IFRN

A Coordenação do Curso de Licenciatura em Informática, do IFRN, está com as inscrições abertas – até a próxima sexta-feira (5) – para a 3ª Semana de Licenciatura em Informática (SELINFO), que acontece entre os dias 8 e 9 de agosto, no Campus do IFRN, na zona Norte de Natal.

Este ano, em parceria com o Grupo de Usuários de Software Livre do Rio Grande do Norte (PotiLivre), o evento terá na programação palestras e mesas-redondas sobre o tema “Tecnologias Livres Aplicadas à Educação”.

“Cada vez mais, esse assunto vem sendo discutido no Brasil e no mundo e propostas inovadoras têm surgido, na tentativa de se alcançar melhores índices de desempenho no processo ensino/aprendizado nas escolas”, contou o professor Diego Nascimento, coordenador do curso e organizador da 3ª SELINFO.

Programação

Cronograma de Palestras

Segunda-feira – 8 de Agosto de 2016

13h – Abertura Oficial e Credenciamento – Diego Nascimento

Recepção dos participantes da III Semana de Licenciatura em Informática & PotiLivre.

13h50 – Conceito de Liberdade do Software – Pablo Capistrano

A proposta visa explorar o conceito de liberdade na modernidade a partir do advento da sociedade digital com base nos textos de Descartes, Sartre e Zizek. A abordagem crítico argumentativa se estruturará a partir da noção de cogito e da noção de livre escolha.

15h – CODE GIRL – Estimulando a participação feminina no mercado de TI – Suzyanne Queiroz

A participação feminina em TI está muito aquém de seu real potencial e das necessidades da área. Assim como os homens, a mulher está completamente a vontade no uso da tecnologia, mas não está participando efetivamente na concepção e desenvolvimento destes produtos. Isso certamente reflete na forma como estes produtos são concebidos e desenvolvidos. Acreditamos que equipes mistas, com participação equilibrada de profissionais de ambos os gêneros e olhares diferentes e complementares, sem dúvida estão melhor preparados para garantir maior competitividade destes produtos.

15h40 – Pedagogia da Gambiarra – Ana Eliza Trajano

O nosso modelo educacional encontra-se numa profunda crise, vivenciamos em grande parte das instituições educacionais formação nos moldes dos séculos passados. Aliada a crise do próprio modelo educacional encontramos ainda na realidade brasileira da educação pública principalmente nas esferas municipais e estaduais, descaso em termos de investimentos. Nos propomos assim a traçar algumas reflexões iniciais sobre o que chamamos de pedagogia da gambiarra, a gambiarra pensada aqui como um mecanismo que estimula a criatividade, coloca uma série de possibilidades a partir das condições existentes e ainda prima pela ideia de algo que sempre pode ser melhorado. Já para pensarmos as questões pedagógicas utilizamos algumas ideias de Paulo Freire tais como a obra “Pedagogia da Autonomia”, focando na ideia da educação como uma prática libertadora e em processo de construção de forma colaborativa. Enxergamos assim nesses dois pilares para a nossa fala, a questão pedagógica libertadora e a gambiarra, como elementos da cultura hacker que podem provocar novas reflexões teóricas como também aplicados para a nossa realidade educacional.

16h20 – A Experiências do Ensino de Estatística Utilizando a Linguagem de Programação R – Thiago Valentim

Quando analisamos as ementas da disciplina Estatística, geralmente encontramos a expressão “aplicar aos estudos na área do curso”. Para isso, utilizamos o software livre R como ferramenta para o Ensino de Estatística na área de Informática.

17h – Como Participar da Comunidade de Software Livre – Moisés Abraão

Nesta palestra iremos falar sobre a comunidade Software Livre e, abordaremos sobre algumas dúvidas, como por exemplo, quem pode participar, como fazer parte, como ser atuante e outros pontos. Falaremos sobre a importância que o Software Livre tem para a sociedade como um todo, e mostrar que a comunidade não é só para pessoas da área de computação.

19h – Iniciativa Fedora – Jonhnatha Trigueiro

Nesta palestra eu pretendo apresentar a iniciativa Fedora, com foco em inspirar novos usuários/colaboradores. Abordarei de forma suscinta o que é o software livre e qual sua importância para a escola. Falar sobre o profissional que possui habilidades em GNU/Linux e como eles são vistos no mercado de trabalho. Também farei uma iniciação sobre o projeto Fedora, explicando resumidamente sobre sua origem, sobre a filosofia por trás e apresentarei o sistema em si com alguns screenshots.Logo após falarei sobre como ajudar o projeto.

19h40 – Javascript na Internet das Coisas – Hudson Brendon

A presente palestra aborda o tema ‘Javascript na internet das coisas’, farei um overview sobre a linguarem, mencionando seus principais pontos e mostrando exemplos práticos de utilização da mesma na internet das coisas.

20h20 – A Jornada de uma Padawan – Emmanuele Richard

Padawan ou Aprendiz Jedi, era uma criança de até 13 anos de idade que começava treinamento sob a tutela de um Cavaleiro Jedi. Hoje em dia podemos ser Padawans tecnológicos com qualquer idade, dependendo apenas de querermos dominar a Força. E quando nos tornarmos Cavaleiros Jedis precisaremos ficar vigilantes quanto ao lado negro da força. Semelhantemente aos Jedis, também entre nós, na tecnologia, são poucas as mulheres. Mas elas existem e fazem a diferença. Nesta palestra vou mostrar que a essência da Força está dentro de cada um de nós.

Terça-feira – 9 de Agosto de 2016

15h – Gerenciando a sua Vida de Maneira Ágil – Aprendendo Técnicas de Gerenciamento de Projeto para Transformar seus Sonhos em Realidade – Pedro Baesse

O gerenciamento de projetos ajuda milhares de empresas ao redor do mundo a completar seus projetos de forma bem sucessidade. Nessa palestra, você vai aprender a usar essas métodos e técnicas para transformar seus sonhos em realidade.

15h40 – O que é Joomla? – José Roberto

A palestra apresentará o Sistema de Gerenciamento de Conteúdo Joomla!, vamos entender sua história, vantagens e principais características para o desenvolvimento de lojas virtuais, blogs e portais de conteúdo, além de mostrar os principais recursos do site oficial.

16h20 – Acessibilidade Web: um Panorama Sobre a Web Livre e de Fácil Acesso – Neto Guimarães

Ainda nos tempos de hoje, acessibilidade na web é um assunto pouco tratado, apesar de sua importância inegável e de sua facilidade para ser implementada. Nesta palestra, abordarei os conceitos de acessibilidade e web livre, falarei sobre a cartilha da W3C Brasil, sobre WAI/WAI ARIA e sobre os benefícios não apenas para quem precisa da acessibilidade, mas para quem constrói ela também.

17h – Ensino Àgil de Programação – Emmanuele Richard

As crianças já estão tão familiarizadas com a tecnologia que ficção científica tornou-se coisa do passado, partindo desta premissa apresento uma abordagem diferente para o ensino de programação.

19h – Vulnerabilidades no Processo de Comando e Controle de Drones – Eduardo Barros Santos

Saiba o que são drones, suas aplicações, tipos, o processo de comando e controle, as principais vulnerabilidades e riscos encontrados e o que esperar do mercado dos robôs voadores.

19h40 – Afinal de Contas, o que é Debian? – Allythy Souza

Vamos conhecer a história e como funciona umas das distribuições mais antigas do universo GNU/Linux e sua importância para o movimento do Software Livre.

20h20 – Linux Educacional – Mário Araujo Xavier

Nesta palestra vamos falar sobre o Linux Educacional, uma distro focada na educação. Vamos também abordar como o software livre, o GNU, a filosofia open-source, o Creative Commons ajudaram a mudar o acesso à informação e à educação. Para o futuro, vamos ver as perspectivas do que o Software Livre e a Educação podem trazer para o Brasil.

Gostou? Quer participar? Inscreva-se aqui!

Deixe um comentário