Como tenho feito ao longo dos jogos vamos ao que encontrei de erros e acertos do ABC na derrota por 2 a 1 para o Confiança, na noite de sexta-feira (12), no Frasqueirão, pela Série C do Campeonato Brasileiro.

Acertos

1 – O ABC finalmente ganhou “alma”. O time que há muito tempo parecia jogar por pura burocracia, ou seja, entrava em campo quase que apenas por obrigação, fez um jogo onde não faltaram garra e transpiração.

2 – Taticamente, principalmente no primeiro tempo, parece que o Alvinegro encontrou sua fórmula ideal. Esse acerto já havia surgido no segundo tempo contra o Treze e foi repetido no primeiro tempo contra o Confiança. A necessidade de improvisar pela direita foi quem matou esse acerto, principalmente no segundo tempo.

3 – Jefinho mostrou que tem que jogar no meio como ele gosta. Apesar de ter perdido gols apareceu sempre como boa opção para o passe final.

4 – Hugo foi uma grata surpresa na escalação e no jogo, principalmente ofensivamente falando. Rápido, foi sempre boa opção pela esquerda.

5 – Anderson Rosa fez um primeiro tempo primoroso e não tomou cartão. Foi outro penalizado pela necessidade de improvisação do time após a saída de Ivan, principalmente no segundo tempo.

6 – A torcida mais uma vez encantou. Numa sexta-feira, horário ruim e com um temporal caindo antes da bola rolar, 10 mil pessoas é uma grande presença. Sem falar nos aplausos educados após o jogo, mesmo com a derrota.

Erros

1 – A entrada de Adrian no lugar de Ivan foi uma escolha errada. Roberto Fernandes precisava substituir e improvisar. Pensou, mas não deu certo. Normal. Treinador está ali para decidir e nem sempre a decisão correta é tomada. A aposta não funcionou. Talvez Guilherme, meio “torto” pela direita funcionasse melhor.

2 – Roberto Fernandes não esteve bem nas escolhas mesmo. Primeiro eu disse, ao longo da semana, na Rádio Globo, que craque, na minha opinião, é como notícia na mão de jornalista, não se guarda. Acho que Wallysson teria sido mais útil de início. Com aquela bola que o ABC estava jogando o camisa 11 com certeza poderia ter colocado uma na rede em algumas das oportunidades criadas. Melhor que Tito não tenho dúvida. Em benefício do técnico eu disse que ele sabe, melhor do que ninguém, as reais condições físicas de cada atleta.

3 – Para concluir a noite ruim de opções de Roberto Fernandes, ao tentar corrigir o “erro” Adrian ele optou por deslocar Guedes para a direita e colocou Wallyson. O resultado disso foi que o ABC perdeu o meio de campo, Anderson Rosa sumiu no jogo e o Confiança cresceu o suficiente para virar o jogo. Além disso, sem o funcionamento ideal na meia cancha, a bola nunca chegou em boas condições para o craque do time que precisou voltar muito para buscar. Longe do gol Wallyson não funciona como deveria e terminou sendo mal aproveitado.

4 – Os erros de marcação nas bolas aéreas na área do ABC reapareceram.

5 – A condição atlética de alguns jogadores me surpreendeu para pior. Tito foi o melhor exemplo dessa condição ruim.

Comentários do Site

  1. Gabriel
    Responder

    Um bom exemplo de superação ontem foi de Jones . Correu o campo todo o 1 e o 2 tempo ,chegou a arriscar no Gol… Agora é ganhar fora

  2. Tom França
    Responder

    Concordo em gênero, número e grau com o seu comentário, principalmente no que se refere a entrada de Wallyson como titular. Penso que ele poderia ter sido decisivo no primeiro tempo e quando a fatura supostamente tivesse liquidada, daí colocaria mais um volante em campo e fecharia o time. Por outro lado, eu não entraria como Edson no gol. Esse jogador não tem mais clima pra jogar no alvinegro e na minha visão, os dois gols foram defensáveis. Daria uma oportunidade ao terceiro goleiro, que vem demonstrando afinco nos treinamentos.

  3. Realista
    Responder

    Olha, o que ocorreu na prática foi que deve ter entrado grana!
    Dinheiro no bolso tudo se acerta. O cara corre, transpira e se liga.
    Wallyson só veio pegar ritmo pra arrumar um contrato lá fora que certamente será sua última cartada, não vai se expor e botar a canela numa dividida, ainda mais numa situação dessa!
    O ABC deu mais uma vez muita sorte pois Treze-PB e Globo-RN perderam seus jogos, mas em compensação a vitória do Sampaio-MA sobre a águia bota pressão no Santa Cruz-PE e Botafogo-PB pelo G-4 , justamente os dois próximos clubes que o alvinegro potiguar vai enfrentar antes de sair pra DOIS jogos fora de casa.
    De boa, com ingresso a cinco conto era prá lotar. Foi numa sexta feira as 20h (horário ÓTIMO, todo mundo já saiu do trampo) sem feriadão e todo mundo de férias!De adimirar era se não fosse ninguém…
    A revolta foi apenas quando o torcedor se deu conta e percebeu que a classificação para o mata-mata já era.
    Agora, com a briga pra não cair todo mundo tá mais comportado pois quebrar tudo só piora a situação para um clube que já está quebrado.

Deixe um comentário