LE MANS 6H DE SÃO PAULO: um festival de velocidade e entretenimento para a família

29 29Etc/GMT+3 novembro 29Etc/GMT+3 2014 por fernandosiqueira

O Autódromo de Interlagos, em São Paulo, está recebendo desde ontem, dia 28 e continuará hoje e amanhã (domingo),  a última etapa da temporada 2014 do Campeonato Mundial de Endurance – FIA WEC, onde alguns dos carros mais modernos, rápidos e tecnológicos do planeta estarão competindo em uma prova com seis horas de duração. Enquanto os modelos da Porsche, Audi, Ferrari, Toyota, Aston Martin, Lotus, dentre outras marcas, rasgam os 4.309 metros do circuito paulistano, fora dele um festival de entretenimento para toda a família será realizado. A etapa brasileira tem início às 13 horas de domingo, dia 30 e termina às 19,00 horas.

A Le Mans 6 Horas de São Paulo contará com o patrocínio da Prefeitura de São Paulo, SP Turis, Claro, Embratel, Bombril e Baterias Moura e o apoio da Universidade Mackenzie, Prius, Hospital Bandeirantes, Agaxtur, UK Trade & Investment, Great Britain, Samsung, Sheraton, Iguatemi Shoppings, Fapinha e SINDIREPA – Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios do Estado de São Paulo.

“Vamos realizar, pela terceira vez, um evento que traz para o Brasil o mesmo espírito das 24 Horas de Le  Mans”, afirma o bicampeão de Fórmula 1 Emerson Fittipaldi. “Na França, a região do autódromo vive esse clima, reunindo automobilismo e entretenimento familiar durante todo o fim de semana. Aqui, não será diferente. Teremos carros maravilhosos e as famílias vão se divertir a valer. Será um evento incrível”.

O maior destaque, entretanto, ficará pelo retorno de Emerson Fittipaldi, um dos maiores nomes do automobilismo mundial, ao esporte que o consagrou, pilotando uma Ferrari 458 Itália. Fittipaldi estará no comando de uma Ferrari F458 Italia GTE, pela escuderia AFCorse, preparada especialmente para a categoria LMGTE-AM, capaz de atingir velocidade superior a 300 km/h.

“Sempre tive um enorme desejo de correr nessa categoria, desde que fiquei amigo do Paul Newman, que chegou em segundo lugar nas 24 de Le Mans em 1979. Ele é uma grande inspiração para mim, pois ganhou as 24 Horas de Daytona aos 70 anos, em 1995. Eu quase pilotei em Le Mans em duas ocasiões, quando o comendador Enzo Ferrari me convidou para disputar a prova com um protótipo oficial da marca, mas não deu certo. Dessa vez, analisei muito, pois terei pouco tempo para testar o carro, mas eu sempre sonhei em pilotar uma Ferrari e sei que esse será um grande desafio. E eu amo desafios. Darei 110% de mim e aproveitarei 100% do carro e da pista. Tenho consciência que terei pouco tempo para me adaptar à Ferrari, mas os meus companheiros de equipe são muito mais jovens e, possivelmente, farão as duas horas iniciais e as duas horas finais da prova”, comenta Fittipaldi.

No asfalto, estarão presentes os modelos híbridos da Audi, Porsche e Toyota, todos com motores de 1.000 cavalos de potência, além de outros GTs como Ferrari 458 Itália, Porsche 911 RSR, Aston Martin Vantage. Há dois representantes do automobilismo nacional: Lucas di Grassi, na Audi, e Fernando Rees, de Aston Martin, os dois com chances reais de vitórias em suas respectivas categorias.

Lucas di Grassi poderá encerrar o campeonato na terceira colocação na classificação geral. Com 102 pontos, juntamente com seu parceiro de equipe, Tom Kristensen, a dupla do Audi R18 está em quarto lugar no campeonato, dois pontos atrás de Alex Wurz e Stéphane Sarrazin, vencedores no Bahrein junto com Mike Conway.

Este ano três marcas chegam forte a Interlagos para brigar pela vitória: Toyota (TS 040-Hybrid), Audi (R18 e-tron quattro) e Porsche (919 Hybrid), todas com tecnologia híbrida (com motores a combustão e também elétricos), além dos protótipos oficiais de fábrica que brigarão pela vitória na categoria geral, como Rebellion, Ligier, Oreca e carros GT derivados dos modelos de rua como Porsche, Ferrari e Aston Martin.

O encerramento do campeonato no Brasil marcará o novo regulamento acerca dos pilotos e equipes, nunca antes visto na história do automobilismo, aliado ao problema energético atual. “O motor tem que ser muito eficiente, consumir pouco combustível além de ser menos poluente. Toda essa tecnologia, um dia, será transportada para os nossos carros de rua”, conclui Fittipaldi.

Completando a programação de corridas, as categorias nacionais Porsche GT3 Cup Challenge Brasil e o Campeonato Paulista de Marcas e Pilotos também farão provas para o público vibrar de perto com o que há de melhor em corrida.

Atividades para a família

Fora da pista, a diversão ficará a cargo da Esquadrilha da Fumaça com uma apresentação no céu do autódromo, exposição de Motor Homes, atrações da Disney interagindo com o público, que poderá caminhar livremente pelas dependências do complexo esportivo, um circuito Fapinha para crianças, onde elas irão aprender noções de civilidade e comportamento no trânsito.

Além disso, uma feira gastronômica de Food Trucks garantirá que o apetite de todos seja saciado, assim como também será possível acompanhar a feira de colecionadores de Hot Wheels e outras exposições como de carros antigos. A lista não acaba por aí, garantindo ainda shows, lojas para adquirir produtos oficiais do evento, parques de diversão com roda gigante e uma cidade da Polícia Militar exibindo o seu trabalho e estrutura.

Todos os visitantes terão direito de visitar os boxes no sábado e domingo e poderão chegar perto dos bólidos e seus pilotos. Além disso, o evento terá atrações como simuladores, participação dos personagens de Rebels (a nova série da Disney), mini cidade da Polícia Militar, exposição da Força Aérea Brasileira, lojas, shows, exposições, parque de diversão etc.

“Queremos atrair o apaixonado por velocidade, aquela pessoa que ama corrida, o cheiro de gasolina, ouvir o ronco de um motor, que vibra com a fritada de um pneu em uma curva, com o duelo entre pilotos e máquinas. Mas, além disso, queremos garantir que a família também tenha diversão e entretenimento em um fim de semana repleto de atrações. Tudo isso a preços muito acessíveis”, conclui o bicampeão.

 Ingressos

Deixe uma resposta