Olimpíada digital de matemática

Olimpíada digital de matemática

Tadeu Oliveira 
tadeuoliveira@tribunadonorte.com.br

As escolas brasileiras vão disputar uma olimpíada de matemática dentro de uma plataforma de jogos digitais. O torneio é destinado a todos os alunos da educação infantil até o sexto ano, da rede pública e privada, com idades entre 5 e 12 anos. As inscrições estão abertas desde o último dia 15 de julho e a participação é gratuita. A olimpíada digital de matemática, que acontece de 20 a 29 de agosto deste ano, é organizada pela empresa israelense Matific, especializada em gamificação para o ensino matemático, que abrirá gratuitamente a sua plataforma de jogos para o torneio. Entre os dias 20 e 26 de agosto, os alunos terão um período de aquecimento e acesso gratuito à plataforma para treinar nos jogos disponíveis no acervo.


Sistema de jogos
A plataforma da Matific é utilizada atualmente por cerca de 500 mil alunos no Brasil, de aproximadamente mil colégios públicos e privados. No mundo, o sistema de jogos matemáticos já é adotado em 45 países, com cerca de 5 milhões de alunos nos cinco continentes, três milhões de jogos executados por mês e diversos prêmios internacionais. Neste ano, a olimpíada digital de matemática, que está na segunda edição no Brasil, vai premiar as três escolas que obtiverem a maior média de pontos nos jogos propostos, além de turmas, professores e alunos com melhor desempenho na plataforma. No total, serão oferecidos cerca de R$ 150 mil reais em prêmios e em dinheiro.Preparativos do Enem Enem 2019: Rio Grande do Norte tem 119.324 inscritos e as provas serão aplicadas em 40 cidades. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) continua nos preparativos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019. As provas serão realizadas nos dias 3 e 10 de novembro, primeiro e segundo domingo do mês. A edição deste ano tem 5.095.382 de inscritos em todo o país.


Nota 10
O Prêmio Educador Nota 10, maior e mais importante prêmio da Educação Básica Brasileira, divulgou na quarta-feira (17), o nome dos dez vencedores da edição deste ano. Entre os escolhidos está a professora de Nova Cruz (RN), Patrícia Barreto, docente do Instituto Federal do RN. A educadora ganha um vale-presente no valor de R$ 15 mil, além de todas as despesas pagas para participar de uma semana de imersão e da cerimônia de premiação, marcadas para setembro, em São Paulo, onde vai concorrer ao título de Educadora do Ano. Parabéns, professora.


Moradia universitária
Nos meios universitários, moradias compartilhadas são uma realidade em Natal, principalmente nos bairros próximos ao Campus da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, como Mirassol, Capim Macio, Bairro Latino e Candelária. Sem muita burocracia, os locatários oferecem infraestrutura suficiente para acomodação de grupos de universitários do interior do estado ou de outras regiões do país. Pode-se alugar u, quarto compartilhado incluindo serviços, por exemplo, internet, limpeza e lavanderia.

Sou Salesiano
Uma festa repleta de nostalgia e reencontros com amigos de várias gerações. Essa é a marca do Sou Salesiano, que esse ano realiza sua quarta edição, mantendo a tradição de ser a festa mais charmosa de Natal. Faltando um mês para o evento, segue intensa a procura pelos ingressos para curtir as apresentações especiais, em um ambiente confortável e que vai relembrar histórias de diversas épocas: o Colégio Salesiano São José

Assistência estudantil
A Universidade Federal do RN abre processo seletivo para bolsas e auxílios de assistência estudantil da instituição de ensino, em diversas modalidades. Os benefícios são destinados aos alunos regularmente matriculados nas graduações presenciais dos campi de Natal, Macaíba, Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi (Facisa) e do Centro de Ensino Superior do Seridó (Ceres).