FIM DE PRODUÇÃO. O último “Fusca”. Por Érica Munhoz

9 09Etc/GMT+3 junho 09Etc/GMT+3 2015 por fernandosiqueira

Quando a Volkswagen AG tirou de sua “linha de montagem” no México o Fusca, o fato foi noticiado mundialmente. Na oportunidade, a jornalista brasileira Érica Munhoz publicou o artigo que, HOJE, reproduzimos na íntegra.

No dia 30 de julho de 2003, após 70 anos em produção, o último exemplar da série exclusiva  Ultima Edición” saiu da linha de montagem da Volkswagen em “Puebla”, México. Sim, é dele mesmo que estamos falando: do lendário Fusca, paixão de infinito público mundo afora.

O último Fusca fabricado e marcado com o número 21.529.464, na cor “azul aquarius“, foi saudado pelos trabalhadores da fábrica mexicana e será parte do acervo do Museu Volkswagen, na Alemanha. A série é de 3.000 Fusca e a Volkswagen brasileira importará 15 unidades para o País com o objetivo de vendê-los a colecionadores. A comercialização será pelo sistema de venda direta pela internet, pelo preço de US$ 13.500.

Segundo os cálculos da montadora, o volume de Fusca produzido supera, de longe, qualquer outro modelo. O baratinha“, como ficou conhecido, passou o modelo “T” em 16.500.000 unidades, em 1973.

Na Cidade do México, o uso comum do veículo era como TÁXI, mas figurava como carro de polícia. Na realidade, ele não atendia mais às exigências da Capital mexicana – o veículo para operar como táxi necessita ter 4 portas – e foi  causa preponderante para a descontinuação do Fusca.

AO ESTILO

“Ultima Edición” apresenta o Fusca  em suas características mais marcantes, segundo a Volkswagen. Desenho  clássico, cor bege lunar e destaque para os frisos cromados. O motor, 1.6 de 4 cilindros, é o mesmo que fez do carro símbolo de resistência em sua categoria no decorrer dás décadas.

Como itens de série, o Fusca possui componentes e equipamentos como alarme sonoro, antena, calotas parciais cromadas, carpete no assoalho, cintos de segurança dianteiros de três pontos, cintos de segurança traseiros subabdominais, emblema Ultima Editición no porta-luvas, pára-choques e ponteira do escapamento cromados, rádio CD Player com 4 alto falantes, retrovisores externos cromados, entre outros.

 

 

 

 

 

 

Os comentários estão desativados.