Bicos a mão! Especialista em flores doces e cake design dará curso em Natal

27 de março de 2017 por Cinthia Lopes
Um dos trabalhos detalhistas da designer Amélia Lino. Foto: Facebook

Um dos trabalhos detalhistas da designer Amélia Lino. Foto: Facebook

O que seria da confeitaria sem as flores decorativas? Esta arte secular originada a partir do glacê de açúcar e dos bicos de confeitar está cada vez mais sofisticada e delicada, tornando-se um dos carros chefes do atual segmento do cake design. E é neste nicho que sempre surgem técnicas arrojadas para encantar o cliente.
O nome da vez é a confeiteira goiana Amélia Lino, precursora no Brasil da técnica que utiliza o Glossy Buttercream (creme de manteiga translúcido) para criar verdadeiros buquês comestíveis em bolos para festas, utilizando o clássico bico de confeitar. Em seus perfis nas redes sociais (Face Book e Instagram) é possível ter uma ideia de sua popularidade no segmento da arte da confeitaria.

Agora os natalenses interessados nesta técnica vão poder conhecer seu trabalho e aprender em uma maratona de três dias de cursos de “Flower Cakes”. Amélia Lino estará em Natal nos dias 7, 8 e 9 de abril. O local não foi divulgado, mas há contato para reservas de vagas pelo telefone 31-99246-2400. No primeiro dia a profissional ministra oficina de Flower Cakes em Chantininho; nos demais dias, em técnica buttercream translúcido e butter amelinhas. A inscrição inclui material para execução prática dos trabalhos.

imagem_release_900484 (1)Amélia Lino é advogada de formação e confeiteira autodidata. Hoje, dedica seu tempo a ministrar cursos por todo o Brasil e conquistou fama pelos famosos Flower Cakes. A designer tem cursos internacionais em Flower Cakes, inclusive várias certificações coreanas, bem como cursos nacionais em trabalhos com bicos. Para ela, os bolos florais podem ser utilizados em diversos eventos, desde batizados, casamentos e aniversários. “Muita gente tem preconceito por achar que o chantilly não tem aquele aspecto requintado, mas ele tem”, explica.

Sobre as tendências de cake design pra 2017, Amélia Lino destacou a força do trabalho com bicos em produções estritamente florais e pinturas em relevo em cremes como uma tendência fortíssima para 2017.  Com relação aos Bolos Florais em cremes, técnica com influência asiática, na qual Amélia Lino é precursora, ela conta que vem tomando conta do País, de norte a sul. “O trabalho com bicos em flores em creme de manteiga e Chantilly, que estava esquecido, avaliado como retrógrado, foi revigorado: mesclando experiências nacionais e da confeitaria asiática, mais especificamente Coreanas, conseguimos dar uma nova roupagem e emplacar um trabalho nunca visto no país”, comenta e acrescenta que com a prática, os bolos transformaram-se em ‘bouquets’, jardins… Tudo muito realístico e realizado exclusivamente em bicos de confeitar”.

Amélia Lino em Natal
dias 7, 8 e 9 de abril.
Reservas de vagas pelo telefone 31-99246-2400.

Erick Jacquin comanda o menu neste fim de semana no La Brasserie de la mer

25 de março de 2017 por Cinthia Lopes

Erick Jacquin

Erick Jacquin

O restaurante Le Brasserie de La Mer, no Hotel Majestic, Ponta Negra, promove mais um encontro com seu chef honorário Erick Jacquin, neste fim de semana. O Master Chef francês vai estar neste sábado (jantar) e domingo (almoço) para cuidar pessoalmente de um menu exclusivo para os bons de garfo que fizeram reservas para a ocasião.
Entre as iguarias que serão servidas estão a salada com ervas e camarões; filé de robalo com emulsão ao Ricard e legumes de Provence confit; blanquette de vitela à moda antiga; queijo e arroz doce com confit de tomate.  As vagas estão praticamente esgotadas, mas as reservas devem ser feitas pelo 3642-7007

Jacquin é hoje um dos mais importantes chefs franceses em atividade no Brasil. No país desde 1994, em 1998 Erick Jacquin foi reconhecido e nomeado Maître Cuisinier de France – a mais alta honraria da Gastronomia Francesa. Ele foi o primeiro chef francês a receber esse título no Brasil e na América do Sul. Em 2005, Jacquin foi novamente homenageado pelo governo francês, que lhe concedeu a insígnia Chevalier de l´Ordre du Mérite Agricole.

Um dos motivos da vida de Jacquin é o Festival de gastronomia francesa “Goût de/Good France” que envolve 2000 mil chefs no mundo inteiro, e em Natal a participação é no La Brasserie de La Mer. Apesar de celebrar o início da primavera no hemisfério norte, o festival é lembrado no mundo inteiro

Setur disponibiliza edital de credenciamento para Feira de Gastronomia e Arte de Mirassol

13 de março de 2017 por Cinthia Lopes
Foto: TN

Foto: TN

Já está disponível para consulta pública o edital de seleção de empreendedores gastronômicos para compor a programação da Feira de Gastronomia e Arte de Mirassol, que ocorrerá mensalmente a partir do mês de abril. O acesso é via Diário Oficial do Município (data de 8 de março).

Os interessados devem protocolizar a documentação requerida na sede da Secretaria de Turismo de Natal, no período de 13 a 22 de março. Para fins do credenciamento, serão observados critérios de habilitação e classificação conforme diretrizes constantes no instrumento editalício. Podem ser disponibilizado até 37 espaços para comercialização, divididos da seguinte forma: 25 espaços para empreendedores gastronômicos e 12 para food trucks.

Para a secretária de Turismo de Natal, Christiane Alecrim, a “Feira de Gastronomia e Arte” é um canal democrático para a participação de novos empreendedores gastronômicos através de chamada pública, além de movimentar a economia da cidade e oferecer mais uma opção de lazer e entretenimento para o natalense e o turista.

Além da gastronomia, a feira promove também a diversidade do artesanato potiguar, assim como apresentações musicais com o foco na valorização do artista potiguar.

Vale destacar que o edital de seleção é de fato mais transparente e democrático, e isso deveria ser replicado nas demais feirinhas patrocinadas pelas leis de cultura. Interessante que a curadoria seja formada por profissionais ligados ao segmento da gastronomia, como chefs, críticos e professores, a exemplo de como funcionam as curadorias para editais culturais de cinema, teatro, arte, dança.  

Depois de muito burburinho, inaugurou o Ice Bar

13 de março de 2017 por Cinthia Lopes

Divulgado como o primeiro bar de gelo do Norte-Nordeste, o Ice Bar abriu as portas no último sábado, 11. O novo empreendimento fica localizado na avenida Praia de Genipabu, 2111, em Ponta Negra, e funciona com sistema de open bar. A entrada custa R$70 (R$ 35,oo para crianças/estudantes), com direito a consumo de bebidas. O acesso é de 40 pessoas por vez, vestidos com roupas especiais.  Tem pista de dança para “esquentar” e a programação começa cedo (a partir das 15h) para todos os públicos. Reservas pelo.: 99654-5000. Ingressos também estão à venda no site www.ingressorapido.com

Ice Bar inaugurou sábado para convidados. Na foto, jornalistas Simone Silva, Eline Eulália e Priscila de Souza curtem a novidade. Foto: Canindé Soares

Ice Bar inaugurou sábado para convidados. Na foto, jornalistas Simone Silva, Eline Eulália e Priscila de Souza curtem a novidade. Foto: Canindé Soares

Esta semana o FDS vai dar uma passadinha para saber mais sobre a novidade. Antes, o amigo fotojornalista Canindé Soares já esteve por lá e clicou alguns coleguinhas curtindo as baixas temperaturas.

 

Cantinho Sertanejo muda de endereço depois de 28 anos

13 de março de 2017 por Cinthia Lopes
Produtos regionais são especialidade do cantinho sertanejo

Produtos regionais são especialidade do cantinho sertanejo

O Cantinho Sertanejo, um dos comércios mais conhecidos no segmento de alimentos regionais, está de mudança para outro bairro. Mas não irá muito longe. O novo endereço fica na mesma av. Afonso Pena, mas no vizinho do Tirol. O local é galeria D Mall, 968, sala 2 – nas imediações da rua Ceará-Mirim. A previsão de inauguração é final de março, mas a loja atual permanece funcionando até a abertura da nova.

Segundo Geraldo Medeiros, fundador e proprietário do estabelecimento, o objetivo da mudança é trazer ainda mais conforto para os clientes. “A gente planejou muito bem essa mudança. Vamos para um local mais amplo e moderno, com novas instalações, novas linhas de produtos e estacionamento privativo”, comentou.

A mudança não fica só no logradouro. O estabelecimento vai ampliar a oferta de produtos e incluir uma seção de frutas selecionadas, queijos finos, produtos veganos e uma nova linha de pães e bolos. Mas manterá sua variedade de bolacharias e sequilhos regionais, queijos do Seridó, carnes de sol, castanha de caju, doces caseiros, galinha caipira, produtos orgânicos, light e diet, entre outros produtos.

Maratona sem sair da linha: Começa hoje a Semana Fit no shopping Natal

7 de fevereiro de 2017 por Cinthia Lopes
Menu fit do restaurante Camarões é a base de peixe

Menu fit do restaurante Camarões é a base de peixe

Quem conhece bem os alimentos à mesa sabe que há mais características em comum entre a comida fit e a afetiva, aquela feita em casa ou preparada com ingredientes naturais. Ambas trazem o conceito de alimentação saudável. Então quem deseja trocar experiências e comer bem sem cruzar os limites do exagero, pode encarar a Semana Fit do Natal Shopping, que começa hoje ( 7) e vai até 17 de fevereiro, com uma série de ações envolvendo restaurantes, lojas especializadas, profissionais da área nutricional, chefs e empresas do segmento.

Restaurantes, cafés e lanchonetes do espaço comercial vão apresentar um menu diferenciado de comidas leves ao preço único e uma variedade de opções para degustar e criar um roteiro fit. Boa parte dos estabelecimentos gastronômicos do Shopping aderiu ao evento (e ao desafio) — até aqueles que pelo perfil não são fit. Veja quem participa:

Bar Brahma, Beet Alimentação Saudável, Café do Ponto, Camarões (unidade Natal Shopping), Chef Fits, Croasonho, Ello Orgânico, Fitneza, Flor de Sálvia, Freddy’s, Leve Gourmet, Massa Fina, Mercatto, Mixirica, PittsBurg (unidade Natal Shopping), Serv Light, Originalle, e Wayne’s.

Já as lojas vão montar combos com valores promocionais de R$25,90 para que a proposta fit vá além da perda de peso e passe a ser um estilo de vida. Os locais são o Ali Mini Market, Casa da Rapadura, Empório Nutri Care, Enteral Butrition, Ponto Natural, Suplements Sports Nutricion.

Entre os convidados das oficinas está o chef Pedro Beloniel (apresentador dos programas Tempero na Mochila e Cozinhando na Laje do canal Food Network). Ele fará um picadinho thai com salada morna; dia 09, às 17h30, o nutricionista Pascal Elke falará sobre a Ponto Natural, e às 19h, o Capitão Styvenson Valentim vai cozinhar com a nutricionista Rayane Cunha (Chef Fits).

Confira abaixo a programação completa
07/02 (terça-feira)
19h – Pedro Benoliel – Menu: Picadinho Thai e Salada Morna

09/02 (quinta-feira)
17h 30 – Nutricionista Pascal Elke – Ponto Natural
19h – Capitão Styvenson Valentim cozinhando com a nutricionista Rayane Cunha – Chef Fits

10/02 (sexta-feira)
17h30 – Nutricionista Carolina Nóbre – Leve Gourmet
19h – Nutricionista Eliane Martins Ello Orgânico
11/02 (sábado)
17h30 – Nutricionista Mariana Franca – Beet Alimentação Saudável
19h – Nutricionista Marina Pantorja do Flor de Sálvia

PROGRAMAÇÃO DAS AULAS DA ACADEMIA FÓRMULA – Estacionamento D8 – Natal Shopping
10/02(sexta-feira)
– Dance Mix, às 17:45, com o professor Gabriel Lopes
11/02(sábado)
– Funcional, às 16h, com o professor Ivan Junior
– Zumba, às 17h, com o professor Alanilson Silva

Jangadeiro realiza oficinas para difundir conceito de “gastro lar”

3 de fevereiro de 2017 por Cinthia Lopes
Cozinha do Jangadeiro será experimentada para além do restaurante

Cozinha do Jangadeiro será experimentada para além do restaurante

O charmoso restaurante-residência Jangadeiro Samburá de Sabores, de São Miguel do Gostoso (litoral norte do RN), vai  difundir sua experiência de gastro lar para vários públicos e locais. Os proprietários do empreendimento  promovem, a partir do dia 11, uma série de oficinas em Natal e São Miguel do Gostoso.

A primeira delas será no próprio restaurante, dia 11. A segunda oficina acontecerá dia 14 de fevereiro, na clínica Oral Estética. no dia 21 de fevereiro aporta no Natal Shopping, e em 07 de março na Oral Estética.

A Chef convidada é a mineira Sofia Marinho, ex-participante do programa The Taste Brasil do GNT, que dividirá a cozinha com os donos da “casa”, Carlos Ferreira e Renata Manes. Sofia estará presente em todas as oficinas.

A ação conta com apoio da Thermomix,  Flor de Sal Cimsal,  Di Búfalo, Camicado, Natal Shopping,  Grand Cru RN e Oral Estética.

Interessados em participar das oficinas, podem fazer as reservas pelos telefones (84) 98120-9837 e 3693-2152. A oficina em São Miguel do Gostoso custará R$ 300,00 por pessoa, incluindo o traslado. Em Natal o custo é diferenciado.

Feirinha comercializa espécies de Flor-do-deserto

1 de fevereiro de 2017 por Cinthia Lopes

Rosa do Deserto 2Essa dica vai muito bem à mesa, mas neste caso não é para comer. Elas são miudinhas, mas tem muitos nomes e diversas cores. Falo da rosa-do-deserto, também conhecida como Lirio-impala, ou Adenium,  florezinhas orignárias de regiões de clima extremo, como África do sul e Oriente Médio, que se adaptam muito bem ao clima tropical.

Se você quer decorar a casa neste verão, a opção é visitar a exposição de Rosas-do-Deserto em Natal, que começa nesta quinta-feira (02) e segue até o dia 5 de fevereiro no Sam’s Club, em Neópolis, na BR 101.

A feirinha funciona das 8h às 21h (quinta a sábado). No domingo, das 9h às 15h. Entrada gratuita.
Durante a exposição acontecem oficinas  gratuitas sobre cultivo e a comercialização de mudas. Segundo os especialistas, a Roda do Deserto pode ser cultivada tanto em casas quanto em apartamentos. A planta necessita de pouca água e muito sol e em regiões quentes florescem o ano inteiro.

Abrasel e Fecomércio lançam aplicativo gastronômico para delivery

1 de fevereiro de 2017 por Cinthia Lopes
Aplicativo é exclusivo para delivery de restaurantes que operam em Natal

Aplicativo é exclusivo para delivery de restaurantes que operam em Natal

A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) seccional RN e a Fecomercio acabam de apresentar ao público consumidor um aplicativo  de  delivery de comida.  O “Abrafood” é similar aos já existentes no mercado, como o “Ifood”, mas este é exclusivo para restaurantes do Rio Grande do Norte, credenciados à entidade Abrasel. A ideia é acompanhar a demanda crescente do segmento de entrega de refeições, que representa um incremento no setor de alimentos e bebidas.

Em Natal, 18 restaurantes de segmentos variados já participam do app, oferecendo ao menos um item com 50% de desconto aos clientes. A partir desta quarta-feira (1º), o aplicativo já estará disponível para novos clientes, que poderão baixá-lo gratuitamente no celular ou tablet e fazer seus pedidos, desfrutando de benefícios, como a comodidade e a segurança, e também dos descontos. O App da Abrasel nacional já  está disponível em Curitiba-PR, Florianópolis-SC, Manaus-AM e João Pessoa-PB.

Como usar o Abrafood
Para utilizar o aplicativo, o usuário deve acessar a loja de aplicativo no celular e fazer download gratuito da ferramenta, procurando por “Abrafood”. Depois, basta fazer um cadastro do perfil e acessá-lo, informar o CEP e o número da residência que deseja receber o pedido. O cliente pode então escolher o restaurante desejado e tem a opção de buscar por promoções, além de filtrar o pedido a partir das suas preferências de pagamento, por exemplo.

Para acessar o abrafood clique aqui

 

14 motivos para se render ao Panetone

19 de dezembro de 2016 por Cinthia Lopes

O panetone, esse pão doce em formato de touca de chef confeiteiro e perfume de passas, vinho, frutas e baunilha, teve sua origem no norte da Itália, mais precisamente na região de Milão. Veio para o Brasil com os imigrantes italianos e conquistou um lugar afetivo na mesa natalina, muitas vezes suplantando até a rabanada portuguesa. Mas na hierarquia do Natal, o panetone é uma guloseima que provoca reações extremas, tipo ame-o ou deixe-o.

Tem gente tão fissurada em panetone que chega a promover encontros para degustação – como já declarou o jornalista e apresentador Zeca Camargo – ou a abastecer a dispensa para comê-los até depois das festas, no meu caso. Por outro lado, há quem torça a boca só de lembrar das frutas cristalizadas, preferindo as versões de chocotone ou afins.

cover-panettone-desktop-1200x425

Mas saiba que a receita original não tem nem frutas cristalizadas nem chocolate. Ela é a base de manteiga, açúcar, ovos, uvas-passas banhadas em vinho licoroso no tempero, vinho e a fermentação tem processo natural conhecido como sourdough (levedura cultivada de forma natural) , onde descansa por umas 48 horas para crescer no ponto certo de assar. A cobertura geralmente é um glassê de amêndoas. Depois de assado, esfria de de cabeça para baixo, na temperatura. É assim lá na Itália e entre aqueles que seguem à risca.

Então quando a receita pede a tal essência de panetone, nada mais é do que a recriação desse aroma, mas é muito mais interessante utilizar vinho licoroso na massa.

Panettone à moda italiana

Panettone à moda italiana

De tão adaptado as festividades brasileiras, o panetone já virou uma alternativa interessante à mesa: Como sobremesa, cai bem com um porto ou um vinho moscato. Se aquecido levemente no forno ou micro-ondas, pode acompanhar com sorvete ou puro. Também é um bom parceiro de outro hábito brasileiro, o cafezinho de fim de tarde. E suas sobras servem de base para outras receitas como a própria rabanada. Mais versátil…

Nessa época do ano os panetones entopem as prateleiras de supermercados, delicatessens e padarias com suas adaptações que apostam nas tendências. Tem para todos os gostos e bolsos. Industrializados, caseiros ou a clássica receita temperada com vinho Moscato d’Asti. Luxo!

Tem panetones recheados com frutas nativas brasileiras, como o caso da Amendoá que apostou na semente de cumaru da Amazônia; e as versões lançadas pelas chocolaterias investem nos recheios caprichados, como a da Kopenhagen com chocolate 70% cacau, ou no sabor churros. Aqui em Natal, algumas marcas estão à venda. É o caso da Casa Suíça na Magazzino Vinhos e Comida. A marca lançou este ano o panetone com a receita à moda veneziana.

Listei algumas opções que podem agradar bastante os fãs da guloseima de época. Ainda dá tempo!

freddo

1.Panetone com doce de leite argentino Freddo
A sorveteria argentina Freddo possui lojas em várias capitais do Brasil (aqui em Natal, fica no Natal Shopping Center). Para marcar a data, trouxe sua versão premium do panetone recheado com o tradicional doce de leite argentino, ingrediente base dos sete sabores de sorvetes da marca. O produto, com 700g, é baseado na receita artesanal com processo de fermentação natural e o doce de leite utilizado é de fabricação própria.

mendoa
2. Mendoá lança panetones de Cumaru, a amêndoa que caiu nas graças do  chefs
As sementes e frutos nativos do Brasil recheiam os panetones da marca baiana Mendoá Chocolates, com sede na Fazenda Riachuelo (Ilhéus/BA). A empresa lançou durante o Salon Du Chocolat, prestigiada feira realizada anualmente em Paris, os sabores de panetone com doce de leite de cumaru, semente típica da Amazônia que caiu nas graças dos chefs por que tem o dobro da proteína que dá sabor à baunilha. Também foram disponibilizados panetones nos sabores brigadeiro e cupuaçu. Com massa levemente umedecida, as três opções apresentam um mix de aromas e sabores típicos da gastronomia brasileira.

A receita de cupuaçu mescla o cítrico da fruta com o doce da cobertura de caramelo com castanha-do-pará. Já o de brigadeiro retoma o sabor que é paixão nacional com um toque de leite condensado, chocolate com 70% de cacau e cobertura de chocolate ao leite. Por fim, o novo sabor mistura o adocicado do doce de leite ao aroma característico e amadeirado do cumaru, muito próximo à baunilha e amêndoa mais amarga.

Os panetones compõem a linha Brasilis da marca e selam mais uma parceria entre a Mendoá e a chocolatier Giuliana Cupini, que assina as receitas. Os produtos podem ser encontrados a R$ 99,00. Como a marca não é comercializada em Natal, pode-se adquirir na loja virtual http://loja.mendoachocolates.com.br ou www.mendoachocolates.com.br

Panetone-Nestle-Chandelle-500g-218526

3. Panetone Chandelle Nestlé
A indústria de chocolates, massas e iogurtes resolveu incluir no seu portfólio de produtos de fim de ano um panetone com sabor da popular sobremesa gelada Chandelle, a base de chocolate cremoso. Também manteve a linha de Panettones Gateau lançada ano passado, além dos sabores Alpino, Moça e Prestígio, que remetem aos chocolates mais vendidos da Nestlé. O preço do produto de 550g fica na faixa dos R$ 23,99. Sugestão: pode ser gelado ou levemente aquecido no forno ou micro-ondas para derreter o recheio e dar consistência mais marcante à sobremesa natalina.

linht

4.Marca suíça Lindt estreia panetone fabricado no Brasil
Comercializada em todo o Brasil, a marca de chocolates suíços estreia seu Panettone Lindt com gotas de chocolate e fermentação natural. Segundo divulgou a marca, o produto foi fabricado no Brasil para chegar mais fresco às mesas locais. A receita original italiana foi seguida à risca e para isso, foram dois anos de desenvolvimento com envolvimento direto da fábrica italiana. Os ingredientes que garantem o diferencial do produto vieram da Itália e o chocolate da fábrica da marca que fica na Suíça. “Nosso objetivo era preparar um Panettone que chegasse “quentinho” para as festas de final de ano no Brasil, assim como os italianos têm por lá”, afirma o Country Manager da Lindt Brasil, Patrick Diggelmann. O preço do panetone de 1kg custa R$ 99,90. Saiba mais no www.facebook.com.br/LindtChocolateBrasil

panetone zaeli

5.Marca paranaense Zaeli lança novos sabores com fermentação natural
Sem a utilização de produtos químicos, a Zaeli lançou três tipos de Panetones em seu portfólio, todos elaborados a partir de receitas exclusivas e originárias da Itália: o Panetone em caixa, o Panettone Pouch e o Paneshow (com gotas chocolate). Os pães ficam no molde de papel enquanto são assados no forno. Os panetones são preparados com farinha de trigo, ovos, mel, leite em pó, ­frutas cristalizadas, uvas passas e essência natural.As embalagens são de 500 gramas e os produtos podem ser encontrados em lojas de todo o Brasil. Para mais informações: www.zaeli.com.br

kopenhagen cacau
6.Para fãs de chocolate, Kopenhagen lança panetones Língua de Gato, 70% Cacau e Black & White
Os panetones da chocolateria são tradição no natal. Este ano apresenta quatro novos sabores de panetones: o ‘Lajotinha’, panetone recheado com creme de castanha-de-caju e canela e coberto com chocolate ao leite decorado com castanha-de-caju; o ‘70% Cacau’, panetone com gotas de chocolate amargo, recheio de chocolate meio amargo 70% cacau, coberto com chocolate amargo 70% cacau. Também ‘Mousse de Chocolate com Chumbinho’ (gotas), com recheio sabor mousse de chocolate, coberto com chocolate ao leite e decorado com chumbinho; e o ‘Black & White’, com gotas de chocolate, recheado com chocolate ao leite e chocolate branco, coberto com chocolate ao leite e decorado com chocolate branco. Lojas em Natal: Midway e Natal Shopping.

oanetone visconti

7.Visconti em lata charmosa e cheia de positividade
A marca popular de panetones lança sua versão para presente, em lata decorativa e um panetone com recheio de frutas no tamanho 500g. A lata custa em media R$ 21,99. A embalagem traz mensagens positivas que podem ser colocadas em prática no dia a dia, como “Espalhe sorrisos” e “Distribua abraços”. Muito fofo e ainda uma boa opção para aquele colega da firma. Nos supermercados.

cacau show
8.Cacau Show com panetones trufado e doce de leite e embalagens do artista Luciano Martins
A marca de chocolates com loja em Natal apresenta Panetone Belga, de 750g, com gotas de chocolate, recheio de trufa tradicional e coberto com chocolate ao leite belga. E com frutas e gotas de chocolate. Trufa zero Açúcar e versão La creme. E versão creme de castanha-de-caju com canela, muito na moda. Este ano, o Instituto Cacau Show lançou uma ação social em parceria com o artista Luciano Martins, para embalagens especiais dos panetones da marca. O resultado que beneficiam crianças assistidas pelo instituto, une a criatividade das crianças com o talento do artista, em elementos que representam a família e os sonhos que elas têm.

panetone aseiro tuperware

9.Tupperware ensina a fazer o panetone em casa
A marca de utensílios para cozinha Tupperware selecionou uma receita de panetone para preparar em casa, de preferência utilizando os recipientes Tupperware – mas se não tiver não tem problema.
Ingredientes: 01 quilo de farinha de trigo peneirada | 03 ovos | 1 xícara de açúcar refinado | 01 pitada de sal | 2 colheres (sopa) de manteiga sem sal amolecida | 1 xícara de leite morno | • 50 gramas de fermento biológico | 500 gramas de frutas cristalizadas ou gotas de chocolate | • 25 mililitros de essência de panetone | Raspas de ½ limão
Modo de Preparo: Bata a manteiga, os ovos, o açúcar, o leite, essência de panetone até virar um creme homogêneo; Na Mega Criativa 10 litros misture a farinha com o fermento, abra um furo no meio e coloque os ingredientes batidos. Misture até formar uma massa e sove até que solte das mãos. Adicione as frutas cristalizadas ou gotas de chocolate (chocotone), as raspas do limão e misture até que fiquem misturadas na massa de forma homogênea. Distribua a massa em 3 formas de panetone de 1 quilo e deixe crescer, em temperatura ambiente, até dobrar de tamanho. Com uma faca faça um corte em formato de X sobre os panetones e leve ao forno pré-aquecido a 180ºC por 30 minutos ou até dourar. Dica: Caso deseje fazer mais panetones aumente proporcionalmente a quantidade de ingredientes da receita e utilize a Jumbo Criativa 14 Litros.

la veneziana

10. Panettone La Veneziana da Casa Suíça na Magazzino
A Casa Suíça lançou o Panettone La Veneziana tipo premium, com damasco, ameixa, uvas passas, coberto com amêndoas, crosta de castanha de caju e confeitos de açúcar. São 900g ao preço de R$ 105,00. Tem ainda a versão em lata clássica leva frutas cristalizadas e passas e o tradicional com frutas e gotas de chocolate, ao preço de R$ 45,00. Na avaliação dos principais cadernos de gastronomia, o panetone da marca Casa Suíça tem bom custo-benefício, mas nesse caso são os tradicionais de 500g. Em Natal, um dos locais que comercializam a marca é a Magazzino Vinhos e Comida, na rua Potengi, em frente ao Atheneu (Petrópolis).

panettone-2-coppo

11. Importadora Mistral vende Panetone com Moscato d’Asti, do italiano Paolo Coppo e Moncalvina
Panetone e vinho licoroso vão além das harmonizações. A bebida é um ingrediente da receita original, pelo menos para o produtor de vinhos piemontês Paolo Coppo, que incorpora-o à massa durante a fabricação. Estamos falando do produtor da Moscato d’Asti, ou seja, vinho procedente da mesma região onde nasceu o “panettone”.

Com a ajuda do também piemontês Albertengo, tradicional produtor de panetones, a parceria que que começou há pelo menos cinco anos chegou ao Brasil. Segundo reportagem da coluna Paladar do Estadão, os panetones são preparados com ingredientes de alta qualidade, descansam 48 horas e tem cuidados tão detalhistas como a safra de um vinho. Custam R$ 117,00 na Importadora Mistral, que também importa os vinhos de Coppo. Segundo o produtor italiano, o Moscato não deixa taços de álcool no panetone. Em compensação, ele disse à reportagem que “as frutas cristalizadas não combinam com o vinho”. Muito menos chocolate, doce de leite e até quinoa, presentes em algumas das versões produzidas no Brasil atualmente. (Com informações do Estadão). Onde achar: www.mistral.com.br

image002 (2)
12. Panetone sem glúten e sem lactose da Favoritta
Marca de cereais integrais de alta densidade nutricional, a Favoritta aproveita a época do ano para sugerir uma receita que utiliza a farinha Sorgo, uma alternativa importante para pessoas com restrições alimentares, celíacos ou veganos
Ingredientes: 100g Farinha de Sorgo Integral Farovitta | 150g Farinha de Grão-de-Bico | 50g fécula de batata | 3 ovos | 10g CMC | 1 tablete fermento biológico | 100g óleo de coco | 150g Açúcar de Coco Farovitta | 40g água morna | 15g essência de panetone | 130g suco de laranja | 100g nozes moídas | 100g damasco picado | 100g uvas-passas
Modo de Preparo: Misture os ingredientes secos, acrescente o óleo de coco, os ovos e a essência de panetone. Coloque em formas e deixe fermentar (descansar por 50 min) Assar em forno aquecido à temperatura média por 30min. Decore à gosto. Dependendo do tamanho da forma rende de 3 a 4 panetones

cheescake de panettone editado

13. Vencedor do Master Chef Júnior e marcas de panetones lançam receitas para adaptar o produto pronto
Se você não tem o menor saco para fazer panetone em casa ou ganhou a guloseima de presente de um amigo, pode incrementá-lo com uma receita nova. OGrupo Bimbos, fabricante dos panetones Pullman, PlusVita e Nutrella, em parceria com o chef Lorenzo Ravioli (vencedor do 1º MasterChef Brasil Junior) lançaram uma série de receitas para quem gosta de panetone, mas prefere personalizar a receita usando o pão doce como base. Abaixo, segue uma das receitas:

Cheesecake de panettone: 2 panettones fatiados em discos de 2 cm de largura por 12 cm de diâmetro | 450 g de cream cheese | 1 ½ xícara (chá) de açúcar | 1 lata de creme de leite sem soro | Suco de 1 limão • Raspas da casca de 1 limão • 1 colher (sopa) de gelatina em pó incolor | 4 colheres (sopa) de geleia de morango | • Frutas frescas a gosto • Manteiga para untar
MODO DE PREPARO: Corte os discos de panettone em tiras e coloque-os no fundo de uma forma untada com manteiga, de modo que o fundo fique totalmente coberto de panettone. Leve ao forno preaquecido (200 °C) por 10 minutos ou até dourar. deixe esfriar e reserve. Na batedeira, bata o cream cheese com o açúcar até formar um creme. Misture o creme de leite, o suco de limão, as raspas de limão e a gelatina preparada de acordo com as instruções da embalagem. Coloque a mistura sobre o panettone e leve à geladeira até firmar. Na hora de servir, espalhe a geleia por cima e cubra com as frutas de sua preferência.

chiquinho

14.Chiquinho Sorvetes lança gelado de panetone
A franquia Chiquinho Sorvetes, sorveteria que possui filial em Natal, aposta em produtos exclusivos confeccionados com panetone de chocolate: Tortilha Speciale com Nutella, Shake Mix Speciale Doce de Leite e Shake Mix Speciale Chocolate Trufado.A ação acontece entre os dias 17 de novembro e 05 de janeiro em todas as lojas da rede.