Carros elétricos e híbridos vão pagar menos IPI a partir de novembro/2018

9 09Etc/GMT+3 julho 09Etc/GMT+3 2018 por fernandosiqueira

Alíquota hoje, varia de 7% a 25%. Nova faixa varia de 7% a 20%. Imposto será cobrado de acordo com peso do carro e eficiência energética.

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Os automóveis elétricos e híbridos vão pagar menos IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados). A medida (Rota 2030), foi publicada no Diário Oficial do dia 6 do corrente mês, mas só começa a valer em 1º de novembro deste ano.

A redução do IPI para veículos desse tipo havia sido prometida pelo governo federal em janeiro/2018, e integra o “Rota 2030”, novo regime automotivo.

Hoje, veículos elétricos pagam 25% de IPI, enquanto híbridos pagam entre 7% e 25%, de acordo com a capacidade volumétrica do motor.

A partir de novembro deste ano, os critérios (e as alíquotas) também mudam. Serão consideradas a eficiência energética e o peso do veículo.

Veja, abaixo, as novas faixas de imposto

Híbridos com eficiência energética menor ou igual a 1,10 MJ/km

  • Peso até 1.400 quilos: 9%
  • Peso entre 1.401 e 1.700 quilos: 10%
  • Peso maior que 1.701 quilos: 11%

Híbridos com eficiência energética entre 1,11 MJ/km e 1,68 MJ/km

  • Peso até 1.400 quilos: 12%
  • Peso entre 1.401 e 1.700 quilos: 13%
  • Peso maior que 1.701 quilos: 15%

Híbridos com eficiência energética maior que 1,68 MJ/km

  • Peso até 1.400 quilos: 17%
  • Peso entre 1.401 e 1.700 quilos: 19%
  • Peso maior que 1.701 quilos: 20%

Elétricos com eficiência energética menor ou igual a 0,66 MJ/km

  • Peso até 1.400 quilos: 7%
  • Peso entre 1.401 e 1.700 quilos: 8%
  • Peso maior que 1.701 quilos: 9%

Elétricos com eficiência energética entre 0,67 MJ/km e 1,35 MJ/km

  • Peso até 1.400 quilos: 10%
  • Peso entre 1.401 e 1.700 quilos: 12%
  • Peso maior que 1.701 quilos: 14%

Elétricos com eficiência energética maior que 1,35 MJ/km

  • Peso até 1.400 quilos: 14%
  • Peso entre 1.401 e 1.700 quilos: 16%
  • Peso maior que 1.701 quilos: 18%.

Outra novidade é que híbridos que tenham o motor a combustão FLEX (que pode ser abastecido com gasolina e/ou álcool) terão 2 pontos percentuais de desconto no IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados).

Com isso, o imposto desses modelos será de 7% a 18%. No entanto, ainda não há carros com essa tecnologia no Brasil. A Toyota com o Prius FLEX em testes, mas ainda não anunciou se e quando vai lançar o carro em nosso mercado.

Carros mais baratos?

 Segundo Antônio Megale, presidente da ANFAVEA (Associação Nacional das fabricantes de Veículos Automotores), os carros híbridos e elétricos “deverão ficar mais baratos assim que a redução de imposto começar a valer.”

Apesar dos impostos mais “amigáveis”, Megale acredita que não haverá mais incentivos por parte do governo. “Nos países de primeiro mundo os governos estão dando subsídios para esses veículos e, naturalmente, isso não vai acontecer no Brasil.”

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