Mercedes-Benz vai lançar Utilitário-Esportivo elétrico no Brasil, o EQC, no próximo ano

9 09Etc/GMT+3 julho 09Etc/GMT+3 2019 por fernandosiqueira

A Mercedes mostrou o carro em São Paulo, dia 5 deste mês. o SUV irá concorrer com o Jaguar I-Pace, lançado em nosso País, e com o Audi E-Tron, esperado para este ano

 

mercedes-eqc-elétrico

Mercedes-Benz EQC, SUV elétrico. FOTO: divulgação

A Mercedes-Benz do Brasil tornou público, dia 5 do mês em curso, sua decisão de importar seu primeiro Utilitário-esportivo elétrico, o “EQC”, lançado globalmente em setembro de 2018 e cujo concept-car foi exposto no stand da marca no Salão Internacional do Automóvel de São Paulo, ano passado.

O lançamento do modelo em nosso País será no próximo ano. O preço ainda não foi divulgado. O “EQC” ira concorrer com o Jaguar I-Pace, lançado no mercado no Brasil, e com o Audi E-Tron, aguardado para este ano em nosso País.

O Mercedes “EQC” tem dois motores elétricos, posicionados um em cada eixo. Somados, eles chegam a 408 cavalos de potência  e 78 kgfm. Segundo a fabricante, o modelo acelera de 0 a 100 km/h em 5,1 segundos, com velocidade máxima limitada eletronicamente em 180 km/h.

Baterias de íon de lítio garantem autonomia de mais de 400 quilômetros, segundo a Mercedes-Benz. A recarga de 80% da capacidade demora 50 minutos em carregador rápido, de 400V, declara a Maercedes. Esse mesmo nível é atingido em 7,5 horas numa tomada que pode ser instalada em casa (“wallbox”), em 220V. A Marca ainda não decidiu se o acessório será incluso no SUV ou se poderá ser vendido à parte, somente.

eqc-traseira

A traseira do Mercedes EQC é harmoniosa, limpa. FOTO: divulgação

O “EQC” é um pouco maior do que o Jaguar I-Pace. São 4,76 metros de comprimento, 1,88 m de largura e 1,62 m de altura. O entre-eixos é de 2,87 m. No porta-malas, vão 500 litros.

No entanto, ele é menor do que o Tesla Model X, concorrente no exterior, que tem mais de 5 metros de comprimento.

Em relação aos SUVs “convencionais” da Mercedes-Benz, ele fica ligeiramente acima do GLC.

Visual

A Mercedes separou o desenho do “EQC” dos seus demais SUVs. Não obstante a semelhança do interior, por exemplo, a carroceria tem design exclusivo.

Na dianteira, os faróis finos, o grande logotipo da estrela de três pontas e a grade generosa são os elementos mais marcantes. Na traseira, as lanternas acabam unidas por uma barra estreita e bem concebida.

Tecnologia

Como cada motor elétrico fica em um eixo, o “EQC” tem tração integral. A potência nas rodas, no entanto, chega de forma diferenciada.

O motor frontal, por exemplo, é usado em cargas baixas e médias, priorizando a eficiência. O traseiro é responsável por “complementar” o desempenho. São 5 modos de condução, dois deles voltados para a economia de energia, enquanto um é mais esportivo.

Este BLOG gostou muito do Mercedes-Benz “EQC”, um carro debruçado sobre o futuro, fadado ao sucesso.

Os comentários estão desativados.