goog21POR AUGUSTO BEZERRIL

@augustobezerril

augustobezerril@tribunadonorte.com.br 

De repente, o mundo parou, trabalhadores, grandes, médios e pequenos empresários tiveram de confrontar-se com os desafios da pandemia do Covid-19. O Google lança, nesta terça-feira, o Relatório de Impacto Econômico de 2020, que reúne números de impacto da empresa no Brasil do ano passado. Os números ajudam entender também como a ferramenta de busca pôde auxiliar pequenos e médios empreendedores. Num primeiro momento pode parecer que as empresas 100% digitais sofreram menos com a pandemia. Mas a história da Xique Xique Brasil mostra que não é bem assim. A marca foi criada em 2012 por Maria Cecília Medeiros e Roberta Melo, em Natal, e leva para roupas e acessórios infantis a delicada arte das rendas e dos bordados feitos à mão que são tradicionais da região. Não demorou para a Xique Xique Brasil @xiquexiquebrasil  virar referência no país. As peças brancas com renda renascença rapidamente se tornaram o carro-chefe, fazendo dos batizados o principal nicho da empresa.

ALERTA DE TENDÊNCIA

O primeiro impacto da pandemia foi, como bem conhecem os empresários, acendeu alerta vermelho sobre os alvos itens de enxoval da Xique Xique Brasil. Vestidos brancos, lembrancinhas e o tradicional mandrião representavam 70% do faturamento quando a pandemia chegou ao Brasil. “Com o isolamento social, nossas principais vendas foram interrompidas do dia para a noite. Também tivemos muitas devoluções e vimos nosso modelo de negócio virar de cabeça para baixo. Consultando o Google Trends, vimos que a busca por itens de batizado caiu vertiginosamente”, conta Maria Cecília. O resultado foi 80% do estoque parado e uma correria danada para migrar a empresa para a venda de outros itens.  “Pausamos todos os nossos anúncios no Google Ads para batizado e investimos em anunciar enxoval, que envolve pano de boca, fraldas, saída de maternidade, conjuntinho pagão, tudo bordado à mão”, lembra Roberta. O que era para ser uma estratégia de exceção se mostrou um grande nicho de mercado: a dupla percebeu, ali, o tamanho da demanda reprimida. “Tudo o que a gente anunciou vendeu super rápido. Tivemos até um problema de estoque, porque não estávamos preparadas para isso. E como trabalhamos com produtos artesanais, a reposição não é tão rápida”, completa Maria Cecília.

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NO YOUTUBE 

Mesmo sem o retorno dos batizados – mercado em que a Xique Xique Brasil estava consolidada – a empresa conseguiu retomar o crescimento de 35% ao ano que vinha mantendo antes da pandemia. A venda de mantas, por exemplo, se revelou uma grata surpresa. “Basta anunciar que a gente vende tudo!“, comemora Roberta. Claro que a experiência em vendas e anúncios digitais ajudou: como surgiu na internet, a marca sabe utilizar o potencial de cada ferramenta. “Usamos muito os Alertas do Google para sermos notificadas quando assuntos relacionados à chegada de bebês estão em alta, assim aproveitamos a onda de eventos de personalidades, por exemplo, para anunciar alguns produtos. E funciona!“, conta Roberta, que também já é especialista em analisar os dados do Google Analytics para fazer campanhas certeiras para a marca.  Em um momento tão desafiador para todos, a Xique Xique conseguiu se manter ligando duas pontas importantes: enquanto valoriza um saber nacional e fomenta a economia das rendeiras locais, ajuda famílias que precisam lidar com a intensidade de receber um bebê no meio de uma pandemia. Para isso, a dupla tem experimentado criar conteúdos para o YouTube, onde a presença até então era apenas com dicas de cuidado com as peças. “Queremos acolher essas mulheres e tornar esse ritual prazeroso e funcional, especialmente nesse momento tão difícil”, diz Maria Cecília.

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ENTENDA 

Relatório de Impacto Econômico divulgado nesta terça-feira, 20, pelo Google. O documento mostra que, somente no ano passado, a Busca e as plataformas de publicidade do Google, o Google Play e o YouTube ajudaram a movimentar R$ 67 bilhões em atividade econômica no Brasil, número 30% maior do que em 2019. Além disso, mais de 207 mil empresas, publishers, organizações sem fins lucrativos, criadores de conteúdo e desenvolvedores de todo o país foram beneficiados pelas ferramentas consideradas no estudo.  “As empresas aceleraram sua digitalização durante a pandemia e estão colhendo os resultados, provando que a internet é, cada vez mais, uma ferramenta de propulsão da atividade econômica”, afirma Fabio Coelho, presidente do Google Brasil. “O Relatório de Impacto Econômico confirma nossa busca incessante para que nossos produtos continuem a ser úteis e relevantes para  todos os brasileiros, promovendo diversidade, cultura e inclusão.” A Xique Xique Brasil alinhou saberes da Renda Renascença do interior de Pernambuco e os bordados de Richelieu característico da região do Seridó do Rio Grande do Norte numa eficiente logística, a partir da sede da empresa, em Natal, capital potiguar. De onde, com os recursos das informações do Google ganhou o mundo em plena pandemia. E deve ganhar novos espaços. ABZ Tribuna do Norte volta ao tema de como usar informações do Google para o sucesso. Segue #abzconecta .

Fotos Divulgação

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