Quando vemos corpos sarados e com definição muscular digna de estampar uma capa de revista, logo nos vem em mente a dificuldade de alcançar este físico impecável. Por mais que muitos pratiquem musculação há anos e tenham uma dieta equilibrada, nem todos conseguem alcançar o ‘shape’ dos sonhos. O que fazer?
O campeão de fitness Italo Costa, atleta profissional WBFF, revela os segredos para alcançar o baixíssimo percentual de gordura corporal dos fisiculturistas em competição, bem abaixo dos 10%, chamada de single digit bodyfat (gordura corporal de um dígito): “ A única maneira saudável e sustentável de chegar no famoso percentual de gordura de um dígito é mudando o estilo de vida. Essa é a minha realidade, de fazer escolhas inteligentes do que comer durante o dia. Isto muda tudo a longo prazo”.

Como chegar lá

Italo Costa revela que o mais difícil é alcançar o percentual de gordura abaixo dos 10%: “eu diria que se manter abaixo dos 10% de bodyfat (gordura corporal) é muito tranquilo. O grande problema e desafio é chegar lá, e resumidamente temos que ter um déficit calórico, ou seja ingerir menos calorias do que gastamos”.

O atleta cita o trabalho de seu médico, Dr. Hugo Yamashiro, como referência para alcançar este objetivo: “A aplicação dos ensinamentos que tive na última década com o Dr Hugo Yamashiro é de dar preferência a carboidratos de índice glicêmico mais baixo, como tubérculos, mandioquinha, que é meu preferido entre eles. Cada corpo vai receber de uma forma os alimentos, cabe a você testar e sentir também”.

Alimentos para ajudar você a baixar o percentual de gordura corporal
Italo revela quais alimentos e estratégias que funcionam em sua dieta para se manter com o percentual baixo de gordura corporal:

– Alimentos integrais e orgânicos são sempre opções melhores para esse fim, os orgânicos de melhor absorção.
– Evitar produtos Lácteos pois podem engrossar a pele e tem também alto índice de gordura em sua maior parte.
– Evitar farinha branca e pães em geral.
Controle real de quantidades ingeridas de alimentos: com certeza isso é mais difícil no dia a dia mas é o único jeito de ter certeza do que realmente esta na dieta para poder mudar também.

Exercícios físicos diários são fundamentais para se manter sarado

Além da alimentação, Italo Costa ressalta que é preciso manter uma rotina de exercícios físicos para atingir estes objetivos: “é indispensável, pois nosso corpo é uma máquina perfeita e precisamos disso para suprir essa demanda. Uma dica incrível para quem tem pouco tempo disponível é fazer HIIT (Treinamento intervalado de alta intensidade) dia sim dia não, pois ele continua agindo na queima de gordura por 48h e conseguimos grandes resultados, com apenas 15 a 20 minutos de treino. Consistência é a chave para o tão sonhado percentual de gordura de um dígito e o 6 pack abdominal”.

Musculação x Aeróbio

Para os que querem atingir percentual baixo de gordura, Italo também revela que investir na musculação é muito mais eficaz do que passar horas na esteira:”Exercícios de musculação, ao contrário do que muitos pensam a musculação queima mais gordura do que o exercício aeróbio, ou seja alem de se fortalecer e ter mais estrutura vc esta queimando gordura”.

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