Semana Gastronômica no Rio de Janeiro será dedicada a gastronomia potiguar

9 de agosto de 2017 por Cinthia Lopes

Comentários 0

Uma homenagem a Luís da Câmara Cascudo na mesa carioca. Começa hoje no Rio de Janeiro a Semana da Gastronomia Regional do Rio Grande do Norte. Realizada pelo Senac Rio Grande do Norte, o evento aborda aspectos da gastronomia nordestina pesquisados pelo historiador e etnógrafo potiguar, traduzidos de forma prática e atual no livro “Arte e rituais do fazer, do servir e comer no Rio Grande do Norte – uma homenagem a Câmara Cascudo”, publicado pela Editora Senac.

Vale lembrar que o livro é uma das raríssimas publicaçães a reunir receitas genuínas do povo potiguar, com seus modos de fazer próximos dos ancestrais.

Sabores locais e releitura contemporânea: prato desenvolvido para semana gastronômica do RN no Rio de Janeiro

Sabores locais e releitura contemporânea: prato desenvolvido para semana gastronômica do RN no Rio de Janeiro

Durante dois dias, serão apresentados pratos da cultura gastronômica potiguar no Restaurante-escola Senac Downtown. Os instrutores do Senac RN, Rodrigo Santana e Elizabeth Assunção formam a equipe técnica que apresentará o cardápio regional.

Entre os pratos que serão servidos estão Baião de dois com arroz da terra, Filé de sol com Cebola roxa caramelizada, Paçoca de carne de sol, Arroz de caranguejo, Camarão na Moranga, Macaxeira cozida, Farofa D’água com castanha, Pirão de queijo, Camarão na nata, Feijão verde, Doces em compota variados e Cartola.

Rodrigo Santana coordena a Semana promovida pelo Senac RN, no RJ

Rodrigo Santana coordena a Semana promovida pelo Senac RN, no RJ

A programação contemplará também uma aula-show, com o tema “Do mar ao sertão”, onde será apresentada a receita “Paçoca de camarão e Musseline de Macaxeira com mangaba”, desenvolvida por Rodrigo Santana. Um dos ícones da gastronomia norte-rio-grandense, conhecido pela exuberância e sabor marcante, o camarão aparece como ingrediente principal na releitura de um prato típico do Nordeste que comumente utiliza a carne de sol ou de charque como proteína, a paçoca.

A Semana da Gastronomia Regional é uma iniciativa do Departamento Nacional do Senac, que visa divulgar as diferentes cozinhas do País. Uma vez por mês, um Departamento Regional da Instituição é convidado para divulgar a culinária do seu estado.

Este ano, o Senac RN participa pela segunda vez do projeto. Além da programação no Rio de janeiro, também serão contemplados os restaurantes-escola em Brasília, entre os dias 11 e 15 de setembro.

Para saber onde encontrar esse livro “Arte e rituais do fazer, do servir e do comer no Rio Grande do Norte – Uma homenagem a Luís da Câmara Cascudo”, visite livrarias e sebos virtuais. Encontrei na Livraria Leitura (aqui) e o Estante Virtual (aqui) . Também é possível encontrar na Editora Senac

 

Faça um comentário

Comentários e pings estão fechados no momento.

Os comentários estão fechados.