Patinetes são proibidos de transitar à noite em Atlanta (USA), após terem causado 4 mortes

11 11Etc/GMT+3 agosto 11Etc/GMT+3 2019 por fernandosiqueira

Veículos não podem ser utilizados entre 21,00 horas e 4,00 horas. Prefeitura adotou medida por considerar período o mais perigoso aos usuários.

 

patinetes

Patinetes facilitam deslocamentos e criam problemas nas grandes cidades. FOTO: divulgação

Os patinetes elétricos estão proibidos de transitar à noite na cidade de Atlanta (Estados Unidos). Quatro usuários desse tipo de veículo faleceram em colisões com automóveis e ônibus naquela cidade.

A morte mais recente ocorreu esta semana em East Point (Estados Unidos), após colidir com um veículo “pesado”.

“Infelizmente, temos visto um padrão nas mortes recentes e trágicas envolvendo patinetes, todas elas ocorreram após o pôr do sol”, declarou Keisha Lance Bottoms, prefeita de Atlanta (Estados Unidos).

A proibição ocorre quando cidades nos Estados Unidos trabalham para regulamentar as empresas que alugam os “patinetes” e manter os usuários em segurança.

 Com a nova regra, os “patinetes” estão proibidos de transitar entre 21,00 horas e 4,00 horas em Atlanta (USA).

No Brasil

Não há horário determinado para que os “patinetes compartilhados” possam rodar em nosso País. No entanto, algumas empresas não os deixam disponíveis durante a madrugada.

A regra de trânsito geral do Brasil prevê que os “patinetes” trafeguem somente em áreas de circulação de pedestres, ciclovias e ciclofaixas, e não nas ruas.

Vale salientar, que cabe aos municípios a responsabilidade de regulamentar seu uso específico. Na cidade de São Paulo, à guisa de exemplo, a circulação desse meio de transporte é permitida nas  ciclofaixas e ciclovias; nas vias com velocidade máxima permitida de até 40 km/h; e nas ruas destinadas para lazer previstas no Programa Ruas Abertas. Vide Regulamento abaixo.

REGULAMENTO

Foi criado em São Paulo uma regulamentação a respeito da utilização de “patinetes” em vias públicas.

1 . CIRCULAÇÃO: em ciclovias e vias de até 40 km/h

2 . VELOCIDADE MÁXIMA PERMITIDA: até 20 km/h. Nas 10 primeiras corridas, até 15 km//h

3 . EQUIPAMENTOS: velocímetro, campanhia e sinalização noturna

4 . USUÁRIOS: maiores de 18 anos

O sentimento de “Autos & Motores” é o de que as autoridades devem ser firmes na criação de normas e fiscalização rígidas quanto ao uso de “patinetes” em vias urbanas, à semelhança de São Paulo (SP).

Os comentários estão desativados.