29 de março de 2024
MUNDO À PORTER !

Bauru tem uma história (ou estória) secreta; Siga os indícios

62439135_293823264857525_4937508598348513280_n

POR AUGUSTO BEZERRIL

@augustobezerril

[email protected] 

Seja onde for que você tenha pedido um sanduíche Bauru, o Bauru não é como verdadeiramente dizem ter nascido. A intrigante descoberta se deu depois de o Blog acompanhar uma disputa entre o chapeiro e um cliente sobre a inclusão ou não de ovo entre os ingredientes da guloseima. Zen (mas atento), o blog recebeu a informação de que o verdadeiro Bauru nasceu no Ponto Chic, localizado no Largo do Paisandu, em São Paulo.

JORNALISMO INVESTIGATIVO 

Sem ajuda do Google, guiado apenas pelo relato do cliente anônimo, seguimos ao local indicado. Um dos indícios está correto: o Ponto Chic existe.  O estabelecimento foi inaurugado em 1922. Ano da Semana de Arte Moderna e teve entre frequentadores Anita Malfati, Mario Andrade e Monteiro Lobado. Ao pedir o cardápio, constata-se que, sim, o Bauru de lá é diferente. A composição é pão francês, picles de pepino, tomate, roast beef e quatro queijos fundidos em banho-maria. A receita, como informa o garçom, nasceu de um estudante Direito. Mais precisamente no ano de 1937.  Ainda, segundo texto publicado no cardápio, o Bauru tem pai: Casimiro Pinto Neto. Por que chamam de Bauru um sanduíche com outros ingredientes? Não sabemos as respostas de analistas, pesquisadores e doutores, mas numa democracia pode (muito bem) a pessoa pode chamar  de Bauru o que bem entender…

62338983_1029937090549460_5257988462291714048_n

BASEADO QUE…. 

Mesmo quem não ama pepino, o veredicto é de que  verdadeiro Bauru é uma delícia. Ou vale uma investigação….

DEPOIMENTO

“Era um dia que eu estava com muita fome. Cheguei para o sanduicheiro Carlos – hoje já falecido – e falei: – Abre um pão francês, tira o miolo e bota um pouco de queijo derretido dentro. Depois disso o Carlos já ia fechando o pão eu falei: – Calma, falta um pouco de albumina e proteína nisso. (Eu tinha lido em um opúsculo livreto de alimentação para crianças, da Secretaria da Educação e Saúde, escrito pelo ex-prefeito Wladimir de Toledo Piza, também frequentador do PONTO CHIC – que a carne era rica nesses dois elementos) bota umas fatias de roast beef junto com o queijo e já ia fechando de novo quando eu tornei a falar: – Falta a vitamina, bota ai umas fatias de tomate. Quando eu estava comendo o segundo sanduíche chegou o “Quico” -Antonio Boccini Jr.-, que era muito guloso e pegou um pedaço do meu sanduíche e gostou. Ai ele gritou para o garçom, que era um russo chamado ALEX: Me vê um desses do “BAURU”. “, disse Casimiro Pinto.

+

PONTO CHIC 

Largo do Paisandu, 27

Centro Histórico de São Paulo

Foto ABZ IMAGES

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *