CREF16/RN enfatiza importância do profissional habilitado no Dia do Profissional de Educação Física

Acabamos de testemunhar em nosso país a maior celebração do esporte mundial, a Olimpíada. Nos jogos do Rio 2016 foram vistos recordes quebrados, histórias de superação e desempenhos fantásticos. Mas, por trás de toda glória das conquistas dos atletas, nem todo mundo se dá conta da existência um “anjo da guarda” que batalhou pelo aperfeiçoamento técnico e bem-estar dos competidores: o profissional de educação física. Um ótimo exemplo é o nosso embaixador do dia e profissional da área, além de medalhista olímpico Arthur Zanetti.

No dia primeiro de setembro é comemorado em nosso país o Dia do Profissional de Educação Física, profissional que atua não só com atletas, mas com qualquer pessoa que deseja ter uma rotina saudável à base de exercícios físicos.

A data é voltada para a valorização e entendimento das várias modalidades que englobam essa profissão, por instituição da Lei Federal nº 9696, em 01 de setembro de 1998, que regulamentou a Profissão de Educação Física e criou os Conselhos Federais e Regionais de Educação Física.

O Conselho Regional de Educação Física do RN – CREF16/RN é o órgão fiscalizador no nosso estado. Só no primeiro semestre deste ano foram realizadas 787 visitas de Orientação e Fiscalização em academias, escolas e clubes de 65 cidades do Rio Grande do Norte.

A fiscalização entregou 29 Autos de Infração de Pessoa Física e 156 notificações de Pessoa Jurídica. Além disso 25 Profissionais e Responsáveis Técnicos foram convidados a comparecerem ao CREF, e 12 Profissionais encaminhados a Comissão de Ética Profissional e 17 academias estão em processo de análise para aplicação de multas no CNPJ. Com destaque para 30 representações criminais encaminhadas ao Ministério Público, através da nossa Assessoria Jurídica.

É fundamental que um profissional formado e devidamente registrado acompanhe as atividades físicas realizadas em academias e escolas, por exemplo, para garantir que a atividade ocorra de maneira adequada, além de garantir a saúde de quem está praticando. Durante o ano também foram realizados cursos e palestras para os profissionais da área em comemoração ao dia que está para chegar.

Eu tenho CREF

Com objetivo de fortalecer nossa profissão realizamos uma campanha nas redes sociais chamada “Eu tenho CREF”, tendo em vista o grande número de casos de celebridades fitness sem a devida formação. Os profissionais habilitados mostraram a cédula de identidade e o orgulho de ser um profissional qualificado e registrado.

“É uma campanha muito importante, pois sabemos que têm muita gente ai se passando de professor e passando treinos inapropriados pros alunos”, disse Leila Maia, personal trainner.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.