Drone

A equipe do Facebook está cada vez mais perto de conseguir implantar um sistema universal de sinal de internet. O drone Aquila, movido a energia solar, fez nesta quinta-feira (21) o primeiro voo autônomo. O equipamento deveria voar por 30 minutos, mas os resultados foram tão favoráveis que o equipamento ficou no ar por 96 minutos.

A iniciativa faz parte dos esforços do Facebook de levar internet para 1,6 bilhão de pessoas em todo mundo que ainda não contam com acesso à grande rede mundial.

O objetivo do projeto com o drone Aquila é oferecer conexão sem fio a 50 quilômetros de distância por até 90 dias.

O Drone – Aquila foi projetado com fibra de carbono, o que o deixou bastante leve para voar com baixo consumo de energia. Ele tem a envergadura de um Boeing 737, mas com muitos quilos mais leve e com baixo consumo de energia: consome apenas 5.000 watts, o mesmo consumo de três secadores de cabelo ou um poderoso micro-ondas. O sinal emitido pelo drone será recebido por pequenas antenas instaladas em regiões específicas para criação de redes Wi-Fi e e LTE

Primeiro Teste –  Enquanto esteve no ar, o o drone forneceu diversos dados para a equipe do Facebook. Mark Zuckerberg descreveu o resultado do voo desta quinta-feira e disse que nos p´roximos 12 meses o drone passará por vários outros testes. A meta é conseguir conseguir chegar a 18 mil metros de altura, o que iria colocar o drone fora do alcance de aviões comerciais. O vôo ocorreu antes do amanhecer em Yuma, Arizona.

Futuro – Durante o próximo ano vamos continuar a testar Aquila – em voos mais alto e longo. Tudo isso faz parte da nossa missão de conectar o mundo e ajudar mais de 4 bilhões de pessoas que não têm acesso à internet”, explicou Zuckerberg.

Vídeo mostra imagens do voo do drone Aquila!