Festival quer mostrar que estilo de vida vegano vai além da comida

4 de abril de 2017 por Cinthia Lopes

veganoQuem é adepto ou deseja assumir uma estilo de vida mais saudável, buscando informações sobre uma alimentação livre da carne animal, terá a oportunidade de conhecer, consumir e trocar ideias durante o II Festival Vegano que acontece próximo dia 8 de abril. O festival será realizado no Espaço Flor de Bali, rua Mipibu, 758, Petrópolis. Nesta edição, serão 29 expositores que vão mostrar seus produtos das 10h às 17h. A entrada é gratuita, mas quem quiser poderá contribuir com livros para a Biblioteca África na Zona Norte, voltada para crianças e adolescentes.

No espaço estarão consumidores e produtores de diversos ramos, com opções de lanches, sucos e cervejas artesanais, cosméticos, bolsas, sapatos, roupas. O evento vai além da comida e inclui música, debates e oficinas. Haverá prática de Hatha Yoga ofertada pelo Espaço Dhyana, Workshops culinários e ativismo, palestras e rodas de conversa com o Coletivo Abolicionista Animais sem Amarras(Coletivo ASA). Pra dançar, tem som na pista com o Coletivo Mandaca. Bichinhos de estimação também poderão participar e ainda experimentar petiscos veganos dos expositores.

Participam desta edição o Cozinha Ecológica da chef Déborah Sá, Delectus Comidinhas Vegana, Guloseimas Veganas, restaurante Between, Chef Veg, Elementaris, Animalvega, Samosaria Hare, Aqualive, Horta Viva, Real de 14, Restaurante Magias da Terra, FastVeg, Vitacrua, Meu Suco Hoje, Casa da Mata, Brechó da Lus, VAAV, Truques, Garimpo Dsgn, Caju Maria, Parêa acessórios, Cervejaria Holanda, Natureza Sábia, A Essênia, Aroma é Terapia, Canela Café, Pieta Design e Botânica.

Veja como foi a primeira edição aqui   

No canal de Cultura&Lazer da Tribuna do Norte, você acompanha a recente reportagem “Mais Criatividade na Cozinha Vegana”. Aqui

Bicos a mão! Especialista em flores doces e cake design dará curso em Natal

27 de março de 2017 por Cinthia Lopes
Um dos trabalhos detalhistas da designer Amélia Lino. Foto: Facebook

Um dos trabalhos detalhistas da designer Amélia Lino. Foto: Facebook

O que seria da confeitaria sem as flores decorativas? Esta arte secular originada a partir do glacê de açúcar e dos bicos de confeitar está cada vez mais sofisticada e delicada, tornando-se um dos carros chefes do atual segmento do cake design. E é neste nicho que sempre surgem técnicas arrojadas para encantar o cliente.
O nome da vez é a confeiteira goiana Amélia Lino, precursora no Brasil da técnica que utiliza o Glossy Buttercream (creme de manteiga translúcido) para criar verdadeiros buquês comestíveis em bolos para festas, utilizando o clássico bico de confeitar. Em seus perfis nas redes sociais (Face Book e Instagram) é possível ter uma ideia de sua popularidade no segmento da arte da confeitaria.

Agora os natalenses interessados nesta técnica vão poder conhecer seu trabalho e aprender em uma maratona de três dias de cursos de “Flower Cakes”. Amélia Lino estará em Natal nos dias 7, 8 e 9 de abril. O local não foi divulgado, mas há contato para reservas de vagas pelo telefone 31-99246-2400. No primeiro dia a profissional ministra oficina de Flower Cakes em Chantininho; nos demais dias, em técnica buttercream translúcido e butter amelinhas. A inscrição inclui material para execução prática dos trabalhos.

imagem_release_900484 (1)Amélia Lino é advogada de formação e confeiteira autodidata. Hoje, dedica seu tempo a ministrar cursos por todo o Brasil e conquistou fama pelos famosos Flower Cakes. A designer tem cursos internacionais em Flower Cakes, inclusive várias certificações coreanas, bem como cursos nacionais em trabalhos com bicos. Para ela, os bolos florais podem ser utilizados em diversos eventos, desde batizados, casamentos e aniversários. “Muita gente tem preconceito por achar que o chantilly não tem aquele aspecto requintado, mas ele tem”, explica.

Sobre as tendências de cake design pra 2017, Amélia Lino destacou a força do trabalho com bicos em produções estritamente florais e pinturas em relevo em cremes como uma tendência fortíssima para 2017.  Com relação aos Bolos Florais em cremes, técnica com influência asiática, na qual Amélia Lino é precursora, ela conta que vem tomando conta do País, de norte a sul. “O trabalho com bicos em flores em creme de manteiga e Chantilly, que estava esquecido, avaliado como retrógrado, foi revigorado: mesclando experiências nacionais e da confeitaria asiática, mais especificamente Coreanas, conseguimos dar uma nova roupagem e emplacar um trabalho nunca visto no país”, comenta e acrescenta que com a prática, os bolos transformaram-se em ‘bouquets’, jardins… Tudo muito realístico e realizado exclusivamente em bicos de confeitar”.

Amélia Lino em Natal
dias 7, 8 e 9 de abril.
Reservas de vagas pelo telefone 31-99246-2400.

Erick Jacquin comanda o menu neste fim de semana no La Brasserie de la mer

25 de março de 2017 por Cinthia Lopes

Erick Jacquin

Erick Jacquin

O restaurante Le Brasserie de La Mer, no Hotel Majestic, Ponta Negra, promove mais um encontro com seu chef honorário Erick Jacquin, neste fim de semana. O Master Chef francês vai estar neste sábado (jantar) e domingo (almoço) para cuidar pessoalmente de um menu exclusivo para os bons de garfo que fizeram reservas para a ocasião.
Entre as iguarias que serão servidas estão a salada com ervas e camarões; filé de robalo com emulsão ao Ricard e legumes de Provence confit; blanquette de vitela à moda antiga; queijo e arroz doce com confit de tomate.  As vagas estão praticamente esgotadas, mas as reservas devem ser feitas pelo 3642-7007

Jacquin é hoje um dos mais importantes chefs franceses em atividade no Brasil. No país desde 1994, em 1998 Erick Jacquin foi reconhecido e nomeado Maître Cuisinier de France – a mais alta honraria da Gastronomia Francesa. Ele foi o primeiro chef francês a receber esse título no Brasil e na América do Sul. Em 2005, Jacquin foi novamente homenageado pelo governo francês, que lhe concedeu a insígnia Chevalier de l´Ordre du Mérite Agricole.

Um dos motivos da vida de Jacquin é o Festival de gastronomia francesa “Goût de/Good France” que envolve 2000 mil chefs no mundo inteiro, e em Natal a participação é no La Brasserie de La Mer. Apesar de celebrar o início da primavera no hemisfério norte, o festival é lembrado no mundo inteiro

Setur disponibiliza edital de credenciamento para Feira de Gastronomia e Arte de Mirassol

13 de março de 2017 por Cinthia Lopes
Foto: TN

Foto: TN

Já está disponível para consulta pública o edital de seleção de empreendedores gastronômicos para compor a programação da Feira de Gastronomia e Arte de Mirassol, que ocorrerá mensalmente a partir do mês de abril. O acesso é via Diário Oficial do Município (data de 8 de março).

Os interessados devem protocolizar a documentação requerida na sede da Secretaria de Turismo de Natal, no período de 13 a 22 de março. Para fins do credenciamento, serão observados critérios de habilitação e classificação conforme diretrizes constantes no instrumento editalício. Podem ser disponibilizado até 37 espaços para comercialização, divididos da seguinte forma: 25 espaços para empreendedores gastronômicos e 12 para food trucks.

Para a secretária de Turismo de Natal, Christiane Alecrim, a “Feira de Gastronomia e Arte” é um canal democrático para a participação de novos empreendedores gastronômicos através de chamada pública, além de movimentar a economia da cidade e oferecer mais uma opção de lazer e entretenimento para o natalense e o turista.

Além da gastronomia, a feira promove também a diversidade do artesanato potiguar, assim como apresentações musicais com o foco na valorização do artista potiguar.

Vale destacar que o edital de seleção é de fato mais transparente e democrático, e isso deveria ser replicado nas demais feirinhas patrocinadas pelas leis de cultura. Interessante que a curadoria seja formada por profissionais ligados ao segmento da gastronomia, como chefs, críticos e professores, a exemplo de como funcionam as curadorias para editais culturais de cinema, teatro, arte, dança.  

Depois de muito burburinho, inaugurou o Ice Bar

13 de março de 2017 por Cinthia Lopes

Divulgado como o primeiro bar de gelo do Norte-Nordeste, o Ice Bar abriu as portas no último sábado, 11. O novo empreendimento fica localizado na avenida Praia de Genipabu, 2111, em Ponta Negra, e funciona com sistema de open bar. A entrada custa R$70 (R$ 35,oo para crianças/estudantes), com direito a consumo de bebidas. O acesso é de 40 pessoas por vez, vestidos com roupas especiais.  Tem pista de dança para “esquentar” e a programação começa cedo (a partir das 15h) para todos os públicos. Reservas pelo.: 99654-5000. Ingressos também estão à venda no site www.ingressorapido.com

Ice Bar inaugurou sábado para convidados. Na foto, jornalistas Simone Silva, Eline Eulália e Priscila de Souza curtem a novidade. Foto: Canindé Soares

Ice Bar inaugurou sábado para convidados. Na foto, jornalistas Simone Silva, Eline Eulália e Priscila de Souza curtem a novidade. Foto: Canindé Soares

Esta semana o FDS vai dar uma passadinha para saber mais sobre a novidade. Antes, o amigo fotojornalista Canindé Soares já esteve por lá e clicou alguns coleguinhas curtindo as baixas temperaturas.

 

Cantinho Sertanejo muda de endereço depois de 28 anos

13 de março de 2017 por Cinthia Lopes
Produtos regionais são especialidade do cantinho sertanejo

Produtos regionais são especialidade do cantinho sertanejo

O Cantinho Sertanejo, um dos comércios mais conhecidos no segmento de alimentos regionais, está de mudança para outro bairro. Mas não irá muito longe. O novo endereço fica na mesma av. Afonso Pena, mas no vizinho do Tirol. O local é galeria D Mall, 968, sala 2 – nas imediações da rua Ceará-Mirim. A previsão de inauguração é final de março, mas a loja atual permanece funcionando até a abertura da nova.

Segundo Geraldo Medeiros, fundador e proprietário do estabelecimento, o objetivo da mudança é trazer ainda mais conforto para os clientes. “A gente planejou muito bem essa mudança. Vamos para um local mais amplo e moderno, com novas instalações, novas linhas de produtos e estacionamento privativo”, comentou.

A mudança não fica só no logradouro. O estabelecimento vai ampliar a oferta de produtos e incluir uma seção de frutas selecionadas, queijos finos, produtos veganos e uma nova linha de pães e bolos. Mas manterá sua variedade de bolacharias e sequilhos regionais, queijos do Seridó, carnes de sol, castanha de caju, doces caseiros, galinha caipira, produtos orgânicos, light e diet, entre outros produtos.

Maratona sem sair da linha: Começa hoje a Semana Fit no shopping Natal

7 de fevereiro de 2017 por Cinthia Lopes
Menu fit do restaurante Camarões é a base de peixe

Menu fit do restaurante Camarões é a base de peixe

Quem conhece bem os alimentos à mesa sabe que há mais características em comum entre a comida fit e a afetiva, aquela feita em casa ou preparada com ingredientes naturais. Ambas trazem o conceito de alimentação saudável. Então quem deseja trocar experiências e comer bem sem cruzar os limites do exagero, pode encarar a Semana Fit do Natal Shopping, que começa hoje ( 7) e vai até 17 de fevereiro, com uma série de ações envolvendo restaurantes, lojas especializadas, profissionais da área nutricional, chefs e empresas do segmento.

Restaurantes, cafés e lanchonetes do espaço comercial vão apresentar um menu diferenciado de comidas leves ao preço único e uma variedade de opções para degustar e criar um roteiro fit. Boa parte dos estabelecimentos gastronômicos do Shopping aderiu ao evento (e ao desafio) — até aqueles que pelo perfil não são fit. Veja quem participa:

Bar Brahma, Beet Alimentação Saudável, Café do Ponto, Camarões (unidade Natal Shopping), Chef Fits, Croasonho, Ello Orgânico, Fitneza, Flor de Sálvia, Freddy’s, Leve Gourmet, Massa Fina, Mercatto, Mixirica, PittsBurg (unidade Natal Shopping), Serv Light, Originalle, e Wayne’s.

Já as lojas vão montar combos com valores promocionais de R$25,90 para que a proposta fit vá além da perda de peso e passe a ser um estilo de vida. Os locais são o Ali Mini Market, Casa da Rapadura, Empório Nutri Care, Enteral Butrition, Ponto Natural, Suplements Sports Nutricion.

Entre os convidados das oficinas está o chef Pedro Beloniel (apresentador dos programas Tempero na Mochila e Cozinhando na Laje do canal Food Network). Ele fará um picadinho thai com salada morna; dia 09, às 17h30, o nutricionista Pascal Elke falará sobre a Ponto Natural, e às 19h, o Capitão Styvenson Valentim vai cozinhar com a nutricionista Rayane Cunha (Chef Fits).

Confira abaixo a programação completa
07/02 (terça-feira)
19h – Pedro Benoliel – Menu: Picadinho Thai e Salada Morna

09/02 (quinta-feira)
17h 30 – Nutricionista Pascal Elke – Ponto Natural
19h – Capitão Styvenson Valentim cozinhando com a nutricionista Rayane Cunha – Chef Fits

10/02 (sexta-feira)
17h30 – Nutricionista Carolina Nóbre – Leve Gourmet
19h – Nutricionista Eliane Martins Ello Orgânico
11/02 (sábado)
17h30 – Nutricionista Mariana Franca – Beet Alimentação Saudável
19h – Nutricionista Marina Pantorja do Flor de Sálvia

PROGRAMAÇÃO DAS AULAS DA ACADEMIA FÓRMULA – Estacionamento D8 – Natal Shopping
10/02(sexta-feira)
– Dance Mix, às 17:45, com o professor Gabriel Lopes
11/02(sábado)
– Funcional, às 16h, com o professor Ivan Junior
– Zumba, às 17h, com o professor Alanilson Silva

Jangadeiro realiza oficinas para difundir conceito de “gastro lar”

3 de fevereiro de 2017 por Cinthia Lopes
Cozinha do Jangadeiro será experimentada para além do restaurante

Cozinha do Jangadeiro será experimentada para além do restaurante

O charmoso restaurante-residência Jangadeiro Samburá de Sabores, de São Miguel do Gostoso (litoral norte do RN), vai  difundir sua experiência de gastro lar para vários públicos e locais. Os proprietários do empreendimento  promovem, a partir do dia 11, uma série de oficinas em Natal e São Miguel do Gostoso.

A primeira delas será no próprio restaurante, dia 11. A segunda oficina acontecerá dia 14 de fevereiro, na clínica Oral Estética. no dia 21 de fevereiro aporta no Natal Shopping, e em 07 de março na Oral Estética.

A Chef convidada é a mineira Sofia Marinho, ex-participante do programa The Taste Brasil do GNT, que dividirá a cozinha com os donos da “casa”, Carlos Ferreira e Renata Manes. Sofia estará presente em todas as oficinas.

A ação conta com apoio da Thermomix,  Flor de Sal Cimsal,  Di Búfalo, Camicado, Natal Shopping,  Grand Cru RN e Oral Estética.

Interessados em participar das oficinas, podem fazer as reservas pelos telefones (84) 98120-9837 e 3693-2152. A oficina em São Miguel do Gostoso custará R$ 300,00 por pessoa, incluindo o traslado. Em Natal o custo é diferenciado.

Feirinha comercializa espécies de Flor-do-deserto

1 de fevereiro de 2017 por Cinthia Lopes

Rosa do Deserto 2Essa dica vai muito bem à mesa, mas neste caso não é para comer. Elas são miudinhas, mas tem muitos nomes e diversas cores. Falo da rosa-do-deserto, também conhecida como Lirio-impala, ou Adenium,  florezinhas orignárias de regiões de clima extremo, como África do sul e Oriente Médio, que se adaptam muito bem ao clima tropical.

Se você quer decorar a casa neste verão, a opção é visitar a exposição de Rosas-do-Deserto em Natal, que começa nesta quinta-feira (02) e segue até o dia 5 de fevereiro no Sam’s Club, em Neópolis, na BR 101.

A feirinha funciona das 8h às 21h (quinta a sábado). No domingo, das 9h às 15h. Entrada gratuita.
Durante a exposição acontecem oficinas  gratuitas sobre cultivo e a comercialização de mudas. Segundo os especialistas, a Roda do Deserto pode ser cultivada tanto em casas quanto em apartamentos. A planta necessita de pouca água e muito sol e em regiões quentes florescem o ano inteiro.

Abrasel e Fecomércio lançam aplicativo gastronômico para delivery

1 de fevereiro de 2017 por Cinthia Lopes
Aplicativo é exclusivo para delivery de restaurantes que operam em Natal

Aplicativo é exclusivo para delivery de restaurantes que operam em Natal

A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) seccional RN e a Fecomercio acabam de apresentar ao público consumidor um aplicativo  de  delivery de comida.  O “Abrafood” é similar aos já existentes no mercado, como o “Ifood”, mas este é exclusivo para restaurantes do Rio Grande do Norte, credenciados à entidade Abrasel. A ideia é acompanhar a demanda crescente do segmento de entrega de refeições, que representa um incremento no setor de alimentos e bebidas.

Em Natal, 18 restaurantes de segmentos variados já participam do app, oferecendo ao menos um item com 50% de desconto aos clientes. A partir desta quarta-feira (1º), o aplicativo já estará disponível para novos clientes, que poderão baixá-lo gratuitamente no celular ou tablet e fazer seus pedidos, desfrutando de benefícios, como a comodidade e a segurança, e também dos descontos. O App da Abrasel nacional já  está disponível em Curitiba-PR, Florianópolis-SC, Manaus-AM e João Pessoa-PB.

Como usar o Abrafood
Para utilizar o aplicativo, o usuário deve acessar a loja de aplicativo no celular e fazer download gratuito da ferramenta, procurando por “Abrafood”. Depois, basta fazer um cadastro do perfil e acessá-lo, informar o CEP e o número da residência que deseja receber o pedido. O cliente pode então escolher o restaurante desejado e tem a opção de buscar por promoções, além de filtrar o pedido a partir das suas preferências de pagamento, por exemplo.

Para acessar o abrafood clique aqui