VW Fusca (Beetle) deixa de ser vendido no Brasil
23 23Etc/GMT+3 novembro 23Etc/GMT+3 2017 por fernandosiqueiraUm dos ícones da Volkswagen no mercado mundial, o “Fusca” Beetle) deixou de ser vendido no Brasil. A terceira geração do cupê chegou em nosso País em 2012 e era comercializado até então sob importação do México, mais precisamente da fábrica de Puebla. Os preços do carrinho partiam de R$ 124.700,00. O fim das vendas do modelo em nosso mercado é parte da estratégia da VW em focar em segmentos de maior volume (como os crossovers e SUVs).
O Volkswagen “Fusca” (Beetle) se posicionava como um carro de nicho na linha da fabricante alemã no Brasil. Havia somente uma versão, equipada com um motor 2.0 litros TSI, que entrega 211 cavalos de potência e 28,5 kgfm de torque, a partir de 1.700 rpm, associado a um câmbio automatizado DSG de 6 marchas e dupla embreagem. Com esse conjunto, o cupê esportivo consegue acelerar de 0 a 100 km/h em 6,9 segundos e atingir velocidade máxima de 224 km/h.
Só nos resta lamentar, pois o “Fusca” (Beetle) nos remetia aos velhos e bons tempos do nosso Fusquinha, produzido na unidade fabril da Volkswagen de São Bernardo do Campo (SP) e que se incorporou à história de jovens e conservadores, que permearam a nossa história automotiva. Um autêntico ícone, sem dúvida.
Como dizia Luís Gonzaga, “o jumento é nosso irmão”, dizemos, “o Fusca é nosso irmão, companheiro de todas as horas”.