25 de abril de 2024
ABZ LAB

ABZ Tribuna do Norte + @abzlab conecta CINEMA URBANA – MOSTRA INTERNACIONAL DE CINEMA DE ARQUITETURA

51358771565_c11ec67126_c

POR AUGUSTO BEZERRIL

@augustobezerril

[email protected] 

ABZ Tribuna do Norte, através de @abzlab, reflete sobre passado, presente e registros da história sobre a paisagem do futuro e abre olhar para CINEMA URBANA – MOSTRA INTERNACIONAL DE CINEMA DE ARQUITETURA.  Temos, a partir de 17 de agosto a 5 de setembro, uma  imersão no universo do cinema como dispositivo para a compreensão de imaginários urbanos e suas ramificações. Esta é a proposta de CINEMA URBANA – MOSTRA INTERNACIONAL DE CINEMA DE ARQUITETURA, dedicada a unir cinema e arquitetura, que chega à terceira edição fazendo um convite para refletir sobre o espaço urbano, resgatando a memória e projetando o futuro. CINEMA URBANA com exibições presenciais e virtuais, sempre com entrada gratuita. Logo na abertura, no Dia Nacional do Patrimônio Histórico, será exibido o filme “Tudo é projeto“, que homenageia Paulo Mendes da Rocha, um dos mais influentes nomes da arquitetura brasileira e sinônimo de modernismo e do ser paulistano.  É uma oportunidade mais que incrível para conhecer a InnSaei.TV –  plataforma de streaming de qualidade e sentido.

51357762751_e5eb21a4d3_w

PROJETO DE NÓS 

O festival inclui três mostras – competitiva de curta e de longa-metragem, mostra hors concours (que exibirá “Aeroporto Central”, de Karim Aïnouz) e mostra RIFCA – com filmes indicados por festivais parceiros da Rede Interamericana de Festivais de Cinema, Cidades e Arquitetura -, além de painéis de debates e apresentações musicais. Ao longo de três semanas, serão exibidos 26 filmes, produzidos em 14 países como Alemanha, Portugal, Reino Unido, Hong Kong, China e Brasil. Nas duas primeiras semanas, as sessões acontecerão presencialmente, na sala de cinema e no gramado do CCBB Brasília; e na terceira e última semana, os filmes poderão ser vistos em formato digital, através da plataforma InnSaei.TV. CINEMA URBANA tem direção da arquiteta e urbanista Liz Sandoval, que assina a curadoria, ao lado do arquiteto e urbanista André Costa e da cineasta e pesquisadora Lorena Figueiredo. A realização é do Centro Cultural Banco do Brasil e patrocínio do Banco do Brasil.

51358773800_f1e0f88768_c

A MOSTRA

Em sua terceira edição, CINEMA URBANA – MOSTRA INTERNACIONAL DE CINEMA E ARQUITETURA quer aprofundar sua proposta de integrar o cinema ao debate sobre as diversas formas de aglomeração e dispersão urbana. E nesta reflexão entram temas como a superlotação das cidades, a arqueologia visual, a gentrificação, a ganância imobiliária, assim como a relevância do trabalho de arquitetos e artistas de grande talento e sensibilidade, como Marcos Konder Netto, Francisco Galeno e Luís Humberto.

51357987823_a7b4522b51_w

A programação inclui uma mostra competitiva de longas-metragens com cinco títulos inéditos e mostra competitiva de curtas, com oito filmes. São produções como o brasileiro “Konder: o protagonismo da Simplicidade”, sobre um dos maiores nomes do Movimento Moderno na arquitetura brasileira; o português “Brisa Solar” (sobre a cidade de Maputo, capital de Moçambique, nascida do ideal modernista); e “Para onde ir com a história”, produção alemã que mostra o crescimento da extrema-direita na cidade de Dresden. Outra produção portuguesa, “O que vai acontecer aqui?” retrata a atuação de movimentos sociais que defendem o direito de habitar a cidade de Lisboa, num momento de intensificação das lutas pelo espaço urbano, que vem sendo alvo de um verdadeiro terremoto turístico resultante da gentrificação. A ganância imobiliária é também o tema de “Guanzhou, uma nova Era”, documentário que mostra a luta dos aldeões para salvar a ilha fluvial chinesa. O júri responsável por indicar os vencedores da mostra competitiva será formado por Catarina Mateus (arquiteta e urbanista, Diretora Criativa e Programadora do Habitante – Festival de Cinema, Cidade e Arquitetura do Equador, Membro da RIFCA), Luiz Sarmento (arquiteto IPHAN e Diretor de Cultura do IAB Nacional) e Juliane Peixoto (artista visual e professora do curso de Áudio e Vídeo do IFB campus Recanto das Emas).

51357991983_52dc38cb7b_w

MAIS 

HORS CONCOURS – São cinco os filmes reunidos na Mostra Hors Concours. Dentre eles estão o clássico “A Pista”, de 1962, do mestre francês Chris Marker, e “Aeroporto Central”, produção do premiado cineasta brasileiro Karim Aïnouz, que tem uma relação com Brasília, lugar onde morou e se formou na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo. HOMENAGENS ESPECIAIS – Dois mestres da mesma geração serão homenageados em produções exibidas por CINEMA URBANA. O arquiteto brasileiro Paulo Mendes da Rocha é tema do filme que abre a programação, “Tudo é Projeto”. E o documentário sobre o arquiteto português Nuno Portas inaugura as exibições ao ar livre, em 20 de agosto, com a exibição inédita de “A Cidade de Portas”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *