Prêmio Sesc de Literatura abre inscrições para a edição 2017

4 de janeiro de 2017 por Cinthia Lopes

O Prêmio Sesc de Literatura, concurso que revela novos talentos da literatura nacional, abre no dia 09 de janeiro as inscrições para mais uma edição. Até o dia 17 de fevereiro, os candidatos poderão concorrer nas categorias Conto e Romance. Os vencedores têm suas obras publicadas pela editora Record, que é responsável pela edição e distribuição, com tiragem inicial de dois mil exemplares.

Para participar, os candidatos deverão apresentar os originais de romances e as coletâneas de contos inéditos. O autor poderá concorrer nas duas categorias desde que tenha obras nunca publicadas em ambas, inclusive em plataforma online. Neste caso, as inscrições serão realizadas separadamente.

O processo seletivo será realizado via internet, desde o envio de informações pessoais até a obra digitalizada. Todos os trabalhos são submetidos à avaliação das comissões julgadoras compostas por escritores, especialistas em literatura, jornalistas e críticos literários definidos pelo Sesc. Os vencedores serão anunciados em junho de 2017.

Franklin Carvalho e Mário Rodrigues foram os vencedores do Prêmio Sesc 2016, nas categorias Romance e Conto, respectivamente, com os livros ‘Céus e Terra’ e ‘Receita Para se Fazer um Monstro’.

O edital completo estará disponível em www.sesc.com.br/premiosesc.

DuSouto fará duo com Grafith no Festival #Ribeira360º

3 de janeiro de 2017 por Cinthia Lopes

Dusouto se apresenta no domingo e recebe a banda Grafith

Dusouto se apresenta no domingo e recebe a banda Grafith

O festival #Ribeira360º, marcado para acontecer nos dias 7 e 8 de janeiro, na rua Chile, também promete momentos inusitados. Um deles será o encontro entre as bandas DuSouto e Grafith, que farão um dueto com três versões do repertório da famosa banda baile, trançando um paralelo com as sonoridades do DuSouto, como é o caso do ragga pop ‘Go Pato’ (Pato Banton), o samba reggae ‘O Bode’ (Carlinhos Brown) e a progressiva “Another brick the wall’ (Pink Floyd).

Outros duetos serão menos incomuns, como o Rosa de Pedra e Isaque Galvão, pois ambos já trabalharam juntos nos tempos da banda Brebôte; E Thalma e Gadelha contarão com uma palhinha de Khrystal e Ângela Castro, reeditando uma versão resumida do projeto Retrovisor. Dança e música também terão seu grande encontro. Será com Luísa e Os Alquimistas e a Cia de dança Xamã Tribal. download

PALCO 360º
No palco principal, localizado no largo da rua Chile, se apresentarão no sábado as atrações Mad Dogs, Camila Masiso, Khrystal, Camarones Orquestra Guitarrística, Plutão Já Foi Planeta, General Junkie, Talma & Gadelha (com part. de Khrystal e Ângela Castro) e Luísa e Os Alquimistas (com part. da Cia Xamã Tribal); e no domingo Rastafeeling, MC Priguissa, Rosa de Pedra (com participação de Isaque Galvão), DuSouto, Expose Your Hate e Deadly Fate.

PALCO “BLACKOUT – GALPÃO 29”
No Palco ‘Blackout – Galpão 29’, a música eletrônica e o bailinho dançante vão dar o tom com presença de DJs e suas propostas musicais. A partir das 23h tocam no sábado o Projeto eletrônico Beed (DJ Bee e DJ Ed); grupo Esquizophanque; GabrYuri.; DJ François e Dj Karol Pozadski. No domingo, a partir das 19h tem Dj Magão, Dj T Yuri, Ras Barack, banda Fetuttines e Dj Macaco (Gustavo Rocha).

PALCO AFTER BIMBOS/THE ALCHEMIST
No Palco ‘Bimbos’, localizado no Alchemist Bar (antigo Bar das Bandeiras) será o after do festival, com shows das bandas Koogu e Mahmed, respectivamente sábado e domingo.

PALCO REMUIN E LOUNGE CASARÃO
E tem ainda o Palco Remuin, no Espaço DoSol, onde se apresentam Veiga, Seu Ninguém, Daniel Get Up, Skarimbó. E no domingo Joana Knobbe, Igapó de Almas, Talude, Joseph Little Drop. Por fim, tem o Lounge ‘Casarão da Ribeira’, no Ateliê Bar com djs convidados.

FJA abre cadastro de reserva para profissionais das artes

11 de novembro de 2016 por Cinthia Lopes

arte visual

Artistas poderão ministrar oficinas em diversas áreas

A Fundação José Augusto abre a partir de 14 de novembro no site www.cultura.rn.gov.br as inscrições para formação de cadastro de reserva de profissionais das artes com o objetivo  da realização de oficinas e coordenação artística de grupos culturais em unidades socioeducativas da FUNDAC – Fundação Estadual da Criança e do Adolescente, localizadas nas cidades de Natal, Parnamirim, Mossoró e Caicó.

Serão contempladas as áreas de Artes Cênicas: (Teatro – Circo – Teatro de Rua – Teatro de Boneco – Teatro do Oprimido – Mamulengo); Áudio Visual (Produção de Vídeo, Pesquisa audiovisual – Arte em Argila); Música(Música instrumental, Musicalidade Nordestina – Flauta – Violão); Artes Visuais (Fotografia – Pintura em Tela Escultura em cimento); Literatura (Cordel – Poesia – Produção de Texto – Jornalismo Cultural); Dança (Dança– Hip Hop – Dança de Rua – Dança Contemporânea – Danças Folclóricas); Arte de Rua (Grafite);Artesanato (Artesanato em papeis – Artesanato de Reciclagem); Diversidade Cultural (Cultura Afro-brasileira – Religiosidade Afro-brasileira – Capoeira – Musicalidade Afro-brasileira) e Gestão (Coordenação de Grupos Culturais).

Fonte: Release

Projeto Negras do Brasil desembarca em Natal com apoio da MAC

7 de novembro de 2016 por Cinthia Lopes

MACEncontrar informações e dicas sobre maquiagem para peles negras não é nada fácil por aqui. Uma das iniciativas que tem chamado a atenção pelo país é o Projeto “Negras do Brasil”, criado pela maquiadora paulista Daniele da Mata.

Proprietária e idealizadora da escola especializada em pele negra, ela estará em Natal esta semana para uma palestra, com apoio da MAC Cosmetics, na quarta-feira [09/11], no Best Western Premier Majestic, em Ponta Negra. O evento acontece das 19h às 22h e tem capacidade para 45 pessoas. A inscrição custa R$39,90 e pode ser feita através do site da Sympla ou pelo whats app da DaMata: (12) 98875-0075.

O encontro abordará a automaquiagem para vários tons de pele, explicando todas as peculiaridades sobre os cuidados e produtos, além de promover uma troca de experiências e confissões.

Agenda
Local: Best Western Premier Majestic Ponta Negra Beach
Endereço Av. Engenheiro Roberto Freire, 3800 – Ponta Negra, RN, 59090-000 -Sala: Rua Chile
Data: 09/11
Horário: das 19h às 22h
Inscrição site da Sympla ou pelo whats app da DaMata: (12) 98875-0075.

Mercado de Petrópolis ganha novo espaço literário, o Seburubu

1 de novembro de 2016 por Cinthia Lopes

O Mercado de Petrópolis incrementa seu espaço literário com a inauguração do Seburubu, que comercializa livros usados de editoras brasileiras e ainda abre espaço para zines e publicações livres, além de títulos lançados por editoras independentes. O novo espaço reforça o potencial do Mercado para o segmento, e se soma aos já tradicionais CataLivros e Sebo Lisboa.

Seburubu comercializa livros usados, mas abre espaço para um cafezinho, zines e obras de editoras independentes

Seburubu comercializa livros usados, mas abre espaço para um cafezinho, zines e obras de editoras independentes

O espaço é um sonho realizado do jovem livreiro Eduardo Vinícius, formado em Letras e apaixonado por livros. Eduardo já tem experiência no comércio, pois foi um dos sócios do Mahalila Café & Livros e do bar Prozac.

“Buscava um modo de vida diferente depois das experiências com os bares. Meu interesse é de trabalhar com livros, literatura, poder fazer o comércio de livros de editoras independentes. Estou ainda os contatos, mas já rolando”, comentou o livreiro, à equipe do VIVER.  Eduardo comentou que paralelo ao negócio, também quer se dedicar à literatura, escrevendo e reunindo uma galera, principalmente da área dos zines.

O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h. Aos sábados, domingos e feriados o sebo abrirá eventualmente, a depender de eventos e do imaginário festivo dos leitores-amigos e do proprietário.

O ambiente não é só para garimpagem de relíquias literárias, mas também de bons papos e serviço de bar, com cafés, cervejas artesanais e cachaças — ‘combustíveis ideais pra calibrar a conversa’, comentou Eduardo, em sua página no Facebook.

 

 

 

Mahmundi vai aos karaokês da Liberdade em novo clipe

por Cinthia Lopes

A cantora carioca Mahmundi divulgou em suas redes sociais o clipe da canção ‘Hit’. No vídeo, ela passeia pelas ruas da Liberdade, o bairro com a maior colônia japonesa do mundo. O clipe coloca Mahmundi em situações cotidianas em diversos papéis: seja assistindo o clipe ou ouvindo o hit no rádio.

A música integra o disco batizado com o nome da cantora e compositora, lançado no início do ano pela Stereomono/Skol Music No Prêmio Multishow desse ano, a cantora venceu a categoria Disco – Melhor Capa.

Veja clipe

 

 

 

Praia de Sibaúma será um dos cenários do longa em 3D “Pluft, o Fantasminha”

27 de outubro de 2016 por Cinthia Lopes

sibauma foto pipa.com]A praia de Sibaúma, colada a Pipa, no litoral sul do Rio Grande do Norte, é um dos cenários escolhidos para as filmagens do longa-metragem brasileiro  “Pluft, O Fantasminha”, adaptação para o cinema do clássico texto teatral da dramaturga Maria Clara Machado. Com direção de Rosane Svartman (Como Ser Solteiro, Desenrola e Tainá: A Origem), o filme tem produção executiva de Clelia Bessa e contará com auxílio de produtores de Natal.

Segundo o blog apurou, a pesquisa para escolher as locações já dura o mês e a previsão de início da produção é no mês de novembro. Apesar de ser um distrito de Tibau do Sul, assim como Pipa, Sibaúma ainda se mantém tranquila como uma vila de pescadores,  distante do burburinho das vizinhanças.

No elenco estão Julio Cazarré e Lola Belli. Será o primeiro longa-metragem infantil rodado em 3D no Brasil.  “Vamos competir com os blockbusters gringos, mas como não temos o mesmo dinheiro, usaremos a criatividade. Ou seja, vamos voltar ao melhor de Méliès”, disse a produtora Clelia,ao jornal O Globo.

Pluft, o Fantasminha conta a história da menina Maribel, que é raptada por Perna-de-Pau, um malvado pirata que está de olho na fortuna do avô da criança. No cativeiro, Maribel conhece Pluft, um fantasma que tem medo das pessoas. Aos poucos, os dois se tornam amigos. A peça foi encenada pela primeira vez pelo grupo Tablado em 1955, no Rio de Janeiro, e já foi adaptada para o cinema em 1962, com Dirce Migliaccio como Pluft.

Veja trailer de “Um ano para Recortar”, nova temporada de Gilmore Girls

25 de outubro de 2016 por Cinthia Lopes

GilmoreGirls_1sht_GIRLS_BPO (Small)Está quase na hora de cantarolar a canção de Carole King “Where You Lead, I will follow…”! Série de sucesso dos anos 2000, Gilmore Girls ganhou uma última temporada-bônus que estreia próximo dia 25 de novembro. Para a contagem regressiva, a Netflix lançou o trailer de “Um Ano Para Recordar”, temporada  composta por quatro episódios que reencontram as vidas atuais de  Lorelai, Emily, Rory e muitos outros personagens recorrentes de Stars Hollow.

As histórias são contadas através de episódios ocorridos nas quatro estações do ano: inverno, primavera, verão e outono – e recupera vários cenários, desde o pitoresco ‘diner’ da esquina ao maravilhoso Dragonfly Inn, à história de amor incomparável entre uma mãe e uma filha muito ligadas, inteligentes e que falam muito.

Belchior será o tema do 14º Prêmio Hangar de Música [lançamento é nesta quarta-feira]

23 de outubro de 2016 por Cinthia Lopes

Enquanto Belchior escolhe manter-se refugiado do mundo, da carreira e de si mesmo, fãs e artistas pelo Brasil a fora seguem interpretando e ouvindo suas músicas. Assim, vez ou outra surgem homenagens e relançamentos reunindo a obra do cantor e compositor cearense. Aqui em Natal, quem levanta a bola para a oportunidade de homenageá-lo é o produtor cultural Marcelo Veni, com a realização do 14º Prêmio Hangar de Música 2016, marcado para 5 de dezembro, no Teatro Riachuelo.

Belchior completa 70 anos nesta terça-feira, dia 26 de outubro

Belchior completa 70 anos nesta terça-feira, dia 26 de outubro

A sacada de Veni em apostar na temática “Vamos Cantar Belchior” não chegou à toa. No próximo dia 26 de outubro, Antônio Carlos Gomes Belchior Fontenelle Fernandes vai soprar 70 velinhas, esteja ele em Sobral, onde nasceu, ou em algum recanto da américa latina.

O produtor escolheu esta quarta-feira 26, dia do aniversário de Belchior, para lançar oficialmente a edição do Prêmio Hangar. Será no Between Restaurante, em Petrópolis, às 19h. A produção do festival vai aproveitar para apresentar o lay-out do projeto e as camisetas.

Modelo da camiseta Vamos Cantar Belchior

Modelo da camiseta Vamos Cantar Belchior

A produção do PHM ainda busca parcerias e patrocínios. Segundo o produtor, não houve como buscar recursos nas leis de cultura ou no Fundo Municipal – FIC, então por enquanto a aposta será na bilheteria e na venda dos produtos. Para a apresentação serão dez artistas e os números musicais ainda estão sendo definidos. A direção musical será do Toni Gregório, da banda Rosa de Pedra.

‘You Want it Darker’, novo disco de Leonard Cohen, é lançado no Brasil

21 de outubro de 2016 por Cinthia Lopes

 

‘You Want it Darker’ foi produzido pelo filho de Leonard Cohen, Adam, e inclui músicas com temáticas religiosas

‘You Want it Darker’ foi produzido pelo filho de Leonard Cohen, Adam, e inclui músicas com temáticas religiosas

A Sony Music e a Columbia Records divulgam nesta sexta-feira, 21 de outubro, o 14° disco de estúdio de Leonard Cohen, intitulado “You Want It Darker”, que está disponível nos formatos físico e digital no Brasil. O primeiro single do disco, que é a faixa-título, já estava disponível no canal Vevo do artista desde setembro e ainda conta com uma versão remixada pelo alemão Paul Kalkbrenner, disponível nos serviços de streaming. O álbum contou com a produção do filho do cantor, Adam Cohen.

A música “You Want It Darker” conta com a colaboração de Gideon Zelermyer & the Shaar Hashomayim Synagogue Choir, grupo responsável pelo coro da Sinagoga de Montreal. A participação foi pensada por Cohen para relembrar o som que marcou sua infância no Canadá. O álbum tem nove faixas, incluindo composições que abordam temas como amor (“If I Didn’t Have Your Love”), egoísmo (“Treaty”, com melodia típica dos sucessos do artista), os prazeres da solidão (“Traveling Light”) e algumas faixas que abordam temas religiosos, como “You Want it Darker”.

Confira o áudio

Repertório de “You Want It Darker”

1. “You Want It Darker”

2. “Treaty”

3. “On the Level”

4. “Leaving the Table”

5. “If I Didn’t Have Your Love”

6. “Traveling Light”

7. “It Seemed the Better Way”

8. “Steer Your Way”

9. “String Reprise/ Treaty”