Anfavea: o “momento da virada” da indústria chegou, mas depende das reformas

6 06Etc/GMT+3 setembro 06Etc/GMT+3 2016 por fernandosiqueira

Fábrica Jeep - Goiana

A indústria automotiva brasileira segue caminhando em passos lentos. No mês de agosto, de acordo com os dados divulgados nesta terça-feira (6) pela ANFAVEA (Associação Nacional de Fabricante de Veículos Automotores), foram produzidos 177,7 mil veículos, número 6,4% menor do que o de julho (189,9 mil). Em relação ao mesmo mês do ano passado, a redução é mais acentuada: -18,4%.

Para o presidente da Anfavea, Antonio Megale, essa queda foi um reflexo direto da interrupção temporária da produção de algumas montadoras. Segundo o executivo, se não houvesse essa paralisação, a produção passaria das 200 mil unidades.

Fábrica Honda HR-V - produção

Por outro lado, fato positivo foi o aumento do número de licenciamentos em agosto, com 207,3 mil unidades, número que representa crescimento de 1,4% na comparação com o mês anterior, mas queda 11,3% comparado ao mesmo mês de 2015. No acumulado do ano, não há refresco: queda de 23,1% em relação a 2015 com o total de 1,348 milhão. Para se ter uma ideia do tombo, o melhor resultado foi obtido nos oito primeiros meses de 2012, ocasião em que houve 2,501 milhões de emplacamentos.

Megale destacou o crescimento e acrescentou que o resultado poderia ter sido melhor. A observação fica por conta dos Jogos Olímpicos, que trouxe uma grande visibilidade para o país e ânimo para os brasileiros, mas que acabou derrubando os emplacamentos em pouco mais de 14% no Rio de Janeiro durante a realização do evento.

Em relação ao emprego, houve uma redução de 0,7% nos postos de trabalho, com o total de 126.900 reduzido para 1126.000 trabalhadores na indústria. Atualmente, existem 20.300 profissionais no regime especial do PPE (Programa de Proteção ao Emprego). No entanto, o executivo indica que a previsão industrial é de que não haverá necessidade de reajustar para menos a produção de veículos.

Fábrica Jaguar Land Rover

Na primeira coletiva após o processo de impeachment da ex-presidente Dilma Roussef concluído, o presidente da Anfavea falou sobre o tema e que considera que este é o momento da virada para a indústria automotiva. Entende que a recuperação total do setor somente ocorrerá quando o país como um todo volte a crescer, com a retomada do crescimento da economia, PIB e a confiança do consumidor. Para o executivo, é imprescindível que as reformas propostas pelo novo governo aconteçam (em especial reformas econômicas, equação dos gastos públicos com limites estabelecidos, questões trabalhistas e regulamento do serviços de terceirização).

Nas questões trabalhistas, a Anfavea espera que mudanças e ajustes sejam feitos para que a indústria nacional tenha mais competitividade frente aos mercados internacionais. Em relação à questão previdenciária, Megale também destacou ser um fator crucial para que o país tenha um horizonte melhor definido, e assim, tenha capacidade de atrair mais investimentos para retomar o crescimento.

Fotos: divulgação

FONTE: Carsale


Grupo BMW tem opções interessantes para “presentes” no Natal deste ano

10 10Etc/GMT+3 dezembro 10Etc/GMT+3 2019 por fernandosiqueira

  • Produtos são comercializados exclusivamente nas concessionárias autorizadas da marca.

 

Os produtos de Lifestyle do Grupo BMW são desenvolvidos com os mais rigorosos critérios de qualidade, oferecendo todo o luxo, requinte e sofisticação encontrados nos veículos das marcas BMW, MINI e Motorrad. Disponível nas concessionárias autorizadas das marcas no país, as coleções oferecem opções de presentes de Natal para todos os gostos e idades. Confira a seguir.

Jaqueta de Couro BMW (R$ 5.235,00): estilosa e atemporal, a jaqueta de couro é uma peça coringa de qualquer guarda roupa. Criada em cooperação com a especialista em couro “Meindl”, a jaqueta de couro da fabricante alemã tem visual inspirado no esportivo BMW Z4, com detalhes acolchoados tridimensionais, bolsos internos e material 100% (napa de cordeiro).

BMW Baby Racer (R$ 1.093,00): um clássico da primeira idade, este carrinho fabricado na Alemanha é inspirado nos esportivos da marca. Feito em plástico resistente e não tóxico, ele é indicado para crianças de 1 a 3 anos, tem volante de fácil manuseio, logotipo BMW, buzina e pneus de borracha macios, projetados para minimizar ruídos. Disponível nas cores branco e rosa, azul e caramelo e preto e laranja.

BMW Duffle Bag (R$ 888,00): estilo, qualidade e durabilidade são as qualidades desta incrível bolsa de viagem, que oferece design moderno, detalhes em couro legítimo, inscrição BMW na frente e diversos bolsos internos. Produzida em poliéster e com quatro apoios metálicos, ela traz alça de ombro ajustável para fixar nos mosquetões metálicos laterais, garantindo todo o conforto na locomoção.

Relógio de Pulso Cronógrafo BMW (R$ 1.424,00): com visual esportivo, logotipo da BMW gravado a laser e um acabamento nada menos do que impecável, este relógio é resistente à água até 10 ATM, oferece pulseira em couro legítimo, caixa em aço inoxidável e mecanismo cronógrafo de quartzo suíço Ronda.

MINI Tea-Maker (R$ 199,00): toda hora é hora de chá! O Infusor MINI inclui uma caneca de porcelana em tom fosco com um pires e cobertura para deixar o chá ainda mais gostoso e mantida na temperatura quente, bem como um filtro de aço inoxidável para preparar uma deliciosa caneca de sua mistura de folhas soltas.

MINI Sweatshirt Kids (R$ 269,00): com as blusas infantis da MINI, o pequeno esbanjará um visual único com muito conforto e diversão. Em formato clássico, com gola redonda, mangas raglan e bolso canguru, elas estão disponíveis nas cores coral, azul ou listrada vintage — inspirada nos anos 1960. A impressão do logotipo em branco na MINI no peito torna a peça ainda mais inconfundível. Disponível para crianças de 2 a 8 anos.

MINI Knitted Car (R$ 320,00): um clássico que já está em sua quarta edição, o carrinho tricotado da MINI oferece um toque macio e corpo em British Green, com teto preto, luzes dianteiras em amarelo limão, luzes traseiras em vermelho e grade do radiador bordada. Também disponível nas cores vermelho e azul.

MINI Bluetooth Speaker (R$ 416,00): o alto-falante Bluetooth MINI é o companheiro ideal para ouvir as suas músicas preferidas em qualquer lugar. Portátil e estiloso, ele tem corpo metálico de toque macio que segue a típica linguagem do design MINI, com uma base roliça e acabamento bicolor vermelho e cinza.

Boné BMW Motorrad (R$ 121,78): indispensável, principalmente em dias de sol, o boné BMW Motorrad exibe o logo na parte frontal, acima da aba, e cinta ajustável com presilha atrás. O modelo é confeccionado em algodão e está disponível em tamanho único.

Mochila BMW Motorrad Motorsport (R$ 407,54): estilosa e versátil, esta mochila possui vários compartimentos fechados com zíper, repartição para laptop, bolsos frontais e laterais, alças de ombro acolchoadas e de transporte, além da inscrição ‘BMW Motorrad Motorsport’ estampada na parte frontal.

Bota All Round (R$ 903,46): Versátil, confortável e segura, essa bota é uma das mais vendidas da linha Rider Equipment BMW Motorrad. Ela possui um misto de couro bovino e tecido na parte superior para aumentar o conforto e 100% de couro bovino impermeabilizado na parte frontal, com até2,0mm de espessura. Por dentro, a membrana Gore-Tex ® é altamente respirável e garante proteção contra o vento e água. Sua palmilha é anatômica e pode ser retirada para lavagem. Além disso, possui zonas flexíveis no calcanhar para aumentar o conforto na pilotagem.

Em termos de segurança, a proteção do tornozelo possui uma peça plástica almofadada com espuma, reforço para o calcanhar, ponta dos dedos, área refletiva no calcanhare e proteção em poliuretano na região de troca de marchas.  Por fim, o fechamento é feito por meio de um zíper lateral e velcro na parte frontal, o que facilita no calçado.

Produção de veículos automotores no Brasil cai 7% em novembro deste ano, afirma Anfavea

por fernandosiqueira

 

 

fabrica-de-automoveis-9

                                        Fábrica de automóveis instalada no Brasil. FOTO: divulgação

A produção de veículos automotores no Brasil caiu 7,1% no mês de novembro deste ano, segundo números divulgados dia 5 deste mês pela ANFAVEA (Associação Nacional das fabricantes de Veículos Automotores). A comparação é com o mesmo mês do ano passado. Este Blog esteve presente ao evento.

Segundo a entidade, foram produzidos 227.455 veículos (automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus) em novembro/2019, contra 244.771 no mesmo período do ano 2018.

Considerando o mês anterior (outubro), a queda foi ainda maior: 21,2%.

Quando os números acumulados de janeiro a novembro são comparados, porém, houve crescimento de 2,7% : de 2.702.306 em 2018 para 2.774.484 este ano (2019).

Segundo Luiz Carlos Moraes, presidente da ANFAVEA,  a produção total este ano registrará crescimento em torno de 2% a 3%, na comparação com o ano passado.

VENDAS
As vendas de veículos subiram 5% em relação a 2018, conforme foi divulgado pela Fenabrave, federação das concessionárias, dia 2 do mês em curso.

De acordo com a ANFAVEA, a média diária de vendas em novembro foi a melhor do ano.

Além disso, o acumulado, de janeiro a novembro, superou as vendas totais, de 12 meses, de 2016 e de 2017.

EXPORTAÇÕES CAEM

O número de veículos montados que são enviados para fora do Brasil continua caindo, especialmente em CONSEQUÊNCIA da crise na Argentina, principal comprador da indústria automotiva brasileira.

Comparando novembro deste ano com novembro de 2018, a queda foi de 7,9%. Na comparação com outubro, houve crescimento de 5,9%.

De janeiro a novembro deste ano, o número de veículos exportados foi 33,2% menor.

Luiz Carlos Moraes afirmou que, a despeito da crise, a Argentina continua a ser o maior parceiro do Brasil, “especialmente no setor automotivo”.

Em relação à receita obtida com as exportações de veículos, o setor registrou US$ 511,2 milhões em novembro e US$ 6,44 bilhões no acumulado do ano 2019.

EMPREGOS 

O número de empregados na indústria automotiva brasileira caiu 3,7%, na comparação com o ano de 2018 e fechou o mês de novembro/2019 com 126.400. Vale salientar, que a Ford fechou sua fábrica de São Bernardo do Campo (SP) no dia 30 de novembro do corrente ano.

A Ford empregava 2.350 funcionários no começo deste ano. Desses, apenas 1.000, que são da área administrativa, foram mantidos.

Até novembro do ano em curso, a fábrica só estava produzindo caminhões. O Fiesta, único automóvel de passeio que era produzido no local, teve a produção desativada em junho/2019, o que trouxe como consequência o corte de 750 colaboradores.

Com o fim da linha de caminhões, outros 600 trabalhadores foram demitidos.

OTIMISMO

A ANFAVEA divulgará as previsões de produção, vendas e exportação de veículos para o próximo ano no dia 7 de janeiro de 2020. O presidente da entidade afirmou que o setor mantém um “otimismo moderado” em relação à economia brasileira.

“A tendência é 2020 começar num patamar melhor”, declarou o presidente da Anfavea.

O dirigente comemorou o crescimento do PIB, de 0,6% no terceiro trimestre deste ano. “Não é um ‘pibão’, mas confirma a nossa expectativa”, concluiu o dirigente. Segundo ele, para fazer os cálculos em relação à atividade econômica, os fabricantes de veículos costumam se basear nas visitas a concessionárias e conversas com consumidores. “E não nos economistas da Faria Lima”, acrescentou, referindo-se ao local que abriga parte do centro financeiro de São Paulo.

Governo federal volta a liberar venda de bebidas alcoólicas em pontos de descanso de caminhoneiros

por fernandosiqueira

 

caminhoneiros-ponto-descanso
                                                                       Ponto de descanso de caminhoneiros. FOTO: divulgação

Um triste cenário e trágico: de janeiro a outubro do ano em curso, a embriaguez ao volante provocou, aproximadamente, 4.500  acidentes; 265 pessoas morreram e 1.187 ficaram feridas com gravidade.

Uma incoerência: portaria do Ministério da Economia, publicada em 2 de dezembro, liberando que pontos de descanso de caminhoneiros ofereçam bebidas alcoólicas, quando estiverem em perímetro urbano.

A portaria, que está em vigor, revoga uma outra portaria, de 2015, que previa que o estabelecimento que quisesse ser reconhecido oficialmente como ponto de parada e descanso precisava se cadastrar no governo, e deveria cumprir uma série de exigências.

Entre elas, não vender nem permitir consumo de bebida alcoólica no local.

Mas o Ministério da Infraestrutura não sabe dizer quantos pontos enquadrados nas regras existem hoje no Brasil.

Com a derrubada da portaria anterior, a decisão de onde se pode vender ou não bebidas nos trechos urbanos das estradas federais volta a ficar a cargo dos Municípios e do Distrito Federal.

E para os trechos de rodovias em áreas rurais, continua valendo a Lei Seca, que proíbe a venda e o consumo de bebida.

O governo negou que esteja “permitindo venda de álcool para caminhoneiros e motoristas de ônibus”. Mas para Adriana Modesto, especialista em segurança viária, há uma brecha.

“Para poder você prevenir um acidente de transporte terrestre, você vai criando uma série de barreiras. Qualquer furo nessa barreira favorece que o acidente ocorra. Se o furo está na facilitação do acesso ao álcool, então, você está criando condições para que o acidente em tese ocorra”, avaliou.

O caminhoneiro Sebastião Matias da Silva, que dirige por todas as regiões do Brasil, também se mostra preocupado com a quantidade de acidentes. Para ele, a solução é uma só: “… é não vender nada. Se a lei é ‘seca’ é para todo mundo, para pequeno e grande também”.

Coisas do Brasil !

BMW faz recall do 330i Sport no Brasil por defeito no motor

por fernandosiqueira

 

Desgaste prematuro de componente pode levar ao travamento do motor do Série 3. Veja, abaixo, quais são os chassis envolvidos.

 

bmw-330-i-recall,

Automóvel BMW 330i entra em processo de “recall”. FOTO: divulgação

A BMW anunciou nesta segunda-feira (9) o recall dos modelos 330i Sport e 330i M Sport, fabricados entre janeiro e agostos de 2019. O chamado envolve unidades do Série 3 que podem apresentar defeito no motor.

Veja os chassis envolvidos:

  • 330i M Sport números de chassis (não sequenciais) de 98M5Z3006L4A83768 a WBA5R110XKAK30381
  • 330i Sport número de chassis WBA5R1105LAK32945

No comunicado, a empresa informa ter verificado a possibilidade dos veículos apresentarem um desgaste prematuro da bronzina do eixo de balanceamento do motor.

Em certas situações, poderá ocorrer perda de lubrificação e consequente travamento do motor durante a condução. Nesse caso, existe a possibilidade de acidentes fatais ou que resultem em danos físicos e/ou materiais aos ocupantes e a terceiros.

A montadora convoca os proprietários dos veículos envolvidos para agendarem junto a uma concessionária da marca a substituição do motor. Para mais informações a empresa disponibiliza o telefone 0800 019 7097, das 8h às 19h, e o site www.bmw.com.br.

De acordo com o Procon-SP, os consumidores que sofreram algum tipo de acidente, pela manipulação do produto, poderão solicitar, por meio do Judiciário, a reparação dos danos eventualmente sofridos.

Conheça seus direitos nos recalls

Guia Prático #118: Veja como saber se o seu veículo já foi alvo de recall

Audi do Brasil e concessionárias doam carrinhos elétricos para hospitais infantis

por fernandosiqueira

 

Carrinhos serão utilizados para levar crianças até salas de cirurgia e de exames com o objetivo de diminuir o estresse e ansiedade. Ao todo serão doados 22 carrinhos elétricos para 17 hospitais em 8 cidades brasileiras. Brinquedos são versões de dois esportivos de sucesso da marca: R8 Spyder e TT RS

audi-carros-infantis

Audi do Brasil iniciou, dia 6 do corrente mês, a doação de carrinhos elétricos da marca para hospitais infantis no País. A ação social, desenvolvida em parceria com concessionárias da rede, visa à amenização do estresse e da ansiedade, muito comuns momentos antes de procedimentos cirúrgicos e exames. As crianças atendidas poderão usufruir dos brinquedos como meio de locomoção até salas de cirurgia, exames ou apenas se divertir nas áreas destinadas à recreação dos complexos hospitalares.

Ao todo serão doados 22 carrinhos elétricos para 17 hospitais infantis em 10 cidades brasileiras: Curitiba, Londrina e Maringá, PR, Belo Horizonte, MG, Fortaleza, CE, Recife, PE, São Luís, MA, Campinas, São Paulo e Sorocaba, SP. A estratégia de definição dos hospitais beneficiados foi baseada em características como parcerias já existentes e proximidade com a marca, histórico de ações filantrópicas da instituição e a acessibilidade do espaço.

“No ano passado soubemos de uma iniciativa semelhante realizada em um hospital infantil em Barcelona, na Espanha, e nos inspiramos a fazer o mesmo aqui no Brasil. Desde então trabalhamos para viabilizar a ideia e trazer os carrinhos elétricos da Audi. É muito gratificante saber que podemos ajudar em um momento difícil, ao levar distração e diversão para a criança à bordo de um Audi, além de gerar conforto para pais e familiares”, afirma Johannes Roscheck, presidente e CEO da Audi do Brasil.

Em estudo publicado em 2018 no British Journal of Anaesthesia, pesquisadores comprovaram que crianças que dirigiram um carrinho elétrico de brinquedo até a sala de cirurgia apresentaram redução nos níveis de ansiedade semelhante a outras que tomaram medicamentos ansiolíticos.

Os carrinhos elétricos infantis são versões de dois esportivos da marca, comportam crianças a partir de 3 anos e até 30 kg e possuem diversas cores: Audi R8 Spyder, na cor preta, e Audi TT RS, nas cores amarela, branca, preta e vermelha. Além da condução em dois modos, sendo pilotado pela própria criança ou por controle remoto, o brinquedo conta com luzes led nos faróis, buzina e rádio. Estão disponíveis em todas as concessionárias Audi Center do Brasil.

Dentre os complexos que receberão os carrinhos está o Hospital Pequeno Príncipe, localizado em Curitiba e parceiro da Audi em outras iniciativas. Em São Paulo, o GRAAC e o Hospital Darcy Vargas receberão os brinquedos. Nas outras cidades participam: Grupo de Pesquisa e Assistência ao Câncer Infantil, em Sorocaba, Hospital da Baleia, em Belo Horizonte, hospitais Português, Barão de Lucena, Maria Lucinda e Helena Moura, em Recife, Albert Sabin, Universitário Walter Candido e IPREDE, em Fortaleza, Centro Infantil Boldrini, em Campinas, Hospital Infantil Dr. Juvêncio Matos e Universitário Unidade Materno, em São Luís, Hospital do Câncer de Londrina e Hospital Infantil de Maringá.

Ônibus de Natal da Metra tem Papai e Mamãe Noel no corredor ABC

por fernandosiqueira

 

Veículo têm decoração de Natal e conta com Papais Noéis e “Mamãe Noel” a bordo. A ideiaé muito interessante.

 

images-ônibus-metra

Ônibus da Metra. FOTO: arquivo da Metra Transportes

A Metra, operadora do corredor metropolitano ABD (São Mateus-Jabaquara) e a sua extensão (Diadema-Brooklin), em São Paulo, colocou, desde dia 8 de dezembro, um ônibus decorado interna e externamente especialmente para o período natalino. O veículo tem iluminação com temas alusivos ao Natal e vai operar, até o começo de janeiro, em linhas regulares atendidas pela companhia.

De acordo com Thiago Tercei, assessor de Comunicação e Marketing da Metra, o objetivo celebrar com os clientes as festas de Natal e Ano Novo e promover o bem-estar e a alegria. “O ônibus está decorado com LEDs na parte externa e com peças e objetivo natalinos no interior. A decoração foi toda desenvolvida pelos funcionários das áreas de Eletrônica e Comunicação. Além disso, serão quatro Papais Noéis e uma “Mamãe Noel”, com motoristas caracterizados distribuindo balas, como uma forma de tornar ainda mais agradável a viagem”, explica.

Programação

O ônibus de Natal da Metra vai circular, ao longo de todo o mês de dezembro, das 5h às 11h e das 15h às 23h20, na seguinte programação:

Data   Dia      Linha            

10/dez            ter        376

11/dez            qua     288

12/dez            qui      286

13/dez            sex      285

14/dez            sáb      376

15/dez            dom    288

16/dez            seg      286

17/dez            ter        285

18/dez            qua     376

19/dez            qui      286

20/dez            sex      285

21/dez            sáb      288

22/dez            dom    376

23/dez            seg      288

24/dez            ter        286

25/dez            qua     376

Mitos e verdades sobre as lâmpadas automotivas

por fernandosiqueira

 

Tungsram, fabricante das lâmpadas automotivas GE, aponta alguns cuidados para a melhor utilização dos componentes de iluminação

 

LAMPADAS-AUTOMOTIVAS-G

Seja de motocicleta, automóvel ou caminhão, é importante que o motorista não enfrente problemas com os componentes do veículo durante o seu percurso. Muitas vezes, deixado em segundo plano, o cuidado com as lâmpadas automotivas é essencial para a correta sinalização, iluminação e segurança, colaborando, assim, para evitar acidentes.

Além disso, utilizar produtos de qualidade, que oferecem maior durabilidade, permite que trocas sejam feitas com menos frequência. “Essas lâmpadas têm benefícios adicionais de durabilidade, luminosidade, cor e resistência à vibração, garantindo uma condução segura e melhor iluminação nas estradas. A Tungsram também investe em um design inovador, que melhora o desempenho de direção em momentos de baixa visibilidade”, explica Mario Morelli, diretor da BR Light, distribuidora GE e Tungsram para as regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, além dos estados do Espírito Santo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.

                                                                                                         Linha de produção Tungsram

Para melhor utilização e durabilidade das lâmpadas automotivas, a Tungsram aponta alguns mitos e verdades. Confira a baixo.

  • O ideal é que as lâmpadas sejam trocadas em pares

Verdade. As lâmpadas devem ser trocadas ao mesmo tempo, mesmo se apenas uma delas queimou, pois isso indica que a outra também está perto do fim de sua vida útil. Além disso, a intensidade luminosa de uma lâmpada nova é maior que de uma antiga. Assim, se apenas uma for trocada, elas não estarão corretamente alinhadas uma com a outra.

  • A variação de tensão do carro interfere diretamente na vida útil da lâmpada

Verdade. Sempre que possível, é importante fazer manutenção preventiva do sistema elétrico do carro, para saber se a bateria está carregando todos os componentes corretamente. Se o sistema não estiver bem regulado, pode levar à queima das lâmpadas.

  • Lâmpadas com maior intensidade luminosa podem ofuscar a visão dos outros motoristas.

Mito. A causa do incômodo em outros motoristas é a utilização de lâmpadas não adequadas ao modelo do farol do carro. É preciso respeitar a voltagem da lâmpada original e o alinhamento correto do direcionamento da luz. Além disso, lâmpadas de má qualidade também podem ofuscar a visão.

“Vemos que optar por uma marca reconhecida é essencial para o melhor funcionamento do sistema de iluminação do veículo. As lâmpadas Tungsram se destacam pelo seu brilho, qualidade e durabilidade. Com mais de 120 anos de atuação, sendo 60 anos no setor automotivo, entregamos produtos que atendem os requisitos técnicos originais”, finaliza Paulo Moscatelli, diretor da GLA, distribuidora GE e Tungsram para a região Sul e estado de São Paulo.

Sobre a Tungsram 

A Tungsram, uma das marcas de iluminação mais icônicas da Europa, é hoje uma empresa independente de capital fechado e uma das líderes no mercado de iluminação global, com tradição que remonta a 1896 e um histórico de inovação que levou a marca a introduzir uma série de tecnologias revolucionárias no mundo da iluminação. A gama abrangente engloba desde tecnologias tradicionais, como lâmpadas HID, LFL, CFL e Halógenas, até soluções LED internas e externas ultraeficientes e de alto desempenho para as principais marcas de automóveis nos segmentos OEM e aftermarket. Com uma cadeia de suprimentos altamente produtiva, centrada em torno de cinco fábricas na Hungria, a Tungsram trabalha com os mais altos padrões de qualidade com sua rede de 500 fornecedores e parceiros locais, o que representa uma vantagem significativa no ambiente competitivo atual.

Júri decide a favor de Elon Musk em caso contra explorador de caverna

9 09Etc/GMT+3 dezembro 09Etc/GMT+3 2019 por fernandosiqueira

 

Veredito da justiça que foi “unânime”, foi decidido no dia 6 do mês em curso.

 

Elon-Muski-inocentado

Elon Musk na Corte para julgamento em Los Angeles, (USA), no dia 4. FOTO: Mark J. Terrill/AP

Por Reuters

Júri em uma Corte Federal de Los Angeles, Califórnia (Estados Unidos), decidiu, de forma unânime, a favor do bilionário Elon Musk, dia 6, no caso em que ele é acusado de difamar um explorador de cavernas ao chamá-lo de “pedófilo” no Twitter.

Vernon Unsworth, explorador, ganhou fama internacional por desempenhar um papel de liderança no resgate de 12 garotos e seu treinador de futebol, de uma caverna na Tailândia, em julho de 2018.

Unsworth pedia uma indenização de US$ 190 milhões (aproximadamente R$ 787 milhões) contra Musk, que é presidente-executivo da TESLA, fabricante de automóveis elétricos, e da empresa de exploração espacial SPACEX.

O advogado de Unsworth chamou o magnata de “valentão bilionário” que havia “jogado uma bomba nuclear” em seu cliente com os tuítes (entenda o impasse mais abaixo na reportagem).

O patrimônio líquido de Musk está em torno de US$ 20 bilhões (R$ 83 bilhões), segundo a Reuters. Ele foi classificado pela revista Forbes como o 40º homem mais rico do mundo.

Musk testemunhou em sua própria defesa durante o caso. “Minha fé na humanidade está restaurada”, declarou o bilionário ao sair do tribunal, nesta sexta (6), depois do veredito.

O júri foi composto por 5 mulheres e 3 homens, que foram questionados sobre sua imparcialidade – incluindo se eles poderiam ser justos com um bilionário, como Musk, ou com pessoas que moravam na Tailândia, como Unsworth.

Um homem foi dispensado depois de dizer que estava concorrendo a um emprego na TESLA. Duas mulheres foram consideradas inadequadas depois de dizer que seguiam Elon Musk no Twitter e que, por isso, não poderiam ser imparciais.

Durante o processo, L. Lin Wood, advogado de Unsworth, afirmou que o comentário de Musk foi uma ofensa que iria obscurecer os relacionamentos e as perspectivas de emprego de Unsworth nos próximos anos, e instou os jurados a “ensinar uma lição” ao magnata, segundo a Reuters.

Mas o júri foi influenciado pelos argumentos do advogado de Musk, Alex Spiro, que afirmou que o tuíte surgiu de uma discussão entre dois homens e representou um insulto sem consideração, que ninguém poderia levar a sério.

“Em discussões, você insulta as pessoas”, disse Spiro. “Não há bomba. Nenhuma bomba explodiu.”

Acredita-se que esse caso seja o primeiro grande processo de difamação a ir a julgamento por causa de tuítes.

O impasse

O episódio começou depois que Musk ofereceu um mini-submarino da SpaceX para ajudar no resgate na caverna.

No dia 13 de julho de 2018, três dias após a conclusão do resgate, Unsworth disse à CNN que a oferta era uma “manobra de relações públicas”, e que Elon Musk poderia “enfiar o submarino onde dói”.

Dois dias depois, Musk atacou Unsworth em uma série de tuítes, incluindo um em que o chamava de “pedófilo”. Musk depois pediu desculpas por esse comentário, dizendo que era um insulto comum na África do Sul, onde ele cresceu. Unsworth nega as acusações de Musk.

Os advogados de Musk disseram que os tuítes eram opinião dele, não declarações de fato. Eles também disseram que Unsworth procurou lucrar com seu papel no resgate e provocou a resposta de Musk, ao sugerir em entrevista que o bilionário não se importava com a vida dos meninos presos.

Volvo Car Brasil lança S60 e XC60 Polestar Engineered no Brasil

por fernandosiqueira

 

Com as novas versões, marca avança na oferta de modelos eletrificados. Configuração T8 Polestar Engineered traz elementos de performance exclusivos na suspensão, chassis e freios; diferenciais no design interior e exterior completam a nova versão. Motor híbrido de 407 cavalos de potência recursos de segurança e conectividade, além de equipamentos diferenciados, garantem um pacote único para os modelos

 

volvo-sedã-S60-híbrido

Volvo sedã S60 híbrido. FOTO: divulgação

 

Com a eletrificação de seu portfólio no centro de sua estratégia comercial, a Volvo Car Brasil avança na oferta de veículos híbridos plug-in e lança a nova versão T8 Polestar Engineered do sedã esportivo S60 e o utilitário esportivo XC60.

No total, a fabricante sueca disponibiliza no mercado nacional oito versões equipadas com a motorização híbrida T8, de 407 cavalos de potência. Além das duas novas variantes Polestar Engineered, o consumidor encontra nas 36 concessionárias da marca o S60 T8 R-Design, o XC60iT8 R-Design, XC90 T8 Inscription, R-Desig e Excellence, e o S90 T8 Inscription.

Hoje, 22% dos carros comercializados pela empresa no Brasil são híbridos plug-in. Esse número deverá chegar a 40% em 2020, um ano cheio de vendas dos novos modelos eletrificados, com destaque para a chegada do XC40 híbrido plug-in, confirmado para o primeiro trimestre. A marca também colocou em ação a instalação de 500 eletropostos no Brasil, com um investimento de R﹩ 5 milhões.

Veículos em configuração exclusiva

Os modelos oferecem todo o conforto, conveniência e segurança tradicionalmente associados à marca, combinados à tecnologia de desempenho híbrido e otimização esportiva proposta pela configuração.

A atenção aos detalhes no design começa pela dianteira. O emblema da Polestar Engineered destaca a nova grade, que possui uma pastilha preta de alto brilho pintada com um padrão de malha horizontal. A grade inferior também é pintada de preto brilhante e o para-choque é exclusivo da versão em ambos os veículos.

Outra característica própria da nova configuração está na lateral, com acabamento em preto brilhante das janelas e dos espelhos retrovisores. Um elemento de destaque dos modelos está nas rodas esportivas. O S60 recebe rodas exclusivas de alumínio de 19 polegadas (pneus 235/40 R19). Já o XC60 chega equipado com um conjunto de 22 polegadas (pneus 265/35 R22).

As pinças douradas dos freios Brembo no S60 e Akebono no XC60, além dos discos com parafusos aparentes fixados ao centro, demonstram se tratar de um modelo de alto desempenho.

Na traseira, além dos novos para-choques, ambos os veículos apresentam escapamentos duplos exclusivos com a inscrição Polestar Engineered. O emblema da versão também estampa a porta do bagageiro.

Reunidos, todos esses elementos garantem ao S60 e ao XC60 T8 Polestar Engineered um visual esportivo,mas que não deixa de ser elegante e refinado, próprio do design escandinavo.

Um interior único

Assim como visto de fora, o passageiro sabe que está diante de um veículo exclusivo tanto ao entrar no S60 quanto no XC60 nas versões T8 Polestar Engineered. Além das pinças de freio douradas da Polestar, os cintos de segurança na mesma cor são um lembrete da singularidade dos modelos.

Bancos esportivos revestidos com couro, costura diferenciada e o interior na cor carvão aprimoram a aparênciadinâmica da cabine. Há ainda outros elementos alinhados com essa proposta, como volante esportivo em couro com aquecimento, paddle shits e pedaleiras em alumínio.

Uma suspensão como a de nenhum outro Volvo

Ambas as versões são equipadas com o exclusivo chassi Polestar. As molas são mais rígidas e podem abaixar ou elevar a carreceria de 10 mm a 15 mm. Isso garante ao motorista uma condução mais esportiva dos modelos, principalmente em curvas, em função da elhor aderência, menor centro de gravidade e pouca rolagem do veículo.

As versões T8 Polestar Engineered possuem amortecedores Öhlins, um dos mais avançados do mundo, e apresentam, entre outras características, a exclusiva tecnologia de válvula de fluxo duplo (DFV). O equipamento é ajustado para um desempenho ideal durante a condução e contato máximo com a via, independentemente de solavancos e outras imperfeições do piso. É possível ainda alterar o ajuste de forma manual para diferentes configurações, frontal e traseira.

Esse conjunto é auxiliado por batentes e barras estabilizadoras exclusivas para a suspensão dianteira e traseira, oferecendo melhor resposta às imperfeições do piso, aumentando a rigidez da carroceria e comcontrole mais preciso e responsivo.

Estilo inconfundível

O conjunto ótico com o distintivo formato em T – conhecido como Martelo de Thor – confere ao modelo umapersonalidade forte e expressiva. Os faróis Full LED têm o mais avançado sistema de iluminação do segmento, que incorporam quatro funções.

A iluminação de LED é programada para evitar o ofuscamento da visão de outros motoristas que vêm em sentido contrário ou que estejam à frente no mesmo sentido ao mudar automaticamente entre um feixe de luz focado ou desfocado dos carros. Há também nivelamento automático do facho do farol de acordo com o número de ocupantes e o carregamento do veículo, além de luz DRL com acendimento automático, quecontribui para a visualização do modelo, mesmo em dias muito claros. Os faróis contam, ainda, com a tecnologia Automatic Bending Lights (ABL), que direciona os faróis automaticamente em até 30º para os lados, facilitando ainda mais a visão nas curvas.

Referências de luxo, dirigibilidade e conectividade

A plataforma modular SPA permitiu também reunir em um só automóvel recursos ainda mais avançados dedirigibilidade e conectividade, que colocam os modelos Volvo em um patamar superior em seus respectivos segmentos.

Os modelos combinam o potente motor Drive-E Turbo Supercharger de 2 litros e 4 cilindros, que produz 320 hp, com um motor elétrico de 87 hp, alimentado por uma bateria de íons de lítio de alta capacidade (11,6 Kwh). Juntos, geram 407 hp de potência máxima e torque de 640 N.m. Os veículos apresentam desempenho que impressionam, que fazem o S60 e o XC60 atingirem do 0 a 100 km/h em apenas 4,4 segundos e 5,3 segundos, respectivamente.

O controle dos modelos híbridos por meio de diferentes modos de condução proporciona ao condutor distintas sensações ao volante. Usando um botão de seleção posicionado entre os bancos dianteiros, omotorista pode alternar facilmente entre quatro configurações pré-estabelecidas ou personalizar a sua própria, que altera a rotação para mudança de marcha, resposta do acelerador e peso da direção:

• PURE: condução econômica para uso urbano

Esse modo prioriza o motor elétrico. Como resultado, apresenta uma condução silenciosa, sem consumir combustível e com zero emissão de poluentes. Com a bateria totalmente carregada, a autonomia dos veículospode atingir até 40 km, dependendo das condições de uso, mas ainda assim cobrindo o uso diário da maioria das pessoas;

• HYBRID: uso cotidiano

É o modo padrão dos modelos, programados para utilizar ambos os motores e entregar a melhor relação entre performance e consumo de combustível.

• POWER: condução esportiva

O foco deste modo de condução é a performance. Novos parâmetros de direção, trocas de marchas, respostas do acelerador e freios são ajustados para obter a melhor resposta para uma condução esportiva.

• AWD (All Wheel Drive): para tração permanente conforme demanda específica.

Os veículos vêm equipados com cabo de 4,5 metros para carregamento de uso doméstico. A carga total da bateria é feita em três horas considerando uma tomada aterrada de tensão 220V e 16A. É possível carregar os carros com tomadas de menor amperagem, no entanto, com maior tempo para a recarga.

Combinando com harmonia eficiência e baixo nível de emissão de poluentes, o S60 é equipado com atransmissão automática Geartronic de oito velocidades, que utiliza a tecnologia Shift by Wire totalmente eletrônica.

O interior minimalista oferece ao motorista apenas os controles necessários. A maioria das funções é controlada por meio do volante, exibidas no painel de instrumentos digital de 12,3 polegadas personalizável. Os carros contam também com Head up Display.

O sistema de entretenimento e conectividade Sensus Connect é acessível pela tela antirreflexo sensível ao toque de 9 polegadas de LCD no painel central, principal forma de controlar navegação, telefone, mídia e configurações do carro, que podem ser salvas em perfil individual do condutor, de forma natural e intuitiva. O controle de voz é outra maneira de operar essas funcionalidades. Como nos modelos da série 90, a integração do smartphone também está disponível com os aplicativos CarPlay e Android Auto.

Além disso, o sistema Sensus integra o Volvo On Call, um serviço de segurança, proteção e conveniência que oferece assistência 24h, auxílio de emergência e localização, em caso de roubo ou furto. Extremamente útil, permite ao condutor, por meio de seu aplicativo no smartphone, controlar o nível de combustível, trancar e abrir as portas, climatizar a cabine à distância, dar partida remota e enviar destinos para o sistema de navegação, por exemplo.

Última palavra em tecnologia de segurança

O sedã médio e o utilitário esportivo são dois dos carros mais seguros já fabricados pela indústria automotiva. Repletos de novas tecnologias, os modelos chegam ao Brasil equipados com o inovador City Safety, é um sistema de frenagem automática para evitar ou mitigar colisões com outros veículos, pedestres, ciclistas e animais de grande porte, tanto de dia quanto a noite.

O City Safety conta também com um assistente de direção para ajudar nos casos em que o motorista comece a esterçar o volante para desviar de uma iminente colisão. Nestes casos, o City Safety irá auxiliar neste movimento de desvio tornando a manobra mais eficaz.

Os veículos também disponibilizam como item de série sistema de alerta de mudança de faixa – emite umalerta sonoro e esterça o volante automaticamente evitando possível acidente entre 65 km/h até 200 km/h -,sistema de proteção em saída de estrada, sistemas de proteção contra impactos laterais e lesões na coluna cervical, alerta de colisão frontal e sistema de monitoramento de pressão dos pneus.

Além desses equipamentos, o S60 e o XC60 contam com sistema de alerta de ponto cego (BLIS) com CrossTraffic Alert e o recurso de Mitigação de Pista Oposta, que aplica frenagem automática para reduzir o dano de colisão com um veículo que se aproxima na contramão. Seu funcionamento se dá entre 60 km/h e 140 km/h.

A Volvo também oferece como equipamento de série desde a configuração de entrada controle de cruzeiro adaptativo (ACC) com assistente de direção (Pilot Assist) até 130 km/h para toda linha 60. Assim, o motoristapode realizar uma condução mais relaxada e segura, com controle de distância do veículo à frente e ajuda na manutenção de faixa.

Revisão com preço fixo

Toda a gama de veículos Volvo também conta com plano de revisão com preço fixo para itens obrigatórios. Com a chegada da terceira geração ao país, a marca estende esses serviços para 150 mil kms de sua gama. O objetivo é proporcionar ao cliente maior controle dos custos de manutenção de seu carro, podendo programar os valores a cada vez que o veículo vai para as oficinas autorizadas.

Para mais informações acesse:

http://www.volvocars.com/br/proprietario/servico-manutencao/plano-revisao

Garantia estendida até quatro anos

A fabricante sueca avança na política de serviços de pós-venda ao oferecer, além da garantia contratual defábrica por dois anos, garantia estendida tanto para toda gama. O cliente pode adquirir, por exemplo, um plano de cobertura adicional de 12 meses por R﹩ 2.965 ou 24 meses por R﹩ 5.645, sem limite de quilometragem. O Volvo on Call está incluso no pacote e o plano é extensivo a veículos com período de garantia vigente.

O S60 T8 Polestar Engineered é vendido por R﹩ 309.950 e o XC60 T8 Polestar Engineered sai por R﹩ 335.950.

Para fazer o download das fotos do S60 T8 Polestar Engineered, acesse o seguinte link: http://we.tl/t-DNgTri63bs

Utilitário-Esportivo “Equinox” ganha motorização 1.5 turbo e tem preço de entrada de R$ 129.990,00

por fernandosiqueira

 

 

equinox-1.5t-

Nova Equinox 1.5 T. FOTO: divulgação

O Utlitário-Esportivo EQUINOX  chegou à linha 2020 estreando um novo motor 1.5 turbo e a versão 1.5 “LT. Com isso, o modelo teve seu preço de entrada reduzido para R$ 129.990,00. A versão topo de linha Premier, por sua vez, parte de R$ 162.990,00.

Veja, abaixo, os preços do Equinox modelo 2020

  • 1.5 LT:  R$ 129.990,00
  • 1.5 Midnight:  R$ 131.990,00
  • 1.5 Premier: R$ 154.990,00
  • 2.0 Premier:  R$ 162.990,00

A principal novidade é o motor 1.5 turbo de 172 cavalos de potência e 27,8 kgfm de torque, sempre com câmbio de 6 velocidades. Segundo a General Motors, o SUV vai de 0 a 100 km/h em 9,2 segundos e alcança as médias de 11,7 km/l na estrada e 9,5 km/l na cidade.

Até então, o EQUINOX era oferecido com o mesmo conjunto que equipa o esportivo Camaro de entrada nos Estados Unidos, um 2.0 turbo de 262 cavalos de potência com câmbio de 9 velocidades.

equinox-1.5t-midnight-traseira

SUV Equinox tem traseira muito elegante. FOTO: divulgação

Versões

Antes vendido em apenas 2 versões (LT e Premier), o modelo ganhou mais duas opções e teve as antigas reposicionadas. A configuração LT agora é oferecida apenas com motor 1.5 turbo, assim como a intermediária Midnight.

A versão topo de linha Premier pode ser equipada tanto com motor 1.5 turbo, quanto com o 2.0 turbo, e tem sempre tração integral. A principal diferença visual fica para as saídas de escape, destacadas quando o motor for 2.0.

O valor de entrada da linha Equinox passou de R$ 132.490,00 (antiga LT 2.0) para R$ 129.990,00 (LT 1.5). Enquanto isso, o preço da versão Premier com motor 2.0 passou de R$ 159.990,00 para R$ 162.990,00.

A versão LT (R$ 129.990,00) é equipada de série com faróis de xenônio automáticos, luzes diurnas de led, banco do motorista com regulagens elétricas, chave presencial, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, câmera de ré, ar-condicionado digital de duas zonas e rodas de 18 polegadas.

A lista segue com alerta de esquecimento de objetos e/ou pessoas no banco traseiro, assistente de partida em aclives, airbags frontais, laterais e de cortina, controles de estabilidade e tração, alerta de tráfego cruzado, alerta de ponto cego, central multimídia com tela de 8 polegadas e sistema OnStar.

 A Midnight (R$ 131.990,00) acrescenta rodas de 19 polegadas e visual escurecido, com rodas, logotipos e grades pintados de preto.
equinox-1.5t-interior
O interior do novo Equinox modelo 2020 continua requintado. FOTO: divulgação

Na versão topo de linha Premier (R$ 154.990,00), há os itens da LT mais faróis full-led com luz alta automática, teto solar panorâmico, rodas de 19 polegadas, carregador de celular sem fio, banco do motorista com memória de ajustes e alertas vibratórios, partida do motor pela chave e sistema de som Bose.

Há também o sensor para abertura do porta-malas com o pé, alerta de colisão frontal com frenagem automática, detecção de pedestres com frenagem automática, assistente de permanência em faixa, estacionamento semiautônomo e tração integral.

A Premier com motor 2.0 turbo (R$ 162.990,00) adiciona sistema start-stop, escapamento duplo e grade frontal ativa.