Fofocalizando a Kultura

Uma apresentadora do programa Fofocalizando, do SBT, repetiu hoje uma velha máxima com ar de sociólogo com carteirinha de partido: “quem não conhece o passado não pode entender o presente”, disse a moça, usando um conceito iniciado por Heródoto e readaptado por inúmeros vultos da História, como Confúcio, Shakespeare, Kierkegaard, Orwell e outros.

O que a motivou a filosofar no horário da fofoca foi o surto de patrulhamento da comediante Samantha Schmütz (sucesso como Juninho Play do Zorra Total) por causa do incêndio na Cinemateca Brasileira ontem à noite. Revoltada e depositando a culpa do fogo no presidente Jair Bolsonaro, a pequenina atriz disparou um petardo em direção a um alvo duas vezes maior que ela, a gostosa Marina Ruy Barbosa.

“Artistas que ajudaram a eleger esse monstro e não se manifestam em relação ao incêndio criminoso”, bradou Samantha, acrescentando uma indireta explícita à Marina: “E cadê as beldades que foram para Cannes desfilar vestidos e joias? Não vão defender o cinema?”. A atriz havia participado do Festival Cannes como convidada de uma famosa joalheria da Suíça.

Desde os primeiros minutos do incêndio, a grande imprensa e artistas simpatizantes da esquerda adotaram a postura de acusar o governo federal, que é responsável pela gestão da Cinemateca, que existe desde os anos 1940 e que funciona desde 1992 num conjunto de prédios construídos no século XIX. Ao longo das décadas, jamais teve a devida atenção do Planalto.

No entanto, como Jair Bolsonaro está em guerra aberta contra parte da imprensa e os chamados artistas da Lei Rouanet, está pagando a conta do fogo. A frase dita com voz empostada da apresentadora do SBT deveria servir exatamente para tirar as conclusões corretas, pois serve muito mais para Samantha do que para Marina. Quem conhece o passado da Cinemateca pode entender o presente da tragédia. Os culpados vêm de longe.

Ah, o nome Kultura com K era utilizado por Glauber Rocha, numa ironia ao meio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *