A Kombi da Ford Motor Company. Por Carlos Meccia (AutoEntusiastas)

13 13Etc/GMT+3 dezembro 13Etc/GMT+3 2015 por fernandosiqueira

 

Volkswagen-Type-2-Kombi-Van  A KOMBI DA FORD Volkswagen Type 2 Kombi Van

Volkswagen Tipo 2 Kombi Bus

No Brasil, o grupo Brasmotor passou a montar a Kombi em regime CKD, no ano de 1951. Já em 1957, a Volkswagen começou a produzi-la em sua fábrica de São Bernardo do Campo, sendo o primeiro veículo da marca manufaturado no Brasil.

Na foto de abertura vê-se uma Kombi furgão para treinamento técnico da rede de assistência técnica VW criada pela Brasmotor, então representante da Volkswagen no Brasil (ver matéria recente de Alexander Gromow a esse respeito).

A Ford também teve a sua Kombi

Na realidade, o  Ford FK 1000/1250, mais tarde Ford Taunus Transit, era uma cópia da VW Kombi em estilo. Na mecânica se diferenciava pelo seu motor dianteiro arrefecido a água com tração traseira. Foi produzido na fábrica Ford, em Colônia, Alemanha, de 1953 a 1965.

 

ford taunus transit  A KOMBI DA FORD ford taunus transit

Ford Taunus Transit, cópia da Volkswagen Kombi

Em 1965, a Transit começou a ser feita na fábrica Ford em Langleide (Reino Unido), realmente em sua primeira geração, já diferente em estilo de sua rival Volkswagen, porém mantendo sua vocação utilitária multiuso. Com o motor colocado em posição avançada e com tração traseira, mantinha desenho próprio e com muita personalidade.

Com três motores disponíveis — 1,7-L V-4 OHV gasolina, 2-L V-4 OHV gasolina, 1,6-L L-4 Diesel — e câmbio de quatro marchas com relações curtas, tinha bom desempenho, com velocidade máxima acima de 100 km/h.

Todas as versões, com chassis em escada, eram muito robustas, oferecendo  capacidade líquida de carga entre 610 e 1.780 kg

A Ford Transit foi idealizada prevendo inúmeras configurações, inclusive com chassi aberto para instalação de vários tipos de carroceria, a gosto do comprador.

 

transit mk1  A KOMBI DA FORD transit mk1

Ford Transit Mk1 1965, com seu desenho muito bem resolvido.

transit 1  A KOMBI DA FORD transit 1

Transit Mk1, folder de seu lançamento em 1965; o cwt é antiga unidade de peso no Reino Unido, chama-se hundredweight, igual a 112 libras, e como 1 libra = 0,454 kg, os números do folheto indicam capacidade de carga de 610 a 1.780 kg

 

transit 2  A KOMBI DA FORD transit 2

Ford Transit Mk1, mostrando uma de suas configurações

 

transit 3  A KOMBI DA FORD transit 3

Transit Mk1, chassis em escada com várias configurações possíveis

transit mk2  A KOMBI DA FORD transit mk2

Ford Transit Mk2

A Transit continuou com seu estilo motor avançado até 1985, quando em 1986, em sua terceira geração, adotou a frente com o capô do motor e o pára-brisa sem formar ângulo, já lembrando as vans de hoje.

 

1989_Ford_Transit_190_(14125330363)  A KOMBI DA FORD 1989 Ford Transit 190 14125330363

Ford Transit Mk3, já com o capô do motor sem formar ângulo com o pára-brisa

Eu particularmente prefiro o desenho de motor avançado, que tinha muita personalidade, tanto é, que inspirou até desenhos animados como, por exemplo, o personagem Scooby Doo e sua van Mystery Machine.

 

Mystery Machine1  A KOMBI DA FORD Mystery Machine1

Mystery Machine do personagem Scooby Doo

 

mystery machine 2  A KOMBI DA FORD mystery machine 2

Transit Mystery Machine, icônica realmente

Cinco milhões de Transit foram feitas de 1965 até 2005 (40 anos em produção) e o 5.000.000º veículo produzido em Southampton (Reino Unido) foi doado à uma instituição de caridade na Inglaterra

O Brasil conheceu a Ford Transit em 2008, em sua quarta geração, importada da Turquia. Nesta época a Ford  já  pensava em produzi-la no Brasil, mercado promissor de vans para o transporte de pequenas cargas em uso urbano.

 

Transit  A KOMBI DA FORD Transit

Ford Transit Mk4

Ficou no mercado brasileiro até o modelo 2013 importado da Turquia, encerrando as importações em 2014. Interessante é que a Argentina continua importando a Transit, mesmo com sua economia mais desfavorável que a brasileira.

Em 2009 houve um plano de negócios para produzir a Transit na fábrica da Ford em São Bernardo do Campo, que estava na época com suas instalações sub-utilizadas, mas o plano não vingou.

Enquanto a cinquentona VW Kombi se aposentou em 2013, a outra cinquentona Ford Transit continua firme e forte no mercado mundial, inclusive na China.

Em sua quinta geração, já incorporando o “bocão”em seu desenho, a Ford Transit continua a ser um excelente utilitário, com mais de oito milhões de unidades produzidas desde o seu lançamento em 1965.

Quem sabe um dia a Ford, em um instante de “bons fluidos”, decida  produzir a Transit no Brasil.

 

TransitS1abre  A KOMBI DA FORD TransitS1abre

Transit com o “bocão” incorporado

Encerro a matéria com uma homenagem à Argentina, que ao longo dos anos está sempre um passo à frente do Brasil em termos de viabilização dos produtos Ford para o mercado local.

CM

Os comentários estão desativados.