19 de abril de 2024
ABZ LAB

Gabriella Rodrigues desperta para Rio além da Zona Sul; ABZ Lab conecta com The Jungle

142256304_136596644959659_7709953368971579516_n

POR AUGUSTO BEZERRIL

@augustobezerril

[email protected] 

ABZ LAB conecta com o Rio de Janeiro com uma Garota carioca supercool. Gabriella Rodrigues, recém-formada pela Universidade Veiga de Almeida (UVA), acaba de lançar uma coleção inspirada no bairro de Campo Grande, no Rio de Janeiro (RJ), chamada Flor de Laranjeira. Ela buscou elementos da história da região para desenvolver as peças, como as fazendas de laranja (o bairro já foi conhecido como “Império da Laranja” na primeira metade do século XX), a Igreja de Nossa Senhora do Desterro e a Serra do Mendanha. A representação regional está no centro do trabalho, que foge daquele estereótipo da moda carioca contada a partir da ótica da Zona Sul do Rio de Janeiro. Considerada um nome que muito promete, Gabriella fez parte do grupo Your Denim Lab – que muito causou no Dragão Festival – evento de moda autoral realizado em Fortaleza, Ceará.  Elle Alves, professora da UVA e coordenadora do projeto, diz que Gabriella mais que merece atenção. Tanto no estilo, quanto na grife The Jungle.

141282599_3985402454811286_4509379620575278430_n

SEGUE O SENTIDO 

A citricultura em Campo Grande, que se tornou zona de exportação para o mundo, teve início no começo do século XX. Nos primeiros anos da década de 1940, o bairro chegou a ser considerado o “Império da Laranja”. “Meus avós trabalharam em uma das muitas fazendas que havia na região, encaixotando as frutas para centros de distribuição. Depois da segunda guerra mundial, esse mercado começou a declinar e os terrenos foram vendidos. Foi quando houve um boom de crescimento no bairro“, explica. A coloração viva da laranja foi incorporada à coleção criada pela designer, voltada para o verão. Já a textura da flor da laranjeira também pode ser vista em algumas peças. Outra referência incluída nos formatos dos acessórios foram as obras de arte em valorização da fruta, que podem ser vistas entre a Avenida Cesário de Melo e a estação de trem. A arquitetura colonial da Igreja de Nossa Senhora do Desterro e elementos da Serra do Mendanha também estão presentes em algumas das 15 peças e acessórios que formam a Flor de Laranjeira. Entre as matérias-primas usadas nos vestuários estão o algodão e o linho. Os beneficiamentos são feitos da forma mais manual possível.

SIGA O INSTA
O projeto foi parte do trabalho de conclusão do curso de moda feito por Gabriella na UVA, onde também elaborou um plano de negócios para sua empresa. As encomendas poderão ser feitas em breve pela página da marca no Instagram (@thejungle_rio). Gabriella Rodrigues teve 5 orientadores para esse TCC: Roberto Abreu, Flávio Bragança, Aristides Dutra, Ana Paula Feijó e Adriana Sagese. Mais que super..  #ABZCONECTA
Fotos Divulgação

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *