24 de abril de 2024
ABZ PLATAFORMA

MUNDO MODEL / Neomodelo negro e indígena, Joatan Silva desponta como top potiguar

POR AUGUSTO BEZERRIL

@augustobezerril

[email protected]

Descendente de indígena e negros, Joatan Silva desponta como modelo da temporada verão 2023. Ao aparecer como modelo na mostra Pretas, Pretinhos, Pretos, Pretinhas, com fotos de Rubens dos Anjos (foto 03), em cartaz na Galeria Sol da Meia Noite em Gostoso, Joatan Silva descobriu a origem indígena da família paterna. “Segundo minha irmã por parte de pai, a tribo a qual meus avós fizeram parte é tapuia”, diz Joatan ao falar sobre o pai Gerôncio Bezerra de Souza. Desempregado, o jovem gostosense tem curso de técnico em montagem de módulos de energia solar e ao figurar na mostra sobre representatividade negra atraiu o olhar de ninguém menos que Paulo Borges, Diretor da SPFW. Sim, Paulo Borges consta entre os seguidores do neomodelo no Instagram. O rapaz despertou likes do estilista mineiro Victor Dzenk e do stylist carioca Alexandre Schnabl.

Ainda sem experiência profissional como modelos, Joatan já entrou no radar de stylists, estilistas e grifes para campanhas de verão 2023. Segundos os profissionais, o rapaz sabe posicionar-se em frente às câmeras. As primeiras imagens do modelo foram diante das lentes do fotógrafo Ary Fran (foto 01) , conhecido pelo resgate da vida caiçara no litoral norte do Rio Grande do Norte.

CONVERSA COM

JOATAN SILVA

ABZ Tribuna do Norte – Sendo descendente de índio e negros, como foi participar de uma mostra contra do racismo?

Joatan SilvaPara mim foi algo muito importante, ter a minha imagem como uma das representatividade negra de São Miguel do Gostoso.

ABZ Tribuna do Norte – O que acha da ideia de desfilar, por exemplo, num evento de moda?

Joatan SilvaAcho interessante, tenho vontade em adquirir mais conhecimento na área da moda.

_____________________________________________________________

ABZ MODEL @abzresenha

Noah Alef, da WAY Model, jovem pataxó que estreou recentemente na moda internacional e usa a profissão para conquistar representatividade à população indígena. Natural de Jequié, no interior da Bahia, o belo de 22 anos já conquistou contrato com empresas do Reino Unido, Itália, Espanha e Alemanha. Noah já desfilou na São Paulo Fashion Week, para grifes como ÁLG, Isaac Silva, Handred, Misci, João Pimenta e Ponto Firme, estrelou campanhas de moda, editoriais para publicações como a GQ de Portugal, além de ter feito uma participação desfilando no folhetim Verdades Secretas 2, exibido pela Rede Globo.

Descendente de indígenas da comunidade Aruans, a modelo Emilly Nunes, da WAY Model, chegou a trabalhar como operadora de caixa, em um supermercado do Pará, e como vendedora de uma empresa de telefonia, ofertando chips para celulares nas ruas, até despontar como um dos nomes do momento na moda nacional. Aos 23 anos, a bela de traços marcantes já estrelou capas das Vogue Brasil e Portugal, publicidades de prestigiadas grifes como Lenny Niemeyer, e foi destaque na São Paulo Fashion Week.

ABZ _ PODER

No próximo dia 24, às 17h, em evento online, aberto e gratuito, o Instituto C&A, pilar social da no Brasil, irá lançar a plataforma Minha Carreira na Moda, com o objetivo de fomentar oportunidades para jovens negros e indígenas, de 16 a 29 anos, que almejam construir ou desenvolver sua carreia no segmento. Por meio da parceria com empresas e instituições de ensino, o programa irá conectar interessados a oportunidades como experimentação profissional cursos, além de possibilitar que os estudantes se cadastrem em um banco de talentos do segmento. Para participar do evento é necessário apenas realizar a inscrição pelo link

SAIBA QUE

Inicialmente, o programa contará com um edital dividido em três categorias. Com foco em encontros para falar a respeito de carreira no segmento, a categoria Meu Futuro na Moda irá possibilitar trocas entre pessoas que já atuam na área e os jovens que querem iniciar sua carreira. Já em Meu Produto Sustentável, em parceria com a Faculdade Santa Marcelina, irá possibilitar formação em cursos livres, com certificação, com professores da instituição, que irão contemplar desde desenvolvimento do produto e coleção até o planejamento. E na categoria Meu Primeiro Corre na Moda (Experimentação Profissional), sete estudantes de moda que nunca trabalharam no segmento serão contemplados com bolsa auxílio de R$ 1.300 e auxílio alimentação custeado pelo Instituto C&A, durante três meses, para que possam aproveitar a oportunidade de se conectar com sete marcas, em curso livre com carga horária de 30 horas semanais, sendo parte desse tempo dedicado ao desenvolvimento intelectual destes jovens. 

Fotos Divulgação
 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *