Vendas de carros na Europa registram queda de 76,3% em abril por causa do coronavírus

22 22Etc/GMT+3 maio 22Etc/GMT+3 2020 por fernandosiqueira

 

Segundo a “Associação Europeia de Fabricantes de Automóveis”, é o maior declínio de demanda na história do mercado europeu

 

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Por RFI

As vendas de carros novos na UE (UNião Europeia) caíram 76,3% em abril, em comparação ao mesmo período de 2019, afirmam fabricantes. Várias concessionárias foram fechadas em muitos países, em razão do coronavírus.

Em março, a queda nas vendas em relação ao mesmo período do ano passado havia sido de 55,1%. Em abril deste ano, apenas 270.682 unidades novas foram vendidas na União Europeia, contra 1.140.000 em abril de 2019, observou a Associação Europeia de Fabricantes de Automóveis.

Todos os mercados nacionais sofreram quedas espetaculares, em particular Itália (-97,6%), Espanha (-96,5%) e França (-88,8%). Na Alemanha, a queda foi menos dramática (-61,1%).

Entre as montadoras mais afetadas estão a FCA (Fiat Chrysler Automobiles), -87,7%, e as francesasRenault (-79%) e Peugeot (-81,2%), segundo dados da Associação. A número um da Europa, a Volkswagen alemã, registrou uma queda de 72,7% de suas vendas em abril deste ano, na comparação com a anterior.

Um dos fabricantes que menos sofreram foi a BMW (incluindo a marca Mini), com uma queda de 65,3%, enquanto sua concorrente em carros de luxo, a alemã Daimler (Mercedes-Benz), registrou uma queda de 78,8% nas vendas. O colapso do mercado se deve, principalmente, à paralisia do comércio.

Declínio histórico

“O primeiro mês completo de restrições vinculadas ao coronav’rus causou o maior declínio na demanda de automóveis na história” na Europa, informou a Associação. “A maioria das concessionárias estava fechada na União Europeia”, completou a associação. O mercado britânico caiu 97,3%, mas, desde a conclusão do Brexit, a ACEA parou de inclui-lo nas estatísticas da União Europeia. A comparação 2020-2019 foi feita, excluindo-se o Reino Unido dos dados de 2019.

As vendas acumuladas de janeiro a abril mostram uma queda de 38,5%. Esse retrocesso não poderá ser compensado, mesmo que no final do ano as vendas tenham registrado um forte aumento. Após as primeiras medidas de fim do confinamento, as vendas de carros novos começaram muito lentamente, segundo as montadoras.

No momento, a maioria das empresas do setor ainda está paralisada, ou funciona parcialmente.

“Estamos em uma crise profunda, comparável à de 2008-2009, ou pior. A queda do mercado na Europa pode ser de 22% este ano, em comparação a 2019”, disse à agência AFP Xavier Mosquet, especialista no setor do BCG.

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