O campeão olímpico Emanuel Rego, que se aposentou do vôlei de praia nesta temporada, é o mais novo integrante do Hall da Fama do voleibol mundial. O paranaense de 43 anos foi eleito para a turma de 2016 por unanimidade e se torna o 13º brasileiro a receber a honraria.

Dono de três medalhas olímpicas (ouro em Atenas-2004, prata em Londres-2012 e bronze em Pequim-2008), Emanuel atualmente é um dos presidentes da Comissão de Atletas na CBV.

“O reconhecimento do meu nome no Hall da Fama, confirma mais uma vez o meu desejo de construir uma carreira exemplar. Que possa ser seguida por novas gerações de atletas. Dedico esta escolha a minha esposa Leila Barros Rego que sempre me apoiou na evolução da minha carreia como atleta. Que sempre sonhou com este indicação”, disse Emanuel.

Emanuel se junta a Fofão, Renan Dal Zotto, Bebeto de Freitas, Nalbert, Sandra Pires, Adriana Behar, Shelda, Maurício Lima, Ana Moser, Carlos Arthur Nuzman, Bernard e Jackie Silva neste seleto rol de personalidades e referências do voleibol do Hall da Fama.

A seleção é feita a partir dos votos dos membros existentes já introduzidos no Hall da Fama, tornando o reconhecimento ainda mais significativo.

Na turma de 2016, também foram eleitos Nikola Grbić, ex-jogador e técnico da seleção da Sérvia, a norte-americana Misty May-Treanor, tricampeã olímpica no vôlei de praia, o coreano Man-Bok Park, técnico que fez história no comando da seleção peruana, e a central norte-americana Danielle Scott-Arruda, medalhista olímpica e que atuou em vários clubes brasileiros.

Emanuel conquistou três medalhas olímpicas na carreira  (Divulgação/FIVB)

Emanuel conquistou três medalhas olímpicas na carreira
(Divulgação/FIVB)

Gerente de seleções de vôlei de praia da CBV, Franco Neto elogiou a trajetória do campeão olímpico e relembrou quando teve a oportunidade de atuar ao lado de Emanuel.

“Foram apenas três meses entre a despedida do Emanuel e o convite para o Hall da Fama, só isso já diz a importância dele para o esporte. Joguei contra Emanuel por 20 anos, tivemos uma saudável rivalidade, em que aprendi muito o enfrentando e todos os seus parceiros: Aloisio, Zé Marco, Loyola, Tande, Ricardo, Alison… Nos enfrentamos em Mundiais, no Circuito Brasileiro, no Circuito Americano (AVP). Mas também tive oportunidade de ser parceiro dele, em um torneio, no Paraná. Essa honra também ganhei”, disse Franco Neto.

Emanuel, além de três pódios olímpicos, foi três vezes campeão mundial e conquistou dez títulos no Circuito Mundial e três medalhas de ouro em Jogos Pan-Americanos. No Circuito Brasileiro, obteve nove títulos. O seu primeiro parceiro no vôlei de praia, em 1991, foi o também paranaense Clésio. A partir de 1993, já jogando profissionalmente, formou dupla com Ricardo, Aloisio, Zé Marco, André Gomes Loiola, Tande, Alison e Pedro Solberg.

Pai de Mateus e Lukas, Emanuel esteve presente nas cinco edições dos Jogos desde que o vôlei de praia se tornou uma modalidade olímpica, em 1996: Atlanta (dupla com Zé Marco), Sydney (dupla com Loiola), Atenas (dupla com Ricardo), Pequim (dupla com Ricardo) e Londres (dupla com Alison). O paranaense casado com a ex-jogadora Leila anunciou o encerramento da carreira em março, após a disputa do Grand Slam do Rio.

PRINCIPAIS CONQUISTAS:

JOGOS OLIMPICOS (3 medalhas)
2004 – Ricardo / Emanuel – Atenas – Ouro
2008 – Ricardo / Emanuel – Pequim – Bronze
2012 – Alison Cerutti / Emanuel – Londres – Prata

JOGOS PAN-AMERICANOS (2 medalhas)
2007 – Ricardo / Emanuel – Rio de Janeiro – Ouro
2011 – Alison Cerutti / Emanuel – Guadalajara – Ouro

CAMPEONATO MUNDIAL (3 títulos)
1999 – Loiola/ Emanuel – Marselha
2003 – Ricardo / Emanuel – Rio de Janeiro
2011 – Alison Cerutti / Emanuel – Roma

CIRCUITO MUNDIAL (10 títulos)
1996 – Zé Marco / Emanuel
1997 – Zé Marco / Emanuel
1999 – Loiola/ Emanuel
2001 – Tande / Emanuel
2003 – Ricardo / Emanuel
2004 – Ricardo / Emanuel
2005 – Ricardo / Emanuel
2006 – Ricardo / Emanuel
2007 – Ricardo / Emanuel
2011 – Alison Cerutti / Emanuel

CIRCUITO BRASILEIRO (9 títulos)
1994 – Zé Marco / Emanuel
1995 – Zé Marco / Emanuel
2001 – Tande / Emanuel
2002 – Ricardo / Emanuel
2003 – Ricardo / Emanuel
2006 – Ricardo / Emanuel
2008 – Ricardo / Emanuel
2011 – Alison Cerutti / Emanuel
2014/2015 – Ricardo / Emanuel

Deixe um comentário