Na próxima quarta-feira (12), completa cinco anos da realização da Copa do Mundo do Brasil 2014. Na minha opinião um dos maiores desperdícios da história desse País, sob vários aspectos. Primeiro, vamos falar do aspecto econômico. Foram milhares de empregos gerados, principalmente em construção civil. O dinheiro em circulação seria capaz de movimentar a economia de qualquer nação.

No entanto, a nossa preferiu, ao invés de surfar a onda do crescimento, embarcar numa briga política que se aprofundou e dura até hoje, trazendo prejuízos e causando feridas que demorarão muito a cicatrizar.

O segundo aspecto é o legado. Para Natal é fácil enxergar que ficamos com um estádio maravilhoso, com benefícios no trânsito do entorno da Arena das Dunas e só.

O legado esportivo foi quase nulo e hoje temos dois clubes na Série D e dois na Série C. Alagoas, que não teve Copa tem um na Série A e outro na Série B.

Daqueles dias de efervescência na cidade, com milhares de turistas estrangeiros, ficou a saudade. Os que vieram e conheceram a capital potiguar não receberam a atenção, do Estado, que deveriam para que pudessem retornar ou servir como divulgador das nossas belezas.

Ao contrário, depois disso, o RN entrou numa crise em sua segurança pública que foi capaz de implodir qualquer plano de marketing que sustentasse a atração de turistas às belas paisagens da nossa amada terra.

Enfim, por questões políticas perdemos a oportunidade de desenvolvimento. Por incompetência nas gestões, perdemos a chance de crescimento no esporte e pouco aproveitamos daqueles dias mágicos em que Natal virou o centro do mundo, como só acontecera na Segunda Guerra Mundial. Aliás, os resultados são bem parecidos.

Para completar a sequência de desperdícios, estamos para começar a Copa América. Natal, apesar de toda a estrutura hoteleira, etc, que, em tese, foram determinantes para trazer o Mundial para cá, dessa vez não foi suficiente para sensibilizar os organizadores dessa competição internacional.

Enfim, perdemos essa oportunidade de termos jogos aqui mais uma vez.

Comentários do Site

  1. Julio Arruda
    Responder

    Parabéns para nossa governadora, que enquanto briga com o governo federal por qualquer questão, esquece nosso Estado e não consegue resolver problema nenhum.

Deixe um comentário