Governo lança aplicativo para gerar CNH digital em tablets e smartphones

20 20Etc/GMT+3 dezembro 20Etc/GMT+3 2018 por fernandosiqueira

A nova ferramenta dispensa a necessidade do motorista ir até ao Detran para validar o documento, mas é preciso ter a CNH atualizada com código QR.

 

cnh-digital-code

O Governo Federal lançou hoje, dia 20 de dezembro, um aplicativo que permite gerar a versão digital da CNH (Carteira Nacional de Habilitação) diretamente em tablets e smartphones.

A principal novidade é que a ferramenta torna desnecessário ir até ao Detran para validar o documento ou possuir certificado digital. Basta que o usuário tenha a CNH mais recente com código QR impresso na parte interna, emitida desde maio de 2017.

O aplicativo CDT (“Carteira Digital de Trânsito)” gera o documento eletrônico, escaneia o código e realiza a identificação biométrica facial do condutor. As etapas são realizadas junto ao SERPRO (Serviço Federal de Processamento de Dados).

Segundo Alexandre Baldy, Ministro das Cidades,  o novo método “é uma política pública que em médio e longo prazo vai se tornar desnecessária à impressão da CNH pelo papel, o que vai reduzir custo para o cidadão e do órgão público perante o usuário que o fizer pelo meio digital”.

Como utilizar

O aplicativo CDT “(Carteira Digital de Trânsito)” está disponível gratuitamente nas plataformas Android e iOS. Após realizar o download, o condutor receberá um e-mail de confirmação e, com ele, deverá realizar o login na aplicação e clicar em “adicionar documento”.

Depois do processo inicial, três opções serão oferecidas: “pelo celular”, “com certificado digital” e “sem certificado”. Para realizar tudo pelo dispositivo, é necessário clicar em “pelo celular”.

Em seguida, o aplicativo seguirá com os procedimentos de segurança, como escanear o código QR, fazer a identificação biométrica de face e solicitar a criação de uma senha. Após cadastrada, a CNH digital não necessitará de sinal de Internet para ser acessada.

Os comentários estão desativados.