A Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE) sorteou na manhã desta terça, (28/11), em Natal, os grupos que irão disputar o 5º Campeonato Brasileiro Escolar de Futsal – para atletas de 15 a 17 anos -, que tem o pontapé inicial nesta quarta-feira, (29/11), na capital potiguar. O torneio contará com 26 equipes no masculino e 17 no feminino, na maior edição escolar já realizada até hoje. Os campeões de cada naipe garantem vaga para o Mundial da modalidade que será disputado em Israel, no próximo ano.

No masculino, os estados foram divididos em oito chaves. Classificam-se para as oitavas de final os dois primeiros de cada grupo. No feminino, foram formados quatro grupos e também avançam as duas melhores equipes, dando início às quartas de final. Por ser sediante, o Rio Grande do Norte conta com dois representantes em cada naipe: Gênesis e Encanto, no masculino, e Expansivo e Escola Estadual Ana Júlia, no feminino.

“Esta será a maior edição de um Campeonato Brasileiro Escolar de Futsal, o que aumenta nossa responsabilidade. Em quadra, a briga será acirrada para representar o Brasil em Tel Aviv. Esperamos grandes jogos e que nossos representantes possam ir bem. Contamos também com a torcida daqueles que gostam do futsal. A entrada é gratuita”, destacou o presidente da Federação Norte-rio-grandense do Desporto Escolar, Gileno Souto.

O Brasileiro será disputado nos colégios: Marista, Facex e Henrique Castriciano, além do ginásio Marcelo Carvalho (DED), com jogos a partir desta quarta-feira, (29/11). As principais partidas terão transmissão ao vivo pela página oficial da CBDE no Facebook. A abertura oficial do evento será nesta quarta (horário local), no Palácio dos Esportes.

DELEGAÇÕES COMEÇAM A CHEGAR

Atletas escolares de todo o Brasil começaram a desembarcar em Natal na manhã de hoje. A comissão organizadora, que reúne representantes da CBDE e da FNDE, tem trabalhado incansavelmente para garantir a melhor logística de traslado, alimentação e suporte para todas as equipes. “Entre atletas, comissões técnicas e famílias, vamos receber mais de 1.000 pessoas de todo o país nesta semana. É um evento que mexe com o esporte, com a economia da cidade, com o turismo. Estamos todos de braços abertos para receber os nossos convidados da melhor forma possível”, completou Gileno.

CHAVES DO MASCULINO

Grupo A
São Paulo
Pará
Rio de Janeiro

Grupo B
Espírito Santo
Acre
Bahia

Grupo C
Santa Catarina
Mato Grosso
Amapá

Grupo D
Distrito Federal
Sergipe
Rio Grande do Norte 2

Grupo E
Minas Gerais
Rondônia
Pernambuco

Grupo F
Tocantins
Maranhão
Roraima

Grupo G
Piauí
Paraná
Alagoas
Ceará

Grupo H
Rio Grande do Norte 1
Rio Grande do Sul
Goiás
Paraíba

CHAVES DO FEMININO

Grupo A
Distrito Federal
Rio Grande do Sul
Goiás
Rondônia

Grupo B
Santa Catarina
Paraíba
Paraná
Rio Grande do Norte 2

Grupo C
Espírito Santo
Acre
Rio de Janeiro
Sergipe

Grupo D
Rio Grande do Norte 1
Mato Grosso
Ceará
Pará
Tocantins