Personagens

O futebol e seus personagens maravilhosos. Há quase 12 anos, em São Paulo, na Vila Belmiro, um zagueiro entrou para a história do América. Edson Borges fez os três gols da vitória americana sobre o Santos (3 a 2), no Morumbi, na Série A do Campeonato Brasileiro. O “Peixe”, assim como hoje, era comandado por um técnico badalado. Vanderlei Luxemburgo dava as cartas no futebol brasileiro naquele distante ano de 2007. O time titular santista, que foi bicampeão tinha como titulares no jogo contra o São Caetano, no dia 5 de maio de 2007, com público de 59.063 pagantes e renda de R$ 1.028.550,00: Fábio Costa; Maldonado, Adaílton, Ávalos e Kleber; Rodrigo Souto, Cleber Santana (Carlinhos), Pedrinho (Rodrigo Tabata) e Zé Roberto; Jonas (Moraes) e Marcos Aurélio.

Feliz com o título e considerando o que seria uma desproporcional diferença técnica, Luxa escalou um time misto para enfrentar o América no dia 18 de maio. Se deu mal. Ele não contava com o dia de herói do zagueiro Edson Borges, que fez os três gols americanos na vitória por 3 a 2.

Para a partida de hoje, às 21h30, pela Copa do Brasil, marcada para o estádio do Pacaembu, o Santos conta novamente com um técnico famoso. Jorge Sampaolli é o “queridinho” da vez e está sendo considerado o mestre da beira dos gramados em relação aos técnicos nacionais. O argentino sinaliza que, assim como fez Luxemburgo, pode escalar um time “misto” para enfrentar o América. A justificativa seria poupar atletas para o clássico do fim de semana contra o Corinthians.

Seria uma boa hora para um novo Edson Borges, decidindo em favor do time potiguar. Claro que considera-se a diferença entre as equipes, mas o futebol só é a paixão que é graças ao “sobrenatural”, seja ele de Almeida, ou não.

Outro lado da moeda

O ABC vive o outro lado da moeda, em relação ao América, na Copa do Brasil. O time entra em campo, às 20h30, em casa, no estádio Frasqueirão, como favorito contra um time que, tem menor representatividade que o Alvinegro no cenário nacional, o Moto Club, do Maranhão. Ou seja, é o Alvinegro de Natal que precisa, nesse caso, evitar que alguma espécie de soberba sobrevenha na hora que a bola rolar. O time precisa ter em mente que um resultado positivo vale R$ 1,4 milhão, com a possibilidade de vislumbrar outro prêmio ainda maior, porque quem passar dessa fase terá o Santa Cruz de Pernambuco pela frente. Com respeito ao Tricolor de Recife, qualquer resultado é possível, uma vez que os times já mediram forças este ano, pela Copa do Nordeste, e não observei nenhuma desproporcionalidade técnica.

Copa América

Hoje faltam 99 dias para a realização da Copa América no Brasil. Ontem, por ocasião dos 100 dias, foram apresentadas a bola da competição e o troféu, no estádio Morumbi (Cícero Pompeu de Toledo), em São Paulo. A 46ª edição do torneio mais antigo de Seleções do mundo e que retorna ao Brasil depois de 30 anos, será disputada em cinco cidades-sede (Belo Horizonte, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo) e por 12 Seleções participantes.

Clube empresa

Segundo o jornalista Ancelmo de Gois, o presidente da Câmara Federal, Rodrigo Maia/DEM pretende dar uma força para que seja aprovado um Projeto de Lei que estimula os clubes a se transformarem em empresas. A nova legislação beneficiaria aqueles que aderissem à ideia com isenções e benefícios fiscais diversos. Uma mão na roda para aqueles clubes que já têm alguma organização e gestão profissional sendo executadas atualmente.

Série C

A conta oficial da Série C do Campeonato Brasileiro, no Twitter divulgou, nesta quarta-feira, quadros com aproveitamentos, até o momento, de todos os 20 clubes que disputarão a edição 2019 do torneio. Apesar da própria conta alertar, e com razão, que muita coisa pode mudar até o início da competição, os números são bem interessantes. O ABC, representante potiguar, que está no Grupo A, teria, neste momento, o sexto melhor aproveitamento na temporada, entre os 20 clubes. O aproveitamento abecedista é de 64,58%, atrás de: 1º Atlético do Acre – 86,67%, 2º Paysandu/PA, 77,78%, 3º Botafogo/PB – 76,92%, 4º Volta Redonda/RJ – 76,19% e 5º Confiança/SE, 69,70%. Para deixar os alvinegros ainda mais empolgados, dentro do Grupo A, o time de Natal fica na terceira posição, atrás apenas do Botafogo/PB e do Confiança. Se esse aproveitamento fosse levado em consideração e os clubes repetissem a dose no torneio nacional, o clube potiguar estaria classificado para a segunda fase do certame nacional. Por outro lado, o Globo, que também representa o Estado, ocupa a sexta colocação em aproveitamento, levando em consideração apenas o Grupo A. A Águia de Ceará-Mirim está atualmente com um aproveitamento de 56,67%. A conta da Série C inclui nos dados jogos por várias competições e números de partidas diferentes por clubes, focando apenas no aproveitamento.

Frase

“Quando fui substituído, sentei no banco, não sabia o que estava acontecendo, não tinha caído a ficha, ainda não caiu”

David Neres

Brasileiro do Ajax que detonou o Real Madrid

Deixe um comentário