Natal, capital do Rio Grande do Norte, é reconhecida pelas belezas naturais e pelos muitos dias de sol. A cidade é cenário para a Meia Maratona do Sol, uma das competições de corrida de rua que mais crescem no Brasil. Para a campanha da edição 2020, a organização buscou levar para o país o artesanato, a arquitetura e a natureza do local que nasceu entre dunas e mares. Marcado para acontecer em 18 de setembro, o evento receberá 10 mil atletas nacionais e internacionais.

O artista escolhido para desenvolver as peças da campanha é o mossoroense Teo Viana, que assina suas obras como ‘Sarapateo’. Ele conta que encontrou no artesanato potiguar a influência para este trabalho. “O uso das cores quentes enfatiza a ideia de Natal ser conhecida como ‘a cidade do sol’ e denotam o clima da corrida. Na pintura, foi utilizada uma técnica de pontilhismo e uma textura inspirada nas famosas garrafinhas de areia colorida, feitas pelos artesãos locais”, diz.

Os grandes protagonistas da Meia do Sol são os atletas, que superam seus limites e fazem da prova uma verdadeira festa do esporte. “Procurei representar a diversidade existente na meia maratona através da concepção de variados personagens e, assim, enfatizar as riquezas e o turismo da cidade de Natal por meio de elementos como caju, artesanato, Morro do Careca e a própria Arena das Dunas, que é um ponto tão importante durante todo o evento”, explica Sarapateo.

De acordo com Gabriel Negreiros, diretor de Comunicação da Meia do Sol, a ideia pensada para a divulgação deste que é o maior evento esportivo do Estado, foi destacar o potencial de Natal. “O conceito principal foi criar uma identidade que mostrasse bem a cidade. A corrida de rua é um facilitador para que as pessoas conheçam o que é Natal de verdade, pois o percurso leva esse atleta a vivenciar a experiência de estar em diversos pontos importantes, como a Via Costeira, a avenida Roberto Freire, a Arena das Dunas e o Campus Universitário, além de desfrutar a vista do Morro do Careca”, conta.

Par aliar a corrida de rua com o turismo, o slogan da prova é o ‘Venha correr e viver Natal’. “A Meia Maratona do Sol é uma prova muito turística. Praticamente metade dos inscritos do ano passado eram de fora do Estado e a tendência é que este percentual aumente. Nossa campanha tem mostrado o que dá essa força ao nosso turismo. Aos poucos, até o dia da corrida, novas ilustrações serão divulgadas”, planeja Gabriel.

As artes desenvolvidas foram adaptadas para todo o projeto da Meia do Sol. Os itens de prova, por exemplo, reforçam características locais. Camisa, meias, bonés e objetos da para os inscritos de cada percurso foram coloridos e ilustrados com os seguintes elementos: Mar, no trajeto de 21km; Sol, para os atletas que correrão 10km; e Dunas, para os atletas 5km.

Inscrições

As vagas do primeiro lote, disponíveis até 30 de abril, estão disponíveis exclusivamente pelo site www.meiamaratonadosol.com.br. O investimento é de R$ 109 e concede um kit com camiseta da corrida em tecido tecnológico, número de peito, chip de cronometragem e medalha no enceramento. Com um acréscimo de R$ 25, o atleta garante itens exclusivos, como meias e bonés personalizados.

A Meia Maratona do Sol é uma realização da HC Sports, que assina os principais eventos esportivos do Rio Grande do Norte. Os trabalhos do artista Teo Viana podem ser conferidos nas redes sociais no perfil @sarapateo.

Deixe um comentário