24 de abril de 2024
EM CASA

Camicado lança coleção sustentável criada por artesãs chamada Mestras do Barro

Camicado_Coleção Mestras do Barro (1)

POR AUGUSTO BEZERRIL

@AUGUSTOBEZERRIL

[email protected]

A casa ainda mais brasileira ganha afabilidade do artesanal na Camicado. Amparado na experiência de mais de 20 anos no setor, refletida no sucesso das lojas Paiol, empreendimento que busca um equilíbrio sustentável entre a oferta e demanda da produção do artesanato brasileiro, o empresário Lucas Lassen criou uma parceria inédita entre a Camicado e as artesãs das comunidades Coqueiro Campo e Campo Alegre de Turmalina (MG). Como resultado o resultado chega às lojas Camicado, por aqui no Midway Mall e Natal shopping, foram desenvolvidas 25 peças de cerâmica, entre itens utilitários e de decoração, totalizando 7 mil unidades da coleção denominada “Mestras do Barro”.

Camicado_Coleção Mestras do Barro (Filtro)'

MESTRAS DO BARRO 

Para a coleção “Mestras do Barro”, produzida com exclusividade para a Camicado pelo coletivo de artesãs do Vale do Jequitinhonha (MG) com gestão de Lucas Lassen, foram desenvolvidos 25 itens de cerâmica na cor branca, fruto de uma técnica exclusiva que alia pintura branca sobre o oleio branco em processos que utilizam apenas a argila da região. Desde a obtenção da argila, passando por várias etapas manuais até a queima em forno a lenha por 12 horas, cada peça se revela única e reflete a criatividade e peculiaridades do polo ceramista mineiro transmitidas de geração a geração pelas mulheres.    

Camicado_Coleção Mestras do Barro (5)
Lucas Lassen também destaca a importância e impacto socioeconômico do projeto em tempos de pandemia junto às comunidades envolvidas. “Nesse período de retração econômica a parceria estabelecida com a Camicado trouxe novas possibilidades de geração de renda para mais de 85 famílias das duas comunidades que participaram da produção e que continuam trabalhando em virtude de um novo pedido. Além disso, a visibilidade e divulgação obtidas para esse coletivo de artesãos podem colaborar para a continuidade do trabalho e aumentar as possibilidades de distribuição”.  Para as mulheres do Vale do Jequitinhonha a iniciativa incrementou a produção e foi comemorada com entusiasmo. “Fomos chamadas em março para falar sobre essa encomenda da Camicado e o nosso trabalho pode ter uma continuação mesmo durante a pandemia”, informa Maria Aparecida Gomes de Sousa, presidente da Associação dos Lavradores e Artesãos de Campo Alegre.  Para quem deseja tornar o dia mais afável objetos de decoração e utensílios, a coleção aquele filtro de barro ou aquele bule com jeitinho de  Brasil para ter  #emcasa. 

Camicado_Coleção Mestras do Barro (7)

ENTENDA 

Expert na cadeia produtiva do artesanato brasileiro, Lucas Lassen reúne em sua Paiol, loja com duas unidades em São Paulo, criações artesanais de mais de 300 produtores de todo o Brasil, resultado de uma ampla investigação pelo país, onde se destacam as ceramistas do Vale do Jequitinhonha (MG), Caruaru (PE), Belo Jardim (PE) e Vale do Ribeira (SP); as figureiras de Taubaté (SP); os artistas da Ilha do Ferro e da cidade de Capela (AL); o polo artesanal de Tiradentes (MG) e região; grupos de artesãos do litoral norte baiano; os artesãos de Juazeiro do Norte (CE) e região; além do melhor da produção indígena brasileira. 

Fotos Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *