Como dirigir o carro, com segurança, nesse Carnaval

18 18Etc/GMT+3 fevereiro 18Etc/GMT+3 2020 por fernandosiqueira

 

Antes de viajar, calibre os pneus do carro de acordo com as indicações dos fabricantes. Essa prática oferece melhores condições de dirigibilidade do veículo, menor consumo de combustível e maior durabilidade aos compostos.

 

carro-viagem

Viajar de carro requer cuidados especiais. FOTO: divulgação

Esse é apenas um dos itens que deve ser levado em consideração quando se planeja uma viagem. Mas, para pegar a estrada para aproveitar o Carnaval com a família e/ou os amigos, porém, é preciso tomar alguns cuidados além da calibragem dos pneus para viajar com segurança, sobretudo em um período em que milhões de veículos tomam conta das rodovias em todo o País.

Outro fator importante é a inspeção visual. Para trafegar com segurança, a banda do pneu deve estar em perfeitas condições, com uma profundidade aconselhada de até 1,6 mm, no mínimo. Quando estiver abaixo dessa medida os pneus têm um desempenho reduzido, gerando imprecisões em situações que exigem frenagens ou nas manobras. Por fim, mas não menos importante, estão o alinhamento e balanceamento dos pneus que, além de oferecerem melhor dirigibilidade, são serviços essenciais para manter a durabilidade dos pneus.
Além de manter os pneus do carro ou da motocicleta bem conservados, confira abaixo as principais dicas para viajar com segurança nesse Carnaval

1 . Condições dos pneus do veículo
Quando os pneus atingem uma profundidade de sulco inferior a 1,6 mm, podem ser considerados praticamente “carecas” e têm a sua segurança comprometida. As consequências são maior risco de estouro do pneu, instabilidade do veículo em pistas molhadas, aumento da possibilidade de derrapar e necessidade de espaço maior para executar uma frenagem com segurança.

2 . Calibragem dos pneus
A calibragem dos pneus varia conforme o veículo (confira a recomendação do fabricante). Quando incorreta, a pressão pode prejudicar a dirigibilidade, deixando os pneus mais suscetíveis a cortes e impactos, além de diminuir a vida útil dos mesmos e gerar maior consumo de combustível. A calibragem deve ser feita, de preferência, com os pneus frios.

3 . Estepe
Muitas vezes esquecidos, eles são fundamentais para que você não fique no meio da estrada. Nunca esqueça de conferir a calibragem e checar suas condições gerais.
4 . Alinhamento e balanceamento
Além de obter melhor dirigibilidade em retas e curvas, evitando que o carro desvie ou puxe para os lados durante a frenagem, o alinhamento permite um desgaste regular dos pneus e ainda melhora eficiência de rolamento, garantindo economia de combustível.

5 . Imprevistos acontecem
 Diante de um imprevisto, como um pneu furado, pane ou acidente, ligue o pisca alerta, coloque o triângulo de segurança a pelo menos 30 metros da traseira do carro e, se possível, evite parar em curvas ou logo após, ou em qualquer local de difícil visualização do automóvel parado.

6 . Sob chuva
Em caso de chuva, diminua a velocidade e aumente a distância do carro da frente, visto que a frenagem fica prejudicada nessas condições. No caso de aquaplanagem, tire o pé do acelerador e não pise nos freios até que os pneus voltem a entrar em contato com a pista.

7 . Não se esqueça dos sapatos
Da mesma forma que os pneus servem fora do carro para aderir à superfície da estrada durante condições de clima chuvoso, a aderência do calçado dentro do carro também é importante. Cuidado com tapetes molhados ou solas úmidas de sapato ou bota, pois isso pode fazer com que os seus pés escorreguem sobre os pedais.

Os comentários estão desativados.