29 de março de 2024
Novidade

Incorporadora potiguar investe em sustentabilidade e responsabilidade social como diferenciais na construção civil

Toda empresa possui obrigações legais que são necessárias para o seu funcionamento e para que a engrenagem da economia não pare de rodar. Mas, além disso, é fundamental também assumir outras responsabilidades. Preocupar-se com o meio em que está inserido é uma delas. E isso passa por questões ambientais e sociais. A incorporadora Kactus Hub adotou medidas que visam contribuir com a preservação do meio ambiente durante todo o ano, transcendendo as datas de conscientização, como por exemplo a semana do meio ambiente, que neste ano é comemorada entre 31 de maio e 5 de junho.

Dentro do seu Sistema de Gestão de Qualidade, a incorporadora aplicou algumas soluções sustentáveis para questões do seu dia a dia. Na obra do condomínio Jardine, em Parnamirim, foi instalado um sistema de reuso de água por meio de um filtro na central de argamassa. Funciona da seguinte maneira: a água da lavagem das betoneiras escoa por uma inclinação no piso. No local, a calha é preenchida com brita, que funciona como filtro e a água segue para um reservatório, onde fica armazenada. Essa água pode ser reaproveitada de várias maneiras, inclusive para a lavagem das betoneiras. 

A destinação correta dos resíduos também é uma preocupação. No canteiro de obras do residencial de casas duplex foram montadas baias sustentáveis, num sistema semelhante ao de coleta seletiva, com a separação dos materiais de acordo com as suas características, para que o material possa também ser reaproveitado. Tudo é separado pelos colaboradores e caçambas contratadas recolhem para dar o destino adequado. 

A empresa também criou uma série de indicadores de sustentabilidade. Todos os meses são coletados dados sobre os consumos de energia, água e entulho e são estabelecidas metas para o ano, sempre com o objetivo de tornar o consumo mais consciente e reduzir os impactos no meio ambiente. “A gente acredita que ações como essas são necessárias para que a gente possa manter o equilíbrio entre a atividade econômica e a preservação da natureza. A sustentabilidade é extremamente necessária para o presente e para o futuro”, declarou o sócio-fundador da Kactus Hub, Rafael Matheus. 

Responsabilidade Social

A incorporadora também vai continuar apostando em ações voltadas para a sociedade. Um dos propósitos é transformar sonhos em moradias para famílias em situação de vulnerabilidade. Em dezembro de 2021, em parceria com a Adra, uma agência humanitária, a Kactus Hub promoveu reformas em duas casas em uma comunidade de Parnamirim. A empresa doou o material e cedeu a força de trabalho. 

Na casa da família de dona Maria José, uma das beneficiadas, a fachada foi toda refeita e uma parte da residência ganhou paredes novas, pintura, piso de cerâmica, pia, porta e janela. O lar de dona Edite Farias também ficou de cara nova. As paredes da sala tinham rachaduras que colocavam em risco a segurança de todos. Os reparos foram feitos, junto com a pintura das paredes, portas e janelas. 

Busca por qualidade

Além de ações nos campos sociais e ambientais, a empresa também busca maneiras de aperfeiçoar seus métodos de trabalho. Nessa perspectiva, a Kactus Hub faz parte do Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade do Habitat (PBQP-H), uma ferramenta do Governo Federal que busca garantir dois pontos fundamentais quando se fala de habitação de interesse social: a qualidade, com obras marcadas pela segurança e durabilidade; e a produtividade do setor da construção a partir da sua modernização. A Kactus também possui a certificação do ISO 9001, que garante o cumprimento de metas e a capacidade de eficiência tanto na produção quanto na entrega de seus serviços.

Além da certificação do ISO 9001, a Kactus tem buscado o universo das certificações ambientais. A intenção é trilhar caminhos para construções sustentáveis e utilizar das certificações como a LEED e GBC Casa e Condomínio para garantir a qualidade das moradias e o bem estar dos ocupantes. Essas certificações levam em consideração diversos critérios, como: a localização do projeto, questões de sustentabilidade do terreno, eficiência hídrica, eficiência energética, procedência dos materiais e recursos, bem como a qualidade do ambiente interno, a inovação e processos integrativos. “Esse tipo de certificação é muito importante, porque leva em consideração todo o processo de concepção e de execução do projeto. Nossa intenção é sempre construir pensando na sustentabilidade”, disse a consultora de Engenharia da Kactus Construções, Gabriela Buarque.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *