Não é novidade que a prática de atividades físicas é essencial para manter o corpo saudável. No entanto, alguns problemas podem surgir quando os exercícios são mais intensos ou quando há esforço em excesso. O impacto nas articulações, como joelhos, ombro, quadril, está entre as principais lesões causadas.

As articulações são essenciais para os movimentos do corpo. Elas funcionam a partir de diversos elementos, como a cartilagem. A sobrecarga de exercícios pode levar as articulações à degradação precoce, gerando dor e comprometendo a mobilidade do indivíduo.1

O reumatologista Charlles Hendal, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), explica que o desgaste do sistema articular pode estar ligado ao processo de deterioração do colágeno, um componente fundamental para o bom funcionamento das cartilagens do corpo. “O processo chamado estresse oxidativo, algo que ocorre no organismo por conta do aumento da produção de radicais livres, desencadeia a queda acentuada dos níveis de colágeno no corpo.”

Algumas medidas podem ajudar a manter as cartilagens saudáveis, como a alimentação equilibrada – com consumo de vegetais verde-escuros, legumes e alimentos à base de proteína, preferencialmente animal. Entretanto, em alguns casos, a suplementação é necessária para que haja um estímulo maior à produção do colágeno pelo organismo. Quando um suplemento de colágeno é ingerido, ele é absorvido pelo organismo e se acumula na cartilagem, auxiliando em sua nutrição e preservação.2,3,4,5

Um estudo realizado com 147 atletas da Penn State University, da Pensilvânia (EUA), mostrou a importância da suplementação em pessoas jovens. Os atletas avaliados apresentavam dor ou desconforto em alguma articulação, sintomas relacionados à atividade esportiva. Ao final da pesquisa, os indivíduos que receberam suplemento de colágeno hidrolisado tiveram redução significativa da dor e melhora do quadro.1 “Tal efeito pode ocorrer, principalmente, pela melhora na resistência da cartilagem”, completa o reumatologista.

Referências:

1 Clark KL et al. 24-Week study on the use of collagen hydrolysate as a dietary supplement in athletes with activity-related joint pain. Curr Med Res Opin. 2008 May; 24(5): 1485-96

2 Ohara, H et al. Comparison of Quantity and Structures of Hydroxyproline-Containing Peptides in Human Blood after Oral Ingestion of Gelatin Hydrolysates from Different Sources. J.Agric. Food Chem. 2007 Feb 21; 55(4):1532-5.

3 Oesser S, et al. Oral administration of (14)C labeled gelatin hydrolysate leads to an accumulation of radioactivity in cartilage of mice (C57/BL). J Nutr. 1999 Oct; 129(10):1891-5.

4 Oesser S, et al. Stimulation of type II collagen biosynthesis and secretion in bovine chondrocytes cultured with degraded collagen. Cell Tissue Res. 2003 Mar; 311(3):393-9.

5 Iwai K, et al. Identification of food-derived collagen peptides in human blood after oral ingestion of gelatin hydrolysates. J Agric Food Chem. 2005 Aug; 53(16):6531-6.

Sobre a Sanofi

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