19 de abril de 2024
ABZ LAB

Brasil Eco Fashion Week apresenta Retrospectiva e Inscrições; ABZ LAB Tribuna do Norte segue

unnamed - 2021-06-30T125952.079

POR AUGUSTO BEZERRIL

@augustobezerril

[email protected]

Brasil Eco Fashion Week volta a promover, hoje, 30/06,  uma série de quatro painéis marcando assim o encerramento do período de inscrições de marcas para o BEFW 2021. A exibição da inédita programação acontece mais uma vez de forma online e gratuita no canal Brasil Eco Fashion Week do YouTube e no site do evento. Para essa agenda, o BEFW recebe convidados nacionais do segmento de moda ética e responsável para conversas sobre iniciativas adotadas como ferramentas na produção e favorecimento da moda mais sustentável, como a produção sob demanda, iniciativas para minimizar o impacto negativo na cadeia produtiva varejista e sobre modelo de plantio e cultivo agrícola agroflorestal de plantas têxteis e tintórias. Além de contar com a participação internacional da pesquisadora sueca Mathilda Tham, professora de design da Linnaeus University Sweden e professora afiliada à Goldsmiths University of London, que dá detalhes sobre o “Earth Logic – Plano de Pesquisa-Ação para a Moda”. ABZ LAB Tribuna do Norte tem cobertura exclusiva. Acompanhe!

ENTREGUE VALOR
Desenvolvido pela acadêmica pesquisadora-ativista em parceria com a pesquisadora, consultora e ativista de design, a britânica Kate Fletcher, o documento inovador Earth Logic tem sido adotado por universidades e empresas na Europa e agora está também disponível para download em português. O material traz ao Brasil uma proposta incentivadora de educação para valores na Moda propondo a troca da lógica do crescimento econômico pela lógica da terra. O painel “Plano Earth Logic em Português: Do Conceito à Aplicação”, com mediação da jornalista Gabriela Machado, acontece em inglês com legendas em português, às 18h, e encerra o ciclo de quatro painéis promovidos na ocasião pelo BEFW. Às 14h acontece o painel “Selo Re 3 Anos: Jornada e Olhar de Futuro”. Os convidados Eduardo Ferlauto, gerente geral de Sustentabilidade da Renner e Ana Cecília Anselmi, gerente de Estilo da Renner contam detalhes sobre o selo Re, que comemora três anos de existência e vem promovendo ações e esforços para minimizar os impactos negativos na produção de moda envolvendo logística, fornecedores, matérias-primas, produtos e lojas da empresa em busca de atributos sustentáveis.

unnamed - 2021-06-30T125927.479

SEGUE O CICLO 

Roberta Negrini, fundadora do projeto parceiro da varejista, Movimento Eu Visto o Bem, também participa do bate-papo mediado por Rafael Morais, diretor executivo do BEFW. O Movimento atua desde 2016 na ressocialização de detentas e ex-detentas do Sistema Prisional de São Paulo por meio da costura, e aposta na produção de moda pautada pela meta lixo zero. Já às 16h, a estilista Flávia Aranha, da marca de roupas orgânicas de mesmo nome, a designer e pesquisadora Larissa Duarte, da startup Jurema e a agroecóloga Liege Camila Veras, da fazenda Balaiar participam do painel “Projeto Anileiras: Cultivo e Beneficiamento de Índigo Agroflorestal no Brasil“, mediado por Gabriela Machado, curadora de conteúdo do BEFW. As convidadas farão um mergulho no projeto de pesquisa e desenvolvimento no país, para o plantio de modelo agrícola agroflorestal que inclui a anileira, planta geradora do corante índigo, e outras espécies de plantas têxteis e tintórias.

131893688_1558901074320848_5080157143945522012_n

BRASIL POTIGUAR 

O Rio Grande do Norte participou ano da edição 2020 do Brasil Eco Fashion Week. Os calçados do  designer Jailson Marcos compuseram looks no desfile do paranaense Enéas Neto. O documentário Geová – Mundo em Redesenho, uma produção ABZ LAB, com roteiro de Kerginaldo Gadelha, integrou a mostra de fashion films. Rafael Morais, diretor do BEFW, participou do Festival ABZ LAB Ciclos e Tramas – Conexões Entre Mulheres Caiçaras e Ribeirinhas – e anunciou o desejo de contar com a presença da artesã do potiguar Dona Josa na edição do BEFW 2021.

172603696_491049355272455_1547083622463968094_n

PROGRAME-SE 

Brasil Eco Fashion Week

Inscrições e Retrospectiva
Painéis: 30 de junho de 2021

11h – “Moda Consciente e sob Demanda”
14h – “Selo Re 3 Anos: Jornada e Olhar de Futuro”
16h – “Projeto Anileiras: cultivo e beneficiamento de índigo agroflorestal no Brasil
18h – “Plano Earth Logic em Português: Do Conceito à Aplicação”

Transmissão da programação – 30 de junho – com exibição dos quatro painéis pelo site do Brasil Eco Fashion Week: https://brasilecofashion.com.br/
E pelo canal de Youtube: Brasil Eco Fashion Week – BEFW

LEIA SOBRE..

Earth Logic – Plano de Pesquisa-Ação para Moda” traduzida já está disponível gratuitamente para download no link https://earthlogic.info/.

REVEJA 

JUNTE-SE 

Inscrições para o BEFW até 30 de junho

Fotos  Fotosite + Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *