, diretor do festival.

Em 2020, o festival se reinventou com a edição digital e várias inovações como o desenvolvimento de uma plataforma de streaming que contou com mais de 4.000 inscrições durante o período do evento.

Utilizando estratégias de marketing digital para divulgação do evento, o Curta Caicó obteve mais de 87 mil visualizações na página eletrônica com alcance em 573 municípios e 39 países, segundo dados do Google Analythics.

“Utilizamos toda a nossa expertise no mercado digital para proporcionar várias inovações como o streaming que nomeamos carinhosamente como Caicó Flix. O sucesso foi tanto que, hoje, a Referência vem desenvolvendo websites nesse formato para vários festivais do Rio Grande do Norte, Pernambuco e Ceará”, afirmou Diego Vale, diretor da Referência Comunicação.

O Curta Caicó é uma realização da Referência Comunicação, agência de publicidade e produção cultural que em 2021 completa 10 anos de atuação no mercado.

emailEntre em contato: ulyssesfreire@tribunadonorte.com.br

insta Siga o ULYSSES FREIRE no Instagram: @ulyssesfreire

Abertas as inscrições para Comissão Normativa da Lei Djalma Maranhão

5 de abril de 2021 por ulyssesfreire

Hoje (5) começaram as inscrições para titularidades e suplências da Comissão Normativa do Programa Municipal de Incentivos Fiscais a Projetos Culturais Djalma Maranhão, da Prefeitura do Natal. O mandato é de dois anos, representando a Sociedade Civil, por meio de eleição direta em votação, a realizar-se no dia 14 de abril. A inscrição será no período de 5 a 12 de abril de 2021.

Assim como no Conselho de Cultura, os candidatos à titularidade e suplência da Comissão Normativa deverão estar inscritos no CMEC. Também ficam convocados representantes de entidades e/ou Agentes Culturais que desejarem compor a “Comissão Organizadora da Eleição dos Integrantes da Comissão Normativa”, a desempenharem esta função no momento designado à eleição.

RENÚNCIA FISCAL
Três semanas atrás a Prefeitura de Natal publicou a renúncia fiscal para o Programa no valor de R$ 11 milhões para ativar o principal motor de impulsionamento da cultura potiguar, responsável pela viabilização de centenas de projetos nos mais diversos segmentos.

Inscreva-se aqui

emailEntre em contato: ulyssesfreire@tribunadonorte.com.br

insta Siga o ULYSSES FREIRE no Instagram: @ulyssesfreire