Novo Hyundai Tucson apresenta design ousado e variedade de motores híbridos

16 16Etc/GMT+3 setembro 16Etc/GMT+3 2020 por fernandosiqueira

 


Hyundai Tucson — Foto: Divulgação/Hyundai

Novo Hyundai Tucson. FOTO: divulgação/Hyundai

A Hyundai Motors acaba de revelar a quarta geração do SUV “TUCSON”, com design mais polêmico e revolucionário desde seu lançamento, em 2004. Além do visual, o SUV também aposta em uma variada gama de motores híbridos.

Inspirado no concept-car“Vision T” apresentado em 2019, o novo “TUCSON” inaugura a linguagem de design da marca, batizada de “Sensuous Sportiness” (“Esportividade Sensual”).

A parte frontal do modelo adota o conhecido artifício dos faróis em posição mais baixa, mas usa a grade para “camuflar” as luzes diurnas em LED (foto acima). A traseira é recortada pelas lanternas, com dois elementos diagonais unidos por uma barra horizontal. O limpador do vidro fica escondido sob o aerofólio (foto abaixo).

Hyundai Tucson — Foto: Divulgação/Hyundai

Traseira do novo modelo do Hyundai Tucson. FOTO: divulgação/Hyundai

A lateral do SUV, como podemos conferir na foto abaixo, é marcada por fortes vincos, com destaque para um horizontal vindo da dianteira, um horizontal vindo da traseira e dois verticais, um em cada porta.

Os para-lamas também são destacados, bem como a barra cromada que surge na base do para-brisa e vai até o vidro traseiro. As rodas, de design muito sugestivo, podem ser de 17, 18 ou 19 polegadas.

Hyundai Tucson — Foto: Divulgação/Hyundai

Hyundai Tucson modelo novo. FOTO: divulgação/Hyundai

Novo Hyundai TUCSON, medidas

  • Comprimento: 4,5 m (+ 20 mm)
  • Largura: 1,86 m (+ 15 mm)
  • Altura: 1,65 m (+ 5 mm)
  • Entre-eixos: 2,68 m (+ 10 mm)

Internamente (foto abaixo), o modelo vai no sentido contrário do exterior, com linhas sóbrias e elegantes. O painel tem botões com acionamento sensível ao toque, o quadro de instrumentos é digital e fica exposto, e o câmbio tem comandos por botões.

Hyundai Tucson — Foto: Divulgação/Hyundai

Interior do Hyundai Tucson modelo 2021. FOTO: divulgação/Hyundai

Gama de motores

O novo TUCSON estará disponível na Europa com diversas opções de motorizações, variando entre combustão comum, híbridas, híbridas-leve e híbridas plug-in. Em todas elas o motor é um 1.6 turbo. Quando equipado com tração 4×4, há modos de condução: lama, areia e neve.

Quando apenas à combustão, o Utilitário Esportivo terá as opções à gasolina, com 150 cavalos de potência, câmbio manual de 6 velocidades e tração em duas ou quatro rodas, ou a diesel, com câmbio manual de 6 velocidades e tração em duas rodas.

A versão híbrida combina o motor a gasolina com um elétrico, câmbio automático de 6 velocidades e tração em duas ou quatro rodas, entregando 230 cavalos de potência. O híbrido plug-in, que necessitará de recarga pela tomada, chegará depois com potência maior: de 265 cavalos.

Entre as híbridas-leve serão três opções: com 136, 150 e 180 cavalos de potência. Elas combinam o motor 1.6 turbo com um sistema elétrico de 48 volts.

Hyundai Tucson — Foto: Divulgação/Hyundai

Detalhes da traseira do Novo Hyundai Tucson. FOTO: divulgação/Hyundai

Equipamentos

Entre os equipamentos, o Novo Tucson foca em itens de tecnologia voltados à segurança e conveniência. Há alerta de risco de acidente com frenagem automática, assistente de saídas involuntárias de faixa com alerta e correção, alerta de fadiga do motorista e alerta de pontos cegos.

A lista segue com piloto automático adaptativo baseado no sistema de navegação, que ajusta a velocidade automaticamente em curvas, por exemplo, leitura de velocidade das vias e ajuste do veículo, alerta de tráfego cruzado traseiro, câmera 360°, faróis altos automáticos e aviso de esquecimento de passageiro no banco traseiro.

Também integram o “pacote”, o sistema que permite tirar o modelo de vagas sem precisar entrar nele, comandando pela chave, como um controle remoto. A qualquer sinal de colisão, o veículo freia automaticamente. Há também uma suspensão eletrônica, ajustada conforme o modo de condução selecionado.

O quadro de instrumentos é representado por uma tela de 10,25 polegadas, mesmo tamanho da central multimídia, que pode ser conectada aos sistemas  Android Auto e Apple CarPlay.

Os comentários estão desativados.