Aplicativo da CNH digital ganha novas funções e vai avisar motoristas sobre recall do veículo

20 20Etc/GMT+3 novembro 20Etc/GMT+3 2019 por fernandosiqueira

 

O aplicativo da CNH Digital (Carteira Nacional de Habilitação Digital, ganhou novas funções, entre elas, o motorista será avisado diretamente pelo celular quando houver recall do veículo. O anúncio foi feito pelo DENATRAN (Departamento Nacional de Trânsito) durante a abertura do Salão Duas Rodas, dia 18 do corrente mês.

Segundo o Denatran, hoje existem cerca de 10 milhões de recalls registrados e, em média, apenas 43% desses chamados são atendidos pelos proprietários dos veículos.

Com a novidade, as notificações vão indicar o defeito e o risco do não reparo, bem como fornecer informações a respeito do canal de atendimento (telefone e site) da empresa responsável, para que o proprietário do veículo possa identificar a concessionária mais próxima para realização do serviço, que é gratuito e garantido por lei.

 A nova função surge após os ministérios da Infraestrutura e da Justiça assinarem, em julho do ano em curso, uma portaria conjunta para criação do Serviço Nacional de Recall de Veículos, que entrou em vigor no dia 1º de outubro. A medida visa permitir uma comunicação de recall mais ágil com o proprietário do carro.

Outras funções

Além da notificação de recall, o aplicativo também vai avisar sobre o vencimento da validade da CNH com 30 dias de antecedência e permite ainda consultas sobre infrações de trânsito.

Segundo o Denatran, está prevista para 2020 uma funcionalidade que vai permitir o pagamento de multas dentro do aplicativo da CNH digital.

Atualmente, é possível que o condutor tenha informações sobre infrações, com a integração, será possível efetuar o pagamento de multas com até 40% de desconto.

O aplicativo CDT “(Carteira Digital de Trânsito)”, lançado em 2017, reúne digitalmente os dois documentos de porte obrigatório no trânsito (CNH) e o CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo).

Ele está disponível gratuitamente nas lojas oficiais da Apple e do Google (para aparelhos Android).

Os comentários estão desativados.