24 de abril de 2024
EM CASA

Domingo é dia dia do Sushi; ABZ Tribuna do Norte sextou na celebração #emcasa

Tramontina_4048 PROOF 01_#9B

POR AUGUSTO BEZERRIL

@augustobezerril

[email protected] 

Domingo é dia…  sushi! om mais de mil e trezentos anos, o sushi é uma iguaria que encanta o mundo todo. Não é por acaso que tem um dia especial, o 1º de novembro! Sua longa história começa no sudoeste asiático, onde, há mais de um milênio, se colocava o filé do peixe entre camadas de arroz para fermentá-lo e conservá-lo. O arroz era então descartado no final do processo. Foi somente no século XIV que esses dois ingredientes começaram a ser consumidos juntos, em Kedo, no Japão. De lá para cá, essa iguaria ultrapassou fronteiras, conquistou seu espaço com restaurantes especializados, até chegar na nossa casa. E você, sabe preparar um sushi caseiro? ABZ Tribuna do Norte começa celebração a partir da escolha da facas, no caso visualizamos opções da Tramontina. E começamos com dicas e vamos até receitas criadas pelo  Elzio Callefi, chef da Tramontina. Para montar um belo combinado é preciso dominar e seguir fielmente passos e técnicas, e ter à disposição as facas certas para cada tipo de corte. Yaaa!

Yanagiba9

ESCOLHA DO CHEF

Para o preparo de peças de sushi como o sashimi e o maki, os sushis enrolados em alga, a mais indicada é a Yanagiba. Produzida em aço inox de alta performance, sua lâmina é fina e longa, com a extremidade pontuda. Seu design foi projetado para garantir um corte preciso, sem desfiar o peixe ou desmanchar os rolinhos na hora do corte. A culinária japonesa é super diversa, e, além dos peixes, o sushi conta também com frutas, legumes e verduras, que possuem uma textura bem diferente. Para esses, é preciso uma faca funcional, que atenda aos diferentes tipos de cortes e facilite essa etapa do preparo, comenta o chef Elzio. A faca Nakiri foi desenvolvida especialmente para essa função, de cortar os mais variados legumes da cozinha japonesa. Sua lâmina retangular com a ponta levemente arredondada facilita o corte e os movimentos, o que gera resultados extremamente apurados.

+

Para aqueles que querem ir além, e começar desde o início, cortando as grandes peças ou o peixe inteiro ao invés de adquirir o filé já pronto, é necessária uma faca mais pesada para o corte das estruturas mais duras. A Deba fornece essa característica de peso, e, junto de sua lâmina bem larga e em formato triangular, é perfeita para cortar os ossos, desde os mais finos até os mais grossos. Assim você poderá produzir em casa os mais belos e limpos filés para um sushi delicioso.

XCAGO

TEM MAIS

Para aqueles que querem ir além, e começar desde o início, cortando as grandes peças ou o peixe inteiro ao invés de adquirir o filé já pronto, é necessária uma faca mais pesada para o corte das estruturas mais duras. A Deba fornece essa característica de peso, e, junto de sua lâmina bem larga e em formato triangular, é perfeita para cortar os ossos, desde os mais finos até os mais grossos. Assim você poderá produzir em casa os mais belos e limpos filés para um sushi delicioso.  Que tal? A gente está tentando elaborar uma receita do chef e, vamos, conversar com Ana Cláudia Couto, sobre a celebração do Dia do Sushi em Natal, no restaurante ou  #EmCasa ! 

Fotos Divulgação

https://blog.tribunadonorte.com.br/augustobezerril/2020/10/28/calor-e-isolamento-aquecem-desejo-por-piscina-em-casa-saiba-como-manter-qualidade-de-agua/

 

+

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *