Tim

A TIM anunciou que a partir desta segunda (27/06) não vai mais cortar a internet quando a franquia dos planos pré-pago acabar. O serviço já esta valendo para os planos Infinity Web e WEB+ Torpedo 50MB, 100MB e 200MB.

A medida deve atingir os clientes das ofertas pré-pagas com tarifação diária, que hoje – segundo a assessoria de empresa – representam cerca de 85% da base de clientes do segmento. A navegação com velocidade reduzida é oferecida promocionalmente sem qualquer custo.

Mas esse serviço tem data marcada para ser reavaliado: dia 31/08. Em comunicado enviado ao Blog Bê-a-Bá Digital, a TIM informa que durante esse período irá avaliar o comportamento dos usuários e poderá prorrogar o prazo da gratuidade.

MENSAGEM
A comunicação do fim da franquia será feita por um SMS informativo. A primeira mensagem ocorrerá quando atinge 80% da franquia de dados contratada. Quando atingir 100% da franquia, um novo SMS oferece quatro opções para o usuário continuar a navegar:
1) aumentar a franquia diária contratando um novo plano;
2) recontratar a oferta atual e, assim, ter um novo pacote de dados para aquele dia;
3) contratar um pacote mensal de dados;
4) continuar navegando grátis com velocidade reduzida.

Um link redireciona o usuário ao portal mobile da TIM, onde é possível confirmar a opção. Se o cliente escolher seguir navegando sem um novo pacote, terá sua velocidade reduzida a 30Kbps, o que ainda permite, por exemplo, trocar mensagens de texto e áudios utilizando WhatsApp ou outro app semelhante sem percepção negativa da qualidade.
A empresa informou que a decisão foi tomada após ouvir a opinião de clientes. “A TIM vai seguir liderando os movimentos do mercado e, parte muito importante desse processo é ouvir o que os nossos clientes desejam e responder com agilidade” explicou Rogerio Takayanagi, diretor de marketing da TIM Brasil.

O bloqueio da internet após o fim da franquia foi adotada pela TIM em 2015 e gerou muitas críticas dos usuários. A empresa é a segunda maior empresa do marcado brasileiro.