Perguntas e respostas sobre o ABC x América

25 de novembro de 2012 por Itamar Ciríaco

Comentários 29

1) Foi um clássico?

Resposta: Não, foi uma vergonha em rede nacional.

2) O América tem razão?

Rsposta: Não, o que o América fez foi antidesportivo. Melhor seria continuar o jogo honrosamente que abdicar do futebol. Errar e justificar seus erros em erros alheios não justificam atos incorretos.

3) O ABC tem razão?

Resposta: Não, o ABC não tem razão. O clube permitiu que objetos fossem atirados no gramado. O Alvinegro também não coibiu que seguranças do próprio clube participassem da briga contra atletas do América.

4) Os dirigentes estão corretos?

Resposta: Nenhum deles. A forma como estão conduzindo o futebol do RN – enfatizando a rivalidade pelo pior lado possível (preconceito, desdém pelo rival, sabotagens de lado a lado) vai tornar inviável qualquer clássico que tenha uma trajetória no mínimo civilizada.

5) O árbitro está correto?

Resposta: De forma alguma. O árbitro não conseguiu manter a disciplina em campo. Inverteu faltas e cometeu erros capitais.

6) Alguém merece punição?

Resposta: Sim, na minha opinião todos deveriam ser punidos exemplarmente:

a) O ABC – Objetos no gramado, seguranças participando de atos de violência.

b) O América – Atitude antidesportiva – punível segundo o Código Brasileiro de Justiça Desportiva.

c) O Árbitro – Não conseguiu manter o controle do jogo. Erros técnicos e disciplinares.

d) O técnico do América – Roberto Fernandes fez gestos flagrados pela câmera de TV – além de ter causado prejuízo ao patrimônio do rival. Um punível pelo Código Brasileiro de Justiça Desportiva e o outro na Justiça Comum caso o ABC decida reaver o prejuízo.

Enfim amigos, desconheço quem tenha ganho algo com o espetáculo de irracionalidade que assisti no sábado, no estádio Frasqueirão.

Perde o torcedor, perdem as instituições e perde o futebol.

LAMENTÁVEL

Faça um comentário

Você pode deixar uma resposta, ou trackback a partir do seu próprio site.

29 Comentários para “Perguntas e respostas sobre o ABC x América”

  1. james azevedo disse:

    Concordo plenamente com seus requisitos,, o ABC FC , deveria receber uma GRANDE punição porque os torcedores não si comportaram como deveriam, a torcida SIM é culpada, e jamais deveria CAIR na provocação do aMRGINAL TREINADOR americano que foi quem induziu todos os ATOS, esse cara deveria ser PRESO, porque fez gestos em plena TV, que o ARBITRO estava ROUBANDO, e tambem provocou á torcida ABCDISTA, por isso aconteceu toda confusão. e tambem os jogadores americano pela grande palhaçada em REDE NACIONAL, principalmento o MARGINAL do LUCIO que não teve um carater de um atleta profissional.

    JAMES AZEVEDO, ABCDISTA DE CORAÇÃO

  2. George disse:

    Caro Ciriaco, quem foi ao Frasqueirao ontem testemunhou um dos fatos mais tristes da historia do futebol potiguar, onde o profissionalismo ficou de lado, dando lugar a mediocridade. Absurdo o que aconteceu! Pena que a imprensa esportiva do RN não esteja dando a verdadeira conotação ao que de fato aconteceu, preferindo omitir e distorcer os fatos, apresentando as expulsões do América como algo normal jogo e não como algo deliberado, o que ficou bastante claro para quem lá esteve. Parabéns a você porque foi o primeiro, pelo menos dos que eu li, que nao tentou por panos quentes nos fatos.

  3. farinha disse:

    VAMOS DEIXAR DE HIPOCRESIA AMIGO,POIS SE FOSSE AO CONTRÁRIO O ABC,PRA VOCÊS DESSA IMPRENSA VERMELHA,SERIA COM CERTEZA O VILÃO DA HISTÓRIA,PORQUE O QUE O mekinha FEZ FOI RIDÍCULO!ERA PRA SER PUNIDO COM CERTEZA.

  4. breno disse:

    Amigo, apenas um registro sobre seus comentários :

    ” O clube permitiu que objetos fossem atirados no gramado….”

    Não. o ABC não permitiu nem defende que atos dessa natureza seja feita, o que ocorre é que você o tem um fator imprevisível que é o torcedor…( Nesse caso, um irresponsável e inconsequente que prejudica a todos…).

    Tudo que foi falado pelos mandatários dos clubes, espelha na sua essência o que cada um pensa do outro .

    Lembrando, “arena da paz” …, “Aluguel do frasqueirão”… “Amadurecimento” … Tudo balela!

  5. Ricardo disse:

    O ABC será declarado vencedor por 3 a 0 da partida contra o América, que ainda perderá a quota da renda que lhe caberia, além de sofrer uma multa de R$ 5.000,00, aplicada pela CBF, sem prejuízo das sanções previstas no CBJD, conforme determina o RGC da CBF em seus artigos 59 e 61:

    Regulamento Geral das Competições da CBF:

    http://imagens.cbf.com.br/201211/77317267.pdf

    Art. 59 – Nenhuma partida poderá ser disputada com menos de sete atletas, por
    quaisquer dos clubes disputantes.
    § 1º – Na hipótese do não atendimento ao previsto no presente artigo, o árbitro
    aguardará até 30 minutos após a hora marcada para o início da partida, findo os
    quais o clube regularmente presente será declarado vencedor pelo escore de três a
    zero.
    § 2º – Se o fato previsto no parágrafo anterior ocorrer com ambos os clubes, os
    dois serão declarados perdedores pelo escore de três a zero.
    § 3º – Após o início da partida, se uma das equipes ficar reduzida a menos de sete
    atletas, dando causa a essa situação, tal equipe perderá os pontos em disputa.
    § 4º – O resultado da partida será mantido, na aplicação do parágrafo anterior, se
    no momento do seu encerramento a equipe adversária estiver vencendo a partida,
    por um placar igual ou superior a três a zero; tal não ocorrendo, o resultado
    considerado será de três a zero para a equipe adversária;

    Art. 61 – Nos casos em que uma equipe se apresentar com menos de sete atletas,
    ou ficar reduzida a menos de sete após iniciada a partida, o clube correspondente
    perderá a quota da renda que lhe caberia, além de sofrer uma multa de R$
    5.000,00, aplicada pela CBF, sem prejuízo das sanções previstas no CBJD.

  6. Carlúcio disse:

    Lamentável tudo que vêm ocorrendo no nosso futebol nos últimos 12 meses, fico triste em ver vocês da imprensa quase que implorar para o torcedor ir aos estádios e esses dirigentes palhaços fazerem campanha para o seu torcedor não comparecer. Ministério Público neles.

  7. Ubirajara disse:

    Não concordo que o árbitro seja culpado pela confusão e sim o America que não respeitou o mesmo, tivemos erros piores em jogos do America e seus jogadores só fizeram baixar a cabeça, isso foi um desrespeito ao RN pelo jogadores de fora que jogam em nossos times e não respeitam a árbitragem local. TEMOS QUE VALORIZAR OS ÁRBITROS DO RN.

  8. Ademar disse:

    Até agora, esse foi o melhor resumo de todo o incidente lamentável do “clássico” de ontem. O ABC merece sim responder pela invasão e objetos atirados em campo, agora por outro lado, alguém querer justificar atitudes desrespeitosas com todos os amantes do esporte com um erro de arbitragem, é no mínimo chamar todo mundo de idiota! Roberto Fernandes tem o direito de achar que o time dele foi prejudicado numa bola que bateu na mão do atleta alvinegro no mesmolance que originou o gol de empate do ABC. Mas da mesma forma nós ABCdistas temos o direito de contestar um pênalti, que na minha opinião aconteceu em pardal, seguida de tentativas de agreção por parte do zagueiro americano, e também temos o direito de contestar umpossível pênalti (porque não vi o lance novamente para ter certeza se de fato ocorreu) tbm no segundo tempo, onde num cruzamento a bola bateu no braço do zagueiro americano.

    Se toda a partida em que alguém se sentir prejudicado com um erro de arbitragem for agir dessa forma, 70% das partidas não chegariam ao fim.
    É como Itamar falou, melhor seria tentar continuar honrosamente, e não ficar querendo justificar esse papelão todo!

    Quanto aos dirigentes, já era de se esperar… Todos sabem do que o presidente americano é capaz de fazer, e o erro de Rubens foi ter caído na guerra dele. Deixa esse indivíduo pra lá rapaz, o ABC é maior que tudo isso! Deixa quem quizer tomar suas atitudes, mas não entre no jogo, que dessa forma, tenho que concordar que no fim estão todos errados!

    Não sei o que de fato pode acontecer com relação ao episódio de ontem. Já ouvi que o ABC tem direito aos pontos da partida, mas se tratando de américa eu não duvido de nada. Vamos esperar pra ver o que pode acontecer. Desejando que em 2013 o ABC possa voltar a ter um ano abençoado por Deus, de recuperação, de crescimento como instituição e sem dar importância a essas guerrinhas onde só quem perde são os clubes, o torcedor e o esporte local em geral.

  9. pedro jorge disse:

    Percebe-se meu caro que em matéria de arbitragem você não entende p**** nenhuma, porém deveria como comentarista de futebol. Como o arbitro não mateve a disciplina se ele encerrou o jogo por ter expulsado quase o time inteiro do america e foi obrigado a isso. Lances técnicos são interpretativos, não assisti ao jogo por isso não vou comentar, vai se dormir com uma dessa.

  10. carlos augusto da silva disse:

    Parabéns! Foi o comentário mais racional que ouvi e li sobre o clássico de ontem. Enquanto tivermos dirigentes sem controle emocional e infantis, com um histórico que todos conhecemos, o futebol norte riograndense estará fadado a esses episódios de ontem. Dirigente tem que se preocupar com seu clube, e não tentar menosprezar o adversário, como temos visto constantemente.

  11. Gilmar disse:

    não tem como evitar q joguem objetos no gramado, o povo é burro mesmo, aí é questão da educação do povo brasileiro. o ABC fez oq tem q fazer numa situação como essa, identificar o infrator e fazer BO.

    Com relação ao segurança, não vi esse grande ato de violencia, mas só por ele ter invadido o campo merece ser punido.

    Mas nesses casos o ABC não poderia evitar, e sim tomar as medidas necessárias depois do ocorrido. q ao que me parece esta sendo feito.

    eu acho injusto esta sua forma de ver as coisas. O grande culpado derrotado e culpado de ontem foi o America. Até a briga foi eles q iniciaram.

    da mesma forma q no estadual a culpa foi dos jogadores do ABC, aquela confusão. Hoje foi o America.

  12. carlos henrique alves lago disse:

    Olha na verdade, o que a diretoria do américa e seu técnico devem ter acertado com seus jogadores, é que o importante não seria jogar futebol, e sim, de nenhuma forma perder para o ABC, ou seja, como o técnico do américa vem falando há tempo, de que o américa estava só cunprindo tabela a missão a cunprir seria de qualquer maneira evitar a derrota para o BAC, menos jogando futebol.
    Ele realmente é um bom terinador, mas, está se sentindo um “guardiola nordestino”, está aproveittando-se da boa fase, para encobrir seus lados antidesportivos, fato este, constatado ontem, ao ordenar seus jogadores serem expulsos, para não sair derrotado. Outra bossalidade dele foi ao declarar que teria quebrado a porta do vestiário, “por não ser homem de ficar preso por uma portinha de madeira”, ora, é muita prepotência da parte dele, afinal de contas o futebol é uma profissão cíclica, um dia este mesmo “super homem”, pode estar a serviço do time hoje que ele rivalida-se, está na hora de se deixar a prepotência de lado e ser menos arrogante, até porque o máximo que ele conseguiu até agora, foi o feito de tirar o américa do atoleiro de 08 anos sem título, em cima de um ABC, QUASE TRI CAMPEÃO, ESTÁ MUITO LONGE DE FAÇANHAS DE UM FERDINANDO E DE UM lEANDRO CAMPOS, QUE FOI TRAÍDO POR FORÇAS OCULTAS, DENTRO DO PRÓPRIO ABC, QUE LEVARAM A PERDA DO CAMPEONATO, aguardem 2013, vem aí.
    Quanto a prejuízo, o amis prejudicado de ontem foi o ABC, que deixou de sair vitorioso, e ainda pode ser punido por atos impensados com arremessos de objetos no gramado.

  13. Wendell disse:

    O america é feito por homens não por palhaços. Esse protesto é simplesmente uma maneira de mostrar a reprovação à arbitrariedade do arbitro alvinegro que expulsou 5 jogadores do america e apenas 2 do abc e deu quantas faltas fossem necessárias para que o ABC empatasse e virasse o jogo. Não tenha duvida que, continuando-se o jogo, o time campeão em penaltis a favor nesta serie B (ABC) teria mais um para a sua coleção!

    Apoio total à atitude do América!

  14. zito 20081 disse:

    Faltou a pergunta: A Imprensa está certa? Resposta: Não. Ela tem sido o esteio da fomentação deste espetáculo. Depois fica posando de certinha e em nome da liberdade de imprensa diz está fazendo seu trabalho. Fomentar a briga, ser parcial e outras coisas anti profissional é o que tem feito com maestria. A imprensa local só coloca aquilo que lhe apraz e tem tomado partido claramente a favor de equipe A ou B, desrespeitando equipes e torcedores A ou B, quanto ao trabalho jornalístico, o que os tem levado a provocar vergonhoso espetáculo. Certo, pois, fizeram aqueles que não compareceram a este circo de vergonha precocemente anunciado. Ainda há quem defenda a presença de pessoas que já estão inflamadas pela imprensa a praticar tal vergonha. Nenhum dos que ficaram distante daquele circo participaram daquela vergonha, portanto, estão certos.

  15. ivan moreira dos anjos disse:

    Boa noite Itamar, desculpe mais vou discordar de te, voce acha que o America deveria continuar jogando com sete jogadores e levar uma goleada do seu abc, assim é demais, no demais concordo com o seu comentário.

  16. ivan moreira dos anjos disse:

    Caro Itamar, não sou torcedor do America e tão pouco do abc, porém a verdade deve ser dito que juiz ruim e tendecioso afavor do abc, isto estava estampado na cara dele.

  17. ivan moreira dos anjos disse:

    Olá Itamar, o que o America fez, pode não ser bonito ou etico, porém já vi varias veses os times do sul fazeram e a impressa de lá achar normal.

  18. Vagner disse:

    Caro Itamar, fui ao “clássico” no sábado e o que vi foi o jogo mais vergonhoso da minha vida, nunca nos meus 27 anos vi um jogo acabar por falta de jogadores, o que o time do américa fez foi uma palhaçada, palhaçada maior ainda foram os jogadores dos dois times ficarem brigando e incentivando a violência dentro de campo, para eles tudo bem ficaram fazendo gestos para a torcida adversária e foram embora de ônibus escoltados pela polícia, em nenhum momento pensaram em nós torcedores que não tinhamos polícia para nos escoltar e que teríamos que sair do estádio junto com vários marginais com os ânimos inflamados por causa dos jogadores.
    Acredito que os próximos clássicos devam ser disputados não como torcida única, mas sim com Torcida organizada única, nos jogos no frasqueirão, proibisse a entrada da máfia ou qualquer outra torcida, somente pessoas de bem com a camisa do américa, até por que a PM sabe muito bem quem são os integrantes das torcidas e nos jogos onde o mando de campo for do américa faz-se o mesmo, acredito que assim teremos mais tranquilidade nos estádios, o que acha?
    abraços

  19. henrique disse:

    Por que vc não cita o nome de Padang, pois foi ele que criou tudo isso, ele está fazendo a cabeça de Roberto Fernandes um bom treinador e experiente, pois esse não é o seu perfil e também os jogadores, eles são amigo comuns dos atletas do ABC alguns inclusive jogaram juntos e são da mesma igreja evengélica em ponta negra, Padang tem que levar um freio não é assim quie se estimula uma rivalidade,infelismente boa parte da imprensa endeusa este cidadâo.

  20. sidney disse:

    Só soube através dos jornais e redes sociais tal baderna, isso mesmo, BADERNA
    de pessoas desprendida de cultura e moral.

  21. LOBO VERMELHO disse:

    Vou acrescentar sómente 01 pergunta e ela vai dar todas as respostas que voce quer:
    - Por que não escalaram um árbitro de fora de preferencia da FIFA para apitar um clássico acirrado com América x abc e sim um árbitro fraco e incapaz ?

  22. Cap. Zenóbio disse:

    Na realidade,todos sabiam que o clima entre as duas equipes já não era dos melhores desde o campeonato estadual.Agora quem começou essa coisa antidesportiva foi a diretoria do timinho de terceira lá da estrada de pium!Quando o Mecão meteu a primeira chibata no time preto lá no lamão(2 a 1)durante o estadual,teria direito a 60% da renda como vencedor da partida e por determinação da própria FNF que se manifestou inclusive horas antes do clássico.E,numa atitude leviana e desonesta os senhores de preto rasgaram todos os estatutos e deram um chega pra lá na nossa federação,retendo indevidamente a parte da renda que por força do regulamento pertencia ao América como vencedor do jogo!Pronto,foi a partir desse episódio que a coisa começou a desandar.Até alí o clima AINDA era sustentável,inclusive com os presidentes até se reunindo para discutir assuntos diversos.E o pior,foi que a diretoria dos desesperados de preto somente devolveu o que reteve do Mecão mediante mandato judicial,mesmo assim uma quantia aleatória e bem menor do que todos sabiam que deveria!Ou seja,se devemos sempre procurar a raiz dos problemas para resolve-los,taí quem começou todo esse clima de guerra!Que o lamão não tem a menor condição de abrigar uma partida de futebol,todo mundo sabe mas faz vista grossa!Aquilo que chamam de estádio,a partir da sua localização geográfica é de altíssima periculosidade e dessa vez a coisa extrapolou.Foi sandália,lata(flagrado pelas câmeras para todo o Brasil!)radinho,cueca,e o diabo a sete arremessado no gramado.Seguranças(???)entrando no gramado para agredir os jogadores do campeão do estado!Mas permitiram que,no último jogo do estadual,quando o Mecão foi campeão diante das galinhas pretas no lamão,um delinquente chamado ‘jérson’,que se diz jogador de futebol e que na ocasião já estava fora da partida,(inclusive SEM CAMISA)entrasse em campo após o apito final para agredir o atleta Fabinho do América,que tinha acabado de marcar o segundo gol do jogo fechando o caixão da funerária!
    Então,se existem culpados pela anti desportividade,pelo clima de guerra e anti ético que prevalece entre as duas maiores equipes do estado creditem na conta dos dirigentes do timinho de terceira lá da estrada de pium,que quando estavam ganhando posavam de bons moços,depois que começaram a levar fumo mostraram sua verdadeira fuça,inclusive com muitos abandonando a barca.Isso sim,é ser anti desportivo pois um verdadeiro vencedor se conhece nos momentos mais difíceis!Sim e tem mais dois culpados:Roberto Fernandes,que quando chegou deu logo uma rasteira técnica e tática no bajulado retranqueiro fajuto leandro ‘banana’ campos e até hoje não sabe o que é perder para as galinhas pretas e Isac,que desde o estadual ADORA fazer gols nas funeretes!!!!
    Podem chorar e espernear que o choro é livre!
    Podem até “ganhar” o jogo no tapetão,mas o resultado da partida FOI E SEMPRE SERÁ 2 A 2,E VOCES LAMENTARÃO PARA SEMPRE NÃO VENCEREM UMA PARTIDA ONDE O JUIZ EXPULSOU CINCO ATLETAS DO MECÃO E NEM ASSIM VOCES CONSEGUIRAM GANHAR!!!Essa vai ENTRAR PARA A HISTÓRIA!!!

  23. Marcondes disse:

    PAKITAS FUJONAS……MENINAS CORRERAM DO FRASQUEIRAO….

    que papelão, os jogadores do américa simularam…a CBF vai pegar todos eles,

    PELA PRIMEIRA FEZ NA HISTORIA DO CAMPEONATO BRASILEIRO UM TIME SAI DE CAMPO POR SIMULAÇÃO

    e este time so podia ser o ameriquinha de japecanga, o pior time de todos os campeonatos brasileiros, agora tem também o titulo de primeiro time a fugir do campo de jogo

    mais uma grande patacada das pakitas do Padang

  24. LEONARDO BORGES DE ALBUQUERQUE disse:

    Itamar, mesmo não valendo nada, mas o time que deixa o campo com apenas 6 jogadores, visivelmente Lúcio forçou a expulsão, os pontos não vão para o adversário e automaticamente o mesmo sai vitorioso?

  25. Chacon disse:

    A reação da torcida é fruto do que está ocorrendo dentro de campo, não tem diretoria que iniba essa reação no calor do momento, quanto ao segurança do ABC que entrou em campo e realmente de forma errada também fez agressão foi motivida pela reação de revide. O treinador do America foi descompensado, os jogadores vilolentos, o goleiro Dida Já vinha praticando o anti-jogo o tempo todo, na hora que Vinicius foi apanhar a bola ele segurou a perna com bola e tudo e o jogador do ABC ficou querendo sair e não conseguia, depóis, só apanhou e ainda foi expulso. A unica expulsão justa contra o ABC foi a de Bileu que realmente deu voadora, mas, também depois que a briga já estava generalizada. O juiz, só teve um erro, ser de casa. Em outras partidas, tanto no Frasqueirão como no Nazarenão, ABC e AMERICA foram assaltados e nada aconteceu.

  26. Luiz Fernando disse:

    Vergonha em rede nacional. Muito coerente suas pontuações. Como você mesmo concluiu, “lamentável”.

  27. Abecedista disse:

    Eu teria vergonha se torcesse pra um clube que estimula sua torcida a não ir ao campo e seus jogadores a saírem do campo.

  28. Esdras disse:

    Incompetentes! Cambada de incompetentes! Ouro em pó nas mãos e não usam! Fazem de tudo para acabar com um ótimo produto. Como esses caras são empresários de sucesso e fazem isso com os seus “clubes de coração”????

    Duas diretorias limitadas, pequenas de pensamento, com visão de futuro prejudicada por uma miopia braba.

    Parem de elogiar estes diretores! Imprensa do RN: mostre a sua independência, se é que isso existe. Saiam da aba destes caras que se dizem apaixonados mas são na verdade um bando de doentes. Quem ama, cuida da pessoa amada. E o que os diretores de ABC e América vem fazendo passa longe, longe, muito longe de amor.

    Decepção total! Tal como pais que prestam péssimo exemplo para os seus filhos assim são estes incompetentes com os torcedores dos seus clubes

  29. Ricardo disse:

    O América, o jogador Lúcio e quem mandou ele provocar a expulsão para acabar o jogo, além das penas previstas nos arts. 259 e 261 do RGC da CBF, poderão sofrer também as duras penas previstas nos arts. 205 e 258 do CBJD, como ocorreu com o Duque de Caxias em 2008.

    ——————————————————————————–

    CBJD

    Art. 205. Impedir o prosseguimento de partida, prova ou equivalente que estiver disputando, por insuficiência numérica intencional de seus atletas ou por qualquer outra forma.

    PENA: multa, de R$ 100,00 (cem reais) a R$ 100.000,00 (cem mil reais), e perda dos pontos em disputa a favor do adversário, na forma do regulamento.

    § 1º A entidade de prática desportiva fica sujeita às penas deste artigo se a suspensão da partida tiver sido comprovadamente causada ou provocada por sua torcida.

    § 2º Se da infração resultar benefício ou prejuízo desportivo a terceiro, o órgão judicante poderá aplicar a pena de exclusão do campeonato, torneio ou equivalente em disputa.

    § 3º Em caso de reincidência específica, a entidade de prática desportiva será excluída do campeonato, torneio ou equivalente em disputa.

    § 4º Para os fins do § 3º, considerar-se-á reincidente a entidade de prática desportiva quando a infração for praticada em campeonato, torneio ou equivalente da mesma categoria, observada a regra do art. 179, § 2º.

    § 5º Para os fins deste artigo, presume-se a intenção de impedir o prosseguimento quando o resultado da suspensão da partida, prova ou equivalente for mais favorável ao infrator do que ao adversário.

    Art. 258. Assumir qualquer conduta contrária à disciplina ou à ética desportiva não tipificada pelas demais regras deste Código. (Redação dada pela Resolução CNE nº 29 de 2009).

    PENA: suspensão de uma a seis partidas, provas ou equivalentes, se praticada por atleta, mesmo se suplente, treinador, médico ou membro da comissão técnica, e suspensão pelo prazo de quinze a cento e oitenta dias, se praticada por qualquer outra pessoa natural submetida a este Código. (NR).

    § 1º É facultado ao órgão judicante substituir a pena de suspensão pela de advertência se a infração for de pequena gravidade. (AC).

    § 2º Constituem exemplos de atitudes contrárias à disciplina ou à ética desportiva, para os fins deste artigo, sem prejuízo de outros:

    I – desistir de disputar partida, depois de iniciada, por abandono, simulação de contusão, ou tentar impedir, por qualquer meio, o seu prosseguimento; (AC).

    II – desrespeitar os membros da equipe de arbitragem, ou reclamar desrespeitosamente contra suas decisões. (AC).
    ——————————————————————————–
    http://esporte.ig.com.br/futebol/2008/10/24/duque_de_caxias_e_excluido_do_proximo_nacional_pelo_stjd_2067953.html

    Duque de Caxias é excluído do próximo Nacional pelo STJD
    Time protagonizou cai-cai contra o Rio Branco na Série C; técnico acabou suspenso por um ano do futebol
    Os jogadores e o técnico do Duque de Caxias-RJ foram os responsáveis por uma grande confusão durante a partida da equipe contra o Rio Branco-AC pela Série C do Campeonato Brasileiro e, nesta sexta-feira, o clube foi punido por isso.

    Em julgamento no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), quatro jogadores foram punidos com gancho, enquanto o técnico Marcelo Buarque acabou suspenso por um ano do futebol. Já o Duque de Caxias foi condenado pelo órgão e, assim, está excluído da próxima edição do Campeonato Brasileiro.

    A confusão
    Os problemas aconteceram na 2ª rodada do octogonal final da Série C, quando Duque de Caxias e Rio Branco empataram em 2 a 2, no Acre. Aos 37 minutos da etapa final, o time carioca lutava para segurar o empate jogando com três homens a menos em campo, fruto de expulsões.

    Foi então que, sem haver choque, os jogadores Rafael e Edivaldo pediram atendimento médico. Na mesma hora, em fato presenciado pelo árbitro e pelo assistente, o técnico Marcelo Buarque ordenou que ambos permanecessem caídos no gramado. Ambos foram atendidos e o médico constatou que não haveria condições de continuar o confronto.

    O incidente criou problemas para o árbitro, que teve de exigir um parecer do médico, já que o Duque de Caxias não tinha jogadores suficientes para encerrar o jogo. Por fim, o resultado de 2 a 2 prevaleceu, sendo um ponto para cada clube. Por isso, o clube foi ao STJD nesta sexta-feira, onde foi duramente punido.

    Celso, primeiro a ser expulso, foi o único absolvido. Os outros dois excluídos, Douglas e Renato, pegaram um jogo de gancho. Já Rafael e Edivaldo, que sofreram a suposta lesão, foram punidos com suspensão de 120 dias. Para o técnico Marcelo Buarque, que respondeu por “desistir de disputar partida, depois de iniciada, por qualquer meio”, a suspensão foi de um ano.

    Já o Duque de Caxias respondeu pelo artigo 205 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (STJD), por “dar causa à não realização ou impedir o prosseguimento de partida por simulação de contusão, por insuficiência numérica intencional de seus atletas ou por qualquer outra forma”. Assim o clube foi multado em R$ 10 mil e suspenso da próxima edição da Série C, para a qual tinha vaga garantida.

    Com isso, o Rio Branco ganhou os pontos da partida.

Comentário