Após campanha online, Dicionário Houaiss reescreve significado do verbete “família”

família

No domingo (8), Dia das Mães, o dicionário Houaiss anunciou a nova definição do verbete “família”. O novo texto reflete as mudanças na sociedade e foi escrito com a colaboração de mais de 3 mil sugestões de pessoas que participaram da campanha online “Todas as Famílias”, criada por uma agência de publicidade.

Antes da mudança, a definição de “família” era assim: “Grupo de pessoas vivendo sob o mesmo teto (especialmente o pai, a mãe e os filhos) […]”

Agora, o Houaiss adota: “Núcleo social de pessoas unidas por laços afetivos, que geralmente compartilham o mesmo espaço e mantém entre si uma relação solidária”

Campanha – O mundo é diverso, abrangente e dinâmico. A definição de ‘família’ era reducionista e anacrônica. O que desejávamos era atualizar esta definição e contribuir para a reflexão sobre quais são os verdadeiros laços que unem as pessoas em forma de família” defende André Lima, sócio da agência NBS, idealizadora da campanha #todasasfamílias.

A campanha elaborada pela NBS e pelo Houaiss, em parceria com a Coordenadoria Especial da Diversidade Sexual da Prefeitura do Rio e a Associação Brasileira de Famílias Homoafetivas, tem um site construído especialmente para colher as sugestões dos internautas.

Nele, são apresentados vídeos com pessoas apresentando suas definições de família. O site tem um espaço para a participação dos internautas, que devem completar a frase “para mim, família é”.

A nova definição saiu da junção dos depoimentos. Veja o site e confira os depoimentos.

Senado – O Estatuto da Família, que ainda será apreciado pelo Senado, restringe juridicamente a entidade familiar à “união entre um homem e uma mulher, por meio do casamento ou de união estável, e a comunidade formada por qualquer dos pais e seus filhos”.

cledivania

Cledivânia Pereira é jornalista (UFRN), Mestranda em Estudos da Mídia (UFRN), e especialista em Mídias Digitais (UnP) e em Gestão de Marcas (UFRN). Há 20 anos trabalha com comunicação no RN. Atuou no Diário de Natal, colaborou com o Correio Braziliense, foi coordenadora de comunicação do Governo do Estado do RN, fez campanhas políticas e assessoria de imprensa. Hoje é repórter colaboradora da Folha de São Paulo e Editora Executiva da Tribuna do Norte. Tem na bagagem 15 prêmios de jornalismo impresso e online (Iberoamericano de Jornalismo Econômico, CNH, CNI, Sebrae, Banco do Nordeste, Fiern, Fecomércio, Estácio de Sá) e muita curiosidade pelo que está posto e o que virá da comunicação digital. <3

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.