Não é de hoje que as notícias falsas povoam nossa comunicação, seja com boatos, fofocas e rumores que sempre fizeram parte da vida em sociedade, a diferença é que com a internet e as redes sociais, as chamadas fake news geram impactos sérios e podem ser o estopim para problemas sociais, políticos, culturais e até causar risco de vida.
Observando este cenário atual, a 6° edição do Papo de Mídias coloca em discussão o tema ‘O uso de Fact Checking (checagem de fatos) para combater Fake News (notícias falsas)’. O Evento acontece nesta quarta-feira, 04 de abril, no auditório do SEBRAE-RN, em Natal, a partir das 18h30.

 

Papos

O projeto educativo Papo de Mídias acontece em Natal desde 2016 e é coordenado pela jornalista e professora de comunicação Erika Zuza. O Papo conta com equipe formada por voluntários estudantes e profissionais de comunicação. Nomes do cenário jornalístico, publicitário e tecnológico irão compor o quadro de painelistas desta edição.

Estarão presentes a jornalista Cledivânia Pereira e Juliska Azevedo, o publicitário João Maria Medeiros e o Engenheiro de Software Caio Almeida. Em pouco mais de 48 horas as inscrições para o evento ficaram esgotadas.

Atualmente os profissionais de comunicação social (jornalistas, publicitários, relações públicas, etc…) tem em mãos, mais do que nunca, o dever e o desafio cada vez maior pela verificação eficaz dos fatos e a divulgação dos mesmos com ética, credibilidade e responsabilidade. O 6º Papo de Mídias é polêmico, forte e necessário nesses tempos de pós-verdades e de Fake News, onde todos os profissionais, seja da área da comunicação, ou de outros segmentos, estão aprendendo-fazendo, e onde a responsabilidade pela construção de um mundo com mais Good News será de todos.

Conheça os painelistas:
Juliska Azevedo – Painelista

Com mais de 10 anos de experiência na imprensa, Juliska atualmente é coordenadora – adjunta do curso de pós-graduação em Comunicação Pública da Escola da Assembleia do RN e professora convidada de pós-graduação na Faculdade Estácio Natal, Universidade Potiguar e na Escola da Assembleia.

Caio Almeida – Painelista
Engenheiro do software sênior do Meedan (São Francisco, Califórnia, EUA) desde 2011, onde trabalha no desenvolvimento do Check: software livre para verificação colaborativa de notícias falsas, que já foi utilizado na cobertura da primavera árabe, na investigação independente sobre o vôo MH17 e na cobertura colaborativa das eleições dos Estados Unidos e da França, dentre outros.

João Maria Medeiros – Painelista
Jornalista e publicitário, João Maria atua na coordenação de marketing de campanhas eleitorais no Rio Grande do Norte, Mato Grosso, São Paulo. Atualmente é colunista no portal Potiguar Noticias onde escreve sobre marketing, política e comunicação ediretor da Dois.a publicidade.

Cledivânia Pereira – Mediadora
Especialista em mídias digitais e em Gestão de Marcas, Cledivânia é docente dos cursos de pós-graduação em mídias digitais da UnP, Estácio e Unifacex, além de contar histórias na Tribuna do Norte, Folha de São Paulo e em perfis de redes sociais.

Detalhes:
6° Papo de Mídias
Data: 04 de abril
Local: Auditório SEBRAE-RN
Hora: 18h30