Volkswagen Caminhões lança, amanhã, dia 20, o “eDelivery”

19 19Etc/GMT+3 outubro 19Etc/GMT+3 2021 por fernandosiqueira

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A Volkswagen Caminhões apresenta à imprensa especializada brasileira, amanhã, dia 20, o e-Delivery. O início da produção do caminhão elétrico foi anunciado.

Caminhão e-Delivery será feito na linha “convencional”

A montagem de parte do e-Delivery vai ser feita na linha convencional. Ou seja, onde são produzidos os caminhões a diesel.

É o caso da suspensão e dos eixos. Segundo Pellizzari, nem todos os funcionários têm contato direto com o veículo elétrico. “Mas eles têm de reconhecer os processos de segurança”, diz.

Caminhão elétrico tem sistemas específicos

O caminhão e-Delivery tem motor alimentado por baterias. Existem cabos de alta tensão. Isso exige cuidados extras.

O modelo vai para a área de “comissionamento”. Ou seja, onde é feita a montagem das partes elétricas.

Enfim, são itens como cabos, motor elétrico e as baterias. Nessa etapa, o e-Delivery recebe energia pela primeira vez. Isso exige procedimentos específicos. Porque a tensão elétrica é superior a 600 volts.

Vários times envolvidos no treinamento

“Essa área requer mais segurança por causa da alta voltagem”, conta Pelizzari. Segundo ele, por isso essa a área é separada das outras.

Nesse sentido, várias equipes foram envolvidas no projeto. Sobretudo para tornar a linguagem técnica mais fácil de ser entendida. Por exemplo: recursos humanos, engenharia e treinamento de rede.

 

Além disso, a fábrica da VWCO foi atualizada para a nova realidade. Nesse sentido, ganhou carregadores ultrarrápidos. Eles podem recarregar as baterias do e-Delivery em uma hora.

Na fábrica, bateria é carregada em uma hora

As baterias são recarregadas nesses equipamentos. Esses caminhões foram usados para avaliações em laboratório e certificação. Uma espécie de ajuste final antes da produção em série.

Os primeiros e-Delivery foram entregues à Ambev, em junho. A empresa de bebidas vai receber 100 caminhões elétricos até o fim deste ano.

Etapas de treinamento do modelo estão integrando a rede de concessionárias. Sobretudo os times das concessionárias que atendem esse cliente. Ou seja, nas grandes cidades.

Caminhão elétrico foca centros urbanos

Isso porque o transporte em regiões urbanas é o foco do elétrico e-Delivery. Nesse sentido, o treinamento deve começar nos próximos meses.

A produção do e-Delivery no complexo de Resende (RJ) já começou. Na Planta Piloto são feitas as definições e a confirmação do processo produtivo. Além dos treinamentos.

Em outras palavras, trata-se de um “ensaio” antes do início da produção em massa. Além disso, há ensaios sendo feitos em laboratórios em todo o País.

Testes em vários locais do País

Testes no campo de provas da VWCO estão sendo feitos. Os engenheiros fazem simulações que permitem agilizar as avaliações do e-Delivery.

Segundo a empresa, novas metodologias de validação foram usadas. Isso acelerou a fase de desenvolvimento do e-Delivery.

Na prática, o ganho impressiona. Em seis meses, dá para simular o equivalente a dez anos em condição real de operação.

Notícias detalhadas sobre o e-Delivery, vocês vão ter DOMINGO PRÓXIMO nas páginas de AUTOS & MOTORES da Tribuna do Norte.

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