Programa visita cidades em busca das melhores receitas de feijão com arroz

4 de outubro de 2016 por Cinthia Lopes

Comentários 0

Emmanuele Cucchi e Lívia Zaruty viajam pelo Brasil para investigação da culinária de raiz brasileira

Emmanuele Cucchi e Lívia Zaruty viajam pelo Brasil para investigação da culinária de raiz brasileira

‘Dez entre dez brasileiros preferem feijão’, cantavam As Frenéticas lá pelos idos de 1970. Puro ou com arroz, o feijão é patrimônio gastronômico do Brasil, mesmo sem haver um registro formal dessa patente. Apesar da carestia, da gourmetização e da inabilidade das pessoas para o preparo, a combinação ainda resiste na mesa do povo e se mantém como alimentos base de nossa dieta.

A partir da próxima sexta-feira (7), o feijão com arroz serão as estrelas de um programa de Tv. “Um, Dois, Feijão com Arroz…”, exibido às 19h, no canal Discovery Home & Health, o programa será comandado pelo chef italiano Emmanuele Cucchi e pela pesquisadora e blogueira brasileira Lívia Zaruty, que viajarão pelo Brasil em busca de boas histórias e diferentes preparos para o mais brasileiro dos pratos. O programa combina as duas coisas em um exercício de exploração culinária e resgate cultural, com patrocínio da Camil.

Os dois têm a missão de encontrar as melhores receitas de arroz com feijão – um delicioso pretexto para conhecer pessoas, ouvir seus relatos e documentar seus estilos de vida.
São cinco episódios na primeira temporada, todos eles com meia hora de duração. A cada semana, um destino entra em cena para o intercâmbio culinário: primeiro o anfitrião faz a sua especialidade e depois Manu prepara a versão do chef, inspirado na receita original.

Origens: Galinhada com feijão tropeiro à feijoada
Da galinhada com feijão tropeiro no interior de Goiás, ao autêntico baião de dois recifense e o tradicional virado à paulista em São Paulo, a dupla procura personagens que são arroz com feijão e fazem a diferença em suas comunidades e enchem suas casas e panelas com os aromas de um belo arroz com feijão fresquinho.

Enquanto Lívia fica com a parte da pesquisa, documentando os locais e falas, Manu permanece atento ao preparo dos pratos da vez – ele será o responsável pela parte gastronômica. Ao final do episódio, ele assume o fogão e faz a sua própria releitura das receitas. Juntos, Manu e Lívia revelam as origens de pratos regionais, segredos de família e os projetos de seus anfitriões.

Primeiros episódios

Episódio 1 – Pirenópolis, Goiás – Estreia: 7 de outubro, às 19h. Fazenda Babilônia, em Pirenópolis, onde a proprietária ensina a fazer um feijão tropeiro

Episódio 2 – Recife, Pernambuco – 14 de outubro. Com chef Rivandro França, cozinheiro que herdou do pai o talento para a cozinha, serviu ao Exército, foi técnico de enfermagem e vendeu bombons nas ruas antes de se transformar em referência da culinária pernambucana. Rivandro vai preparar o baião de dois clássico para o casal; depois, é a vez de Manu reinventar a receita para impressionar o anfitrião.

Episódio 3 – Rio de Janeiro, capital – Estreia: 21 de outubro

Manu e Lívia chegam ao Rio de Janeiro – a cidade onde os dois se conheceram. Romantismo à parte, o casal sai à procura de comidas de boteco feitas com arroz e feijão. A busca os leva até o Bar do David, em plena comunidade do Chapéu Mangueira.

Faça um comentário

Comentários e pings estão fechados no momento.

Os comentários estão fechados.