Anfavea: o “momento da virada” da indústria chegou, mas depende das reformas

6 06Etc/GMT+3 setembro 06Etc/GMT+3 2016 por fernandosiqueira

Fábrica Jeep - Goiana

A indústria automotiva brasileira segue caminhando em passos lentos. No mês de agosto, de acordo com os dados divulgados nesta terça-feira (6) pela ANFAVEA (Associação Nacional de Fabricante de Veículos Automotores), foram produzidos 177,7 mil veículos, número 6,4% menor do que o de julho (189,9 mil). Em relação ao mesmo mês do ano passado, a redução é mais acentuada: -18,4%.

Para o presidente da Anfavea, Antonio Megale, essa queda foi um reflexo direto da interrupção temporária da produção de algumas montadoras. Segundo o executivo, se não houvesse essa paralisação, a produção passaria das 200 mil unidades.

Fábrica Honda HR-V - produção

Por outro lado, fato positivo foi o aumento do número de licenciamentos em agosto, com 207,3 mil unidades, número que representa crescimento de 1,4% na comparação com o mês anterior, mas queda 11,3% comparado ao mesmo mês de 2015. No acumulado do ano, não há refresco: queda de 23,1% em relação a 2015 com o total de 1,348 milhão. Para se ter uma ideia do tombo, o melhor resultado foi obtido nos oito primeiros meses de 2012, ocasião em que houve 2,501 milhões de emplacamentos.

Megale destacou o crescimento e acrescentou que o resultado poderia ter sido melhor. A observação fica por conta dos Jogos Olímpicos, que trouxe uma grande visibilidade para o país e ânimo para os brasileiros, mas que acabou derrubando os emplacamentos em pouco mais de 14% no Rio de Janeiro durante a realização do evento.

Em relação ao emprego, houve uma redução de 0,7% nos postos de trabalho, com o total de 126.900 reduzido para 1126.000 trabalhadores na indústria. Atualmente, existem 20.300 profissionais no regime especial do PPE (Programa de Proteção ao Emprego). No entanto, o executivo indica que a previsão industrial é de que não haverá necessidade de reajustar para menos a produção de veículos.

Fábrica Jaguar Land Rover

Na primeira coletiva após o processo de impeachment da ex-presidente Dilma Roussef concluído, o presidente da Anfavea falou sobre o tema e que considera que este é o momento da virada para a indústria automotiva. Entende que a recuperação total do setor somente ocorrerá quando o país como um todo volte a crescer, com a retomada do crescimento da economia, PIB e a confiança do consumidor. Para o executivo, é imprescindível que as reformas propostas pelo novo governo aconteçam (em especial reformas econômicas, equação dos gastos públicos com limites estabelecidos, questões trabalhistas e regulamento do serviços de terceirização).

Nas questões trabalhistas, a Anfavea espera que mudanças e ajustes sejam feitos para que a indústria nacional tenha mais competitividade frente aos mercados internacionais. Em relação à questão previdenciária, Megale também destacou ser um fator crucial para que o país tenha um horizonte melhor definido, e assim, tenha capacidade de atrair mais investimentos para retomar o crescimento.

Fotos: divulgação

FONTE: Carsale


General Motors do Brasil volta à liderança de vendas de carros novos

5 05Etc/GMT+3 janeiro 05Etc/GMT+3 2022 por fernandosiqueira

 

Dezembro de 2021 foi o melhor mês do ano passado para a GM do Brasil, que registrou recorde de vendas do Tracker e dobradinha do Onix e Onix Plus no topo do pódio de comercialização

 

Dezembro foi o melhor mês do ano para a Chevrolet, que somou 33,6 mil emplacamentos e voltou a liderar o varejo com o avanço da regularização da produção. Fundamental para este resultado foi o desempenho comercial do Onix e do Onix Plus, que ocuparam os lugares mais altos do ranking geral de vendas, com 11,5 mil e 9,1 mil unidades, respectivamente. A maior oferta do produto na reta final de 2021 também garantiu à dupla o posto de hatch + sedã mais vendidos do ano no mercado brasileiro, bem à frente da dupla vice-líder.

Outro grande destaque da Chevrolet em dezembro foi o Tracker, que bateu recorde histórico de vendas, superando a marca atingida coincidentemente no mesmo mês do ano anterior. As 7,9 mil unidades registradas agora também garantiram ao modelo o primeiro lugar entre os SUVs, segmento que mais cresceu no acumulado do ano, com 27% de incremento de volume. Como comparação, a indústria automotiva registrou aumento de cerca de 3% nas vendas em relação a 2020.

Alta também vive o segmento de picapes, quase no mesmo ritmo dos utilitários esportivos. Tanto que a S10 foi o modelo da Chevrolet com maior aumento nas vendas em 2021: 32%, ao somar 35 mil unidades. Além de ser o produto preferido do pujante setor do agronegócio, a S10 se reforçou recentemente com inovações em relação a design, segurança e conectividade para atender as necessidades deste consumidor focado em produtividade.

“O ano de 2021 foi marcado por grandes desafios para a indústria automotiva e não poderia ter sido diferente para a General Motors, que está saindo ainda mais forte deste momento. Reativamos investimentos, estamos ampliando nosso centro de desenvolvimento de produtos e tecnologias e seguimos atualizando a fábrica de São Caetano do Sul, que passa por sua maior transformação, para produzir no futuro a Nova Chevrolet Montana. Teremos muitas novidades para 2022. A primeira delas é a completa atualização das tecnologias de emissões dos nossos veículos para reduzir em até 43% a média dos gases por modelo já a partir de janeiro”, diz Santiago Chamorro, presidente da GM América do Sul.

A Chevrolet, aliás, vive seu melhor momento de marca no país, com uma linha de produto completamente renovada e alinhada com os novos anseios do mercado, uma rede de concessionária muito bem estruturada, além de um sistema de vendas digitalizado que oferece comodidade até para quem quer comprar um carro por WhatsApp. Tudo isso coloca a Chevrolet do Brasil na liderança global da marca em relação a satisfação em vendas e pós-vendas.

 

Chevrolet Tracker bate recorde de vendas em dezembro

 

Chevrolet Onix e Onix Plus formam a dupla de hach + sedã mais emplacada do ano

 

S10 foi o Chevrolet com maior crescimento comercial em 2021

Sobre a Chevrolet

Fundada em 1911, em Detroit, a Chevrolet é uma das maiores marcas de veículos do mundo, com negócios em 80 países e vendas de mais de 3.2 milhões de veículos em 2020. A Chevrolet oferece um amplo portfólio que inclui veículos elétricos e a combustão de alta eficiência energética com desempenho envolvente, design inovador, equipamentos de segurança passivas e ativas além de tecnologias práticas. Mais informações a respeito dos modelos Chevrolet podem ser encontradas no site comercial da marca ou no site de imprensa.

 

Mercado automotivo avança 3% e alcança projeção das fabricantes brasileiras

por fernandosiqueira

vendas-carros-0KM:21

 

A indústria automotiva brasileira vendeu 2.119.000 carros novos, comerciais leves, caminhões e ônibus em 2021, segundo dados preliminares do Renavam. O volume representou crescimento de 3% sobre o resultado de 2020, ano fortemente influenciado pelo mau desempenho do segundo trimestre, consequência das primeiras medidas de restrições provocadas pelo coronavírus.

 

 

 

 

Cyro Cavalcanti 80 anos

4 04Etc/GMT+3 janeiro 04Etc/GMT+3 2022 por fernandosiqueira

Cyro Cavalcanti 80 anos

O Grupo Cyro Cavalcanti, detentor da rede LigPeça, celebrou em 2021 80 anos

Oito décadas de serviços prestados ao mercado automotivo brasileiro planejando expansão  e mais produtos em seu portfólio, sempre com muito profissionalismo e honestidade

Em uma economia conturbada como a do Brasil, uma empresa comemorar 80 anos como referência de atuação, resistência e  empreendedorismo, é motivo de júbilo

Em 1941, nascia em Natal, Rio Grande do Norte, a empresa CYRO CAVALCANTI, pelas mãos de um jovem de apenas 21 anos, Cyro Cavalcanti que, tendo na época muita dificuldade em encontrar “peças” para seu caminhão, vislumbrou uma oportunidade de abrir um negócio que facilitaria a vida de muitos outros proprietários de veículos automotores.

A persistência e a determinação de Cyro resultaram em um “grupo” que superou todos os tipos de desafios, como planos econômicos e trocas de moedas, ao longo de 8 décadas. No ano 2000, surgiu a LigPeça, uma das maiores distribuidoras de autopeças da região Nordeste, com presença nos Estados da Paraíba, Pernambuco, Alagoas e Sergipe, além da matriz instalada em Natal, no Rio Grande do Norte. São seis Centros de Distribuição e uma equipe de 120 vendedores que gerencia um portfólio de aproximadamente 40.000 itens e atende a mais de 7.000 clientes.

“Para sobreviver tantos anos no Brasil, foi necessário ter muita determinação e autocontrole. Foram muitos os desafios, encarados sempre como aprendizado e oportunidades de amadurecimento”, afirma Cyro Cavalcanti Filho, diretor do “grupo”. Para ele, um dos principais fatores para a longevidade da empresa está no investimento na qualidade dos colaboradores e fornecedores, sempre os respeitando e priorizando.

Ao longo desses 80 anos, o “grupo” CYRO CAVALCANTI conviveu com dificuldades como o drama da Segunda Guerra Mundial. Foi o pioneiro no Estado do Rio Grande do Norte na área de retífica de motores e constatou mudanças marcantes no mercado, como a chegada do carro a álcool, a informatização do processo de venda de autopeças, a abertura das importações e a chegada de muitas marcas e modelos de automóveis. “Os desafios estão presentes em toda a nossa história, junto com a contínua capacidade de nos reinventarmos e nos adaptarmos”, afirma o executivo.

O mais recente desses desafios foi a pandemia do coronavírus, que afetou a economia de todo o planeta. “Desde o primeiro momento, procuramos passar tranqüilidade aos nossos colaboradores, fornecedores e clientes. Assumimos de imediato alguns compromissos: não iríamos demitir nenhum colaborador, não reduziríamos salários e não pediríamos prorrogação nem atrasaríamos nenhum pagamento. Também fomos compreensíveis com nossos clientes que não tiveram condições de pagar seus títulos no vencimento”, destaca Cyro.

Superada mais essa etapa de dificuldade, a empresa CYRO CAVALCANTI mira no futuro. Expansão da “rede” e ampliação do portfólio estão entre suas metas primaciais. O diretor do “grupo” garante, no entanto, que algumas características não devem mudar, quais sejam: produtos de primeira qualidade com alto nível de disponibilidade, além de serviço de excelência em todo o atendimento, através da melhor e mais motivada equipe do Nordeste”.

Por tudo isso, a editoria de veículos do jornal Tribuna do Norte, Autos & Motores, o Blog Autos & Motores, o Instagram Autos & Motores e o programa Cidade Automóvel, da Rádio 94,3 FM, elegeram CYRO CAVALCANTI a Empresa do Ano 2021.         

PCD: encontre os 10 carros com preços abaixo do novo teto para isenção de IPI

2 02Etc/GMT+3 janeiro 02Etc/GMT+3 2022 por fernandosiqueira

 

Agora, o público PCD, taxistas e motoristas de aplicativo podem comprar carros com preços de até R$ 200.000,00 sem pagar IPI. Veja alguns modelos bem interessantes que se enquadram na nova política

 

PCD
No dia 31 de dezembro de 2021, Jair Bolsonaro, presidente da República, sancionou a isenção do IPI (Imposto Sobre Produtos Industrializados) para a compra de carros ZERO KM por Pessoas com Deficiência (PCD) até 2026. Antes de mais nada, cabe esclarecer que o Projeto de Lei 5149/20 foi aprovado na Câmara dos Deputados no INÍCIO de dezembro do ano passado. Então, aumentou de R$ 140.000,00 para R$ 200.000,00 o preço dos veículos que podem ser comprados com isenção do imposto. Além de beneficiar o público PCD, a nova regra vale para taxistas e motoristas de aplicativos.
Assim sendo, listamos 10 modelos que se enquadram nas normas que estão valendo desde o dia 1º de janeiro do ano em curso. Seja como for, não existem carros para PCD. Ou seja, o que há são modelos que atendem as novas regras. Assim, os preços abaixo são os sugeridos pelas “fábricas de veículos automotores” para as versões de entrada das respectivas linhas. Todos, conforme determina a LEI, são produzidos no Brasil. Porém, a legislação libera a compra de veículos montados em outros países do Mercosul. Confira, abaixo, as opções para PCD.

1º) Jeep Renegade Limited AT: R$ 135.990,00

 

SUV

O Jeep Renegade (foto acima) pode ser uma boa opção. Com motor 1.8 turbo FLEX, tem câmbio automático de 6 velocidades e bom espaço interno. Porém, o porta-malas, de apenas 276 litros, é o principal ponto negativo. Na lista de itens de série há tela de 8,4 polegadas e central multimídia com espelhamento do celular por meio de Android Auto e Apple CarPlay, assim como ar-condicionado de duas zonas, chave presencial e, para a segurança, controles eletrônicos de estabilidade e tração.

2º) Toyota Corolla GLi: R$ 132.890,00

 

PCD

O Toyota Corolla é o sedã médio mais vendido do Brasil. Dentre os méritos, além do bom motor 2.0 16V FLEX de 177 cavalos de potência (álcool), tem o eficiente câmbio CVT que simula 10 velocidades. Na lista de equipamentos de série, há destaques como 7 air bags, câmera na traseira e multimídia com tela central de 10 polegadas.

3°) Nissan Kicks 1.6 Exclusive: R$ 134.190,00

 

Nissan Kicks 2022

Bom acabamento, incluindo as forrações dos bancos, faróis com iluminação full-LEDs e até sistema de som da marca Bose estão entre os itens de série do Nissan Kicks. O SUV compacto da marca japonesa vem com motor 1.6 FLEX de 114 cavalos de potência tanto com álcool quanto com gasolina. O câmbio é automático do tipo CVT.

4°) Honda HR-V Touring: R$ 164.300,00

 

PCD

O SUV da Honda vai ganhar nova geração em breve. Porém, continua sendo uma excelente opção para quem busca um carro confortável e com boa mecânica. O motor 1.5 16V turbo FLEX tem potência de 173 cavalos e câmbio automático CVT que simula 7 velocidades. E, assim como os demais modelos acima, tem tração dianteira. No pacote de equipamentos do Honda HR-V Touring estão teto solar, iluminação full-LEDs, aviso de ponto cego e start&stop. O sistema, que desliga e religa o motor sozinho em paradas de semáforo, por exemplo, reduz o consumo de combustível.

 

5º) Honda City EX: R$ 108.300,00,00

 

Honda City

Em nova geração, que está chegando agora ao mercado, o Honda City está de olho na clientela do Civic, que saiu de linha. Nesse sentido, teve o visual todo renovado e motor 1.5 FLEX de 126 cavalos de potência com injeção direta de combustível. O câmbio automático CVT simula 7 velocidades. Além disso, desde a versão de entrada, EX, vem com 6 air bags, central multimídia com tela de 8 polegadas, rodas de liga leve de 16 polegadas e sensor de pressão dos pneus, entre outros.

6º) Volkswagen TAOS Highline: R$ 197.590,00

 

Volkswagen Taos

Lançado em 2021 no Brasil, o Volkswagen TAOS é concorrente de modelos como o Jeep Compass. E, mesmo na versão de topo, Highline, se enquadra nas novas regras de isenção do IPI. Bem completa, essa configuração vem com itens como controle adaptativo de velocidade, frenagem automática de emergência e sensores de obstáculos na dianteira e na traseira. Além disso, traz motor 1.4 turbo FLEX que entrega 150 cavalos de potência. O câmbio automático é de 6 velocidades.

 

7º) Volkswagen T-Cross Sense 200 TSI: R$ 103.550,00

Volkswagen T-Cross Sense carro PCD

Para quem busca um modelo mais em conta, o Volkswagen T-Cross Sense é uma boa opção de compra. O motor é  1.0 turbo FLEX de 128 cavalos de potência e o câmbio é automático de 6 velocidades. O modelo tem bom pacote de itens. Entre os destaques há assistente de partida em rampa e acionamento automático dos faróis e dos limpadores de para-brisa. Bem como ar-condicionado. Porém, o modelo não traz a nova central multimídia VW Play, que está presente nas versões mais caras.

8º) GM Tracker: R$ 109.970,00

Tracker PCD

No que diz respeito a segurança, há 6 air bags. No de conveniência, wi-fi a bordo. Para comodidade, tem sistema que estaciona o carro sozinho. É uma boa opção de SUV compacto. Na configuração LT. Na parte mecânica, o motor é o 1.0 turbo de 116 cavalos de potência. O câmbio, automático de seis velocidades, é um item praticamente mandatório para o público PCD.

9º) Citroën C4 Cactus Live: R$ 105.590

cactus

Único automóvel vendido pela Citroën no Brasil, o C4 Cactus tem motor 1.6 16V FLEX de 118 cavalos de potência. Além do câmbio automático de 6 marchas, o SUV tem boa altura livre do solo. Bem equipado, traz de série, assistente de partida em rampa, câmera na traseira, ar-condicionado digital e central multimídia com tela de 7 polegadas. Em breve, a marca lançará no País a nova geração do C3, que passou a ser um SUV compacto.

10º) Toyota Corolla Cross XRX Hybrid: R$ 197.290,00

 

PCD
Toyota/Divulgação

Considerado um dos principais lançamentos de 2021, o Utilitário Esportivo Toyota Corolla Cross se enquadra nas regras para isenção de IPI para PCD até na versão de topo. Ou seja, a XRX Hybrid, cuja tabela parte de R$ 197.290,00. Portanto, é o único SUV da nossa lista com sistema híbrido FLEX. Ou seja, tem motor a combustão de 101 cavalos de potência e um elétrico de 72 cavalos de potência. O câmbio é automático do tipo CVT e boa lista de equipamentos. De série, traz ar-condicionado automático digital de duas zonas e banco do motorista com regulagem elétrica.

 

RAM modelo 2022, uma das pick-ups mais poderosas e sofisticadas do Brasil

30 30Etc/GMT+3 dezembro 30Etc/GMT+3 2021 por fernandosiqueira

– Estilo renovado é destaque na Ram 2500, ao lado da volta da opção Night Edition, com mais itens de tecnologia, segurança e luxo. Recém-eleita Pick-up do Ano, a Ram 1500 tem avanços, entre outros itens, na conectividade

 

pick-up-ram-2500-modelo-2022

Pick-up RAM modelo 2022. FOTO: divulgação

Encerrando com chave de ouro o segundo ano consecutivo de recorde de vendas, a Ram acaba de lançar nas suas 53 concessionárias autorizadas da marca no mercado brasileiro a linha 2022 das maiores, mais capazes e mais luxuosas pick-ups do País.

Entre os pontos altos, há evoluções em tecnologia e algumas mudanças visuais, além da ampliação do leque de possibilidades para o comprador da Ram 2500. Conheça aqui todas as novidades:

Ram 2500 Laramie

Sexto veículo premium mais vendido do Brasil e carro-chefe da marca, com 2.189 emplacamentos até o fechamento de novembro, a Ram 2500 Laramie entra no ano-modelo 2022 com retoques no design, graças às novas rodas e grade dianteira, esta com ainda mais elementos cromados. A tampa traseira ganhou iluminação em LED sobre a maçaneta, para facilitar o engate de reboque à noite.

A pick-up mais capaz (pode rebocar até 7.861 quilos) também recebeu upgrades na central Uconnect, com tela de 12 polegadas – a maior da categoria. Agora, as conexões via Android Auto e Apple CarPlay podem ser feitas sem cabo e o sistema ficou mais rápido e com a possibilidade de parear dois telefones ao mesmo tempo. Ainda no interior, o filtro de ar da cabine passa a ser do tipo N95, melhorando a qualidade do ar.

Além disso, a Ram 2500 conta com o retorno da série “Night Edition”, que fez muito sucesso em 2020. As rodas e a grade são as mesmas do modelo 2021, mas todos os acabamentos cromados ficam pretos ou na cor da carroceria, dando um estilo ainda mais agressivo. Inclusive o revestimento interno é sempre preto, incluindo colunas e teto, contrastando com o padrão marrom com bege, o favorito da clientela da 2500 Laramie “tradicional”.

Mais tecnologia, segurança e luxo

Reforçado pelas cab lights, conjunto de cinco luzes logo acima do para-brisa, o visual diferente da Ram 2500 Laramie Night Edition acompanha um extenso pacote tecnológico. Para reforçar a segurança, há Controle de Cruzeiro Adaptativo com parada (ACC+), alerta de colisão frontal com frenagem (FCW+) e sensor de permanência em faixa com correção ativa.

O conforto e bem-estar foram ampliados com áudio premium Harman Kardon de 16 alto-falantes, subwoofer de 10” e 750W de potência; carregador de telefone por

 

indução (RamCharger); aquecimento dos assentos traseiros laterais; retrovisor interno digital, cuja lente pode mostrar a imagem de uma câmera de alta definição ao lado da terceira luz de freio, resultando na melhor visibilidade traseira possível e estribos elétricos, que ficam “escondidos” e só aparecem ao abrir uma das portas, ajudando na aerodinâmica.

Ram 1500 Rebel

Escolhida a Picape do Ano 2022 na premiação Carro do Ano, organizada pela revista Autoesporte, a Ram 1500 Rebel acumulou 524 emplacamentos em apenas sete meses (abril a novembro) no mercado nacional. Uma aceleração rápida como a que ela é capaz de fazer de 0 a 100 km/h – 6,4 s, graças ao motor V8 HEMI de 400 cv, o mais potente da categoria.

Para o novo ano-modelo, a 1500 recebeu algumas das evoluções aplicadas na 2500: sistema multimídia mais rápido, com conexões wireless para Android Auto e Apple CarPlay e pareamento duplo simultâneo; filtro de ar de cabine N95 e maçaneta da tampa traseira com iluminação em LED.

Complementando, a primeira e única premium muscle truck do Brasil agora vem sempre com todos os acabamentos externos pretos, incluindo rodas, logotipo da marca na grade e anteparo central no para-choque dianteiro. Até então, esses detalhes escuros eram exclusivos do pacote opcional Level II, que continua à disposição. Outra novidade no visual é a pintura metálica Granito Crystal.

A Ram 1500 Rebel 2022 tem preço sugerido a partir de R$ 449.990. Mesmo valor inicial da Ram 2500 Laramie 2022, cujo pacote Night Edition a coloca no patamar de R$ 474.990.

 

Sobre a Ram

Em 2009, a marca Ram foi lançada como uma divisão independente, focada em atender às demandas dos compradores de picapes e em entregar veículos que sejam referência de qualidade. Com uma linha completa, a Ram produz utilitários que dão conta do trabalho pesado e de transportar famílias para onde elas precisam. A Ram é parte do portifólio de marcas oferecidas pela Stellantis.

Coluna do Fernando Calmon, jornalista automotivo

por fernandosiqueira

 

REDE DE RECARGA: PONTO
CRUCIAL PARA ELÉTRICOS

Um dos motivos que levou ao crescimento da americana Tesla foi a rede própria de recarga de seus modelos, exclusivamente
elétricos, em um país de dimensões continentais como os EUA. A expansão relativamente rápida da rede, hoje 1.100 postos com até 10 pontos de recarga em cada um, tornou-se um atrativo para os compradores. Modelos mais caros da Tesla abasteciam de graça. No entanto, o sistema fechado a veículos de outras marcas cria mal-estar do ponto de vista de liberdade econômica. O governo americano sinalizou que a rede de recarga deve ser pública e isso não excluirá a Tesla.

Os grupos automobilísticos também vislumbraram que os donos de carros elétricos não podem depender apenas de recarga
doméstica ou em pontos de grande circulação urbana a exemplo de centros de compra, restaurantes etc. Moradores de edifícios,
principalmente os mais antigos na Europa, enfrentam dificuldades. Nas estradas as distâncias são maiores e o alcance dos elétricos diminui em razão de menos freadas regenerativas prevalecentes em uso urbano.

A rede Ionity da BMW, Ford, Hyundai, Mercedes-Benz e Volkswagen inclui 400 postos e 1.500 carregadores de alta potência. Stellantis e outros fabricantes também decidiram agir na construção de redes próprias. Audi inaugura agora um projeto-piloto, em Nuremberg, Alemanha, para construção de centros com seis carregadores de alta potência (até 320 kW). Permitem agendamento prévio por meia hora e no primeiro andar há um ambiente de convivência. Os pontos atuais de recarga ficam, em geral, ao ar livre e sem abrigo para motoristas e passageiros.

No Brasil, a Volvo anunciou que investirá, inicialmente, R$ 10 milhões numa rede rodoviária pública, sem cobrança, de 13 postos de recarga rápida de 150 kW. A empresa afirma já ter quase 1.000 eletropontos. A maioria, porém, é de baixo custo e baixa potência, mais adequada ao uso urbano. VW, Porsche e Audi começaram, em parceria com a EDP no ano passado, a montar eletropostos em estradas que partem de São Paulo. Investimento de R$ 32,9 milhões, ao longo de três anos, em 30 estações, incluindo unidades de 150 kW.

A marca sueca decidiu, semana passada, que seu principal modelo (40% das vendas), o XC40 Recharge, será oferecido apenas na
versão 100% elétrica, a partir de 2022. Afirma ter sido a primeira “com coragem” de fazer um movimento desse porte. Entretanto, o principal motivo pode ser outro: o alto custo de homologação da versão híbrida plugável no Proconve L7, a partir de 1º de janeiro próximo. Esta norma brasileira de emissões baseia-se na dos EUA, onde a Volvo também não homologou o XC 40 híbrido.

Tiggo 7 Pro tem pacote tecnológico de alto nível

A nova geração do Tiggo 7, produzida em Anápolis (GO), é o décimo lançamento da Caoa Chery em quatro anos. Versão Pro (R$179.990, mas deve aumentar logo) conviverá com a atual TXS (R$ 154.990). Estilo atraente, em especial quando visto de trêsquartos de traseira. Ganhou 2 cm na distância entre-eixos (2,67 m): pequena melhora para quem senta no banco traseiro. Interior é todo novo. Destaque para desenho e pega da alavanca do câmbio automatizado de duas embreagens e sete marchas. Alguns cromados desnecessários no interior. Tela multimídia de 12,5 pol., mas não totalmente preenchida ao espelhar as rotas do Waze ou Google Maps.

Motor 1,6 turbo de 187 cavalos/28 kgf.m é o mesmo do Tiggo 8. Com 110 kg a menos que o modelo maior apresenta respostas melhores, inclusive em relação aos concorrentes diretos Compass e Taos. Entre 10 itens de assistência ao motorista o alarme de colisão traseira, que está em poucos carros hoje e pode evitar engavetamento. Muito útil o alerta de abertura também para as portas traseiras.

ALTA RODA

SEGUNDO a Wings, empresa pernambucana especializada em eletrônica veicular, chips de funcionalidades específicas como os de interação entre diversos itens, adaptadores de velocidade e assistência para estacionar devem demorar mais para ter o fornecimento regularizado em 2022, provavelmente no segundo semestre. Sistema multimídia, por exemplo, exige 12 chips semicondutores.
Flexibilidade de projeto, segundo o co-fundador João Barros, permitiu continuar produzindo 24.000 multimídias por mês.

COMMANDER Overland TD380, primeiro Jeep de sete lugares produzido no Brasil, é mais do que simples versão alongada do
Compass. Apresenta personalidade própria, flexibilidade do banco traseiro corrediço e acesso relativamente bom ao terceiro banco.
Console ligeiramente mais largo, porém ocupantes de estatura maior perdem um pouco de espaço lateral para as pernas. Bom
acabamento interno. Volume do porta-malas entre 233 e 661 litros, mas o método de medição mudou e dificulta comparações. Motor Diesel 2-litros tem mesma potência (170 cavalos) e torque 8% maior (38,7 kgf.m) que o do Compass. Quase tão silencioso quanto um motor Otto, destaca-se pelo baixo nível de aspereza e desempenho adequado. Apesar dos 4,80 m de comprimento pode ser guiado sem sustos.
____________________________________________________________
www.fernandocalmon.com.br

STELLANTIS é signatária da “ONU MULHERES”

20 20Etc/GMT+3 dezembro 20Etc/GMT+3 2021 por fernandosiqueira

 

STELLANTIS É SIGNATÁRIA DA ONU MULHERES
Descarregar texto
– Ação reforça o comprometimento da empresa com o empoderamento feminino

– Grupo promove ações para fortalecer a presença de mulheres em posições de liderança

– Os sete Princípios do Empoderamento das Mulheres da ONU serão um ferramenta para garantir a ampliação das ações de equidade de gênero na empresa

 

Comprometida com o fortalecimento da diversidade e inclusão, a Stellantis se tornou signatária dos Princípios de Empoderamento das Mulheres da ONU (ONU Mulheres) e reforça seu compromisso em adotar medidas que visam a promoção da igualdade de gênero e do empoderamento feminino no ambiente de trabalho. A adesão faz parte do plano de Diversidade & Inclusão da Empresa, que promove ações afirmativas que fortalecem desenvolvimento de suas profissionais e a ocupação de cargos de liderança na empresa.

“A diversidade é um valor real e prático para a Stellantis. Trabalhamos para ser um espelho da sociedade, para melhor compreendê-la e atendê-la. Nossa prática estimula o convívio com mais diferenças, pois queremos tornar a pluralidade de ideias, origens, orientações, gêneros, cores e raças ainda mais parte intrínseca da cultura corporativa”, afirma Antonio Filosa, presidente da Stellantis para a América Latina.

Com a adesão, a Stellantis se compromete perante os seus colaboradores, colaboradoras e a sociedade, a adotar estratégias de ação que promovam a equidade de gênero. “Trabalhamos para estar na vanguarda da indústria automotiva nas práticas de Diversidade & Inclusão. Isso inclui ações práticas para ampliar o número de mulheres em cargos de liderança e nos planos de sucessão e carreira, em um setor industrial que é majoritariamente masculino”, acrescenta Filosa.

A empresa tem uma governança específica para D&I formada por grupos de afinidade relacionados a gênero, raça e etnia, PCD e LBGTQIA+. Os grupos são formados por funcionários e funcionárias de modo voluntário, com apoio de um diretor ou diretora que atua como sponsor. Esses grupos são responsáveis por propor e realizar ações relacionadas a esses públicos, trazendo para a governança de D&I, um olhar legítimo de quem pertence ao grupo minorizado e aliados. “As iniciativas têm como foco trazer a diversidade para o dia a dia da nossa atividade, para que esteja presente na maneira como nos relacionamos com nossas equipes, nas tomadas de decisão das lideranças e influenciem o desenvolvimento de novas ideias e soluções”, defende Vanessa Castanho, Head da Citroën para a América do Sul e sponsor do grupo de afinidade de gênero.

Entre as ações implementadas, estão mentorias para mulheres, a fim de estimulá-las a acelerar suas carreiras na empresa. O programa consiste em encontros periódicos e conteúdos formativos com duração de seis meses. Este ano, mais de 20 profissionais fazem parte do novo grupo de mentoradas, participando de programas de mentoring com foco na pluralidade, tanto internos quanto através de parcerias como o Projeto Mulheres Positivas, em parceria com a Tim.

“Temos metas internas estabelecidas para a ampliação da presença feminina, tanto em quantidade como em posições de liderança. Para isso, além dos programas de mentoria, o nosso processo seletivo foi todo revisado para minimizar os vieses inconscientes, como a adoção de currículo às cegas”, explica Vanessa.

Os princípios propostos pela ONU são um conjunto de práticas que orientam as empresas signatárias na adoção de ações que visem à equidade de gênero e ao empoderamento feminino. São eles: estabelecer a liderança corporativa sensível à igualdade de gênero, no mais alto nível; tratar todas as mulheres e homens de forma justa no trabalho, respeitando e apoiando os direitos humanos e a não-discriminação; garantir a saúde, segurança e bem-estar de todas as mulheres e homens que trabalham na empresa; promover educação, capacitação e desenvolvimento profissional para as mulheres; apoiar empreendedorismo de mulheres e promover políticas de empoderamento das mulheres através das cadeias de suprimento e marketing; promover a igualdade de gênero através de iniciativas voltadas à comunidade e ao ativismo social; e medir, documentar e publicar os progressos da empresa na promoção da igualdade de gênero.

Sobre a Stellantis

A Stellantis é uma das principais fabricantes de automóveis e fornecedoras de mobilidade orientada por uma visão clara: oferecer liberdade de movimentação com soluções de mobilidade distintas, econômicas e confiáveis. Além da rica herança do Grupo e da ampla presença geográfica, seus pontos mais fortes estão em seu desempenho sustentável, profundidade da experiência e ampla variedade de talentos de funcionários em todo o mundo. A Stellantis aproveitará seu amplo e icônico portfólio de marcas, que foi fundado por visionários que infundiram as marcas com paixão e um espírito competitivo que toca funcionários e clientes. A Stellantis aspira se tornar a melhor, não a maior, enquanto cria mais valor para todos os acionistas e as comunidades nas quais opera.

Mercado automotivo soma 2.000.000 de veículos e será superior ao de 2020

por fernandosiqueira

 

logos-das-marcas-autoesporte-1

 

Com 97.200 unidades vendidas até o dia 15 do mês em curso, no fechamento da primeira quinzena, o mercado brasileiro de automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus superou, no acumulado do ano, os 2.000.000 de emplacamentos. Registra, no total, 2.010.000 unidades e passará o volume de 2020, que foi 2 .058.000 veículos, com certeza.

CAOA CHERY TIGGO 7 PRO: Evolução em Tecnologia, Segurança e Design

por fernandosiqueira

SUV chega ao mercado pelo valor de lançamento R$ 179.990,00. Motor 1.6 Turbo GDi com injeção direta e 187 cavalos de potência. Novo câmbio wet dual clutch de sete velocidades com alavanca tipo joystick. Design imponente e sofisticado marca nova identidade do modelo. Utilitário possui uma dezena de itens de segurança e assistência à direção. Produzido em Anápolis (GO), está disponível nas concessionárias CAOA CHERY de todo o Brasil

chery_tiggo_7_pro (frente)

SUV CHERY TIGGO 7 PRO. FOTO: DIVULGAÇÃO

O novo TIGGO 7 PRO chega ao mercado automotivo brasileiro para aumentar o portfólio de Utilitários Esportivos da CAOA CHERY e se consagrar como referência em design, qualidade e tecnologia.

A traseira do recém lançado SUV da CAOA CHERY, o TIGGO 7 PRO, ficou muito avançada e elegante. A grande atração são as lanternas que são unidas por uma faixa iluminada de LED.

O interior do CAOA CHERY TIGGO 7 PRO é um hino à modernidade e inquestionável requinte, bem ao estilo dos modelos produzidos pela marca de automóveis que mais cresce em produção e vendas em nosso País

O TIGGO 7 evoluiu. O Utilitário Esportivo Premium da CAOA CHERY passa a ser comercializado na versão “PRO” e chega ao mercado com mais sofisticação e tecnologia. Com visual totalmente renovado, a versão também conta com novo conjunto powertrain, mais focado em performance e melhorias nos sistemas de transmissão, suspensão e no conforto acústico.

O TIGGO 7 PRO passa também a ser mais espaçoso e, consequentemente, mais confortável. O modelo cresceu em dimensões, além de contar com um porta malas ainda maior, visando atender o perfil do exigente consumidor do segmento de Utilitários Esportivos. Contemporâneo e inovador, o utilitário da CAOA CHERY se destaca ainda pela tecnologia. São mais de 10 itens de segurança e auxilio à direção, sempre de série, que tornam o TIGGO 7 PRO um dos SUVs mais completos do mercado.

O TIGGO 7 PRO é uma resposta da CAOA CHERY às demandas do mercado e dos consumidores nacionais, além de atender aos novos limites de emissões do Proconve L7. Sempre em evolução, a marca reforça seu compromisso com a Qualidade, Tecnologia e Design e amplia seu portfólio na linha “PRO” que tem como objetivo ser referência no segmento premium, demonstrando todo seu potencial em termos de inovação.

Produzido na unidade fabril da CAOA, em Anápolis (GO), o TIGGO 7 PRO  é vendido nas concessionárias CAOA CHERY de todo o País, pelo valor de lançamento R$ 179.990,00.

Novo motor, com mais potência e torque

Moderno, conceituado globalmente e muito bem aceito no mercado brasileiro, o motor 1.6 Turbo GDI trouxe ainda mais performance para o TIGGO 7 PRO. O propulsor é movido a gasolina, tem injeção direta, quatro cilindros, duplo comando de válvulas, com duplo variador de fase (DVVT), tanto na admissão, quanto no escape, além de ser equipado com intercooler. Ele atua em conjunto com uma transmissão DCT de 7 velocidades que proporciona uma direção ágil e confortável ao SUV. O câmbio wet dual clutch tem também alavanca tipo joystick e opção de trocas manuais.

Esse conjunto powertrain foi calibrado e desenvolvido pela engenharia brasileira da CAOA CHERY que, por aproximadamente doze meses, trabalhou no projeto priorizando a performance e a dirigibilidade ágil e agradável. Com isso, o veículo ganhou mais potência e torque na nova versão. São 187 cavalos de potência máxima e 28 kgfm de torque máximo, disponível de 2.000 a 4.000 RPM. O ganho em performance também se refletiu em números. O Utilitário Esportivo acelera de 0-100 km/h em 8,09 segundos, um dos melhores tempos da categoria.

O projeto contou, ainda, com parceiros reconhecidos globalmente pela qualidade e tecnologia, como a Bosch, que esteve ao lado do time brasileiro no processo de calibração do motor, sendo responsável também pelo sistema de injeção.

Segurança exemplar

O TIGGO 7 PRO foi desenvolvido sobre a plataforma modular T1X, baseada em um compartilhamento de tecnologia com a Jaguar Land Rover, e que tem como um dos seus diferenciais o fato de proporcionar alto nível de segurança.  Graças a ela, o SUV possui ótimos ângulos de entrada e saída (21 graus e 27 graus, respectivamente) que garantem bom desempenho ao veículo em tipos variados de terreno e situações cotidianas.

Para garantir ainda mais a segurança do novo modelo, a suspensão do TIGGO 7 PRO foi projetada pela engenharia da CAOA CHERY, levando em consideração as condições das pistas brasileiras. Com base em testes de rodagem, o time de engenheiros desenvolveu o conjunto especificamente para o mercado nacional, buscando entregar mais conforto, estabilidade e melhor dirigibilidade aos usuários. Outro trabalho realizado foi no conforto acústico, graças ao tratamento aplicado ao veículo, a nova versão conta com redução de até 4% no nível de ruído interno em relação ao modelo anterior.

Também visando a segurança, a estrutura do TIGGO 7 PRO foi totalmente renovada, passando a contar com mais de 60% de aços de alta resistência. Por esse motivo, algumas tecnologias também tiveram upgrade, como o novo sistema ESP de controle eletrônico de estabilidade, que é de moderníssima geração. O TIGGO 7 PRO foi projetado para atender aos requisitos de 5 estrelas do China-NCAP, órgão equivalente ao Latin NCAP, contando também com seis airbags (frontais, laterais e de cortina).

Os freios são a disco nas quatro rodas e atuam em conjunto com os sistemas ABS (sistema de freio antitravamento) e EBD (distribuição eletrônica de frenagem). O pacote de segurança inclui, ainda, as tecnologias EBA, que habilita automaticamente o limite de desaceleração durante a frenagem de emergência; BOS (smart pedal), que identifica uma situação de emergência e desacelera o veículo quando os pedais do acelerador e freio são pressionados ao mesmo tempo; BAS, sistema de assistência à frenagem, que maximiza a atuação do ABS; e ESS, sistema de alerta de frenagem de emergência, que pisca as luzes de direção de ambos os lados (setas) para sinalizar aos motoristas que vêm atrás que está ocorrendo uma frenagem brusca.

A novidade da CAOA CHERY traz ainda freio de estacionamento eletrônico, Auto Hold, HDC (controle eletrônico de descida) e HHC (assistente de saída em aclives).

Os itens de assistência à direção também são pontos fortes do TIGGO 7 PRO. Extremamente tecnológico, o veículo conta com sistemas como ATCT (alerta de trafego cruzado traseiro), que informa o motorista, ao acionar a marcha à ré, quando outro veículo está se aproximando, evitando colisões e tornando as manobras mais seguras; RCW (alarme de colisão traseira), que alerta o motorista em um aviso sonoro quando há risco eminente de colisão traseira; DOW (advertência de abertura de portas), que avisa sobre o risco de colisão ao abrir as portas; detector de ponto cego (BSD) e faróis de neblina dianteiros em LED com função de assistência em curvas, que melhora a visibilidade em manobras em até 40 Km/h.

Design único e imponente

Outra importante mudança do TIGGO 7 PRO foi no design. O novo visual, fruto do estúdio de design da CHERY em Frankfurt, na Alemanha, foi desenhado por profissionais renomados com passagens por tradicionais marcas premium em todo o mundo. Marcado pela contemporaneidade, o novo TIGGO 7 PRO possui identidade própria, cheia de personalidade e ainda mais imponente.

A grade dianteira, com desenhos tridimensionais e presença marcante, se une de forma harmoniosa com os sofisticados faróis full LED do conjunto óptico dianteiro. As luzes DRL (Daytime Running Light) verticais são responsáveis pelo olhar único e marcante do veículo. Na lateral, o SUV é marcado por três linhas principais, que criam um efeito diferenciado e combinam elementos dinâmicos e estáticos, dando ao veículo um visual mais sofisticado. As rodas, de 18 polegadas, de desenho exclusivo, também foram pensadas especialmente para compor o design como um elemento requintado. Na traseira, as lanternas integradas passam a sensação de fluidez, enquanto as duas saídas de escapamento conferem mais esportividade ao modelo.

Essa mesma identidade imponente e sofisticada dá o tom do design interior do TIGGO 7 PRO. O interior conta com luz ambiente em LED com sete opções de cores, materiais de altíssima qualidade e acabamento impecável. O console central elevado, com comandos ergonomicamente instalados, é integrado ao comando touch do ar condicionado inteligente, que é dual zone, independente e conta com saída de ar traseira. Dessa forma, tanto ocupantes da dianteira quanto da traseira do veículo podem controlar a saída de ar.

Os bancos são revestidos em material premium e possuem encosto de cabeça para todos os cinco ocupantes. Esse mesmo material reveste o volante multifuncional de design esportivo e com quatro ajustes manuais de profundidade e altura.

Maiores dimensões, conforto e tecnologia inigualável

O TIGGO 7 PRO também cresceu e passa a contar com ainda mais conforto e espaço interno. São 4.500 mm de comprimento, 1.842 mm de largura e 1.705 mm de altura, além de um entre-eixos de 2.670 mm. O porta-malas também ganhou mais espaço e passa a ter capacidade para 475 litros. Além disso, o SUV é o único da categoria que oferece abertura e fechamento do porta-malas automáticos de série. O porta-malas também possui abertura por sensor de presença, sistema antiesmagamento e regulagem de altura de acordo com a preferência do usuário.

Entre os itens de conforto e conveniência disponibilizados de série e pouco comuns ao segmento, destacam-se ainda: o teto solar panorâmico basculante de 1,13m² com opção de abertura da parte frontal; o banco do passageiro elétrico com quatro opções de ajuste, além das seis possibilidades de ajuste do banco do motorista, inclusive da região lombar; e o CCD (Comando de Climatização à Distância).

Há ainda carregador de celular wireless de carregamento rápido 15W, com função de alerta em caso de esquecimento do objeto dento do veículo, chave presencial com botão de partida, volante multifuncional com acabamento premium, além de retrovisores com ajuste elétrico, rebatimento automático e desembaçador.

Pensado minuciosamente para proporcionar uma experiência única ao condutor e ocupantes, o TIGGO 7 PRO eleva o patamar do segmento de SUVs no quesito tecnologia. O modelo traz o maior multimídia do segmento, com 10,25″, e o maior painel de instrumentos (12,3″). Além disso, entre os competidores diretos, o veículo é o único que possui câmera 360 graus de série. De alta definição, o sistema conta com 4 câmeras de ângulo amplo que permitem uma imagem mais nítida para observar obstáculos. Em vagas de estacionamento estreitas, por exemplo, as câmeras trabalham em conjunto com o sensor de estacionamento e exibem no multimídia guias estáticas e dinâmicas durante as manobras.

O TIGGO 7 PRO estreia a cor Midnight Blue (metalizada) no portfólio da CAOA CHERY. Ele também será comercializado nos tons Branco Perolizado, Preto Metálico, Prata Metálico e Cinza Metálico. A garantia é de três anos para o veículo completo e cinco anos para motor e câmbio.

Sobre a CAOA CHERY

A CAOA CHERY nasceu em novembro de 2017 como fruto de uma parceria entre a CAOA e a CHERY, que deu início a uma nova montadora 100% nacional. A união fez surgir um gigante brasileiro que, em apenas três anos de história, se tornou uma das montadoras que mais cresce no País. Com produtos de alto valor agregado, desenvolvidos com base nos pilares da Qualidade, Tecnologia e Design, a CAOA CHERY também se destaca pelos serviços de Vendas e Pós-Vendas, sendo referência no mercado nacional. Hoje, a marca produz no Brasil os SUV’s Tiggo 5x, Tiggo 7 e Tiggo 8 na planta de Anápolis, e os modelos Tiggo 2, Tiggo 3x, Arrizo 5 e Arrizo 6 na fábrica de Jacareí. Além de comercializar o Arrizo 5e, modelo elétrico, importado da China.

Megaespaço dedicado ao motociclismo é inaugurado na Zona Norte de São Paulo

por fernandosiqueira

 

 Com a proposta de reunir em um só lugar os mais diversos serviços para o público motociclista, a ZN Highway, inaugurada dia 17 deste mês, promete ser referência ao setor duas na Capital paulista. Aberto diariamente, o local funciona de segunda a domingo, das 9,00 horas às 22,00 horas

 

espaço para motociclistas em são paulo

Espaço para motociclistas em São Paulo. FOTO: divulgação

Encerrada a longa espera para a abertura do primeiro megacentro da região norte da Capital paulista dedicado, exclusivamente, ao motociclismo e aos entusiastas do segmento de duas rodas. A ZN Highway, acaba de ser inaguruada, um espaço amplo e único, localizado na Avenida Engenheiro Caetano Álvares, que reúne em um só lugar todos os principais serviços e atividades voltados ao dia a dia do motociclista.

De casa cheia e ao som da banda Voltz Rock, com o melhor do rock’n’roll paulistano, os visitantes puderam curtir a noite e conhecer todos os serviços do local de 1.300 metros quadrados que inclui lavagem premium de motos, comércio de motos seminovas, oficina express e boutique, barber shop, estúdio de tatuagem, corretora de seguros, lounge bar com música ao vivo, rooftop com bar exclusivo, além de uma loja de marca própria de itens pessoais e vestuário. Sucesso de público, o evento de inauguração seguiu todos os protocolos de saúde e normas sanitárias exigidas para o controle da pandemia do Covid-19.

“Estamos muito felizes por finalmente concretizar o sonho de lançar esse espaço que une tudo o que nos agrada em um só lugar. Assim, idealizamos a ZN Highway, um ambiente aconchegante e familiar, ponto de referência em São Paulo, tanto para motociclistas quanto para quem curte a vibe das motocicletas, mesmo sem experiência de pilotagem”, comenta Augusto Andrade, um dos sócios fundadores do empreendimento.

Com um conceito inovador, onde o visitante mantém sempre a visão da sua motocicleta, a ZN Highway promete atrair a atenção dos amantes do motociclismo e se tornar um ponto de referência em São Paulo. No coração da região norte da Capital paulista, com fácil acesso às principais avenidas e rodovias da cidade, o local, em formato de boulevard,  com lojas lado a lado,  tem capacidade para atender até 400 pessoas. Além do espaço térreo, o empreendimento conta com um rooftop com área VIP completa, ideal para realização de eventos, reuniões, lançamentos de produtos e serviços, encontros ou ainda celebrações variadas.

Voltado a todos os tipos de motociclistas, dos estradeiros aos que pilotam diariamente de casa ao trabalho, a ZN Highway é o destino certo. Com ampla variedade de serviços, o cliente economiza tempo resolvendo tudo em um só local. E o principal: com segurança. Todas as empresas parceiras foram selecionadas priorizando qualidade e confiança no atendimento prestado. Dentre as atividades, a Maguila Bike Wash realiza lavagem premium de motocicletas, revitalização do plástico e polimento da pintura e dos cromados. Fundada em 2017, a estética automotiva utiliza apenas os melhores produtos e mantém uma equipe de profissionais cuidadosos e apaixonados por motocicletas.

Para quem deseja fazer um upgrade e trocar de motocicleta, ou ainda adquirir a sua primeira, a X5 Motos é a revenda multimarcas instalada na ZN Highway. Com 15 anos de experiência, o estabelecimento comercializa diversas categorias, de bigtrails a scooters, de veículos seminovos. A PIT LANE Motorcycle & Boutique oferece serviços de manutenção preventiva e venda de acessórios. Na parte mecânica, o estabelecimento realiza desde troca de óleo e pastilhas de freio até instalação de itens como setas, guidão, alforjes e baús. Ao lado, na boutique, o visitante irá encontrar produtos customizáveis como jaquetas, capacetes, carteiras, botas e joias.

Deixando as motocicletas um pouco de lado, resguardadas no amplo e seguro estacionamento do local, a ZN Highway oferece ainda alguns serviços de estética, dessa vez, direcionados aos próprios motociclistas. A barbearia Midnight Barber e o estúdio de tatuagem Change Tattoo são reconhecidos pelo seu histórico de qualidade no atendimento, especialmente aos clientes do segmento duas rodas.

Além das atividades prestadas pelas empresas parceiras, o megaespaço da zona norte de São Paulo conta, ainda, com dois serviços da marca própria ZN Highway. O primeiro deles é uma loja de vestuário, que comercializa itens personalizados como bonés, camisas e camisetas masculinas e femininas, meias e facas esportivas dedicadas ao público motociclista. O segundo é uma corretora de seguros completa com mais de duas décadas de experiência no mercado, que atende desde motocicletas e carros até proteção pessoal, familiar, saúde, renda e bens.

Outro diferencial da ZN Highway é a proposta de oferecer uma experiência completa aos clientes, incluindo atividades on-line e off-line. Os visitantes que acessarem o website oficial [znhighway.com.br] e realizarem o cadastro rápido terão acesso a uma loja virtual, onde encontrarão os melhores produtos e serviços com descontos exclusivos. No portal, em breve, o visitante poderá interagir com outros motociclistas, agendar viagens em grupo organizadas pela ZN Highway ou por eles mesmos, postar fotos e vídeos das viagens, entre muitas outras ações. Usuários também poderão receber descontos especiais ou ainda ser cadastrados como membros VIP.

Serviço: Inauguração ZN Highway

Quando:  dia 17/12/2021 a partir das 17,00 horas

Local: Av. Engenheiro Caetano Álvares, 4.528, São Paulo (SP)

Horário de funcionamento: Das 9,00 horas às 22 horas de segunda a domingo

Mais Informações: telefone (11) 9 9989 9399

Site: www.znhighway.com.br

Mídias Sociais (instagram, facebook, tik tok e youtube): @znhighway.br