O presidente em exercício, Michel Temer, vai ter um grande desafio de comunicação digital. A conhecida atuação discreta na ‘vida offline’ é refletida na trajetória ‘online’ do político. Desde o dia 12 (quando assumiu a presidência da República, após afastamento de Dilma Rousseff) a equipe de comunicação ainda não impôs uma característica de comunicação nas redes sociais do novo presidente. Algumas redes – como o Instagram do Palácio do Planalto – ainda nem foram atualizadas e a última postagem e referências ainda são da presidente afastada. 

A equipe de comunicação de Dilma já trabalhava bem a comunicação digital. Desde a campanha de reeleição, inclusive, a nova plataforma teve equipe on e off distintas e com importância equivalente ao longo da disputa. Após a reeleição, a atuação de Dilma nas redes foi bastante estimulada e presente. Inclusive algumas anúncios importantes no período da crise política foram distribuídos exclusivamente em redes digitais sociais.

Durante a crise, Michel Temer pouco se pronunciou nas redes digitais. A presença do presidente ainda é bem tímida em comparação a outros políticos de ascensão nacional, e há uma grande expectativa quanto a estratégia de comunicação digital para os próximos 180 dias – período da interinidade.

Fiz uma pequena análise de como está se comportando os perfis de Michel Temer, Dilma Rousseff e do Palácio do Planalto nesses primeiros dias de interinidade. Os dados também será interessantes para balizar comparações futuras dos perfis e estratégias digitais.

FACEBOOK

Michel Temer – No perfil pessoal, Michel Temer não era usuário assíduo da rede digital. Antes de tomar posse, a última atualização havia ocorrido em 22 de abril. A frequência era de uma postagem a cada 15 dias. Em 12 de maio, o perfil contava com 169 mil curtidas. Hoje (16/05), já são 215 mil seguidores. Nos últimos quatro dias, foram feitas duas postagens: a mudança na imagem principal – que agora é uma bandeira do Brasil – e vídeo de parte do discurso feito na posse dos ministros.

Michel

Visual do perfil de Michel Temer até dia 12 de maio

Michel Face

Visual do perfil de Michel Temer após dia 12 de maio

Dilma Rousseff – É a rede social de maior força de Dilma. A conta tem 2,9 milhões de seguidores e é palco dos principais anúncios da presidente afastada. Interessante é que o vídeo mais visualizado do perfil foi postado dia 14 de maio (ou seja, após o afastamento). O vídeo de uma visita da presidente afastada ao Pará já soma mais 5,4 milhões de visualizações e tem mais de 68 mil compartilhamentos e 104 mil reações. Após ser afastada, o perfil de Dilma alterou imagem principal para uma foto feita na manifestação ocorrida no Palácio do Planalto no últimos dia 12 de maio.

Face Dilma

Postagem de maior repercussão do perfil pessoal de Dilma: 5,4 milhões de visualização

Palácio do Planalto – O perfil oficial da Presidência da República está em um período de transição. A imagem da capa e a do perfil foram alteradas horas após o novo presidente ser confirmado no cargo. A nova assessoria já atualiza o perfil – que tem 540 mil seguidores – desde o dia 12 de maio, mas ainda não deu uma identidade diferente ao conteúdo postado. É esse o perfil que mais sofre a influência do ‘vomitaço’ convocado pelos apoiadores de Dilma. Algumas postagens publicadas pela assessoria de Temer (no perfil do Palácio ou no pessoal) têm até 90 mil comentários desse protesto.

Planalto

Nova cara do perfil do Palácio do Planalto – mantém todas as postagens de Dilma Rousseff

Planalto 2

Antiga capa do perfil do Palácio do Planalto. Imagens foram substituídas dia 12 de maio

TWITTER

Michel Temer – É  a rede digital mais usada pelo presidente. Hoje (16/04), tem 566 mil seguidores e fez 6.969 postagens. Em quatro dias como presidente, a conta conquistou 2 mil novos seguidores. O perfil foi aberto em 2009.

Dilma Rousseff  – O perfil da presidente afastada tem 4,6 milhões de seguidores e foi aberto em 2010. Nesse período, foram postadas 5.806 mensagens. Mas, desde o dia 12 de maio não ocorreram novas atualizações de notícias. Apenas a imagem principal da capa foi trocada por uma da despedida do Palácio do Planalto.

Palácio do Planalto – O perfil oficial da Presidência de República no Twitter já foi atualizado com dados de Michel Temer. Criado em 2009, já distribuiu 36.440 mensagens e tem hoje 463 mil seguidores. Também já passou a respostar mensagens publicadas no Twitter do presidente interino.

INSTAGRAM

A rede parece não ser prioridade para a nova assessoria do Michel Temer. O perfil do Palácio do Planalto ainda não foi atualizado e o nome de Dilma ainda consta como presidente. O perfil tem apenas 49 mil seguidores e fez 467 postagens – todas da época de Dilma. Michel Temer tem perfil pessoal, mas há apenas 15 mil seguidores. As postagens também eram raras, mas desde o dia 12 de maio, três vídeos e uma fotografia foram adicionadas. O perfil de Dilma conta com 213 mil seguidores e tem 580 postagens. A última postagem ocorreu dia 15 de maio.

Palácio17h09 de 16/05 – perfil oficial da Presidência da República no Instagram não foi atualizado por equipe de Temer

Enfim, esses dados devem ajudar bem a quem tem interesse por marketing político acompanhar bem o desenrolar das estratégias dos dois políticos protagonistas da crise política do Brasil. Com certeza, teremos muitas outras análises sobre esses perfis no decorrer dos próximos dias.