WhatsA partir das 14 desta segunda-Feira (02/05) o serviço de WhatsApp será bloqueado em todo o Brasil por 72 horas. A decisão, de 26 de abril, é do juiz Marcel Montalvão, da comarca de Lagarto (SE). As cinco operadoras – TIM, Oi, Vivo, Claro e Nextel – já receberam a determinação e informaram à imprensa que vão cumprir. Em caso de descumprimento, as empresas pagarão multa diária de R$ 500 mil. 

O juiz Marcel Montalvão é o mesmo que, em março, mandou prender o vice-presidente do Facebook para a América Latina, Diego Dzodan. Essa decisão ocorreu para tentar obrigar a empresa a colaborar com investigações da Polícia Federal a respeito de conversas no WhatsApp.

MEMÓRIA

O WhatsApp já foi bloqueado no Brasil, em dezembro do ano passado. O bloqueio foi determinado por 48h motivado por uma investigação criminal. Nesse primeiro bloqueio, as teles receberam a decisão com surpresa. Nesse bloqueio, o uso do aplicativo para quem usava rede wi-fi não foi impactado.

O bloqueio foi uma represália da Justiça contra o WhatsApp por ter se recusado a cumprir determinação de quebrar o sigilo de dados trocados entre investigados criminais. O aplicativo pertence ao Facebook.

Em fevereiro passado, uma decisão semelhante ocorreu no Piauí. Nesse caso o objetivo era forçar a empresa dona do aplicativo a colaborar com investigações da polícia do Estado relacionadas a casos de pedofilia. Mas o serviço não chegou a ser bloqueado, pois um desembargador do Tribunal de Justiça do Piauí suspendeu decisão.

Saiba Mais

Para Anatel, bloqueio do WhatsApp é desproporcional e pune usuários

Click aqui e veja algumas alternativas de troca de mensagens enquanto o WhatsApp está bloqueado!

Comentários do Site

  1. Erick Harrisson
    Responder

    O bloqueio do whatsapp, segundo a decisão do Juiz de Sergipe, foi pedido mediante uma medida cautelar que é baseada no Marco Civil da Internet.

    Estão vendo a merda que foi esse Marco? Deram mais poder para o Estado atrapalhar a vida das pessoas e tirar poder dos cidadãos brasileiros.

    O povo não pode mais aceitar que sua Liberdade seja lesada em nome de uma falsa ilusão de que o Governo e os políticos sabem o que é melhor para as pessoas. Não sabem. O poder vai todo pra eles em benefício próprio.

    É por isso que o Brasil continua atrasado em relação ao mundo. E quem defendeu o Marco Civil da Internet e fica aí pedindo mais Estado e mais direitos não pode reclamar que agora não pode usar o whatsapp.

    Isso é só o começo.

Deixe um comentário