27 de março de 2024
NA HORA

Museu de Arte Sacra abre inscrição para Concurso “A Mais Linda Roupa para Nossa Senhora”

Museu de Arte SacraPOR AUGUSTO BEZERRIL

@augustobezerril

[email protected]

Museu de Arte Sacra de São Paulo – MAS/SP, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, abre as inscrições e convida o publico a participar do concurso cultural “A Mais Linda Roupa para Nossa Senhora”, uma ação complementar à exposição “Imagens de Roca e de Vestir”, com curadoria de Beatriz Cruz e João Rossi . O Concurso, com regulamento próprio ( Regulamento ),  pretende  estimular a inventividade de criativos, profissionais ou não, a pensar nos processos necessários para transformar uma imagem de vestir, dependendo das vestimentas, complementos e assessórios que vierem a compô-la, em uma representação de Nossa Senhora, inspirada em sua iconografia e nas características e cânones das indumentárias. A ação resgata tradicional religiosa brasileira e tende revelar criativos do século 21.  O Rio Grande do Norte, como se sabe, é pródigo em arte sacra no Nordeste do Brasil.
HISTÓRIA 
Imagem de roca é o nome que se dá a imagens, prioritariamente sacras, conduzidas em procissão e vestidas com trajes de tecido. Diferente das peças que existiam nas Igrejas e para aliviar o peso, as imagens eram entalhadas apenas parcialmente, com acabamento só nas partes que deveriam ser vistas pelo público, como as mãos, cabeça e pés, e o restante do corpo consistia em uma simples estrutura de ripas ou armação oca coberta pela roupa de tecido. No Brasil, tal gênero tornou-se importante durante o período barroco, especialmente no século XVIII, até meados do século XIX.
COMO PARTICIPAR? 
A proposta vencedora será confeccionada por profissionais contratados pelo MAS/SP e participara do período final da exposição em cartaz nas dependências do museu – “Imagens de Roca e de Vestir”. Após esse período, seguirá em exposição por 15 dias na estação Tiradentes do Metrô, em local próximo à Sala MAS/Metrô Tiradentes. A réplica da imagem de vestir também estará disponível na estação do Metrô Tiradentes, ao lado do espaço expositivo do Museu Arte Sacra – Sala MAS/Metrô Tiradentes, para que o(s)/a(s) participante(s) possa consultá-la pessoalmente.

 “A Mais Linda Roupa para Nossa Senhora”

Período de Inscrição
16 de fevereiro a 08 de março de 2021 ([email protected])

Resultados divulgados em 16 de março de 2021

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *