Nove camisetas para conhecer algumas gírias do Nordeste

21 de junho de 2017 por Cinthia Lopes

Marca de moda casual baiana, a Soul Dila resolveu celebrar a nossa região com uma coleção cápsula batizada de ‘Somos Nordeste’, inspirada nas peculiaridades do falar de cada um dos estados nordestinos. É uma homenagem a oralidade do povo, através de gírias e corruptelas consolidadas no vocabulário popular.

A coleção, disponível nas linhas masculina e feminina, está à venda, exclusivamente, na loja on-line <www.souldila.com.br>

 

Potiguar

NE_potiguar_FEM

Paraibana

 

NE_paraibana

Pernambucano

NE_pernambucano

Cearense

NE_cearense_FEM

Baiano

 

NE_baiano

 

 

Alagoana

 

NE_alagoana

 

Sergipano

 

NE_sergipano

 

Maranhense

 

NE_maranhense

 

Piauiense

 

NE_piauiense

Com exibição em Natal, Mostra de Cinema e Direitos Humanos vai homenagear Laís Bodanzky

31 de maio de 2017 por Cinthia Lopes

Lais-BodanzkyNatal será uma das cidades a receber a a décima primeira edição da Mostra Cinema e Direitos Humanos, com exibições entre os dias 05 e 9 de junho. As sessões acontecerão no auditório do IFRN da Cidade Alta e as exibições tem entrada gratuita.  Promovido pelo Ministério de Direitos Humanos, com produção nacional do Instituto Cultura em Movimento – ICEM, patrocínio da Petrobras e do Itaú, a iniciativa conta no circuito principal com 29 filmes entre curtas, médias e longas-metragens, divididos em três mostras: Panorama, Temática – que abordará questões de gênero, e Homenagem – com foco na obra da cineasta Laís Bodanzky. Uma novidade este ano é a Mostrinha, voltada para o público infanto-juvenil e que exibirá outros 8 curtas-metragens.

A Mostra Temática apresentará a questão de gênero. Para esta categoria, foram selecionados 7 títulos que abordam temas relacionados às mulheres, orientação sexual e identidade de gênero, como, por exemplo, empoderamento feminino, violência contra a mulher, estereótipos de gênero, LGBTfobias, conquistas sociais, políticas e econômicas, o direito à igualdade e à não descriminação, dentre outros.

Já a Mostra Panorama apresenta filmes selecionados a partir da convocatória pública aberta no site do projeto e filmes que foram prospectados pela equipe de curadoria. São 17 filmes ao todo. A Mostra Homenagem destaca o trabalho da cineasta Laís Bodanzky, cuja obra tem relevância o debate sobre um mundo onde todos possam se reconhecer e viver a igualdade e direitos de oportunidades. Cinco filmes da cineasta fazem parte da programação.

No site, tem programação completa

http://mostracinemaedireitoshumanos.sdh.gov.br

A Mostra Cinema e Direitos Humanos é uma das estratégias do Governo Federal para a consolidação da cultura e educação em Direitos Humanos, ampliando espaços de debate e discussão por meio da linguagem cinematográfica e contribuindo para o exercício da solidariedade e do respeito às diversidades.

Senhas para show gratuito de Ed Motta já podem ser retiradas

19 de abril de 2017 por Cinthia Lopes

 

Ed Motta reencontra a Sesi Big Band em show gratuito. Foto: Gustavo Mitilene

Ed Motta reencontra a
Sesi Big Band em show gratuito. Foto: Gustavo Mitilene

Já estão disponíveis os ingressos gratuitos para a edição potiguar do International Jazz Day, que traz a Natal o cantor Ed Motta como convidado especial da Sesi Big Band no próximo dia 30, a partir das 20h. O show acontece no estacionamento externo do Natal Shopping, na av Senador Salgado Filho/BR-101, Lagoa Nova.

O número de ingressos é limitado e a retirada está condicionada a duas pulseiras por CPF.

O evento terá ainda área reservada com cadeiras para pessoas com prioridades, como idosos, portadores de necessidades especiais e grávidas. O local de retirada é no Concierge do shopping – recepção está localizada no 2º Piso e funciona das 10h às 22h.

O festival acontece de forma simultânea em mais de 185 países e em outras 13 cidades do Brasil. A realização do International Jazz Day – Natal fica por conta do Fest Bossa & Jazz e SESI em parceria com a UNESCO (responsável pelo evento no mundo) e o Natal Shopping.

Fonte: Assessoria de imprensa

 

Dia nacional do livro infantil tem lançamentos e bate-papos em escolas

18 de abril de 2017 por Cinthia Lopes

Instrumento fundamental para o desenvolvimento das crianças, a leitura e o ofício de escritor serão temas da programação especial na Escola Estadual Manoel Dantas, na manhã desta terça-feira (18), às 10h, com palestra de Silvio Melo, autor do livro “Bucaneira – Um arriscado resgate”. A iniciativa, que faz parte das comemorações pelo Dia Nacional do Livro Infantil, inclui ainda um concurso de redação que será promovido pela escola.

A obra Bucaneira, repleta de histórias de piratas e recheadas de aventuras, atitudes e muita ação será apenas um dos temas abordados na manhã de hoje com o autor. Durante o bate papo, com cerca de 50 alunos, entre 10 e 12 anos, Silvio Melo pretende abordar, ainda, temas como história, literatura, a importância da leitura na formação do cidadão e como se tornar um escritor.

Localizada em Natal, a Escola Manoel Dantas faz parte do cenário urbano do bairro do Tirol e desenvolve diariamente ações pedagógicas voltadas para a educação de tempo integral.

Dia do livro Infantil terá mais lançamento
Também em alusão ao Dia do Livro Infantil no próximo dia 20 o escritor Francisco Martins lança seu 9º livro dedicado ao segmento infanto-juvenil. É “Doutor Buti”, obra que oferece como eixos temáticos a saúde, o respeito, a poesia e o humor. O livro tem ilustração de Lucas Marques. O lançamento acontecerá no Parque Aluízio Alves, em Parnamirim, nos turnos matutino e vespertino.
O Dia Nacional do Livro Infantil teve sua data escolhida em homenagem a Monteiro Lobato (1882-1948).

Lei Djalma Maranhão abre período de inscrição de projetos

17 de abril de 2017 por Cinthia Lopes

FliQ promove encontro de artistas e jovens leitores de HQs e literatura infanto-juvenil

FliQ promove encontro de artistas e jovens leitores de HQs e literatura infanto-juvenil

Está aberto o período para apresentação dos projetos na Lei Djalma Maranhão de Incentivo à Cultura, mecanismo da Prefeitura do Natal que utiliza o ISS e IPTU das empresas participantes por incentivos fiscais para projetos culturais. O prazo começou oficialmente nesta segunda-feira (17) e vai até 17 de outubro.

Na última quinta-feira (13) foram publicados no Diário Oficial do Município (DOM) os critérios para que os projetos sejam apresentados na Lei. Entre eles está o limite de 4 (quatro) projetos por proponente, desde que a soma dos valores não ultrapasse o limite de 2% (dois por cento) do valor total da Renúncia Fiscal para o Exercício 2017, conforme decreto 11.179 de 23.01.2017.

A Lei Djalma Maranhão possui uma Comissão Normativa que avalia os projetos e segue as diretrizes publicadas no Diário Oficial. O programa de incentivo à cultura através de renúncia fiscal funciona na sede da Secretaria de Cultura (Secult/Funcarte), das 8h às 14h, de segunda à sexta. Informações: 3232-4956.

Humberto Hermenegildo estreia no romance com “Rastejo” e fala dos traços autobiográficos

por Cinthia Lopes

 

Poeta e ensaísta estreia no romance

Poeta e ensaísta estreia no romance

O professor doutor em literatura, Humberto Hermenegildo, mais recente imortal da Academia Norte-rio-grandense de Letras (ANL), vai lançar seu primeiro romance na próxima semana, dia 20 de abril, na própria ANL, a partir das 18h30. Rastejo é o nome do livro, editado pelo Caravela Selo Cultural e caracteriza-se como a história de um bancário, contada em primeira pessoa, na interação com pelo menos três personagens marcantes: o avô paterno, o pai e a mãe do narrador.

A prosa de Hermenegildo, que já escreveu antes diversos livros acadêmicos e de poesia, demonstra um trabalho de minúcia e de extrema intimidade com a língua, costumes sertanejos (suas raízes, já que ele é de Acari, radicado em Natal desde 1972) e domínio da narrativa. Somos, notadamente, uma região em que brotam mais poetas. Sobre esse fenômeno, o escritor e professor aposentado da UFRN, do Departamento de Letras, explica: “Esse (Rastejo) é um trabalho distinto daquele da linguagem de poesia, que é mais sintético, em princípio, por não comportar expansões mais apropriadas ao enredo do mundo narrado, alargado nas margens”. Mas, o livro de poemas Argueirinha, vencedor de um prêmio literário da Editora da Universidade de Goiás, que deverá ser lançado também em breve, segundo ele, contém as mesmas questões apresentadas em Rastejo. Só que contada de forma diferente, mais condensada. “São gêneros diferentes, mas não há uma hierarquia entre eles, no sentido valorativo”, opina.

Rastejo é um livro maturado, curtido pelo autor durante mais de 15 anos. Para se ter uma ideia, ele ganhou uma menção honrosa em 2000, no Concurso Literário Câmara Cascudo, da Fundação Capitania das Artes, da Prefeitura de Natal. Mas, de lá para cá, pelo menos 90% do livro foi modificado.

Fonte: Release

Veja vídeo:

Perigosa, sucesso das Frenéticas de 1977, volta em trilha da nova novela das 21h na voz de Anitta

3 de abril de 2017 por Cinthia Lopes

Juliana Paes será Bibi Perigosa em nova novela da Globo

Juliana Paes será Bibi Perigosa em nova novela da Globo

Muito antes das cantoras do funk apelarem para a sedução feminina em suas letras, o grupo As Frenéticas já tinha inscrito seu nome na história do pop com o hit dançante — e bem mais eficiente — “Perigosa”, composição de Nelson Motta em parceria com Rita Lee e Roberto de Carvalho, que marcou a estreia do grupo, em 1977.

Quarenta anos depois, o pop rock retorna revigorado na trilha sonora de A Força do Querer, nova novela das 21h que estreia nesta segunda-feira, na Globo.

Não por coincidência, a música será interpretada por Anitta. estrela do pop funk. A música vai ser tema da personagem de Juliana Paes e inspirada na vida de Fabiana Escobar, a Bibi Perigosa, mulher de traficante de drogas conhecido pela atuação na Rocinha, favela da cidade do Rio de Janeiro (RJ).

A trilha sonora também recupera outras pérolas de época, como ‘Quereres’, de Caetano Veloso, ‘Dom de Iludir’ (Caetano) na voz de Nana Caymmi; ‘Vem Morena’, de Dominguinhos, ‘Pra você’ (interpretada por Gal Costa), ‘Sob Medida’ (de Chico Buarque, na voz de Fafá de Belém). E ainda o Mestre da guitarrada Solano (Rei Solano) e Xande dos Pilares (Tem que provar que merece). E no repertório internacional tem  Cindy Lauper (True Colors).

‘A Força do Querer’ é uma novela de Gloria Perez, com direção artística de Rogério Gomes. Na trama, os caminhos de diferentes personagens se cruzam quando suas trajetórias pessoais os levam ao limite, fazendo-os ultrapassar seus horizontes, desafiar barreiras e vencer conflitos. Nesse percurso, a força do querer de um afeta a força do querer do outro, determinando, assim, os rumos desta história.

Confira a versão original de Perigosa, com As Frenéticas

Dom de Iludir (Nana Caymmi)

Sob Medida (Fafá de Belém)

Rei Solano

True Colors (Cindi Lauper)

Gal Costa (Pra você)

Chega ao final, neste domingo, a sétima temporada de “The Walking Dead”

2 de abril de 2017 por Cinthia Lopes

The Walking Dead terá capítulo estendido

The Walking Dead terá capítulo estendido

Um momento decisivo na série pós-apocalíptica inspirada nos quadrinhos de Robert Kirkman. Chega ao fim, neste domingo (22h30, no canal Fox) a 7ª temporada de “The Walking Dead”. Com retorno já confirmado de uma oitava temporada a estrear no segundo semestre de 2017, este capítulo deve selar o destino de personagens de primeiro e segundo escalão, neste provável início da guerra dos feudos, centrado no duelo Salvadores X Alexandria.

Conforme a programação da AMC (canal responsável pela veiculação da série nos EUA), o episódio “The First Day of the Rest of Your Life” (O primeiro dia do resto de sua vida) terá quase uma hora e meia de duração com comerciais. Já a Fox Brasil apresenta em sua programação horário de exibição das 22h30 até 23h42.

Durante os primeiros oito episódios da temporada, o grupo se encontrou dividido, quebrado e dominado pelo sanguinário chefe dos “Salvadores”, submetidos a viver por baixo das regras do tirano Negan (Jeffrey Dean Morgan). Já a segunda parte da temporada, os capítulos mostravam a preparação para a guerra. De forma individual ou coletiva, muitos personagens coletaram suprimentos, recrutaram pessoas ou arriscaram-se em empreitadas solitárias para eliminar Negan de uma vez por todas. No penúltimo capítulo, diferentes histórias que vimos separadas se cruzaram, enquanto os moradores de Alexandria passaram a organizar um complexo plano. Mas alguns personagens deixaram em aberto suas intenções e novos colaboradores surgiram em ambos os lados desta guerra.

Escola Sesc abre concurso e residência artística para jovens dramaturgos

28 de março de 2017 por Cinthia Lopes

Guerra, Formigas e Palhaços,. Foto: Joanisa Prates

Guerra, Formigas e Palhaços,. Foto: Joanisa Prates

De 3 de abril a 15 de maio, a Escola Sesc de Ensino Médio receberá inscrições para a sétima edição do Concurso Jovens Dramaturgos. O objetivo é dar voz a novos talentos de todo o país, contribuindo para o aprimoramento da escrita dramatúrgica e possibilitar a disseminação de retratos de realidades distintas, aproximando público e artistas.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo e-mail concursojovensdramaturgos@gmail.com. Para participar, o candidato dever ter entre 15 e 27 anos, e enviar textos teatrais inéditos, com o mínimo de 10 e o máximo de 15 páginas, que serão avaliados por um comitê julgador, formado por técnicos de cultura do Sesc, críticos e especialistas do setor teatral.

Os cinco autores selecionados serão contemplados com uma residência artística no período de 11 a 14 de setembro de 2017, no Espaço Cultural Escola Sesc, no Rio de Janeiro, e terão suas peças publicadas em um livro com tiragem inicial de 1.000 exemplares.

“O Concurso Jovens Dramaturgos reforça a atuação da Escola Sesc, que ultrapassa a oferta acadêmica e busca contribuir para a formação de cidadãos plenos, além do âmbito escolar e profissional, mas também para projetos de vida”, destaca Leonardo Minervini, coordenador geral de Cultura da Escola Sesc de Ensino Médio.

A divulgação das obras selecionadas será realizada até o dia 3 de julho de 2017, no site do Espaço Cultural Escola Sesc: espacocultural.escolasesc.com.br.

I Feirinha de Mangaio acontece na Ladeira do Sol

25 de março de 2017 por Cinthia Lopes

Instrumentista Carol Benigno participa do evento. Foto: Facebook

Instrumentista Carol Benigno participa do evento. Foto: Facebook

Neste sábado, na Ladeira do Sol, também conhecida como av Pres. Getúlio Vargas, terá a 1ª edição da Feirinha de Mangaio & Baile Afro-Nordestino neste fim de semana. O evento terá bancas com livros, cordel, discos, e bazar de roupas e artesanato.

Participação do Wendel Rodrigues e Akanguaçu, trazendo a Oficina de Peteca. Durante a feirinha rolará o Baile Afro-Nordestino, com os grupos- musicais tocando do baião ao reggae, do coco ao funk.

O som ficará a cargo do DJ Russo Camarão Nativo, Ponta de Lança Potiguar, Pupila Tosh, Estado Poesia, Grupo Foco de Luz, Carol Benigno, e Bando Baião de Nós.