O esporte como elemento fundamental para levar a cidadania às crianças de Natal, resgatando o esporte comunitário com toda sua dimensão social. Com esses objetivos, a Prefeitura de Natal realizou a segunda edição da Copa Sub-13, que reuniu cerca de 500 pessoas, entre atletas e comissões técnicas de 38 equipes. Na final, a equipe Guarapes foi a campeã geral e Rocas ficou com a segunda colocação.

Nessa segunda edição da Copa Sub 13, a competição “invadiu” os bairros, levando o esporte às quadras que a Prefeitura de Natal reformou. Nos dias de chuva, as escolas municipais foram utilizadas como sede. Ano passado a competição se concentrou no ginásio Palácio dos Esportes Djalma Maranhão. “Queríamos aproximar o esporte das comunidades dando funcionalidade aos equipamentos públicos que estão passando por grande processo de melhorias”, explicou a secretária de esportes e lazer do Município, Danielle Mafra, responsável pelas reformas e pela realização do campeonato.

As inscrições foram feitas por zona e cada uma delas teve um time campeão e vice que partiram para as quartas de final que se concentraram no Palácio dos Esportes. Nos bairros os campeões foram: Gasaac – Campeão Zona Norte; Talentos da vila – Campeão Zona Sul; Escolinha da Praça Augusto Leite – Campeão Zona Leste e Guarapes – Campeão Zona Oeste. Cada campeão por bairro ganhou um kit de uniforme completo e os campeões gerais medalhas e troféus.

“Fiquei emocionada vendo as comunidades assistindo aos jogos nas quadras que foram reformadas. É um verdadeiro resgate do esporte comunitário, com sua dimensão social, na importância de ver seu filho jogando, seu irmão jogando uma competição. Todos iam para as quadras públicas com uma expectativa de uma competição muito importante para eles. Até porque, para essa faixa etária não existe nenhuma competição, a não ser os Jerninhos e os Jerns. Ou seja, elas passavam o ano inteiro sem fazer nada e muitos deles que não estão nas escolas participaram com muito afinco. Foi muito lindo de ver nos bairros essas famílias e amigos reunidos nas arquibancadas”, avaliou a secretária Danielle Mafra.

Deixe um comentário